As ações da Infracommerce (IFCM3) vão bombar? A resposta está em uma informação que quase ninguém olha, mas que está à disposição de todos. Saiba como através do método Raio X Preditivo
A Infracommerce cria soluções digitais para e-commerce abrangendo consumidor final pessoa física e empresas na América Latina. Está presente no Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina. Considera-se a empresa mais relevante de Full Service para negócios digitais. Atua reunindo plataforma, marketing, conteúdo, pagamento, logística e SAC em 3 núcleos centrais.
As ações da Infracommerce (IFCM3) são de uma empresa que está nos bastidores de boa parte do comércio digital que acontece na América do Sul e este é um segmento que está crescendo nessa região e ainda com muito o que crescer. Ela abriu seu capital na bolsa recentemente. Agora que suas ações estão sendo negociadas na bolsa, seria interessante investir nesses papéis?
As ações da Infracommerce (IFCM3) são, por isso, o tema deste artigo que, no entanto, destaca a metodologia que usamos para avaliar ativos a partir do posicionamento dos grandes players institucionais. O Raio X Preditivo segue o volume de ativos negociados e usa esses participantes fortes do mercado como parceiros na tomada de decisões.
- O que é a Infracommerce e suas ações (IFCM3)?
- Ações da Infracommerce (IFCM3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Infracommerce (IFCM3)?
- Formas de ganhar em ações da Infracommerce (IFCM3)?
- Investir ou não investir em ações da Infracommerce (IFCM3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Infracommerce (IFCM3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Infracommerce (IFCM3)?
- Conclusão
A Infracommerce tem 239.684.976 e, destas, 233.225.195 (97,30%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A INFRACOMMERCE E SUAS AÇÕES (IFCM3)?
Segundo a página das ações da Infracommerce (IFCM3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Soluções Digitais Integradas a partir de um white-label Digital Ecosystem para clientes liderarem suas jornadas de Digitalização No Go-to-market. Levando Uma Experiência Excepcional Ao Consumidor.
- Classificação Setorial: Tecnologia da Informação / Programas e Serviços / Programas e Serviços
A Infracommerce é uma companhia de soluções digitais focada em e-commerce. Atua no Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina. Seu objetivo é melhorar a presença online e o posicionamento da marca dos clientes. Atua com um conceito modular, reunindo plataforma, marketing, conteúdo, pagamento, logística e SAC em 3 núcleos centrais: Plataforma Omnichannel, Marketing & Vendas e Operações.
A empresa é responsável pela operação de e-commerce de empresas como Ambev, Hershey’s, Nike, Motorola, Bayer, Ray Ban e Unilever.
Foi eleita a melhor empresa de soluções digitais para e-commerce do Brasil em nível de serviço, de acordo com o Prêmio de Inovação Digital da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), do ano de 2020, uma premiação em que concorria com os principais marketplaces e players do setor.
Em 31 de dezembro de 2020, registrou uma receita líquida de R$236 milhões e originou R$4,6 bilhões em gross merchandise volume (“GMV”) para os clientes, além de um crescimento anual composto de 53% em receita líquida e 56% em GMV, entre 2018 e 2020.
Recentemente, efetuou a aquisição da participação majoritária na principal líder de CXaaS da Argentina, Colômbia, Chile e Peru, que atende a mais de 40 marcas de grande e médio porte como Samsung, Havaianas, Topper, Carter’s e Asics, entre outras.
O que são as ações da Infracommerce (IFCM3)?
As ações de uma empresa, como as da Infracommerce (IFCM3) são a menor fração do capital social de uma companhia, isto é, a menor fração de tudo o que ela vale.
Uma empresa começa a negociar ativos na bolsa para captar recursos para seus planos de desenvolvimento.
Ao comprar ações, eu me torno sócio e, se os recursos captados forem bem usados, as ações, ao passar do tempo vão valorizar e eu poderei, inclusive, receber dividendos, que são parte dos lucros divididos entre os acionistas.
História da Infracommerce (IFCM3)
- 2012: Um grupo de empreendedores, dos quais o Sr. Kai Philipp Schoppen e o Sr. Luiz Pavão, que ainda estão à frente da empresa, iniciaram a jornada sob a denominação “Infracommerce Negócios e Soluções em Internet Ltda.”, com sede na cidade de São Paulo – SP. Desde seus primeiros anos, a Companhia se propõe a oferecer aos seus clientes soluções digitais para e-commerce através de um ecossistema white label. Início da prospecção de novos clientes e primeiro aporte de investimento. Aquisição da agência Underdogs, que hoje vem a ser a Inframedia, formando o embrião da plataforma para fullcommerce.
- 2013: Primeiro pedido processado pela Infracommerce. Teve em novembro a primeira Black Friday. Começa a operar o primeiro centro de distribuição, localizado estrategicamente em Embu das Artes – SP.
- 2014: Aquisição da Olook, como um laboratório de marketplace e B2B. Entrada de investidores estratégicos.
- 2015: Com o crescimento da demanda de nossos clientes, expandimos nossa operações e passamos a atuar no México.
- 2016: Lançamento do primeiro E-commerce B2B do Brasil. Abertura do escritório no México e crescimento da operação na América Latina.
- 2017: Entrada no mercado de luxo online. Início das operações na Argentina e Colômbia a partir do investimento na empresa New Retail, onde a Companhia passou a deter uma participação de 20,00% no capital social dessa empresa, posteriormente expandido para 21,44%.
- 2018: Abre o galpão em Brasília, a fim de melhorar posicionamento e atendimento na região centro-oeste do Brasil, bem como expandir capilaridade logística no segmento B2B.
- 2019: Entrada de novos investidores estratégicos. A fim de aumentar eficiência logística, passa a operar com dark stores, que permitem reduzir o prazo e o preço de entregas para cidades próximas, aumentando, assim, a conversão de vendas nos sites dos clientes. Estrutura o segmento fintech, por meio da qual desenvolve tecnologia para oferecer soluções de gestão de pagamentos e crédito, com gateways seguros para conectar o e-commerce de clientes às operadoras de cartão de crédito, entre outros provedores de serviços financeiros.
- 2020: Fortalecimento da vertical de Omnichannel. Forte crescimento das vendas online durante a pandemia de Covid-19. Aquisição da Pier8, empresa que, desde 2012, oferece uma gama de serviços de fulfillment e logística de e-commerce para clientes de médio porte nos segmentos de moda, alimentos e cuidados pessoais. A Pier8 amplia a capilaridade de centros de distribuição, aumentando poder de escala juntos aos transportadores.
- 2021: Abertura de capital com a listagem no segmento do Novo Mercado da B3, o mais elevado nível de governança corporativa da bolsa brasileira.
2. AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Infracommerce (IFCM3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Desde 2009, nenhum ativo ou derivativo é negociado na bolsa utilizando-se pregão viva-voz. Tudo acontece eletronicamente, sem interferência humana direta. Antes, os negócios, o registro e tudo o mais era realizado pelos operadores e funcionários da bolsa.
Agora tudo acontece na Plataforma Unificada Multiativo (PUMA). A PUMA permite milhões de negócios realizados diariamente, com segurança, velocidade a acessibilidade de qualquer parte do planeta.
Isso quer dizer que com um simples computador conectado à internet eu posso comprar e vender ações de qualquer empresa, tendo, pra isso, que possuir apenas uma conta em uma corretora de valores.
Porém, quando faço isso, estou me metendo no mesmo ambiente em que grandes corporações internacionais estão negociando: estima-se que 80% do volume financeiro de negócios realizados nas bolsas mundiais seja de responsabilidade desses participantes que chamamos de investidores institucionais ou big players ou, ainda, “dinheiro esperto”.
A seu lado, essas empesas têm algoritmos com alta capacidade de negociação (High Frequency Trading Robots ou Robôs de Alta Frequência de Negociação), programadores e matemáticos de primeira linha para programa-los, computadores de última geração para rodá-los e CEOs altamente capacitados, informados e competitivos para comandá-los.
Nesse cenário, não basta comprar ações da Infracommerce (IFCM3) apenas porque “achamos” que o preço vai subir. É preciso saber como esses participantes estão atuando. Através do volume, pelo qual em grande parte são responsáveis, conseguimos detectar seu comportamento. E, assim, nos posicionar apenas naquelas regiões de alta probabilidade de trade, conceito de que falarei mais adiante no tópico sobre o Raio X Preditivo.
Quais ações a Infracommerce possui?
A Infracommerce possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito ao voto nas assembleias da empresa.
As ações ordinárias também têm direito ao recebimento de proventos, embora as ações preferenciais, como o nome indica, tenham preferência.
No entanto, a Infracommerce não tem ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Infracommerce
As ações ordinárias da Infracommerce são conhecidas nos pregões pelo código de negociação IFCM3.
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são identificadas por códigos de negociação ou tickers formados por quatro letras e um numeral de um ou dos dígitos.
Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
As ações da Infracommerce (IFCM3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Infracommerce (IFCM3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Ações brasileiras podem ser negociadas no exterior através de programas de recibos.
Esses recibos, como as ADR (American Depositary Receipts), são negociados nos países emissores como se fossem ações enquanto as ações correspondentes ficam sob custódia nos países de origem.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Infracommerce (IFCM3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Igventures Xviii Llc | 8,84 | 0,00 | 8,84 |
E.bricks Coinvestment Iv. Llc | 5,22 | 0,00 | 5,22 |
Engadin Investments Llc | 12,23 | 0,00 | 12,23 |
Flybridge Capital Partners Iii. L.p. | 11,50 | 0,00 | 11,50 |
Transcosmos. Inc. | 9,86 | 0,00 | 9,86 |
Arrow Treasure Llc | 5,63 | 0,00 | 5,63 |
Archery Global Llc | 3,02 | 0,00 | 3,02 |
Unique Partners Llc | 1,76 | 0,00 | 1,76 |
Kai Philipp Schoppen | 2,53 | 0,00 | 2,53 |
Guilherme Weege | 0,11 | 0,00 | 0,11 |
Outros | 39,29 | 0,00 | 39,29 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com IFCM3. Dentre elas, podemos destacar:
Trade com ações da B3 (IFCM3)
Os traders (aqueles que fazem trades) não estão interessados em “investir”. Eles querem ganhar dinheiro em prazos menores.
Se acham que a ação vai subir de preço, compram. E tão logo suba, vendem. Se a ação cair de preço, eles têm prejuízo.
Do mesmo modo, se acham que a ação vai cair de preço, eles recorrem a um tipo de operação chamado “venda descoberta”, “venda a descoberto” ou, em inglês, short.
Primeiro alugam as ações de um investidor. Depois as vendem (sim, não tem nada de errado ou ilegal nisso; mas não faça isso com um carro ou um apartamento, por exemplo). Quando ficam mais baratas, as compram de volta. Pagam o aluguel, devolvem as ações e ficam com a diferença de valor entre uma operação e outra.
Claro que, nesse tipo de operação, se os preços subirem, esse trader terá prejuízo.
Os trades podem ser divididos também pelo tempo operacional:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: operações de poucos dias.
- Position trade: operações de poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da B3 (IFCM3)
O investidor, diferentemente do trader, pensa em longo prazo. Ele analisa a empresa cuidadosamente e, depois de muito pensar, compra as ações e vai ficar com elas chova ou faça sol porque está certo de que, no longo prazo, aquela companhia vai valer cada vez mais.
E, entre suas ideias, está remunerar o seu investimento através dos dividendos, que são a parte dos lucros líquidos divididos entre as ações. Quanto mais ações tenho, mais dividendos recebo. Se eu usar os dividendos para comprar mais ações, em breve receberei ainda mais dividendos e assim por diante.
Claro que, para essa filosofia dar certo, é preciso que a companhia tenha lucros com consistência a fim de ter os dividendos a cada exercício. Além disso, devemos observar o dividend yield, que é a porcentagem que o dividendo representa frente ao valor da ação (mal comparando, seria o equivalente aos juros sobre o que se está investindo).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Investir ou não investir em ações da Infracommerce (IFCM3)?
Independentemente dos desempenhos passados e das perspectivas futuras, vemos o longo prazo em ações com cautela.
Somos categóricos em acreditar que as oportunidades em ações, não importa de que empresa, são mais seguras se forem feitas leituras a partir do volume e do comportamento dos grandes investidores institucionais que, geralmente, compram em fundos, quando todos estão desesperados, e vendem em topos, quando todos estão eufóricos.
Desse modo, recomendamos a busca de oportunidades com perspectivas de saída das operações, baseadas no comportamento do volume que esses participantes geram em suas operações. Atualmente, uma das metodologias que tem esse tipo de leitura é o Raio X Preditivo, de que falaremos logo mais abaixo.
O que nos diz o site de Relacionamento com Investidores da empresa
O mercado de atuação da Infracommerce apresenta um tamanho substancial. Ainda que atue em outros países da América Latina, o principal mercado de atuação da Companhia é o Brasil. Segundo dados da ABCOMM, estimou-se que o setor de varejo B2C online no Brasil atingiria R$106 bilhões em 2020. De acordo com a yStats, a participação das vendas via e-commerce no mercado de varejo no Brasil (B2C) em 2019 foi de 7,0%, de modo que o setor de varejo B2C no Brasil corresponde a R$1,5 trilhão.
Já o segmento de B2B movimentou um valor estimado em 2019 de R$2,4 trilhões no Brasil, segundo o Mercado & Consumo e o índice Busines-to-business Online medido pela E-Consulting. De acordo com estimativas internas da Companhia, levando-se em conta os volumes estimados das principais plataformas conhecidas no setor, cerca de 1% das transações B2B ocorrem via e-commerce, e, portanto, estima-se que o mercado de B2B online no Brasil corresponde a R$24 bilhões.
Apesar de expressivo, o mercado online no Brasil ainda é sub-penetrado quando comparado com outros países. A penetração do online de 7,0% de varejo B2C do Brasil ainda está abaixo de países como Estados Unidos e China, cujos respectivos segmentos online representam 21,3% (U.S Department of Commerce data, 2020) e 24,9% (Statista, 2020) das vendas do varejo.
Vale ressaltar o estudo da International Data Center (IDC) em relação ao mercado de aplicações de comercio digital – setor de atuação da Infracommerce e seus competidores. Segundo a IDC, esse mercado movimentou um montante estimado de US$ 5,3 bilhões em termos de receita (2020) e deve crescer em 12,2% ao ano entre 2020 e 2024, alcançando a marca de US$8,5 bilhões em 2024.
As empresas cada vez mais têm investido nas suas operações online para estarem preparadas para o aumento da relevância do e-commerce nas vendas do varejo no Brasil e no mundo. Fatores como (i) demografia favorável com geração tecnológica dos millenials ganhando relevância na pirâmide etária, (ii) mudança de comportamento do consumidor que tem procurado mais comodidade nas suas compras, (iii) aumento do engajamento online com aumento da adesão de smartphones na população, e (iv) aprimoramento de ferramentas tecnológicas, tem ajudado nessa tendência de transferência das vendas do varejo do lado físico para o mundo online.
Entende-se que a intensificação da exploração do e-commerce se desenvolveu principalmente em 3 ondas até o momento atual, em que a experiência do consumidor ocupa um papel central na estratégia online das empresas:
- Onda 1 – Go Online consiste no desenvolvimento da plataforma de e-commerce e soluções básicas para a entrada das marcas no mundo online.
- Onda 2 – Multicanalidade conexão entre as lojas físicas e as virtuais das empresas de forma a integrar todos os canais de relacionamento com o consumidor.
- Onda 3 – Experiência Excepcional do Consumidor consiste em uma estratégia multicanal integrada focada em prover a melhor customer experience de forma a aumentar recorrência, tráfego e conversão através da utilização de recursos de Big Data/BI, soluções de inteligência artificial, estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente personalizada, e uma rede logística completa, extremamente eficiente com opções de ultra fast delivery.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia revolucionária da leitura dos gráficos dos ativos da bolsa de valores a partir do volume.
O volume é considerado a causa dos movimentos de preço, enquanto o próprio preço é considerado mero efeito.
Dessa forma, podemos diagnosticar o que os grandes players estão fazendo (pois eles são os responsáveis pela maior parte do volume da bolsa) e localizar zonas saudáveis de trade.
Zonas saudáveis de trade são aquelas que se perdermos perdemos pouco e, se ganharmos, temos um lucro muito satisfatório. Não se trata de adivinhar se o preço vai cair ou subir, mas lidar com as melhores probabilidades de forma preditiva.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)?
O primeiro passo é se matricular em um bom curso sobre bolsa de valores.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo, por se tratar do único treinamento atualmente que privilegia o volume como causa dos movimentos: se focamos na causa é mais fácil se antecipar aos efeitos (movimentos contundentes de preço). A maioria dos cursos, no entanto, foca no preço, que é uma informação passada e tem um nível de antecipação muito baixo.
A seguir, abra uma conta em uma corretora. Mas não comece a negociar ainda.
Não tenha vergonha de treinar na conta demo, uma conta com “dinheiro de mentira” que as corretoras fornecem a seus clientes gratuitamente. Faz parte de seu treinamento: se você não conseguir fazer boas operações na conta demo, não espere que conseguirá na conta real. Treine.
Assim que perceber consistência, passe a operar na conta real. Deposite dinheiro na conta da corretora, via TED e pode começar a comprar IFCM3 e outras ações da bolsa de valores, bem como contratos, minicontratos e outros papeis.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA INFRACOMMERCE (IFCM3)
Claro que o comércio digital está em crescimento no Brasil, na América do Sul e no mundo. Particularmente na América do Sul ainda tem muito a crescer. Assim, uma empresa já bem posicionada como a Infracommerce tem muito a ganhar e a lucrar com isso. Essa análise superficial nos diz que seria inteligente comprar suas ações. Porém, recomendamos que não se tome nenhuma decisão sem antes analisar o volume de ativos negociados e o consequente envolvimento dos big players, que revelaria a real tendência desse ativo para o futuro. E, para uma leitura precisa e apurada do volume, recomendamos o uso da metodologia do Raio X Preditivo.