As ações da Inepar (INEP4) são boas para investir? Existe um fator que pouca gente olha e que pode ajudar você a decidir (funciona com qualquer ação da bolsa)
As ações da Inepar (INEP4) estão presentes em diversos setores estratégicos da nossa economia: Geração de Energia, Compensação Reativa, Óleo, Gás, Petroquímica, Equipamentos de Processo, Engenharia, Mineração, Siderurgia, Movimentação de Materiais e Transporte Metroferroviário. Uma empresa em constante crescimento desde a sua fundação, tem um cenário de desafios com os desdobramentos da pandemia e seus efeitos sobre a nossa economia e a economia do mundo. Poderemos ver uma recessão mais ou menos longa que vai atingir a todos, incluindo as ações da Inepar (INEP4). Seria o momento de investir nesses papéis?
As ações da Inepar (INEP4), por isso, são o tema deste artigo. Sua história, seus negócios e, sobretudo, a metodologia que usamos para analisar ações e qualquer outro ativo negociado na bolsa de valores brasileira.
- O que é a Inepar e suas ações (INEP4)?
- Ações da Inepar (INEP4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Inepar (INEP4)?
- Formas de ganhar em ações da Inepar (INEP4)?
- Investir ou não investir em ações da Inepar (INEP4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Inepar (INEP4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Inepar (INEP4)?
- Conclusão
As ações da Inepar estão assim distribuídas em números:
- Ordinárias (INEP3):849.476
- Preferenciais (INEP4):156.808
- Total: 8.006.284
1. O QUE É A INEPAR E SUAS AÇÕES (INEP4)?
Segundo a página das ações da Inepar no site da B3, a bolsa de valores brasileira, podemos situar a companhia nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Fabricação de Equipamentos E Sistemas Elétricos . Fabricação de Torres E Acessórios Para Transmissão de Energia E Telecomunicações. Fabricação de Bens de Capital E Sitemas Industriais Sob Encomenda.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Máquinas e Equipamentos / Máq. e Equip. Industriais
A Inepar tem 59 anos de experiência no Brasil e no mundo. É considerada uma das maiores empresas de infraestrutura do país, atuando nas áreas de Geração de Energia, Compensação Reativa, Óleo, Gás, Petroquímica, Equipamentos de Processo, Engenharia, Mineração, Siderurgia, Movimentação de Materiais e Transporte Metroferroviário.
Em 2011, a Inepar passou a fazer parte do Nível 1 de Governança corporativa da B3, com práticas diferenciadas de gestão.
A empresa tem escritórios nas cidades de São Paulo, Araraquara, Rio de Janeiro e Curitiba. Sua produção está na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, em um parque industrial com área total de 840 mil m², sendo 150 mil m² de área construída.
Unidades de negócios e atividades da Inepar (INEP4)
Iesa Projetos, Equipamentos e Motagens S.A.
Em Araraquara, no centro do estado de São Paulo, a empresa fabrica equipamentos de grande porte nas áreas de Geração de Energia, Equipamentos Hidromecânicos, Compensação Reativa, Equipamentos de Processo, Movimentação de Materiais e Transporte Metroferroviário. Em novembro de 2011 a Andritz Hydro Inepar, joint-venture formada entre a Andritz Hydro e a Inepar, inaugurou em Araraquara o mais moderno laboratório de modelos reduzidos para turbinas hidráulicas do Brasil.
Iesa Óleo & Gás – Rio De Janeiro (RJ)
No Rio de Janeiro (RJ), a IESA Óleo & Gás atua no desenvolvimento de projetos e soluções integradas nos segmentos de Óleo, Gás, Petroquímica e Geração Térmica. A empresa participa da implantação de plantas de processo e de usinas térmicas, além da reforma, manutenção e modernização de plataformas “off-shore” e refinarias no Brasil.
Inepar Administração e Participações
Em Curitiba (PR), auxilia todas as empresas das organizações Inepar, com suporte jurídico, financeiro e comercial.
Inepar S.A. Indústria e Construções
Em São Paulo, holding que congrega todas as empresas do grupo. No local trabalham representantes de diversas áreas comerciais, além da diretoria de Relações com Investidores, cujas funções estão relacionadas ao cumprimento das legislações pertinentes às companhias de capital aberto junto a CVM – Comissão de Valores Mobiliários e a Bolsa de Valores.
Conheça as Áreas de Atuação da Inepar (INEP4)
GERAÇÃO DE ENERGIA: a área de Geração de Energia atua na elaboração de projetos e na fabricação de equipamentos hidromecânicos para Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas. A IESA possui um rico histórico de fornecimento, participando de grandes empreendimentos como a Usina de Três Gargantas (China), Tucuruí (Pará), Itaipú (Paraná), Santo Antônio e Jirau (Rondônia) e Belo Monte (Pará).
- TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO: a área de Transporte Metroferroviário está em um parque industrial com mais de 80 mil m² de área construída, e oferece ao mercado toda estrutura e tecnologia para fabricação, modernização e reforma de trens de passageiros e truques metroferroviários.
- MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS: com tecnologia própria, a IESA tem uma das melhores soluções para manuseio de materiais fornecendo pontes, pórticos e semi-pórticos rolantes em construção sob encomenda para usinas hidrelétricas, siderúrgicas de alumínio, papel e celulose, refinarias, indústria automotiva, indústria de máquinas em geral e cimentos.
- EQUIPAMENTOS DE PROCESSO: a área de Equipamentos de Processo atua no desenvolvimento de projetos para produção e processamento de Petróleo e Gás.
- COMPENSAÇÃO REATIVA: oferece eficiência no aproveitamento da energia elétrica, seja na transmissão, na distribuição ou nas indústrias e demais pontos consumidores.
- IESA ÓLEO & GÁS S/A: projetos de manutenção e modernização de plataformas de petróleo, construindo unidades de processamento e tratamento de condensado de gás natural, entre outros. A empresa atua desde a etapa de engenharia até a de “start up” de cada projeto, passando por todo o ciclo construtivo.
O que são as ações da Inepar (INEP4)?
As ações de uma empresa – e as ações da Inepar (INEP4) não fogem à regra – nada mais são do que “pedaços” dessa empresa.
Mas porque cargas d’água uma empresa decide vender seus “pedaços” na bolsa de valores a investidores.
A ideia por trás disso é captar recursos para investir em crescimento. Os investidores que compram ações estão se tornando sócios da empresa, são donos de pequenas partes dessa empresa.
Ao comprar ações, dão dinheiro em troca, colocam dinheiro no empreendimento e, por tabela, aceitam dividir com a empresa os riscos.
Se os riscos não se consolidarem e, ao contrário, a empresa vencê-los e crescer, a companhia aumentará de valor: a companhia pegou os recursos captador e investiu em coisas como novas fábricas, compra de outras empresas, pagamento de dívidas, construção de novas fábricas, pesquisa, tecnologia, etc.
Se a empresa aumentou de valor, seus “pedaços” ou ações, em tese, devem aumentar de valor proporcionalmente. E assim as ações que comprei como investidor vão aumentar de valor também.
Não só isso, se a empresa for lucrativa, esse lucro deverá ser dividido com os investidores em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Histórico da empresa e de suas ações (INEP4)
- 1953 – A história da Inepar teve início em 1953, com a fundação da Enco Ltda.
- 1968 – Criação da Inepar S/A Indústria e Construções, sucessora da INELCO – Indústrias Elétricas e Comércio Ltda, antiga denominação da INEPAR – Indústrias Eletromecânicas do Paraná Ltda
- 1976 – Incorporação da ENCO – Engenharia e Comércio Ltda pela INEPAR S/A Indústria e Construções.
- 1977 – Instalação da nova fábrica da INEPAR S/A Indústria e Construções na Cidade Industrial de Curitiba
- 1980 – Abertura do capital social da INEPAR S/A Indústria e Construções
- 1986 – Aquisição e transferência para Curitiba de toda linha de produção de capacitoresda Westinghouse do Brasil S/A.
- 1987 – INEPAR adquire da Westinghouse do Brasil S/A a tecnologia para a fabricação de chaves “CSL” e “PWT de Aterramento”. Aquisição da unidade de fabricação de semicondutores da Westinghouse Corporation e sua transferência de Campinas-SP para Curitiba
- 1990 – Criação da INEPAR S/A Eletroeletrônica.
- 1991 – Aquisição da fábrica de capacitores de baixa tensão da Politel Equipamentos Elétricos Ltda e sua transferência de São Paulo para Curitiba.
- 1992 – Joint-Venture da INEPAR S/A Eletroeletrônica com a General Electric do Brasil S/A para fabricação e comercialização de medidores de energia elétrica e sistemas de medição para todo o mercado da América do Sul.
- 1995 – Joint-Venture com a Hubbell Inc. dos EUA para produção e comercialização de equipamentos utilizados na transmissão e distribuição de energia elétrica.
- 1996 – Aquisição da Sade Vigesa Industrial e Serviços S/A e da sua planta industrial de bens de capital localizada em Araraquara-SP.
- 1997 – Aquisição da participação da GE na INEPAR S/A Eletroeletrônica e formação de uma nova joint-venture na área de medição com a Landis & Gyr e posteriormente com a Siemens. Joint-Venture com a GE Hydro Canadá para comercialização e fabricação de turbinas e geradores para usinas hidroelétricas em toda a América Latina (atualmente Andritz Hydro Inepar S/A). Aquisição da Internacional de Engenharia S/A (IESA). Aquisição de participação societária nas empresas de distribuição de energia CEMAT e CELPA.
- 1998 – Criação da INEPAR-FEM Equipamentos e Montagens S/A em associação com a CSN, Bradesco e BNDESPar. Joint-Venture com a Arteche (Espanha) para fabricação de transformadores de medida de alta tensão. Aquisição de participação societária na Telemar (telefonia fixa) e Global Telecom (atualmente VIVO).
- 2000 – Incorporação das sociedades controladas Internacional de Engenharia S/A (IESA) e Sade Vigesa Industrial e Serviços S/A como primeiro passo da reorganização societária da INEPAR. Recorde de vendas: Carteira de pedidos em dezembro de 2000 acima de R$ 1 Bilhão.
- 2001 – Recorde de faturamento anual da INEPAR S/A Indústria e Construções: R$ 909 milhões em receita bruta com joint-ventures.
- 2004 – Crescimento significativo da participação da IESA no mercado de Óleo e Gás, novas vendas da ordem de R$ 1,0 bilhão e criação de mais de 1.000 novos postos de trabalho.
- 2005 – Criação da IESA Óleo e Gás S/A, com instalações no Rio de Janeiro e Macaé-RJ, atuando na área de petróleo on shore e off shore.
- 2007 – Carteira de pedidos atinge R$ 2,4 bilhões, com vendas no ano de mais de R$ 1,6 bilhão.
- 2008 – Receita bruta atinge o patamar de R$ 1,0 bilhão, crescendo aproximadamente 40% em relação a 2005
- 2009 – Recorde de vendas das Organizações Inepar e suas JV’s no ano: R$ 2,8 bilhões, atingindo uma carteira de pedidos de R$ 4,7 bilhões.
- 2010 – As Organizações Inepar e suas JV’s atingem uma receita bruta anual de R$ 1,6 bilhão
- 2011 – Assinatura de Memorando de Entendimentos com a Hitachi na presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, visando a criação de uma joint-venture para a fabricação de trens e monotrilhos em Araraquara.
- 2012 – Em fevereiro de 2012 as Organizações INEPAR atingem o quadro de 8.000 empregados entre escritórios, fábricas, obras, consórcios e joint-ventures (nos consórcios e joint-ventures o número considerado é proporcional a sua participação naquelas associações). A IESA Óleo & Gás, uma das empresas da Inepar, assinou com a Guará BV e com a Tupi BV, afiliadas da Petrobras, contrato de R$ 1,3 bilhão para o fornecimento de 24 módulos de compressão para seis Plataformas Replicantes do pré-sal, com possibilidade de entrega de mais oito módulos, com o valor final estipulado em R$ 1,7 bilhão.
- 2013 – Em agosto de 2013 a IESA através do de consórcio com a Hyundai Rotem, empresa sul-coreana especializada na construção de material ferroviário, fechou contrato com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a fabricação de 30 trens, cada um composto por 08 carros, totalizando 240 carros, no valor de R$ 788 milhões marcando uma nova fase de desenvolvimento do setor metroferroviário da IESA, tornando a região de Araraquara num polo de produção ferroviária, tanto para trens de carga como de passageiros.
2. AÇÕES DA INEPAR (INEP4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Inepar são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e o atual formato de negociações eletrônicas através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA) torna a compra e venda de ações muito fácil, bastando um celular ou um computador.
Porém, muitos investidores iniciantes não entendem que essa aparente facilidade esconde um dos mercados mais competitivos e agressivos que existem. Nele, big players (investidores institucionais) lutam por liquidez na compra e na venda de grandes, enormes, posições em ações.
Imagine o que aconteceu neste início de 2020. Diversos desses participantes gigantescos passaram a distribuir, no momento de euforia, diversos ativos caros aos milhões de novatos que entraram na bolsa de valores, movidos pela euforia a entrar na bolsa.
Quando a bolsa começou a cair, eles começaram a comprar desses mesmos novatos que estavam vendendo, desesperados, seus ativos a qualquer preço. E o que vimos a seguir é que a bolsa recomeçou a subir (note que o clima de euforia vem voltando cada vez mais a medida que a bolsa ultrapassou novamente os 100 mil pontos).
Para evitar problemas desse tipo, tanto investidores quanto traders devem ficar de olho no volume de negócios a fim de deduzir a possível atuação destes big players: eles estão distribuindo ativos caros ou acumulando ativos que consideram baratos?
Uma das melhores metodologia que faz a leitura do comportamento do volume atualmente é o Raio X Preditivo, ajudando os investidores e traders a se posicionar de acordo com a atuação dos investidores institucionais.
Quais ações a Inepar possui?
A Inepar possui ações:
- Ordinárias: dão direito a voto e podem ter direito a dividendos e outros proventos tais como juros sobre capital próprio
- Preferenciais: não dão direito a voto, mas têm a preferência na hora de receber proventos
Qual são os códigos das ações da Inepar
- Ordinárias: INEP3
- Preferenciais: INEP4
As ações da Inepar (INEP4) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente, as ações da Inepar são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA INEPAR (INEP4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Inepar (INEP4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Mdc Assessoria Empresarial S/a | 6,58 | 2,07 | 4,70 |
Pacta – Gestão Empresarial S.A. | 15,25 | 0,00 | 8,89 |
Inepar Administração E Participação S.A. | 25,85 | 0,00 | 15,07 |
Roberto Veiga Hinricshsen | 0,68 | 7,60 | 3,57 |
Banco Fibra S/a. | 5,41 | 0,00 | 3,15 |
Companhia Siderurgica Nacional S/a. | 7,51 | 1,13 | 4,85 |
Fabio Roberto Baumfeld Isaack | 0,00 | 5,07 | 2,11 |
Outros | 38,72 | 84,13 | 57,66 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA INEPAR (INEP4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Inepar (INEP4).
Trade com ações da Inepar (INEP4)
No trade, não estamos considerando investir, mas lucrar no curto prazo, considerando o caráter altamente especulativo da bolsa.
- Se achamos que vai subir, iniciamos a operação com uma compra. E encerramos com uma venda. Se o preço cair, temos prejuízo
- Se achamos que vai cair, iniciamos a operação alugando ações e, a seguir, vendendo-as. Encerramos a operação com uma compra. Se o preço subir, teremos prejuízo
As operações têm alvos em termos de variação de preço. Quanto mais distante o alvo, mais demorada essa operação será:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade: operações duram dias
- Position trade: operações duram semanas
Ganhar dividendos com ações da Inepar (INEP4)
O investidor encara as ações de empresas que considera boas e promissoras como uma “poupança”. Depois que as compra, não pretende mais vendê-las. Se o preço cai, aproveita para comprar mais. Conta com os dividendos para comprar ainda mais. Os dividendos são parte dos lucros, que devem ser divididos com os acionistas.
Com os dividendos, compra mais ações que, então, garantirão mais dividendos no futuro e servirão para comprar ainda mais ações.
Para essa tática dar certo, é preciso que a empresa… PAGUE dividendos. Você vai perceber que nem todas as ações da bolsa têm essa característica. Além disso, os dividendos devem ter um bom dividend yield, que é a porcentagem que indica quanto o dividendo vale frente ao valor da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA INEPAR (INEP4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Ao decidir comprar ações, além de outros fatores, devemos levar em conta o volume de negócios e o contexto em que esse volume está ocorrendo (entre outros fatores). Um grande volume durante uma queda PODE indicar que big players estão adquirindo ações dessa empresa.
Enquanto os números da companhia (lucro, patrimônio, dívidas, prejuízo e outros) podem levar a erros de interpretação, o volume não mente: se há um grande volume de negócios, algo importante está acontecendo.
Então, antes de decidir investir em uma empresa, considere tentar descobrir como os grandes players estão se posicionando, usando, para isso, o volume de negócios (os big players são responsáveis por 80% ou mais dos volumes de negócios de todos os mercados mundiais).
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA INEPAR (INEP4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras cada vez menos estão cobrando essa. Era uma taxa relativa à guarda das ações que você comprava e encarteirava.
- Taxa de corretagem: cobrada para cada ordem de compra e venda. Cada corretora cobra um valor diferente. Também depende do tamanho da ordem, do tipo de ativo ou derivativo operado e se você tem um pacote “pré-pago” de corretagem
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro de cada operação
- ISS: o ISS incide uma alíquota de 5% sobre a taxa de corretagem
- Taxa sobre proventos: a bolsa, agora cobra, 0,12% dos proventos de carteiras (incluindo ações, fundos imobiliários e outros) superiores a R$ 20 mil
Imposto de renda
Obviamente, você só vai pagar imposto de renda na bolsa de valores se tiver lucro.
A incidência da alíquota varia de acordo com o tipo de operação:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão têm uma alíquota de 20%. Meses anteriores com prejuízo podem ser abatidos do lucro do mês atual. A alíquota é calculada sobre o saldo.
- Outras operações; operações que duram mais de um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro, porém os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil são isentos.
- Conheça um método surpreendente para investir em Ações da Inepar (INEP4) e de outras empresas da Bolsa de Valores. Vai perder essa?
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA INEPAR (INEP4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de ativos negociados como uma informação muito mais importante que o preço, seus padrões e os indicadores do preço derivados.
O volume é a causa.
O preço é o mero efeito.
Se sabemos ler o volume e o que está por trás do volume, conseguimos nos adiantar aos efeitos, que é onde o lucro está.
Para conseguir isso, o Raio X Preditivo se vale de conceitos e ferramentas voltadas para o volume.
Como a maior parte do volume da bolsa é por conta dos investidores institucionais, podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação destes participantes fortes e o uso a nós favorável desse posicionamento.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA INEPAR (INEP4)?
Você pode comprar ações da Inepar (INEP4) agora mesmo. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores.
Mas não coloque a carroça na frente dos bois. Comece por sua educação. Não importa o curso que você escolher: sem um conhecimento mínimo, você vai perder dinheiro. Pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo.
Depois de abrir sua conta na corretora de valores, faça uso da conta demo, que é gratuita, para treinar. Embora a conta demo, por não ter o fator emocional envolvido, seja mais fácil de operar, não imagine que terá sucesso na conta real se nem na conta demo você consegue ter “lucro” e consistência.
9. CONCLUSÃO
A Inepar (INEP4) está em diversos setores estratégicos de nossa economia, como pudemos ver no tópico em que apresentamos a empresa, seus faturamentos ficam na casa do bilhão. Não é uma companhia que possa ser ignorada, embora sequer esteja no Índice Bovespa (maior índice da bolsa que só traz aquelas empresas com maior número de negócios).
No entanto, antes de decidir pelo investimento ou não nessa companhia, recomendamos que faça uma análise pormenorizada de como os big players vêm se posicionando nela, através do volume de negócios (estão comprando ou vendendo?). Só depois disso, com o uso dos conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo tome uma decisão.