As ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) vão cair ou vão subir? Na bolsa de valores não dá pra adivinhar. Use um método preditivo para investir: conheça o Raio X Preditivo
As ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) podem ter um grande ano em 2021 já que está previsto que a companhia deve transportar 3,250 milhões de toneladas de minério de ferro da Vale no ano que vem. É a capacidade máxima prevista no contrato assinado em julho de 2012. Detalhe, o contrato vai até 2037. Essa empresa que acaba de abrir capital na bolsa de valores, seria interessante para se investir?
As ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3), para responder essa pergunta, são o tema deste artigo. Sobretudo, queremos apontar aqui a metodologia que utilizamos para acompanhar os grandes investidores institucionais através do volume de negócios, apontando, assim, o caminho mais provável para qualquer tipo de ação na bolsa de valores.
- O que é a Hidrovias do Brasil e suas ações (HBSA3)?
- Ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)?
- Formas de ganhar em ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)?
- Investir ou não investir em ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)?
- Conclusão
A Hidrovias do Brasil tem 760.382.643 de ações ordinárias, das quais 306.875.470 (40,36%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A HIDROVIAS DO BRASIL E SUAS AÇÕES (HBSA3)?
Segundo a página das ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Operador de Logística Hidroviária Para Clientes de Commodities Agrícolas. Minerais. Combustíveis E Derivados E Carga. Integrando O Transporte Por Barcaças Com Operação de Terminais de Origem E Destino
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Hidroviário
A Hidrovias do Brasil se define como uma empresa de soluções logísticas integradas, nascida a partir de uma startup financiada pelo Fundo de Investimentos Pátria. Atua há mais de 8 anos. O diferencial estaria em entender de forma detalhada o negócio e as necessidades dos clientes para propor soluões logísticas em parcerias de médio e longo prazo.
A companhia afirma ter os seguintes números:
- Maior capacidade para o carregamento e transporte de grãos no Norte do Brasil
- Único operador integrado de fertilizantes no Norte
- 40% do market share no transporte de bauxita por meio de cabotagem no norte do país
- 1,2 milhão de toneladas de celulose transportadas por ano pelo Rio Uruguai
- 30% de market share no transporte fluvial da hidrovia Paraguai-Paraná (minérios de ferro, grãos e fertilizantes)
Operação Norte
Operação criada para atender importante demanda de transporte e escoamento de commodities da região Centro-Oeste pelo Arco Norte do Brasil, estabelecendo uma nova rota, que aproveita o potencial hidroviário do país para movimentar cargas e gerar desenvolvimento e competitividade para a região e o agronegócio, com economia e eficiência para os produtores e exportadores. Hoje, a Hidrovias do Brasil é o único operador logístico independente integrado na região e com a capacidade de oferecer aos clientes a multimodalidade no transporte, incluindo os modais rodoviário, terminais, navegação fluvial e cabotagem.
Estação de Transbordo de Carga -ETC Miritituba
- Inaugurada em 2016, a Estação de Transbordo de Carga (ETC) Miritituba recepciona os caminhões que chegam com a mercadoria pela BR163 e realiza o carregamento em barcaças, que conduzirão a mercadoria até o porto para posterior exportação.
- Maior capacidade estática da região: 8 silos com capacidade estática de 144 mil toneladas
- Píer Flutuante com capacidade de 30.000 toneladas/ dia
- 4 Tombadores com capacidade 25.000 toneladas/ dia.
- Operação localizada em uma área de 10 hectares com capacidade de expansão para terreno com 150 hectares
Terminal de Uso Privado- TUP Vila do Conde
- Desde 2016, o terminal de uso privado (TUP) Vila do Conde recebe barcaças e caminhões com produtos de origem vegetal, tais como soja e milho, e realiza todo o processo de armazenagem e transferência para os navios que realizarão a exportação dos produtos.
- Porto mais eficiente e de maior movimentação em 2017 na região: píer com 20 metros de profundidade e capacidade de atracação de navios com 120 k DWT e capacidade de expansão para outros píers
- Prancha de embarque de navios com shiploader com capacidade de carregamento de 40.000 toneladas/dia
- Dois armazéns com capacidade estática de 240 mil toneladas,podendo ser ampliado até 360 mil toneladas
- Dois grabs para descarga de barcaças com capacidade de 716 toneladas / hora
- Terminal alfandegado e licenciado para expansão de novos produtos
- Possibilidade de expansão para outros produtos e projetos em área portuária
TUP Vila do Conde
A estrutura da Hidrovias no Arco Norte não é uma concessão pública, mas sim constituída por ativos da Companhia. Sendo assim, a empresa pode expandir e atender novas demandas de forma personalizada
Um case de sucesso é nossa operação de fertilizantes, iniciada em 2017 com capacidade para transportar atualmente até 550 mil toneladas/ ano e com projeto de expansão para 1,5M por ano a partir de 2020.
A operação de Fertilizantes cria uma nova rota para a importação deste produto, o que permitirá a região do Mato Grosso incluir um novo segmento de produto para investimento, desenvolvendo a atividade da agricultura local.Os produtores locais terão mais competitividade, potencializando os ganhos da produção de grãos.
Operação de Bauxita
- Desde 2017, a Hidrovias do Brasil deu início à operação de bauxita e, para garantir o máximo da eficiência dessa operação, conta com:
- Dois navios tailor-made com capacidade de 82.000 toneladas operando entre o Porto de Trombetas e o Porto de Vila do Conde, 38% mais do que o navio padrão que atua no mesmo porto.
- Capacidade de 6 milhões de toneladas/ ano de bauxita no trade que está dedicado, mas com capacidade de expansão.
Operação Sul
A chamada operação Sul envolve soluções logísticas em 4 países da América Latina: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina com o transporte de grãos, fertilizantes, minério de ferro, celulose, além dos procedimentos portuários.
30% de market share do volume de minério de ferro carregado na hidrovia em que atua e 22% do market share do volume de grãos do Paraguai
Transporte fluvial de aproximadamente 1 milhão toneladas/ano de grãos, saindo do Paraguai e percorrendo cerca de 1.500 quilômetros com destino à Argentina e/ou ao Uruguai
Frota composta por 9 empurradores, 144 barcaças jumbo e 36 barcaças Mississippi
Operação por meio da hidrovia Paraguai-Paraná para transporte de mais de 4,5 milhões de toneladas de cargas diversas
O maior comboio da hidrovia com 32 barcaças transportando 55.000 toneladas
Início
O primeiro contrato firmado pela Hidrovias do Brasil foi com a companhia Vale para o transporte de minério de ferro, em 2012. Todo o projeto foi entregue 6 meses antes do prazo.
Firmou um contrato de 25 anos com perspectiva de transportar 3,25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano pela hidrovia Paraná-Paraguai.
As operações foram iniciadas em maio de 2014 e com este projeto, a Hidrovias do Brasil tornou-se a maior operadora logística em volume firmado em contrato nesse corredor.
Grãos
No primeiro trimestre do 2014, a Hidrovias do Brasil deu início aos contratos de transporte de grãos com duas das principais traders da região: Nidera, hoje Cofco, e a Sodru, o maior exportador de soja do Paraguai.
Celulose
Outro case importante da Hidrovias é o de celulose, em conjunto com o Grupo Christophersen: 1,2 milhão de toneladas de celulose transportadas por ano pelo rio Uruguai a partir de Nova Palmira até Fray Bentos, no Uruguai. O contrato de 10 anos já está em operação e conta com 2 empurradores e 4 barcaças dedicados e exclusivos. A empresa é responsável por 48% do Market share no transporte de celulose no Uruguai.
Projeto TGM
Ampliando a parceria com o Grupo Christophersen, tem também o projeto TGM, cujas operações tiveram início em 2016. Trata-se de um terminal portuário localizado dentro do porto público de Montevidéu, no Uruguai, com movimentação anual de 2 milhões de toneladas de grãos e 800 mil toneladas de cavaco de madeira, com possibilidade de inclusão de 300 mil toneladas de fertilizantes por ano.
Rodoviário
A Hidrovias do Brasil S.A. é a primeira empresa a oferecer o transporte multimodal no Mato Grosso para a exportação de commodities no Arco Norte.
Projeto Santos
A Hidrovias do Brasil arrendou a área STS20 no Porto de Santos, destinada à armazenagem de graneis sólidos minerais, especialmente fertilizantes e sal. O movimento faz parte da estratégia da companhia de suprir uma demanda de negócio importante para os clientes que utilizam este ativo para atender o mercado de São Paulo. O terminal é muito relevante para o abastecimento de fertilizantes e sal no mercado de São Paulo.Movimentar Fertilizantes e Sal agregando valor para os clientes.
- Previsão de operação de 900 mil ton de fertilizantes em 2020;
- Obras entre 2020 e 2021;
- A partir de 2022 operação plena com capacidade inicial 1,5 milhões ton/ano – aumentará gradativamente até 2,5 milhões ton/ano.
O que são as ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)?
Quando uma empresa decide crescer, vendo uma oportunidade pra isso, pode recorrer a financiamentos e a empréstimos pra dar seguimento a seus planos.
Uma outra forma, muito respeitada pelo mercado, é a abertura de capital. O capital social, assim, é vendido em forma de ações. Os compradores dessas ações passam a ser investidores ou sócios, que estão apostando nos bons resultados da companhia.
Ações podem ser, então, definidas de um modo simplista como “pequenos pedaços” de uma empresa.
Claro que nem todos estão interessados em se tornar sócios da empresa. Alguns querem comprar as ações da Hidrovias do Brasil (HSBA3) a um certo preço e vendê-las tão logo valorizem até um certo patamar.
Histórico da empresa e de suas ações (HBSA3)
- 2010 – Nasce a Hidrovias do Brasil S.A., um projeto forte para integrar a logística da América Latina.
- 2011 – Abertura do escritório no Paraguai.
- 2012 – Primeiro contrato de minério de ferro assinado com a duração de 25 anos
- 2013 – Assinatura do primeiro contrato de grãos da região Sul.
- 2014 – Início das operações de grãos do Corredor Sul. Assinatura dos primeiros contratos de operação no Corredor Norte.
- 2016 – Início das operações no Corredor Norte. Aquisição da operação de bauxita.
- 2017 – Iniciamos três operações importantes: fertilizantes, bauxita e rodoviário.
- 2018 – Emissão de bond no valor de U$600 milhões. Início da operação OTM.
2. AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira a B3 através de métodos eletrônicos. Qualquer um com uma conexão com a internet, um computador razoável, uma conta em uma corretora de valores e uma plataforma de negociação pode comprar e vender HBSA3.
Quais ações a Hidrovias do Brasil (HBSA3) possui
A Hidrovias do Brasil possui apenas a ação ordinária, que corresponde ao tipo de ações que permite aos investidores votar nas assembleias das companhias, correspondendo cada ação a um voto. No entanto, apenas sócios majoritários, isto é, aqueles que têm muitas ações, acabam por realmente ter voz.
As HBSA3, como ações ordinárias, também recebem proventos como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3)
Todas as ações da bolsa de valores brasileiras são conhecidas por códigos chamados tickers. Os tickers são compostos por quatro letras e um dígito (dois dígitos no caso de units). O ticker das ações da Hidrovias do Brasil é HBSA3.
As ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) são negociadas em quais bolsas
A Hidrovias do Brasil não tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York ou em qualquer outra bolsa do mundo além da bolsa de valores brasileira, a B3. De fato, até mesmo por aqui acabaram de ser lançadas.
As ações brasileiras podem ser negociadas na bolsa americana através das ADR, um recibo que o investidor estrangeiro compra e que trava as ações correspondentes aqui no Brasil, que ficam sob custódia em uma companhia financeira responsável. Na prática, é como investir nas próprias ações. No entanto, não é o caso da HBSA3.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Patria Infraestrutura Brasil Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 1,15 | 0,00 | 1,15 |
Hbsa Co-investimento – Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia | 4,29 | 0,00 | 4,29 |
1505718 Alberta Ltd. | 3,35 | 0,00 | 3,35 |
1505722 Alberta Ltd. | 1,31 | 0,00 | 1,31 |
Sommerville Investments B.v. | 8,35 | 0,00 | 8,35 |
Patria Infraestrutura Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 20,19 | 0,00 | 20,19 |
Bndes Participações S.A. Bndespar | 1,72 | 0,00 | 1,72 |
Bto – Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia Investimentos No Exterior | 4,29 | 0,00 | 4,29 |
International Finance Corporation | 2,76 | 0,00 | 2,76 |
Gic Private Limited | 5,26 | 0,00 | 5,26 |
Constellation Investimentos E Participações Ltda. | 6,98 | 0,00 | 6,98 |
Outros | 40,36 | 0,00 | 40,36 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)?
Podemos lucrar com as ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: destacamos este modo. Através da Nova Análise Técnica podemos detectar a atuação dos grandes investidores institucionais e antecipar, assim, os movimentos de preços mais importantes. Assim, compramos quando achamos que vai subir e vendemos rapidamente, tão logo o preço atinja o alvo esperado. Também podemos vender, se achamos que vai cair. Essas operações de curto prazo podem durar de segundos (day trade) a meses (position trade).
- Distribuição de dividendos: se, no entanto, o investidor quiser ficar com as ações compradas durante um longo período de tempo expondo seu dinheiro às flutuações de um mercado incerto no longo prazo, existe a opção do “buy and hold”. Literalmente, comprar e segurar, não importa o que aconteça. Os dividendos são 25% dos lucros da empresa que são divididos entre as ações e distribuídos a seus possuidores, os investidores. Se a empresa não lucrar em determinado trimestre ou ano, não há dividendos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos em “investir” estamos pensando em longo prazo. Para investir em ações e ao decidir por uma ação ou ações específicas devemos conhecer minimamente a empresa e entender o funcionamento e os riscos de seu negócio, pois devemos imaginar que o longo prazo traz não só alegrias, mas diversos “acidentes” pela frente.
Para ficarmos num exemplo recente, podemos citar a crise que nos trouxe o Novo Coronavírus. Nenhuma empresa foi poupada. Algumas mais e outras menos, todas tiveram suas ações e preços de mercado desvalorizados.
Como você se sentiria se colocasse boa parte de seu dinheiro economizado durante anos, mesmo que fosse apenas R$ 10 mil, nas ações da Hidrovias do Brasil (HBSA3) e visse eles virarem R$ 5 mil em poucos dias. Isso dói.
Assim, aconselhamos – de um modo geral – não “investir” em ações, mas encará-las como oportunidades de lucro no curto prazo.
Mas se há um momento adequado para comprar ações para o longo prazo, pensando lá longe, este momento é o de grandes crises, quando boas empresas estão em preços muito abaixo do que realmente valem.
Nesses momentos, os investidores fracos, que compraram ações no topo de seus preços, estão vendendo a qualquer preço, com medo, em pânico, com medo de perderem ainda mais de seu suado dinheirinho. Isso dá liquidez aos grandes players que precisam comprar muitas e muitas ações para montar suas posições.
Não seria inteligente agir como esses big players, esses investidores profissionais?
Para saber como os big players estão agindo, recomendamos o uso do Raio X Preditivo que, através do volume, ajuda a ler a atuação dos investidores profissionais e antecipar futuras altas.
Isso serve tanto para quem encara ações no curtíssimo prazo quanto para quem as encara no longo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: é o que a corretora de valores cobra para executar suas ordens de compra e venda e, geralmente, são equivalentes ao número de ações negociados ou ao valor total envolvido
- Taxa de custódia: está cada vez mais em desuso, mas era a taxa que as corretoras cobravam para manter em custódia as suas ações. É proporcional ao tempo que você fica com elas
- Emolumentos: são taxas da bolsa de valores para registro e liquidação de suas negociações e é uma pequena porcentagem sobre o valor financeiro de cada operação de compra e venda. Para pessoas físicas, é pouco maior do que 0,03% do valor negociado
- ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem e é cobrado pela prefeitura de São Paulo à corretora. O ISS é uma alíquota de 5% sobre o valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: para operações de day trade (que começam e terminam no mesmo dia), a alíquota é de 20% sobre o lucro. Para operações normais, com mais de um dia de duração, a alíquota é de 15% sobre o lucro, menos nos meses em que as vendas não forem superiores a R$ 20 mil, quando há isenção. O imposto é recolhido pelo próprio trader ou investidor via Darf, ao final do mês seguinte ao que se obteve lucro
- A B3 está cobrando atualmente uma taxa de 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ações (e outros títulos de renda variável) superiores ou iguais a R$ 20 mil
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)?
O Raio X Preditivo segue a única informação em que se consegue prever com um maior nível de acerto os movimentos do preço: o volume. Sem volume – aumento da demanda ou aumento da oferta – o preço não se desloca ou, se isso acontece, é sem consistência.
O Raio X Preditivo, assim, é a sistematização da Nova Análise Técnica, através de conceitos e ferramentas capazes de seguir as movimentações dos grandes players institucionais, os únicos participantes com capacidade de demandar grandes volumes em diversos contextos do mercado a fim de movimentar o grande arsenal financeiro de que dispõem e de montar posições enormes, vendidas ou compradas, em ativos.
Enquanto o preço, isoladamente, pode nos dar a ilusão de que uma nova fase de alta ou queda está começando, o volume é o único, através de uma leitura adequada, que nos dá com maior nível de certeza, a legitimidade desses movimentos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)?
Comprar ações, atualmente, é muito simples. Basta ter pelo menos uns R$ 5 mil para começar. Dá para começar com bem menos, até com o preço de uma única ação (mas nem vale a pena fazer isso).
Porém, basta você abrir uma conta na corretora, transferir o dinheiro que deseja investir e comprar as ações. Simples assim.
Mas não confunda a facilidade de execução com facilidade de se atingir o sucesso. Comprar ações no momento errado, na hora em que elas vão começar a cair é sinônimo de prejuízo.
O mais recomendável é que você faça um curso sobre trade e sobre bolsa de valores como seu primeiro investimento.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
E, mesmo já fazendo o curso, vá devagar.
Comece treinando na conta demo que toda boa corretora fornece gratuitamente. Nela, você não vai usar dinheiro “de verdade”. E muitos dirão que, por causa disso, não vale a pena aprender assim. Mas uma coisa é certa: se você não for bem na conta demo, não será na conta real que irá.
Depois de treinar bastante, comece a fazer trades consistentes na conta real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA HIDROVIAS DO BRASIL (HBSA3)
A Hidrovias do Brasil (HBSA3) tem amplo domínio no setor em que atua, transporte hidrográfico, além de ter um importante contrato com a Vale até 2037. Isso dá fôlego para muito crescimento ao longo das próximas décadas, sem falar nos valores obtidos na recente IPO, por pessoas que acreditam nessa modalidade de transporte.
Porém, nós só indicamos a compra dessas ações depois de cuidadosa análise pessoal através da interpretação do volume de negócios, de maneira a entendermos qual é o posicionamento dos big players que, através de suas grandes posições, capacidade de aumento da demanda ou da oferta, têm grande influência sobre o preço.
Essa leitura nos é dada pela metodologia do Raio X Preditivo.