As ações da Hapvida (HAPV3) são uma boa para sua saúde financeira ou é furada? Aprenda nosso método de análise de ações e conheça esta empresa
As ações da Hapvida (HAPV3) e outras ações de empresas da área de saúde nunca estiveram tão na berlinda. Se perguntarmos para 10 brasileiros, 9 ou talvez todos os 10 estarão preocupados como garantir sua saúde. Não só em relação à pandemia, mas em relação a ela como um todo.
As ações da Hapvida (HAPV3), nesse contexto, seriam interessantes para investirmos pensando no longo prazo ou para observarmos como um ativo passível de trades positivos? Este artigo é sobre as ações da Hapvida (HAPV3), sobre a história dessa empresa, sobre seus negócios e sobre o método que utilizamos para estudar os ativos da bolsa.
- O que é a Hapvida e suas ações (HAPV3)?
- Ações da Hapvida (HAPV3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Hapvida (HAPV3)?
- Formas de ganhar em ações da Hapvida (HAPV3)?
- Investir ou não investir em ações da Hapvida (HAPV3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Hapvida (HAPV3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Hapvida (HAPV3)?
- Conclusão
A Hapvida tem 742.985.906 ações ordinárias HAPV3, sendo que 217.045.654 (29,21%) estão em livre negociação na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
1. O QUE É A HAPVIDA E SUAS AÇÕES (HAPV3)?
Segundo a página das ações da Hapvida (HAPV3) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Atividade Principal: Participação. Como Sócia Ou Acionista. em Outras Empresas. Predominantemente de Assistência Médica. Bem Como A Realização de Investimentos Diretos E A Exploração de Atividades de Prestação de Serviços
- Classificação Setorial: Saúde / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos
A Hapvida Participações e Investimentos S.A. é uma holding, constituída na forma de sociedade por ações, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.
A Companhia começou a ter suas ações HAPV3 negociadas na B3 em 2018, no segmento especial Novo Mercado.
A companhia foi fundada em 1979, inicialmente como uma clínica.
Suas atividades:
- Venda de planos de saúde com cobertura de custos de assistência médica, sendo a maior parte dos atendimentos realizada nas redes clínica, ambulatorial e hospitalar própria
- Venda de planos odontológicos com o serviço prestado através de rede credenciada
A Companhia atua no setor de saúde suplementar e direciona em sua estratégia a prestação dos serviços de forma verticalizada, em que o atendimento ao beneficiário é prioritariamente realizado em rede própria de atendimento.
Faz parte do conceito proporcionar assistência médica e odontológica de qualidade e com baixo custo.
A Companhia possui em sua estrutura organizacional:
- Hospitais
- Pronto atendimentos
- Clínicas e outras unidades de atendimento
A Companhia opera por meio de dois tipos de produtos:
Planos de Assistência Médica
Os planos de assistência médica, tanto a categoria individual/familiar, quanto a categoria corporativa, são vendidos em todos os estados da Região Nordeste e nos estados do Amazonas e Pará na região Norte.
A Companhia opta por vender tais serviços preferencialmente em cidades em que possui rede própria de atendimento.
São três tipos de cobertura atualmente:
- Nosso Plano: produto mais vendido entre os planos de assistência médica. Ele possui rede exclusiva de atendimento com hospitais, centros clínicos, unidades de pronto atendimento, unidades de diagnóstico por imagem e postos de coleta laboratoriais. O cliente Nosso Plano pode escolher a categoria Enfermaria ou Apartamento.
- Mix: conta com os serviços da rede exclusiva de atendimento, bem como serviços limitados da rede credenciada. Ao adquirir este produto o beneficiário passa a ter acesso à rede credenciada para ter mais opções de atendimento, mas não tem acesso a 100% dos credenciados. A rede credenciada da Companhia possui cerca de 1.500 estabelecimentos credenciados, entre hospitais, médicos credenciados e clínicas.
- Pleno: serviços da rede exclusiva de atendimento e de rede credenciada minuciosamente selecionada para garantir a qualidade na prestação do serviço. Neste produto o beneficiário tem acesso a 100% da rede credenciada da companhia.
Planos Odontológicos
São quatro tipos de coberturas de planos odontológicos:
- Prevenção e Urgência: só é cobrado do beneficiário o valor referente a procedimentos de prevenção e urgência
- Misto: Caso o beneficiário necessite serviços adicionais, estes são feitos na modalidade pós pagamento e pagos diretamente ao prestador de serviço (produto misto).
- Pré-Pagamento: trata-se de um produto com cobertura nacional de todos os procedimentos incluídos no rol estipulado pela ANS
- “Além Rol”: ” tem uma cobertura garantida superior ao que é exigido pela ANS, tais como ortodontia, procedimento com órteses e próteses
Estratégia da empresa
Segundo o site de relacionamento com os investidores da Hapvida (HAPV3), a empresa tem as seguintes estratégias:
Planos de Assistência Médica
- Os planos de assistência médica, tanto a categoria individual/familiar, quanto a categoria corporativo, são vendidos em todos os estados do Brasil. A Companhia opta por vender tais serviços preferencialmente em cidades em que possui rede própria de atendimento.
- Os planos de assistência médica, tanto a categoria individual/familiar, quanto a categoria corporativo, são vendidos em todos os estados da Região Nordeste e nos estados do Amazonas e Pará na região Norte. A Companhia opta por vender tais serviços preferencialmente em cidades em que possui rede própria de atendimento.
- Em contratos com grandes empresas regionais e/ou nacionais, a Diretoria busca novos clientes que tenham, pelo menos, 70% de seus colaboradores em cidades onde possui infraestrutura de atendimento. Objetivo: prestar um serviço de qualidade com baixo custo.
- A Companhia divide seus clientes em duas grandes áreas: (a) varejo e (b) corporativo.
- A rede de vendedores da Companhia é composta por corretores, que são orientados aos clientes corporativos de grande e médio porte, e por representantes comerciais, que são orientados aos clientes corporativos de pequeno porte e clientes individuais.
- A companhia possui planos especiais e estratégicos de incentivo aos vendedores dos planos
Planos Odontológicos
- A menor complexidade dos procedimentos e disponibilidade de dentistas no país, permite operar exclusivamente por meio de rede credenciada
- Presença em todos os Estados do país
- Aproximar a relação Hapvida-Dentista-Beneficiário como forma de disponibilizar sempre opções próximas dos clientes para seu atendimento, mas também de forma a poder preencher espaços relevantes das agendas dos dentistas.
Vantagens competitivas
- Rede Exclusiva de Atendimento da Companhia
- Inovação
- Única empresa do setor a ter todo o prontuário do Beneficiário de forma eletrônica.
- Beneficiários podem também usufruir da facilidade de interação com os profissionais que os atenderam por meio de um aplicativo
- Conselho de Administração conta com dois grupos técnicos de trabalho internos focados exclusivamente na otimização de processos e na qualidade dos serviços
O que são as ações da Hapvida (HAPV3)?
As ações das empresas nada mais são do que pequenos pedaços do total do capital da companhia.
Quer dizer, a soma de todas as ações, em tese, dá tudo o que essa companhia vale em determinado momento.
Mas por que uma empresa decide vender esses pequenos pedaços para o mercado?
Porque ela precisa de recursos para seus planos de crescimento. Ao vender parte de seu capital ela capta esses recursos junto ao mercado, como investidores que decidem que vale a pena correr o risco do empreendimento.
Os investidores aceitam correr o risco. Mas se os recursos captados forem bem utilizados, a empresa valoriza e as ações valorizam proporcionalmente.
A empresa pode se tornar mais lucrativa. Parte dos lucros devem ser divididos com os acionistas em forma de dividendos e juros sobre capital próprio. E essa é outra forma que os investidores têm para serem remunerados (veremos mais sobre isso abaixo).
Histórico da empresa e de suas ações (HAPV3)
1979
O médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima inaugurou a Clínica Antônio Prudente na cidade de Fortaleza – CE. Durante os anos seguintes, a Companhia passou a expandir suas atividades na capital do Estado principalmente com a ampliação de tal clínica, de modo que ela se tornasse um hospital.
1993
Em 1993, a Companhia inicia as atividades da operadora de saúde suplementar por meio da Hapvida Assistência Médica. A época, a constituição da operadora tinha por objetivo principal a geração de receita para o Hospital Antônio Prudente.
1996
A partir do ano de 1996, os acionistas tomaram a decisão estratégica de separar os negócios de operadora e hospitais, com foco na maximização de valor de ambos os segmentos. Nos anos seguintes, identificou-se que tal decisão não foi assertiva, uma vez que os resultados das linhas de negócio têm correlação negativa.
1999
Acontece a primeira aquisição inorgânica da Companhia, com a compra de um hospital no estado do Rio Grande do Norte, hoje conhecido como Hospital Antônio Prudente de Natal.
2000
Diante desse cenário, a partir do ano 2000, os acionistas tomaram uma nova decisão estratégica, na qual a operadora se tornou a principal geradora de receitas desse modelo de negócios e os hospitais se tornaram um meio de prestação de serviços para os beneficiários da operadora, com custos competitivos. Nesse ano o Hospital Teresa de Lisieux, localizado no estado da Bahia, passa a fazer parte das operações da Companhia.
2004
O modelo se mostrou eficaz, e, a partir de 2004, possibilitou a Companhia acelerar a expansão de suas atividades. A partir deste ano a Companhia intensificou o processo de integração e verticalização de suas atividades, focando seus investimentos em sua própria capacidade de atendimento. Ainda, a Companhia realizou aquisições para expandir sua base de clientes e/ou sua infraestrutura de atendimento.
2005
Nesse ano acontece a aquisição do Hospital São Lucas, no estado do Amazonas, e assim a Companhia passa a operar na região Norte do país.
2007
Crescimento inorgânico começa a fazer parte da rotina da Companhia com a compra do Hospital Layr Maia, no estado do Pará.
2008
Entre 2008 e 2010, a Companhia passou por um momento importante de expansão de suas atividades, estruturando, inclusive, o serviço de assistência odontológica com o nome Mais Odonto, e adquirindo os hospitais Espinheiro e Ilha do Leite na cidade de Recife (PE) e as carteiras de beneficiários dos grupos MMS PE e Santa Helena, que atuavam neste mesmo Estado. Foi também incorporada toda a operação do grupo São Lucas, no estado de Alagoas e da empresa Santa Clara, ainda em Pernambuco, a qual possuía uma estrutura própria com 2 hospitais e 10 clínicas, hospitais estes hoje chamados de Hospital Capibaribe e Hospital do Cabo.
2011
O ano de 2011 foi marcado por grandes aquisições, como a da Santa Saúde e Dental Vida, que atuavam principalmente nos Estados do Ceará e Maranhão. Foi adquirido ainda o Hospital Vasco Lucena e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Nesse ano HAPVIDA Saúde se torna uma operadora de Saúde Suplementar com atuação nacional através da venda de planos odontológicos, que, em 2013, passou a ser reconhecida pela marca Hapvida + Odonto.
2012
Em 2012 e 2013 a Hapvida faz mais três aquisições no setor de saúde: Hospital Aldeota, Hospital Rio Mar e Hospital João Pessoa entram no portfólio de ativos da Companhia.
2014
Em 2014 a Companhia realizou duas aquisições no setor de saúde, o Hospital Luís França no estado do Ceará e o Hospital Fleming, no Amazonas. Além disso, realizamos a inauguração de mais seis hospitais, quatro unidades de pronto atendimento e dez clínicas divididas em sete Estados das regiões Norte e Nordeste do país. Nesse período, também realizamos investimentos relevantes em tecnologia e inovação.
2017
Em 2017 a Companhia reforça seu atendimento no estado da Bahia com a aquisição de mais um hospital, na cidade de Camaçari, o Hospital SEMED. Ainda em 2017, a Companhia deu início a uma reorganização societária envolvendo suas 26 controladas, a fim de simplificar sua estrutura organizacional e otimizar os processos e controles necessários para a gestão do negócio, além de adequar a novos desafios de crescimento. A reorganização consiste em 3 etapas de incorporações, visando a concentração de atividades operacionais similares.
2018
Em 2018 a Companhia constrói o hospital em Teresina, estado do Piauí, sendo esta a última capital dos Estados do Nordeste a nos estabelecer com nossa rede própria. Ainda neste ano, a Companhia dará o seu primeiro passo para nossa operação em planos de assistência médica fora das regiões Norte e Nordeste, com o início da construção do hospital de Joinville, no estado de Santa Catarina. Ainda em 2018 a Hapvida compra duas carteiras de beneficiários, Free Life no Ceará e a Uniplam no Piauí, ambas com 25mil beneficiários cada. Abriu seu capital no mês de abril, em uma operação que movimentou R$3,43 bi de reais, sendo considerado o maior IPO da história da saúde suplementar do Brasil.
2019
Operação em Joinville (Santa Catarina), que inaugurou nossa entrada na região sul do Brasil. Em maio, aquisição do Grupo São Francisco. Aquisição do Hospital das Clínicas e Fraturas do Cariri em Juazeiro do Norte, estado do Ceará. Compra do Grupo América, na região metropolitana de Goiânia (Goiás). Em julho, primeira emissão de debêntures, no valor de R$2,0 bilhões. Operação de oferta subsequente de ações (follow on) em montante global de R$2,6 bilhões. Diversas outras aquisições aconteceram até o final do ano.
2. AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Hapvida (HAPV3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e a PUMA é a plataforma responsável por negociações em ambiente absolutamente eletrônico.
A possibilidade de negócios através de um computador caseiro ou mesmo um celular atraiu milhões de brasileiros, diante do otimismo que reinou entre 2018 e final de 2019, ao ambiente competitivo da bolsa.
O que eles não sabiam é que a bolsa pode ter movimentos bem violentos e os big players se aproveitaram da liquidez potencial para, no momento de queda, absorver bons ativos a preços baixos, proporcionados pelos novos investidores que venderam ativos por uma parcela do valor pelo qual pagaram.
Assim, consideramos fundamental ferramentas e conceitos de leitura dos ativos baseados no volume (80% ou mais do volume das bolsas é de responsabilidade dos big players). Dessa forma, sabemos como os institucionais estão se posicionando e temos a possibilidade de fazer frente a eles, achando zonas de negociação, de entrada e de saída de investimentos com maios chance de acerto. O volume nos mostra onde eles estão posicionados e que posições eles vão defender ou a partir das quais desencadearão movimentos de preço mais violentos.
Uma das metodologias que melhor faz isso hoje é o Raio X Preditivo
Quais ações a Hapvida possui?
A Hapvida possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias e também recebem dividendos quando a empresa os distribui.
Qual são os códigos das ações da Hapvida
O código de negociação das ações da Hapvida é HAPV3.
As ações da Hapvida (HAPV3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Hapvida (HAPV3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira. Futuramente, nada impede que elas sejam negociadas também em bolsas estrangerias através de programas de recibo, como as ADR, dos mercados dos Estados Unidos.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Hapvida (HAPV3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Candido Pinheiro Koren de Lima Junior | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Candido Pinheiro Koren de Lima | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Jorge Fontoura Pinheiro Koren de Lima | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Ppar Pinheiro Participações S.A. | 70,79 | 0,00 | 70,79 |
Outros | 29,21 | 0,00 | 29,21 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Hapvida (HAPV3). Destacamos:
Trade com ações da Hapvida (HAPV3)
No trade, não temos intenção de ficar com as ações por muito tempo.
- Se achamos que vai subir, compramos e encerramos a operação com uma venda. Se cair, temos prejuízo
- Se achamos que vai cair, vendemos e encerramos a operação com uma compra. Se subir, temos prejuízo
Podemos vender ações que não temos através do aluguel de ações, uma operação bem comum facilitada pelas corretoras.
A duração dos trades podem ser:
- Day trade: começa e termina no mesmo dia.
- Swing trade: dura alguns dias.
- Position trade: dura algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Hapvida (HAPV3)
Outra possibilidade é para os investidores, aqueles que pretendem ficar com as ações por muito tempo. Os lucros da empresa são divididos com os acionistas em forma de dividendos. Os dividendos podem ser usados para comprar mais ações e gerar ainda mais dividendos no futuro. Pra isso, deve-se escolher empresas lucrativas e que paguem dividendos regularmente. Veja os dividendos recentes das ações da Hapvida (HAPV3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 28/04/2020 | 28/04/2020 | 30/12/2020 | 0,02 | 0,03% |
Juros Sobre Capital Próprio | 27/12/2019 | 03/01/2020 | 30/04/2020 | 0,16 | 0,23% |
Juros Sobre Capital Próprio | 27/06/2019 | 02/07/2019 | 30/04/2020 | 0,16 | 0,42% |
Dividendo | 22/04/2019 | 22/04/2019 | 30/04/2019 | 0,12 | 0,42% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2018 | 14/12/2018 | 30/04/2019 | 0,18 | 0,62% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Consideramos que uma das coisas mais importantes para escolher ações, seja para investir, seja para fazer trade, é entender como os big players estão se posicionando nesses ativos.
Para isso, é fundamental entender o funcionamento do volume de negociações de um ativo e a influência desse fator sobre o preço dele no futuro.
Nesse sentido, uma das metodologias mais funcionais é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
- Conheça um método surpreendente para investir em Ações da Hapvida (HAPV3) e de outras empresas da Bolsa de Valores. Vai perder essa?
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que estuda o volume de negociações de um ativo e o comportamento desse fator. Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa e o preço é mero efeito. Se focamos nas causas de um evento, nos adiantamos ao próprio evento, aos efeitos, que, no caso, são os movimentos de preço.
Também podemos considerar que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação dos big players já que esses, também chamados de investidores institucionais, são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios nos mercados mundiais.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?
Eu poderia falar aqui sobre você precisar abrir uma conta em uma corretora e outros passos básicos.
Mas vou enfatizar o fato de que você PRECISA fazer um curso, qualquer curso sobre bolsa de valores antes. Obviamente, pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo (ênfase nas causas).
Mas, independentemente do que você escolher, saiba que, sem conhecimentos mínimos não há chance de sucesso: a bolsa é um dos mercados mais competitivos e violentos que existe.
Depois de aberta sua conta em uma corretora de valores, treine muito na conta demo, em que não arriscará perder dinheiro. Esse fator torna operar na conta demo mais fácil, mas não espere ter sucesso na conta real sem treinar na conta demo antes com “lucro” e “consistência”.
Depois de treinar bastante, aí sim, pode começar a operar ativos de verdade.
9. CONCLUSÃO
A Hapvida (HAPV3) é uma empresa em franco crescimento que abriu seu capital bem recentemente. É possível que haja uma ênfase de desenvolvimento do mercado de saúde no Brasil, sobretudo considerando as políticas de sucateamento do SUS defendidas por diversos segmentos da sociedade, para bem ou para mal.
Independentemente de qualquer futurologia, na hora de escolher ações, foque em fatores realistas. E um dos mais realistas é o volume. O volume não mente e ele demonstra o grau de interesse dos institucionais (big players) em determinados papéis. Nesse tipo de análise, o Raio X Preditivo é a metodologia mais indicada, se não for a única que tem esse tipo de leitura.