As ações da Grazziotin (CGRA4): é para comprar ou para vender? Será que essa tradicional loja de variedades vai ter uma alta surpreendente e você pode se dar bem?
As ações da Grazziotin (CGRA4) são os ativos de uma das empresas mais tradicionais do Brasil e que carrega a história da imigração italiana em nosso território. Mas, óbvio, basear nossas decisões de investimento só nisso, não é suficiente. É preciso ir mais a fundo.
As ações da Grazziotin (CGRA4) se referem ao setor de varejo, setor que, havendo a retomada do crescimento brasileiro, pode ser largamente beneficiado. Assim, neste artigo, vamos falar da história, dos negócios e das perspectivas dessa companhia. Porém, fique muito atento ao nosso posicionamento quanto ao investimento nessas ações, bem como no investimento de longo prazo de qualquer ação da bolsa de valores.
-
- O que é a Grazziotin e suas ações (CGRA4)?
- Ações da Grazziotin (CGRA4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Grazziotin (CGRA4)?
- Formas de ganhar em ações da Grazziotin (CGRA4)?
- Investir ou não investir em ações da Grazziotin (CGRA4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Grazziotin (CGRA4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
As ações da Grazziotin estão assim divididas:
Ordinárias – CGRA3 | 8.174.413 |
Preferenciais – CGRA4 | 11.926.570 |
Total | 20.100.983 |
Destas, estão em livre negociação as seguintes:
Quantidade de Ações Ordinárias – CGRA3 | 2.559.573 | 23,16% |
Quantidade de Ações Preferenciais – CGRA4 | 8.490.026 | 76,84% |
Total de Ações | 11.049.599 | 55,10% |
1. O QUE É A GRAZZIOTIN E SUAS AÇÕES (CGRA4)?
Segundo a página das ações da Grazziotin (CGRA4) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia assim se classifica nas categorias do mercado:
- Atividade Principal: Comércio Varejista de Vesturio E Bazar..
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.
A Grazziotin S/A (CGRA4) é, portanto, um comércio varejista de vestuário e bazar.
A sede da companhia fica em Passo Fundo/RS, no Rio Grande do Sul.
Ali tem uma área de 2.500m² de escritórios, além de uma área de treinamento de 1.000m².
Os depósitos centrais de produtos da Grazziotin (CGRA4) chegam a 24.617m². O terreno que recebe toda essa estrutura tem 88.822m².
A rede Grazziotin (CGRA4) é uma loja pra família. Foi fundada como familiar, por um time quatro irmãos que se apoiaram uns nos outros.
Hoje são 4 redes que tendo gestão independente, que se apoiam permanentemente, garantindo a continuidade de todas.
Suas principais características são:
- Loja de vestuário
- Decoração pra casa
- Voltada à família
- Auto-serviço
- Volume de produtos focados no preço baixo
- Crediário facilitado
Rede Tottal Casa e Conforto
O objetivo deste segmento é o destaque no comércio de produtos de utilidades do lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho, tendo direcionamento pra produtos que possuam qualidade e preços competitivos.
Rede Pormenos
Esta rede é voltada ao auto-serviço que comercializa produtos de qualidade, tendo variedade, volume, preço baixo e crediário facilitado aos seus clientes. Seu mix de produtos tem como segmento linha íntima, confecções, calçados, cama, mesa e banho. Tem como público-alvo o varejo popular, sendo em sua maioria, mulheres que compram pra toda a família.
Grife Franco Giorgi
A grife Franco Giorgi, marca própria de moda masculina que garante qualidade, conforto, estilo e tendência. Prioriza encantar seus clientes e, assim, atingir os objetivos de venda e lucratividade.
O que são as ações da Grazziotin (CGRA4)?
Ações são a menor fração possível do capital social de uma companhia. Quando compro ações, como as da Grazzitin (CGRA4), estou comprando um “pedacinho” da empresa, me tornando sócio dela.
As empresas lançam suas ações na bolsa, num processo chamado IPO – Oferta Pública de Ações – pra captar recursos junto ao mercado, junto aos investidores de todos os tamanhos e procedências.
Se esses recursos captados através da venda do capital social forem bem usados, ela vai crescer e, consequentemente, as ações que compramos passará a valer mais. Ela vai lucrar mais e parte desse lucro será dividida entre os investidores em forma de dividendos.
Muitos participantes do mercado, no entanto, não estão interessados em se tornar sócios. Eles querem comprar ações pra vender tão logo elas valorizem de acordo a seus objetivos, realizando seu lucro a partir da oscilação natural dos ativos.
Podem ganhar, inclusive, se os ativos desvalorizarem, fazendo vendas descobertas: alugar ações, vender, recomprar quando estiverem mais baratas e manter a diferença entre os dois preços (se as ações subirem de preço, terão prejuízo).
Histórico da empresa e de suas ações (CGRA4)
- 1947: Neste ano, a família de Valentin Grazziotin e Raquel Bordin já estava bem instalada no Brasil, em pleno desenvolvimento. A família chegou por aqui em 1879.
- 1950: Tomadas as providencias necessárias pra iniciar o negócio, o atacado foi então aberto a 24 de maio de 1950, na Av. Presidente Vargas nº 64, com um capital inicial de 300 mil cruzeiros (aproximadamente R$ 110.000,00 em moeda do ano de 2000), emprestados aos irmãos Tranqüilo, João, Plínio e Idalino pelo seu pai Sr. Valentin. O negócio que já iniciou com atacado e varejo de secos e molhados, tornando-se uma próspera casa comercial.
- 1952: Já em 1952, ocorre a primeira mudança na sociedade, com a entrada do Sr. Valentin, outros irmãos e outros sócios. Expandem-se os negócios, e a empresa entra no ramo de importação e exportação. Exportavam cereais e lã de ovelha e importavam armarinhos, arame farpado, soda cáustica, armas e munição. Torna-se também, uma forte fornecedora de grãos para os grandes centros do Brasil, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro pra onde levavam feijão branco e preto produzido na região e os vendia com um marketing diferenciado: “Feijão do saco pra panela”, pois o feijão era catado a mão e limpo antes de ser vendido. O consumidor somente teria o trabalho de tirar o feijão do saco e colocar na panela.
- Década de 60: Foi adquirido o prédio e as mercadorias da empresa Max Avila, na Av. Presidente Vargas nº 20, onde 1965, foi inaugurado um moderno prédio no qual ainda hoje se localiza uma Loja Grazziotin e uma Tottal.
Quando o Brasil conseguiu a estabilidade da inflação, no final da década de 60, a Grazziotin experimentou um crescimento acentuado, trabalhando com eletrodomésticos, fogões, geladeiras, aparelhos de TV, máquinas de costuras, etc., vendendo no crediário em até 36 pagamentos e sendo a primeira loja da região a ter sistema automatizado de venda, algo inédito pra época. Houve uma época em que em apenas um pedido ao fornecedor foram adquiridos 1.000 fogões, tão grande era a demanda. - Década de 70: Na mesma proporção em que o comércio do varejo crescia, decaia o comércio por atacado, de tal forma que, no final da década de 70, a Grazziotin que se conhecia nada mais tinha a ver com a que iniciara 20 anos antes, em termos de foco de negócio. A Grazziotin dos anos 70, já com a segunda geração participando da administração, era uma empresa varejista, comercializando móveis, eletrodomésticos, bazar, ferragem e material de construção, com um sistema de comercialização de segunda vanguarda. Colocava a mercadoria ao alcance da mão do cliente, eliminando as prateleiras, as gavetas e tudo o que separasse o consumidor do produto.
- 1971: Expansão com abertura de filiais, a primeira sendo em Erechim, logo depois Carazinho, Marau, Cruz Alta e assim por diante.
- 1974: Foi adquirido um computador IBM/3, pra dar suporte as operações de empresa nos sistemas administrativos e comerciais.
- 1979: Quando a família completou em 1979 seu centenário no Brasil, inaugurou o prédio do Centro Administrativo, um complexo moderno, com 2.800m² de área construída, junto à área de distribuição central, abrigando a administração da empresa que estava dispersa em vários locais, num terreno de 85.000 m². No mesmo ano, buscou o primeiro aporte de capital, passando à Sociedade Anônima, com ações comercializadas na Bolsa de Valores. A razão social passa a ser Comercial Grazziotin S/A.
- Anos 80: Os anos 80 iniciaram árduos para o comércio, principalmente para o mercado de eletrodomésticos. A concorrência era acirrada e predadora. A empresa tinha duas opções: entrar na guerra da concorrência e correr os riscos deste processo ou mudar. Optou por mudar. Embora sem ter conhecimentos pra trabalhar com moda, a direção foi buscar o conhecimento necessário para se redimensionar, transformando-se em loja de moda e bazar. Foi um período difícil, de trabalho duro e incansável, muitas viagens à Europa foram feitas, principalmente para a Itália, buscando aprender como trabalhar com moda, o que era para a empresa, uma novidade. Mas o sucesso coroou este esforço.
- 1981: A razão social mudou para Grazziotin S/A. Começou a abertura da empresa em redes diferentes. Primeiramente a Grazziotin inicia o processo de modernização separando o material de construção do restante da loja, ficando o nome Grazziotin para a linha de moda e bazar.
- 1984: Criada a rede Tottal para materiais de construção, pois não ficaria adequado comercializar moda e mateiral de construção numa mesma loja, tampouco com o mesmo nome. As lojas Tottal, hoje com nova marca, Tottal Casa & Conforto, trabalha com reforma, manutenção da casa, lazer e conforto para o lar.
- 1985: A rede Por Menos foi criada em 1985, e se destaca por ser uma loja de descontos, apresentando linha popular de moda e bazar. Desde agosto de 1999, passou a se especializar em moda e a vender a prazo, pois até então só comercializava seus produtos à vista.
- 1989: Em fevereiro de 1989, surgiu a rede Franco Giorgi, oferecendo produtos de moda masculina com marca própria e padrões internacionais. Em 1989, foi criada a GRATO S/A, em sociedade com a TODESCHINI, e foi adquirida grande área de terras na Bahia, onde hoje são plantados soja e milho e estão sendo dados os primeiros passos na pecuária.
- 1994: Instituiu o sistema APR, da Administração Por Resultado, onde passou a premiar os funcionários com parcela do lucro da empresa.
- 1995: A automação das lojas teve início em 1995, com a instalação de terminais PDV, micros, leitoras de código de barras scanners e impressoras.
2. AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Grazziotin (CGRA4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente totalmente eletrônico, proporcionado pelo sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativo).
Quais ações a Grazziotin possui?
A Grazziotin (CGRA4) possui ações ordinárias e preferenciais:
- Ordinárias: dão direito a voto nas assembleias e cada ação corresponde a um voto; tem direito aos dividendos e outros proventos, mas não têm preferência em recebe-los.
- Preferenciais: têm preferência no recebimento de dividendos, mas não têm direito a voto nas assembleias.
Qual são os códigos das ações da Grazziotin
- Ordinárias: CGRA3
- Preferenciais: CGRA4
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação formados por 4 letras e 1 numeral de 1 ou 2 dígitos.
As ações da Grazziotin (CGRA4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Grazziotin (CGRA4) são negociadas apenas na bolsa brasileira, embora nada impeça de que, no futuro, essas ações sejam negociadas no exterior através de um programa de recibos, como as ADR (American Depositary Receipts), que são usados nos Estados Unidos.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da CGRA4 e da CGRA3 são os seguintes:
Nome | %ON – CGRA3 | %PN – CGRA4 | %Total |
Fidely Northstar Fund | 5,51 | 0,00 | 2,24 |
Fidelity Puritan Trust | 4,89 | 0,00 | 1,99 |
Ana Maria Grazziotin | 0,26 | 5,38 | 3,30 |
Renata Grazziotin | 0,00 | 2,26 | 1,34 |
Marcus Grazziotin | 0,00 | 1,71 | 1,02 |
Matias Grazziotin | 0,02 | 1,00 | 0,60 |
Lucas Grazziotin | 0,00 | 0,62 | 0,37 |
Cshg Clique Fundo de Investimento em Ações | 6,34 | 14,01 | 10,89 |
V.r. Grazziotin S.A | 66,97 | 15,59 | 36,48 |
Fidelity Global Intrinsic Value Investment Trust | 0,00 | 2,17 | 1,29 |
Outros | 16,02 | 57,27 | 40,49 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Grazziotin (CGRA4). Duas são as mais simples e populares:
Trade com ações da Grazziotin (CGRA4)
O trade visa o ganho com ações através das oscilações naturais do preço, para cima e para baixo, a volatilidade.
- Se achamos que vai subir ou manter uma tendência de alta, compramos para, depois de um tempo, vender as ações mais caras. Se, no entanto, as ações caírem de preço teremos prejuízo.
- Se achamos que vai cair ou manter uma tendência de baixa, vendemos para, depois de um tempo, vender as ações, agora, mais baratas. Se, porém, as ações subirem de preço, teremos prejuízo.
A venda de ações, mesmo sem tê-las, é possível através do aluguel de ações. Alugamos as ações, intermediados pela corretora, vendemos e quando encerramos a operação recompramos. Se elas estiverem de fato mais baratas tivemos lucro, devolvemos ao investidor que as alugou e pagamos o aluguel. O nome dessa operação é venda descoberta ou, em inglês, “short”.
Os trades podem ser classificados de acordo com sua duração:
- Day trade: as operações começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: as operações duram alguns dias.
- Position trade: as operações duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Grazziotin (CGRA4)
Aqueles participantes que visam acumular ações independentemente do cenário – valorização ou desvalorização – podem estar visando remunerar seu investimento através de dividendos.
Os dividendos são parte do lucro das companhias divididos entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem.
Uma das filosofias de quem investe é usar os dividendos para comprar mais ações que, por sua vez, darão mais dividendos, alimentando o ciclo virtuoso.
Claro que, para isso, a empresa precisa pagar dividendos constantemente e, além de tudo, os dividendos precisam representar uma soma considerável, medida pelo dividend yield que é a porcentagem que o dividendo representa frente ao valor total da ação.
Vejamos como foram os dividendos da Grazziotin, das ações CGRA3 e CGRA4, nos últimos anos:
Data de Aprovação | Tipo de Ação | Valor |
19 Dez 2018 | Preferencial | 1,096902 |
19 Dez 2018 | Ordinária | 1,096880 |
19 Dez 2018 | Ordinária | 1,096902 |
19 Dez 2018 | Preferencial | 1,096880 |
22 Dez 2017 | Preferencial | 1,288800 |
21 Dez 2017 | Preferencial | 1,288800 |
21 Dez 2017 | Ordinária | 1,288800 |
20 Dez 2016 | Preferencial | 1,175228 |
20 Dez 2016 | Ordinária | 1,175228 |
16 Dez 2015 | Preferencial | 0,715197 |
16 Dez 2015 | Ordinária | 0,715197 |
13 Mar 2015 | Ordinária | 0,128038 |
13 Mar 2015 | Preferencial | 0,128038 |
16 Dez 2014 | Ordinária | 0,612800 |
16 Dez 2014 | Preferencial | 0,612800 |
04 Abr 2014 | Ordinária | 0,105420 |
04 Abr 2014 | Preferencial | 0,105420 |
18 Dez 2013 | Preferencial | 0,522553 |
17 Dez 2013 | Ordinária | 0,522553 |
19 Dez 2012 | Preferencial | 0,528292 |
15 Abr 2011 | Preferencial | 0,461380 |
08 Abr 2010 | Ordinária | 0,277462 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em 2018, a Grazziotin (CGRA4) teve um lucro líquido de R$ 53.77 milhões. Não é um valor desprezível, mas se compararmos com os cinco anos anteriores, isso foi 2,47% menor que a média desse período: R$ 57.05 milhões.
A receita líquida da Grazziotin (CGRA4) foi de R$ 463.17 milhões em 2018. E, por outro lado, esse valor superou o valor médio dos últimos cinco anos (R$ 412.43 milhões). Tendo então um crescimento de 3,34% por ano.
Investir significa basicamente “longo prazo”. E vemos o longo prazo em ações, embora funcione e faça parte da filosofia de muitas pessoas físicas na bolsa, com cautela.
Sabemos que muitas ações, ao longo dos anos e das décadas, apresentam crescimento consistente: vale a pena ficar com elas, na alegria e na tristeza, nas altas e nas baixas, porque, ao longo do tempo, elas terão um bom desempenho, pagarão dividendos e deixarão os acionistas satisfeitos.
Porém, também sabemos que, em momentos de euforia, é comum que investidores iniciantes entrem de cabeça nessa filosofia e “apliquem” todas as suas economias em ações de empresas que consideram sólidas. Eles ignoram o fato de que os momentos de crise na bolsa de valores são inevitáveis e, nessas ocasiões, verão seu patrimônio cair 10%, 20% ou até mesmo 50%.
Enquanto investidores maduros verão uma oportunidade de comprar ainda mais ações, o iniciante terá dificuldade de manter a serenidade, sobretudo se está com todas as suas economias já investidas (sequer terá mais recursos para fazer novos aportes). E também não saberá dizer com segurança se as ações que comprou vão cair mais ou se um dia voltarão a subir.
A bolsa está cheia de exemplos de empresas que eram “boas e sólidas” e, agora, valem uma fração do que valiam ou simplesmente desapareceram: Mesbla, Mappin, Oi, OGX… até a Petrobras que é uma empresa incrível ainda está longe de voltar ao patamar que chegou em 2008 (quem comprou naquela época está esperando até hoje a tal da valorização no longo prazo).
Assim, nossa recomendação, quando a ações é:
- Apenas uma parte de suas economias na renda variável: em caso de oscilações muito fortes para baixo, isso dará serenidade na hora de tomar decisões, pois o resto de seu dinheiro estará protegido.
- Operações com perspectiva de saída em caso de certo nível de prejuízo e também quando se atingir os objetivos em termos de lucro.
- Uso de uma metodologia que aponte zonas saudáveis de preço para entrada em operações. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa para manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática.
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematizou a Nova Análise Técnica no Brasil.
A Nova Análise técnica se caracteriza por colocar o volume de ativos negociados ao longo do tempo e o fluxo de ordens de compra e venda como protagonistas de sua observação.
Para a Nova Análise Técnica o volume é a causa do movimento dos preços enquanto o preço é mero efeito.
Observando e interpretando as causas, conseguimos antecipar os efeitos com maior qualidade.
Desse modo, o trader consegue identificar as regiões saudáveis de trade para suas operações.
Outra forma de encarar o Raio X Preditivo é classifica-lo como a observação da atuação dos grandes players institucionais já que apenas esses participantes do mercado têm cartuchos na agulha para movimentar o volume em negócios de maneira a controlar a demanda e a oferta em momentos estratégicos.
Desse modo, o trader pode se colocar ao lado desses participantes, os investidores institucionais, e acompanhar os movimentos mais importantes por eles causados.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA GRAZZIOTIN (CGRA4)?
Comprar ações como as da Grazziotin (CGRA4) ou de qualquer outra empresa negociada na bolsa de valores é a coisa mais simples do mundo hoje em dia. Antigamente, era uma burocracia e era fácil imaginar que bolsa era coisa de gente rica.
Hoje, basta abrir sua conta na corretora de valores, coisa que você faz através de um aplicativo. Deposita o dinheiro, através de uma transferência eletrônica. Outra coisa que você faz com o aplicativo. E pronto. Você está pronto para comprar ações.
Mas não recomendamos que você faça isso sem antes fazer um bom curso de preparação para negociar ações na bolsa de valores. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Mas não é só isso.
Você precisa, eu diria que é imprescindível, treinar na conta demo que a corretora fornece. O que é isso? Basicamente você vai comprar e vender CGRA4 com “dinheiro de mentirinha”. Não vou mentir pra você: negociar na conta demo é bem diferente do que negociar na conta real, porque não há a pressão das perdas e prejuízos reais.
Mas se você não tiver bons resultados na conta demo, esqueça. Não é na conta real que você vai conseguir. Então, treine muito seus trades na bolsa de valores na conta demo.
9. CONCLUSÃO
A Grazziotin (CGRA4) – ainda que não tenha tido resultados espetaculares -, sem dúvida, é uma empresa que, embora pequena (apenas se comparada a algumas das gigantes da bolsa, claro) é uma companhia tradicional do comércio e que, cada vez mais vem se adaptando às novas realidades do varejo. Vemos que suas chances de se desenvolver no atual contexto econômico são tão boas quanto qualquer outra empresa que seja bem administrada.
Porém, se isso vai acontecer no longo prazo ou não é algo que não nos cabe tentar adivinhar e, ainda que soubéssemos que isso iria de fato acontecer, estamos cientes de que as ações de qualquer companhia não sobem em linha reta (também não caem em linha reta).
O investidor que escolher o longo prazo terá que preparar seu coração, pois é certo que haverá momentos de desesperança e pouco otimismo. O praticante do buy and hold precisa aprender a ignorar essas ocasiões.
Mas nos perguntamos se vale a pena passar por isso: usando a metodologia certa conseguimos detectar os melhores momentos para comprar e para vender, antecedendo prováveis momentos de alta consistente e também antecipando momentos em que o otimismo está prestes a virar pessimismo em uma queda forte.
Assim, recomendamos que você comprometa apenas uma parte de suas economias na renda variável e, ainda assim, tendo em vista operações que só aproveitem aqueles momentos realmente vantajosos da bolsa.