As ações da Fras-Le (FRAS3) vão cair ou vão subir? Jogue fora a bola de cristal e leia este artigo em que apresentamos a empresa e nossa metodologia de investimento e trade
As ações da Fras-Le (FRAS3) estão ligadas ao setor automotivo do país e do mundo. Também não se pode ignorar que a companhia é uma das empresas da Randon (RAPT3 e RAPT4). A Randon está nos setores de Veículos e Implementos (Randon Implementos & Randon Veículos), Autopeças (Fras-le, Master, JOST, Suspensys e Castertech) e Serviços (Randon Consórcios e Banco Randon).
Será este o momento de investir em ações da Fras-Le, considerando a situação econômica do país? Temos nossa opinião sobre o longo prazo, sobretudo em momentos de euforia. Geralmente encaramos o longo prazo nos momentos de crise aguda. Exemplo: a recente do corona vírus. Nele, os participantes fracos estão vendendo ações a preço de banana e os investidores institucionais estão comprando, pensando, aí sim, num prazo maior, período depois do qual distribuirão esses ativos que compraram baratos no topo do mercado.
No mais, preferimos operações de prazo mais curto na bolsa. Em ambas as situações recomendamos a análise do volume a fim de interpretar a atuação institucional, de modo a operar lado a lado com os possuidores fortes.
Neste artigo, vamos conhecer a Fras-Le (FRAS3), seus negócios, sua história e algumas coisas que você precisa saber para fazer bons investimentos e trades.
Veja o que você vai aprender sobre as ações da Fras-Le (FRAS3):
- O que é a Fras-Le e suas ações (FRAS3)?
- Ações da Fras-Le (FRAS3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Fras-Le (FRAS3)?
- Formas de ganhar em ações da Fras-Le (FRAS3)?
- Investir ou não investir em ações da Fras-Le (FRAS3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Fras-Le (FRAS3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Fras-Le (FRAS3)?
- Conclusão
A Fras-Le (FRAS3) tem 217.566.343 ações ordinárias e, destas, 102.669.124 (47,19%) estão em livre negociação na bolsa de valores.
1. O QUE É A FRAS-LE E SUAS AÇÕES (FRAS3)?
Segundo a página sobre as ações da Fra-Le (FRAS3) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a companhia se classifica da seguinte forma:
- Atividade Principal: Indústria de Autopeças E Materiais de Fricção.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Material de Transporte / Material Rodoviário.
A Fras-le S/A (FRAS3) é uma indústria de autopeças e materiais de fricção.
Ela foi fundada em 1954 e seu negócio pode ser classificado como de segurança no controle de movimentos. Um jeito bonito de dizer: “Fazemos freios e afins.”
É uma das Líderes mundiais no segmento.
Foi o primeiro fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter certificação pela norma ISO 9001 e possui também a ISO 14001 , OHSAS 18001e a ISO TS 16949, normas que envolvem qualidade, tecnologia e meio ambiente, respectivamente.
A Fras-Le tem fábricas no Brasil (Rio Grande do Sul e São Paulo), nos Estados Unidos (Alabama), Argentina (Buenos Aires), Uruguai (Montevidéu), Índia (Haryana) e na China (Pinghu), centros de distribuição na Argentina, Colômbia, Europa e Estados Unidos e operações comerciais nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, México, Emirados Árabes Unidos e África do Sul e México.
São mais de 100 países atendidos nos cinco continentes onde atua.
São também 14 mil produtos nas marcas Fras-Le, Controil e Lonaflex sob sua responsabilidade.
Eis algumas de suas linhas e todos os setores a que atende:
- lonas e pastilhas para veículos pesados
- pastilhas, lonas e sapatas para veículos leves
- revestimentos de embreagem
- pastilhas e sapatas para motos
- pastilhas para aeronaves
- pastilhas e sapatas para trens e metrôs
- lonas moldadas e trançadas e placas universais.
A empresa tem sua atuação voltada ao fornecimento de produtos originais às montadoras e também ao mercado de reposição global.
A Fras-le (FRAS3) mantém um dos mais avançados Centros de Pesquisas e Desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios e um Campo de Provas.
O que são as ações da Fras-Le (FRAS3)?
As ações da Fras-Le (FRAS3) nada mais são do que uma fração de tudo o que a empresa vale. O valor de cada ação multiplicada pelo total de ações nos dá o valor dessa empresa, sua capitalização.
Uma companhia abre capital e passa a negociar seus “pedacinhos” em forma de ação para captar recursos para investir. Esses recursos, se bem usados, vão fazer a empresa valer mais com o tempo. Se ela vale mais, os pedacinhos, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.
Ao comprar ações, eu estou aceitando dividir o risco desse empreendimento com a empresa. Claro que, ao abraçar o risco, eu estou pensando na possibilidade de a empresa valer mais e as ações que comprei valorizarem.
Uma empresa que valoriza, certamente tem lucros maiores: os lucros são divididos comigo, uma parte deles, em forma de dividendos, que é outra forma de remunerar minha tomada de risco.
Histórico da empresa e de suas ações (FRAS3)
1954 – 1963
Em 22 de fevereiro, sob a marca Fras-le, é fundada a Indústria Francisco Stedile & Cia. Desde então, a empresa começa a construir sua marca participando de eventos setoriais, como o 1º Salão do Automóvel, em São Paulo. Em 1961 passa a usar o nome oficial Fras-le.
1964 – 1973
Em 1969, estreia no mercado internacional realizando a primeira exportação de lonas de freios para o Paraguai. Em 1972 participa do VIII Salão do Automóvel com a mais completa linha de materiais de fricção da América Latina.
1974 – 1983
Inaugura o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – Francisco Stédile, o primeiro do Brasil na área de materiais de fricção e atualmente, um dos mais bem equipados do mundo. A empresa consolida-se no mercado externo, comercializando produtos em países como Uruguai, Bolívia, Equador, Venezuela, Nicarágua, Honduras, Panamá e EUA. Recebe da Mercedes-Benz, a homologação da primeira lona de freios para a linha de montagem. Preocupada com a gestão ambiental, em 1978 a empresa inicia estudos para substituir o amianto nos materiais de fricção. Em 1979, a Fras-le torna-se a maior empresa de fricção da América Latina e alcança o índice de 81% das exportações brasileiras do setor. No início dos anos 80, a empresa adquire o controle acionário da Lonaflex S.A e inicia as primeiras exportações para o mercado europeu.
1984 – 1993
A Fras-le recebe pela primeira vez o Prêmio Exportação conferido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), a empresa tem recebido ano após ano esse reconhecimento do mercado. Também é agraciada com o Prêmio Melhores e Maiores do Brasil, da revista Exame. Firma acordo tecnológico com ABEX Corporation (EUA) para fabricação de produtos para veículos norte-americanos, europeus e japoneses. Ainda nesta década passa a fornecer, com exclusividade, produtos para veículos pesados de montadoras como Scania, Mercedes-Benz e Volvo. Inaugura nova unidade industrial em uma área de300 mil m2 em Caxias do Sul, local onde situa-se a matriz da empresa; cria a Fras-le North America Inc. e abre escritório e centro de distribuição nos EUA; a Fras-le Argentina S.A, em San Martín, província de Buenos Aires também foi inaugurada nesta década.
1994 – 2003
Recebe importantes certificações, tais como ISO 9001, QS 9000, ISO 14001 – sendo a primeira a receber essa certificação na América Latina, além de diversos prêmios de qualidade. Reinaugura o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, dotado de equipamentos de última geração. Em 1996 é adquirida e integra-se às demais empresas do conglomerado Randon, um dos maiores do segmento automotivo no Brasil. Em 2002 atinge a maior a conquista da década, a comercialização de 100% dos seus produtos sem amianto. Como patrocinadora da Fórmula Truck, parceria mantida por dez anos, desenvolve uma pastilha de freio específica para esta categoria esportiva. Implanta o Florescer, programa educacional gratuito voltado à crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.
2014 – DIAS ATUAIS
Na década em que comemorou 50 anos, a empresa foi coroada com a conquista da mais importante certificação da indústria automobilística mundial, a ISO TS 16949. Em seguida, conquista o “Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)” e é reconhecida como uma das “Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil”. Inaugura unidades industriais no Alabama, nos Estados Unidos e também em Pinghu, na China. Além do escritório comercial em Gelsenkirchen, na Alemanha. Ocorre a inauguração do Campo de Provas das Empresas Randon, que conta com 18 pistas e laboratórios de alta tecnologia para teste dos produtos que garantem qualidade, segurança e confiabilidade aos mercados. Em 2012, através da aquisição da empresa Controil, especializada em componentes de freios hidráulicos, embreagens e soluções em polímeros, expande ainda mais sua atuação. A Fras-le celebra 60 anos de história e recebe, em sua sede, mais de 500 clientes do Brasil e do exterior. Inaugura seu mais novo empreendimento, o Centro Logístico, em uma área construída de 6.600m2 que duplica sua capacidade logística. Em 2016, reforçando sua preocupação com a inovação e o desenvolvimento de produtos de alta performance, torna-se a fornecedora oficial de pastilhas de freio da StockCar,uma das principais categorias do automobilismo brasileiro.
2. AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Fras-le (FRAS3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Os negócios são todos em meios eletrônicos, possibilitados pela Plataforma Unificada Multiativo (PUMA). Os pregões viva voz desapareceram há mais de dez anos.
Com isso, podemos negociar ações, como as ações da Fras-Le (FRAS3) a partir de casa, com um computador comum, ou mesmo um celular, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores.
É quando, então, entramos num dos ambientes mais competitivos do mundo, a bolsa de valores. Nela algumas das empresas mais poderosas do mundo se digladiam, lutando por liquidez.
Elas se aproveitam de momentos de grande euforia, como quando a bolsa chegou a 120 mil pontos para vender ativos aos possuidores fracos. E de momentos de grande desespero, como a crise do novo coronavírus, para comprar dos desesperados que compraram no topo do mercado, por preços irrisórios.
Por isso, é muito importante ter a seu lado uma metodologia focada em volume, a fim de acompanhar o comportamento desses participantes fortes do mercado. Uma das metodologias com melhor desempenho nesse sentido é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Fras-Le possui?
A Fras-Le possui apenas ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias e também têm direito a proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Fras-Le
O código das ações da Fras-Le é FRAS3. Todas as ações da bolsa são reconhecíveis por seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral, também conhecido como ticker.
As ações da Fras-Le (FRAS3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Fras-Le não participam de nenhum programa de recibo, como as American Depositary Receipts. As ADR permitem que ações nacionais sejam negociadas nos Estados Unidos.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Fras-Le (FRAS3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Gif V Pipe Fundo de Investimento em Participações (gávea) | 16,02 | 0,00 | 16,02 |
Dramd Participações E Administrações Ltda | 0,18 | 0,00 | 0,18 |
Previ-caixa Previdência Funcionários Banco Do Brasil | 12,41 | 0,00 | 12,41 |
Randon S.A. Impl.e Participações | 51,16 | 0,00 | 51,16 |
Outros | 18,85 | 0,00 | 18,85 |
Ações Tesouraria | 1,38 | 0,00 | 1,38 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Fras-Le (FRAS3):
Trade com ações da Fras-Le (FRAS3)
O trade são operações de curto prazo: day trade (começa e termina no mesmo pregão), swing trade (duração de poucos dias), position trade (duração de poucas semanas).
Se achamos que, em algum momento a ação vai cair de preço, compramos e vendemos com lucro ou prejuízo para encerrar a operação.
Se achamos que vai cair, alugamos ações, vendemos e recompramos para encerrar a operação com lucro ou prejuízo. Essa operação, através do aluguel de ações, é chamada de venda a descoberto.
Ganhar dividendos com ações da Fras-Le (FRAS3)
Os investidores estão interessados na valorização de longuíssimo prazo das ações, mas também nos dividendos que a companhia pode pagar.
Para tanto, devem ficar atentos se a companhia paga dividendos regularmente e se esse valor é suficientemente bom, observando o dividend yield, que é a porcentagem que representa quanto vale o dividendo frente ao preço da ação.
Veja como foram os últimos dividendos da Fras-Le (FRAS3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2019 | 16/12/2019 | 23/01/2020 | 0,07 | 1,45% |
Juros Sobre Capital Próprio | 23/07/2019 | 26/07/2019 | 09/08/2019 | 0,04 | 0,79% |
Dividendo | 29/04/2019 | 03/05/2019 | 15/05/2019 | 0,19 | 3,69% |
Juros Sobre Capital Próprio | 11/12/2018 | 14/12/2018 | 23/01/2019 | 0,12 | 2,5% |
Juros Sobre Capital Próprio | 22/06/2018 | 27/06/2018 | 25/07/2018 | 0,11 | 2,4% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Fras-Le, em seu site de relacionamento com investidores, aponta as seguintes estratégias:
- Garantir retorno sustentável para os acionistas;
- Garantir custos competitivos;
- Maximizar a utilização de ativos;
- Ampliar oportunidades de receitas;
- Ter margem de contribuição que garanta rentabilidade e competitividade;
- Manter unidades de negócios rentáveis;
- Expansão Global.
E declara ter as seguintes vantagens competitivas:
- Tecnologia adequada às necessidades dos clientes;
- Qualidade dos produtos e marcas reconhecidos no mercado;
- Relacionamento comercial de longo prazo;
- Serviços diferenciados (Suporte técnico e resposta rápida);
- Estratégias competitivas focadas em preço e campanhas promocionais;
- Presença relevante em mercados estratégicos;
- Forte atuação Internacional;
- Capacidade produtiva;
- Potencial humano para manutenção do negócio;
- Centro de Pesquisa e desenvolvimento;
- Campo de Provas para testes e simulações de uso real;
- Diversificação de linhas de produtos;
- Portfólio de produtos composto por mais de 14 mil itens;
- Receitas predominantemente originadas no segmento de reposição;
- Sinergias em compartilhamento de serviços e mercadológicas.
Independentemente de qualquer coisa, é fundamental estar atento a como os investidores institucionais estão se comportando frente às ações da Fras-Le (FRAS3).
Estão comprando?
Estão vendendo?
Somente uma metodologia que observe o volume nos dará respostas satisfatórias e que permitam nosso posicionamento, como é o caso do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
- Conheça um método surpreendente para investir em Ações da Fras-Le (FRAS3) e de outras empresas da Bolsa de Valores. Vai perder essa?
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3)?
Os conceitos consideram o volume como a causa dos movimentos de preço. Lendo a causa (volume) nos adiantamos aos efeitos (movimentos de preço).
Os maiores responsáveis pelo volume na bolsa são os investidores institucionais que têm padrões de comportamento bem determinado.
Assim também podemos interpretar o Raio X Preditivo como o estudo da atuação institucional nos mercados.
O Raio X Preditivo, através do posicionamento dos big players, nos dá zonas de trade position, em que a probabilidade de acerto é maior do que em qualquer outra na hora de fazer trades ou investimentos de longo prazo.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA FRAS-LE (FRAS3)?
O primeiro passo para comprar ações da Fras-Le (FRAS3) é se inscrever em um curso sobre bolsa de valores e trade.
É fundamental que esse curso considere o volume como a principal informação do gráfico. Um dos melhores cursos nesse sentido e talvez o único do Brasil que abertamente levanta essa bandeira é o Raio X Preditivo.
Só depois de inscrito abra sua conta em uma corretora de valores.
Primeiro treine muito os conceitos que vai aprender no curso em uma conta simulada (toda corretora oferece isso gratuitamente).
Depois de treinar bastante, garanta que tenha resultados positivos na conta simulada. A conta simulada é mais fácil por não envolver o fator emocional (você não perde dinheiro de verdade). Porém, também é verdade que, se você não tiver sucesso na conta simulada, seu resultado será bem pior na conta real.
Só então comece a operar ativos em sua conta real.
9. CONCLUSÃO
A Fras-Le (FRAS3) faz parte da Random e, ao mesmo tempo, tem um mercado mundial, tendo como clientes algumas das maiores empresas do mundo. Certamente ela depende de que essas empresas também desempenhem bem.
Independentemente disso, uma forma de sair do setor da “adivinhação”, é verificar como os investidores institucionais estão se posicionando em relação a essa companhia. Para isso, o volume é fundamental: sem saber o volume de negócios acumulados ao longo do tempo, nas altas e nas baixas, é impossível saber o que esses participantes fortes estão fazendo.
Para saber o que os investidores institucionais estão fazendo, recomendamos o estudo dos conceitos e das ferramentas do Raio X Preditivo.