As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3): conheça tudo sobre esta empresa e conheça um método para saber o que os big players estão pensando sobre ela
As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) estão ligadas direta ou indiretamente ao setor do agronegócio, por motivos óbvios. Ao mesmo tempo são influenciadas pelo câmbio, uma vez que sua matéria prima é, em grande parte, importada. Sofreu impacto negativo no primeiro trimestre de 2020 devido ao câmbio negativo para o real frente ao dólar, por exemplo.
As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) seriam uma boa opção de investimento neste momento em que, mesmo que com uma forte alta da bolsa depois da queda acentuada provocada pelo novo coronavírus, a bolsa vem se recuperando aos poucos? Devemos considerar os desdobramentos da fase inicial e aguda da crise?
Neste artigo, vamos falar sobre a companhia, sua história, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao investimento no longo prazo. Já adiantamos que consideramos o longo prazo mais favorável nos momentos agudos de crise, quando as ações estão baratas e todos os participantes fracos estão vendendo em desespero.
Por outro lado, trades mais curtos são bons em qualquer ocasião, tanto na queda quanto na alta. Em ambos os casos devemos levar em conta o volume de negociação, a partir da lente da metodologia Raio X Preditivo.
- O que é a Fertilizantes Heringer e suas ações (FHER3)?
- Ações da Fertilizantes Heringer (FHER3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)?
- Formas de ganhar em ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)?
- Investir ou não investir em ações da Fertilizantes Heringer (FHER3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)?
- Conclusão
A Fertilizantes Heringer (FHER3) tem 53.857.284 de ações e, destas, 15.626.962 (29,02%) estão em livre negociação na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
1. O QUE É A FERTILIZANTES HERINGER E SUAS AÇÕES (FHER3)?
- Atividade Principal: Produção. Comercialização E Distribuição de Fertilizantes. Com Atuação Nacional.
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Químicos / Fertilizantes e Defensivos.
A Fertilizantes Heringer (FHER3) opera em território nacional com 19 unidades de produção, comercialização e distribuição de fertilizantes. As unidades fabris estão localizadas em pontos estratégicos de dez estados brasileiros das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Nos locais, há fácil acesso às matérias-primas e possibilidade de agilidade no escoamento e na distribuição da produção de fertilizantes.
A Heringer (FHER3) traz diversos produtos nesse segmento. Os produtos da Heringer estão divididos em duas categorias:
- Fertilizantes Básicos e Fórmulas NPK: os fertilizantes básicos são representados pelas matérias-primas ureia, cloreto de potássio, sulfato de amônio, SSP, TSP, MAP e DAP entre outros. As fórmulas NPK são resultantes da mistura industrial de fertilizantes básicos de acordo com especificações definidas pelos consumidores;
- Fertilizantes Especiais: são fertilizantes em grande parte exclusivos da Companhia que proporcionam vantagens agronômicas superiores aos padrões de mercado. A empresa possui um dos maiores portfólios de fertilizantes especiais do mercado, possuindo produtos com potencial de uso em todas as culturas.
A Heringer comercializa seus produtos por meio de vendas de formulações e elementos simples provenientes de várias matérias-primas de fornecedores nacionais e internacionais.
O processo produtivo de fertilizantes consiste na mistura de grânulos de micronutrientes, com ou sem micronutrientes e aditivos, de acordo com a formulação indicada a cada tipo de cultura e necessidade do solo. A unidade misturadora produz qualquer formulação de adubo para aplicação na agricultura.
O processo produtivo da Heringer corresponde à última fase da cadeia de produção das Misturas NPK, ou seja, à mistura dos Fertilizantes Básicos.
A Companhia realiza investimentos em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam vir a ser aplicadas em sua produção de fertilizantes.
A Fertilizantes Heringer (FHER3) mantém ainda três centros de estudo e pesquisa, o CEPEC (Centro Experimental de Extensão e Pesquisa Cafeeira Eloy Carlos Heringer), o CEMAP (Centro de Manejo e Adubação de Pastagens) e o CEAGRO (Centro de Estudos do Agronegócio).
O que são as ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)?
As ações de uma empresa como as da Fertilizantes Heringer (FHER3) são, cada uma, a menor fração possível de seu capital social. Isto é, o menor “pedaço” possível de tudo o que a empresa vale em determinado momento.
A empresa abre capital, tornando-se uma empresa de capital aberto, a fim de captar recursos para seus projetos futuros (pagamento de dívidas, construção de novas fábricas, capital de caixa e muitos outros investimentos possíveis). Com capital aberto, seu capital passa a ser negociado na bolsa.
Ao comprar ações, estou comprando uma parte da empresa. Me torno sócio, investidor, acionista. Estou dividindo com a companhia o risco do empreendimento. Ao mesmo tempo posso vir a lucrar com essa tomada de risco: o valor da empresa pode vir a aumentar se os recursos captados forem bem aplicados e uma maior lucratividade me paga dividendos (dividendos são parte dos lucros da companhia divididos entre os acionistas).
Ao vender seu capital na bolsa, parte dele pelo menos, a empresa capta os recursos de que precisa para crescer.
Histórico da empresa e de suas ações (FHER3)
- 1968 – Constituição da Fertilizantes Heringer pelo engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer, como uma empresa individual em Manhuaçu – Minas Gerais, fornecendo fertilizantes aos produtores de café;
- 1973 – A empresa foi transformada em uma sociedade limitada. Posteriormente, ocorreu a ampliação da sua área de atuação, instalando-se no Espírito Santo, em armazém alugado próximo ao porto de Vitória, com o objetivo de atender não só a esse estado, mas também ao Rio de Janeiro e à Bahia;
- 1979 – Foi construída a unidade de produção própria, na cidade de Viana, no Espírito Santo, assim como o início das operações no estado de São Paulo, quando conseguiu aumentar consideravelmente seu volume de clientes, aproveitando as oportunidades desse estado que é um grande consumidor de fertilizantes;
- 1985 – Implantação da unidade de produção própria na cidade de Paulínia – São Paulo, com ampliação de sua atuação no mercado para todo o estado;
- 1994 – Implementação do centro de pesquisas cafeeiras Eloy Carlos Heringer (CEPEC), em Martins Soares – Minas Gerais;
- 1996 – Construção de uma nova unidade em Manhuaçu-MG, mais moderna e com maior capacidade de produção e a início das atividades da segunda unidade de produção em Paulínia.
- 1997 – Início das atividades de produção de fertilizantes em Paranaguá, no Paraná;
- 1998 – Construção de uma unidade de produção na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, atendendo aos mercados do sul e oeste do estado;
- 2000 – A Fertilizantes Heringer construiu uma nova unidade de produção em Uberaba-MG, garantindo o atendimento de todo o triângulo mineiro e ao estado de Goiás;
- 2001 – Se deu início das operações da unidade de produção de Camaçari, que passou a atender o estado da Bahia e o norte de Minas Gerais;
- 2002 – Foi arrendada a unidade de produção na cidade de Catalão, no estado de Goiás, aumentando a participação de vendas na região;
- 2003 – Implantação do CEMAP (Centro de Manejo e Adubação em Pastagens);
- 2004 – Início das operações da nova unidade de produção de Viana (ES), com maior capacidade de produção. Transformação de Sociedade Limitada para Sociedade Anônima. Aumento do capital social decorrente de investimento realizado pela AIG Capital Partners. Aluguel da unidade de produção em Rondonópolis (MT), com foco na ampliação das atividades no estado. Inauguração do CEAGRO (Centro de Estudos do Agronegócio), em Vila Velha (ES).
- 2005 – A Companhia construiu sua unidade de produção de Rosário do Catete, em Sergipe;
- 2006 – Foi inaugurada a unidade de produção própria em Paranaguá-PR.
- 2007 – Abertura de capital e ingresso no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo. Início das operações das unidades de Bebedouro (SP) e Ourinhos (SP). Conclusão das expansões nas unidades de Manhuaçu (MG) e Três Corações (MG). Arrendamento da unidade de Porto Alegre (RS).
- 2008 – A Companhia adquiriu uma unidade em Rio Verde-GO, construiu sua unidade própria em Catalão-GO substituindo a unidade arrendada, inaugurou a unidade própria de Iguatama-MG e também concluiu seu processo recente de verticalização, inaugurando a sua fábrica de produção de superfosfato simples (SSP) em Paranaguá-PR.
- 2010 – Início das operações de quatro unidades de mistura de fertilizantes, sendo uma unidade própria em Dourados-MS, uma unidade alugada em Anápolis-GO e duas terceirizadas, em São João do Manhuaçu-MG e em Rio Grande-RS.
- 2012 – Início das operações de uma unidade terceirizada em Patos de Minas-MG e de uma unidade própria em Porto Alegre-RS substituindo a unidade arrendada, por meio da aquisição e posterior incorporação da empresa Maxifértil Fertilizantes Ltda.
- 2015 – Início das atividades nas fábricas próprias de Candeias (BA) em substituição a de Camaçari e Rio Grande (RS) substituindo a unidade terceirizada e a entrada das empresas OCP e PCS na base acionária da empresa.
- 2016 – Neste ano, ocorreu: Um recorde no volume de entregas de produtos especiais; A instalação dos dosadores de micronutrientes nos processos industriais; A instalação de capturas de peso e automação nas unidades industriais.
2. AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA), que deixou o pregão viva voz para trás há cerca de uma década.
Com um computador ou celular conectado à internet, consigo negociar ativos da bolsa de valores com extrema simplicidade.
É assim que milhões de brasileiros estão entrando com grande facilidade de acesso em um dos mais competitivos mercados do mundo, se oferecendo para serem dilapidados por grandes empresas, os investidores institucionais ou big players.
São eles que distribuem ativos nos momentos de euforia, como quando a bolsa chegou a 120 mil pontos e recompram esses ativos a preços baratos quando os preços despencam e o desespero dos participantes fracos aumenta a liquidez do mercado.
Os possuidores fracos costumam comprar no topo, nos momentos de otimismo, e vender nos fundos, com grandes prejuízos.
É possível acompanhar esse comportamento observando o volume de negócios. Apenas a participação institucional gera grandes volumes (80% dos negócios, estimativamente é de responsabilidade dos big players).
Assim, uma metodologia que mostre tal atuação, através do volume, como o Raio X Preditivo, é fundamental para quem quer operar na bolsa no mesmo sentido que os participantes com maior chance de controlar e se aproveitar o preço a seu lado.
Quais ações a Fertilizantes Heringer possui?
A Fertilizantes Heringer (FHER3) possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias e permitem o controle acionário da companhia. As ações ordinárias também têm direito a dividendos e outros proventos.
Qual são os códigos das ações da Fertilizantes Heringer
Os códigos de negociação das ações da Fertilizantes Heringer é FHER3.
Todas as ações da bolsa têm códigos de negociação compostos de quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, também conhecido como ticker.
As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Uma opção seria a negociação de American Depositary Receipts, que são recibos negociados nos Estados Unidos, como se fossem ações, enquanto as ações de fato são custodiadas por uma companhia financeira no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Ocp International Cooperatieve U.a. | 10,00 | 0,00 | 10,00 |
Potashcorp Sales | 9,50 | 0,00 | 9,50 |
Heringer Participações Ltda | 51,48 | 0,00 | 51,48 |
Outros | 29,02 | 0,00 | 29,02 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Fertilizantes Heringer (FHER3).
Trade com ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)
O trade é basicamente operação de curto prazo, evitando ficar exposto ao risco da bolsa durante muito tempo. Imagine as pessoas que compraram bolsa a 120 mil pontos pensando em longo prazo como se sentiram com o surgimento da pandemia…
O trade pode ser day trade, quando começa e termina no mesmo dia, swing trade, quando dura poucos dias e position trade, quando dura poucas semanas.
Compramos quando achamos que a ação vai subir de preço, já com a intenção de vender, quando houver um lucro substancial ou quando houver um pequeno prejuízo (para evitar perdas maiores).
Se achamos que vai cair, podemos fazer uma venda a descoberto: alugamos ações, vendemos e recompramos para encerrar a operação, seja no lucro, seja no prejuízo.
Ganhar dividendos com ações da Fertilizantes Heringer (FHER3)
Os investidores de longo prazo estão interessados na valorização das ações ao longo das décadas, mas também nos dividendos que é uma parte do lucro da companhia distribuído entre os acionistas. Estes dividendos podem ser usados para comprar ainda mais ações que, então, trarão mais dividendos. É sempre importante verificar se a empresa é boa pagadora de dividendos para aplicar esta estratégia. Aparentemente, no momento, não é o caso da Heringer (FHER3).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Fertilizantes Heringer teve um prejuízo de R$ 205 milhões no primeiro trimestre de 2020, período marcado pela crise do Novo Coronavírus.
No mesmo período do ano passado, o prejuízo foi de R$ 91,55 milhões.
ATENÇÃO: as coisas não estão fáceis para a empresa, que abriu pedido de recuperação judicial. Porém, não são poucos os que arriscam uma parte de seu dinheiro em empresas nessas condições se concluem que ela pode dar a volta por cima.
“As despesas de variação cambial e juros ocorreram em consequência da dívida inscrita na recuperação judicial”, segundo documento da Fertilizantes Heringer (FHER3). Outro fator importante foi a perda do real frente ao dólar nos últimos tempos, visto que boa parte dos insumos é importada.
A pandemia traz incertezas à companhia, embora não haja indícios com potencial de impacto negativo às operações. A empresa diz que as fábricas continuam funcionando normalmente. As vendas têm se mantido.
O importante neste momento é usar uma metodologia para verifica como tem sido o comportamento dos investidores institucionais. Para saber como estão atuando, precisamos de uma metodologia que fique de olho no volume, como é o caso do Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos.
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro.
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3)?
O Raio X preditivo é a metodologia que sabe que o volume é a principal influência sobre o preço. O preço é a causa dos movimentos de preço. O preço é mero efeito disso.
Para isso, usa conceitos e ferramentas, os indicadores Sato’s, para interpretar o comportamento dos investidores institucionais e colocar o trader de varejo ao lado desses participantes fortes, aumentando as chances de lucro.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA FERTILIZANTES HERINGER (FHER3)?
O primeiro passo é fazer um curso sobre bolsa de valores. É fundamental que esse curso seja focado na interpretação do volume e em sua influência sobre o preço.
Só então abra sua conta em uma corretora de valores. A partir daí, treine no simulador os novos conceitos que está aprendendo. Somente depois de treinar, com bons resultados, comece na conta real.
Se não tiver bons resultados no simulador, não terá bons resultados na conta real. A diferença é que na conta real você perde dinheiro de verdade, e o fator emocional acaba pesando demais no seu desempenho.
9. CONCLUSÃO
A Fertilizantes Heringer (FHER3) é uma empresa que está sofrendo com a diferença cambial entre real e dólar e, apesar de não dizer isso em seu discurso, certamente a Covid-19 e seus desdobramentos causa preocupação a qualquer companhia. Ao mesmo tempo, sua recuperação judicial está a caminho. Ela pode sair dessa derrotada ou vitoriosa, não sabemos.
Nesse momento, é fundamental ficarmos de olho no volume, mas a partir dos conceitos e do entendimento do Raio X Preditivo, que é a melhor ferramenta que temos para deduzir o posicionamento provável dos big players nesse ativo.