Conheça uma das mais fortes empresas energéticas do país e saiba se dá para investir agora nas ações da Eletropaulo (ELPL3) com um método que está mudando a vida das pessoas
As ações da Eletropaulo (ELPL3) é uma das empresas energéticas com atuação de São Paulo: grande polo industrial e comercial, espera-se que, uma vez que país retome o seu desenvolvimento, essa empresa passe a ter crescimento e consequente valorização.
Além disso, é sabido que as empresas do setor elétrico costumam pagar constante e bons dividendos devido às características previsíveis de seu modelo de negócio. As ações da Eletropaulo (ELPL3), considerando tudo isso, são um bom ativo para comprar?
Recentemente, a Eletropaulo (ELPL3) foi comprada pela gigante italiana Enel. Vamos combinar que uma empresa desse porte não dá ponto sem nó. E vem adquirindo empresas do setor em várias regiões do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, ficando com mais de 17 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e do setor público.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a companhia, sua história e sobre nosso posicionamento a respeito da compra deste e de qualquer outro ativo na bolsa de valores sem a perspectiva de saídas da operação (seja no lucro, seja no prejuízo).
- O que é a Eletropaulo e suas ações (ELPL3)?
- Ações da Eletropaulo (ELPL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Eletropaulo (ELPL3)?
- Formas de ganhar em ações da Eletropaulo (ELPL3)?
- Investir ou não investir em ações da Eletropaulo (ELPL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Eletropaulo (ELPL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Eletropaulo (ELPL3)?
- Conclusão
A Eletropaulo tem 200.515.051 de ações ELPL3, sendo que estão em livre negociação apenas 4,06% delas, ou 8.133.352.
1. O QUE É A ELETROPAULO E SUAS AÇÕES (ELPL3)?
Segundo a página da Eletropaulo (ELPL3) no site da B3, a companhia se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Distribuição de Energia Elétrica.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.
Negociada na bolsa desde 06 de Novembro de 2002, a Eletropaulo é a maior distribuidora do país em termos de energia distribuída. Atende a 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, um dos principais centros econômico-financeiros do Brasil e do mundo.
A Enel Distribuição São Paulo, assim, atende a mais de 7 milhões de clientes, numa área que engloba cerca de 1500 unidades consumidoras por quilômetro quadrado.
Sobre o Grupo Enel
A Eletropaulo (ELPL3) foi comprada pela gigante Enel. Trata-se de uma empresa multinacional e um dos principais players integrados dos mercados globais de energia e gás.
A Enel atua em 34 países, gerando energia com uma capacidade instalada em torno de 86 GW e distribuindo gás e energia por meio de uma rede que alcança 2,2 milhões de quilômetros.
São mais de 70 mil empregados e, no Brasil, se tornou a maior empresa privada do setor elétrico.
Atuamos em toda a cadeia energética:
- Geração.
- Distribuição.
- Conversão.
- Transmissão.
- Comercialização.
O que são as ações da Eletropaulo (ELPL3)?
Uma empresa abre capital na bolsa quando percebe uma oportunidade de crescimento e precisa captar recursos junto ao mercado.
Claro, ela poderia lançar debêntures, poderia pegar empréstimos, mas a abertura de capital tem inúmeras vantagens, sobretudo no que diz respeito ao custo dessa captação e o quanto isso afetará os lucros e o desenvolvimento, bem como a noção de governança e solidez que esse passo dá.
Mas o que é abrir capital na bolsa de valores?
A companhia passa a ter as suas ações negociadas nos mercados.
E o que são ações? É como se pegássemos todo o valor da empresa e dividíssemos na menor fração possível. Cada ação, assim, é um pequeno “pedaço” da companhia. Ao comprar uma ou mais ações (geralmente compra-se em lotes de 100), compramos uma parte da companhia, nos tornamos sócios dela.
Por exemplo, no caso da Eletropaulo (ELPL3), a Enel tem muitas ações, sendo a controladora da companhia.
Quando a companhia vendeu suas ações na bolsa, ela captou junto ao mercado recursos financeiros que deverá usar da melhor forma possível. Quem comprou, no momento da abertura ou posteriormente, é sócio, investidor, acionista, e quer ver a companhia crescer e dar lucro ao longo dos anos.
Além de ver as ações valorizarem, ele quer que a empresa divida com ele os lucros em forma de dividendos.
Muitos participantes do mercado, porém, nada querem desse tipo de mentalidade. Os traders ou especuladores compram ações visando uma valorização mais ou menos imediata. Assim, se imaginam que as ações vão ficar em um valor maior dali a um tempo, compram e, tão logo valorizem, as vendem, realizando lucro. Se a ação cair, no entanto, eles terão prejuízo.
Eles também podem apostar na queda e, mesmo sem ter as ações em carteira, as vendem e, para isso, as alugam de um investidor. Depois de vendê-las, esperam ficar mais baratas e as compram de volta por um preço menor. O nome dessa operação é venda descoberta. Claro que, se a ação valorizar, terão prejuízo.
Histórico da empresa e de suas ações (ELPL3)
- 1899 – Um grupo de empresários canandeses funda a The São Paulo Railway, Light Power Company Limited. e que no mesmo ano foi autorizada a atuar no Brasil.
- 1904 – O grupo canadense fundou a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltda.
- 1923 – As empresas passaram a ser controladas pela holding Brazilian Traction Light and Power Co. Ltda.
- 1956 – O grupo reestruturou-se em 1956, tendo por base a Brascan Limited.
- 1970 – O contrato de concessão entre a Light e o governo federal, assinado no início do século e tendo validade de 70 anos seria encerrado, com a entrega dos ativos investidos tanto no Rio de Janeiro, como em São Paulo ao governo brasileiro. Porém em circunstâncias obscuras, principalmente no momento político vigente (ditadura militar brasileira), o então ministro das minas e energia Shigeaki Ueki, através da Eletrobrás, adquiriu o controle acionário da Light – Serviços de Eletricidade S/A, estatizando-a.
- 1979 – O governo brasileiro, por meio da Eletrobrás, comprou da Brascan o controle acionário da então Light-Serviços de Eletricidade S.A.
- 1981 – Em 1981 o governo do estado de São Paulo (gestão Paulo Maluf) adquiriu a parte paulista da Light e criou a sua própria empresa de energia, tendo o nome de Eletropaulo (ELPL3).
- 1995 – No programa de privatização, a Eletropaulo (ELPL3) foi reestruturada, dando origem a quatro empresas: as distribuidoras Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A e EBE – Empresa Bandeirante de Energia S.A; a companhia de transmissão EPTE – Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S.A (atual CTEEP) e a geradora EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.
- 2001 – Em uma nova composição acionária, passou a ser controlada apenas pela AES Corporation, uma das maiores companhias de energia do mundo.
- 2003 – A AES e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluíram a reestruturação das dívidas das empresas controladoras da Eletropaulo – AES Elpa e a AES Transgás – junto ao BNDES, que se tornou sócio da AES no capital da Eletropaulo (ELPL3), por meio da criação da holding Brasiliana de Energia S.A. A AES passou a deter 50% mais uma ação do capital votante da Brasiliana e o BNDES 50% menos uma ação. A Brasiliana, por sua vez, mantém a participação na Eletropaulo, anteriormente detida pela AES.
- 2006 – Foi realizada em 25 de setembro de 2006 uma oferta secundária de 15.829.189.000 ações preferenciais classe B (PNBs) da Eletropaulo (ELPL3) detidas pela AES Transgás.
- 2010 – Em Assembléia Geral Extraordinária realizada em 20 de dezembro de 2010, foi aprovada a conversão das ações preferenciais classe A em ações preferenciais classe B. Com isso, a Companhia reforça o compromisso com as boas práticas de Governança Corporativa, conferindo a todas as ações preferenciais o direito de tag along de 100%, além de promover o aumento da liquidez das antigas ações preferenciais classe A.
- 2010 – As ações preferências da Companhia passaram a ser negociadas na BM&F Bovespa sob código unificado (ticker) ELPL4. Desta forma, deixaram de existir os tickers ELPL5 e ELPL6 na mesma data. Considera-se, portanto, o histórico da ELPL6 como da ação preferencial ELPL4.
- 2015 – Uma reestruturação societária envolvendo sua controladora Companhia Brasiliana de Energia S.A. foi concluída e a partir de 1 de janeiro de 2016, a Eletropaulo (ELPL3) passou a ser controlada pela Brasiliana Participação S.A. por meio de sua participação direta e indireta (por meio da AES Elpa S.A.).
- 2017 – A Companhia concluiu a migração para o Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3, passando a deter apenas ações ordinárias (ELPL3). Neste mesmo ano, o programa de ADRs da Companhia foi encerrado.
- 2018 – Processo de Oferta Pública de Aquisição de Ações da Eletropaulo, incluindo as Companhias Energisa S.A, Neoenergia S.A e Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. No dia 4 de junho de 2018, foi concluído o leilão para aquisição de controle da Eletropaulo, no qual o Grupo Enel, através Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. adquiriu ao preço de R$45,22 por ação, 122.799.289 ações ordinárias, representativas de, aproximadamente, 73,4% do capital total e votante da Companhia, incluindo as ações em tesouraria. Durante o período de venda das ações remanescentes, 33.359.292 ações foram também adquiridas pela Enel, que então passou a deter, desde o dia 13 de julho de 2018, data de liquidação do último lote de ações adquiridos, 93,3% do capital da Companhia. A partir de 03 de dezembro de 2018, a Companhia passa a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
2. AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Eletropaulo (ELPL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações, a exemplo de qualquer outro ativo negociado na B3, se dão em ambiente totalmente eletrônico sem interferência humana direta. O sistema responsável por controlar milhões e milhões de operações diárias é o Puma (Plataforma Unificada Multiativos).
O Puma permite que eu, você ou qualquer outro investidor ou trader comum negocie ações, contratos, minicontratos, opções, commodities a partir da própria casa, bastando, para isso, ter apenas um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora da bolsa de valores.
Essa facilidade toda pode dar a ilusão de que a bolsa de valores não é o ambiente hostil e competitivo que ela realmente é.
Enquanto nos conectamos a partir de nossos simples computadores, com simples plataformas gráficas de negociação, estamos entrando no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais que se digladiam entre si tendo, para isso, diversas vantagens competitivas.
- Robôs HFT (High Frequency Trading/Alta Velocidade de Negociação): algoritmos que posicionam e reposicionam milhões de ordens a cada fração de segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado.
- Hardware e conexões de última geração: para poder rodar esses algoritmos avançadíssimos e para conseguir posicionar as ordens necessárias com maior precisão possível.
- As mentes matemáticas mais bem remuneradas do planeta a fim de programar esses algoritmos.
- Os CEOs mais competitivos e bem informados, interessados a usar toda essa estrutura a favor de suas corporações.
Entrar nesse ambiente sem uma metodologia capaz de ler o comportamento e a atuação desses participantes é pedir para ir na contramão do mercado e levar prejuízos, não importa a periodicidade em que você opera.
O Raio X Preditivo, a partir do volume que só esses participantes são capazes de movimentar, nos dá as pistas e as informações necessárias para nos posicionarmos não contra os grandes investidores institucionais, mas a favor de seus movimentos, desse modo usando-os como aliados: entramos em investimentos e trades com maios possibilidade de sucesso.
Quais ações a Eletropaulo possui?
A Eletropaulo (ELPL3) possui apenas ações ordinárias, que são os papeis que dão direito a voto nas assembleias das companhias, mas que também têm direito a receber proventos tais como dividendos ou juros sobre capital próprio. A Eletropaulo pertence à lista de ativos do Novo Mercado da bolsa de valores brasileira e, com isso, o investidor detentor de ações ordinárias da Eletropaulo possui:
- O direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- O direito ao dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social.
- O direito a voto pleno; o direito a reembolso de capital; e a restrição de circulação.
Qual são os códigos das ações da Eletropaulo
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por códigos de negociação compostos por quatro letras e um numeral composto por um ou dois dígitos. O código de negociação também é conhecido como ticker. O ticker da Eletropaulo é ELPL3.
As ações da Eletropaulo (ELPL3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Eletropaulo também são negociadas no mercado de balcão organizado dos Estados Unidos através do código EPUMY.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da ELPL3 são os seguintes:
Nome | %ON |
Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. | 94,42 |
Outros | 4,06 |
Ações Tesouraria | 1,53 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3)?
Trade com ações da Eletropaulo (ELPL3)
O trade consiste na compra de ações para a posterior venda a um preço superior.
Óbvio que, para que isso dê certo, é preciso que a ação valorize. Se, por outro lado, a ação desvalorizar, teremos que encerrar a operação com prejuízo, sob pena de que esse prejuízo vá se avolumando com o passar do tempo, salvo se a situação se reverta.
Na tendência de baixa, podemos fazer de maneira diversa: vendendo, mesmo que não tenhamos ações para vender. Para conseguir fazer isso, alugamos as ações que desejamos vender. Fazemos a venda e, tão logo ela fique mais barata, recompramos. A diferença entre os dois preços é o nosso lucro. Porém, se a ação, em vez de cair, subir, temos prejuízo.
O trade se classifica pela periodicidade das operações, entre outros critérios:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão, durando de míseros segundos a até algumas horas.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Eletropaulo (ELPL3)
O investidor é aquele que compra ações para segurar por um tempo indefinido, não importa o preço do papel. Seu objetivo é a acumulação, pois acredita em “boas empresas” e que “no longo prazo as ações sempre valorizam”.
Seu objetivo desde sempre é ser remunerado através de dividendos. Em um primeiro momento, no entanto, usará os dividendos para comprar mais ações. Mais ações darão mais dividendos. E assim por diante.
Claro, para essa tática funcionar é preciso que:
- A companhia seja boa pagadora de dividendos, isto é, pague regularmente sem falhas nos exercícios dos últimos cinco anos, por exemplo.
- O dividend yield seja razoável (a porcentagem do valor total da ação que o dividendo representa.
Vejamos como tem sido os dividendos da Eletropaulo (ELPL3) nos últimos anos.
Data de Aprovação | Valor |
20 Abr 2017 | 0,138574 |
20 Abr 2017 | 0,138573 |
20 Abr 2017 | 0,125975 |
20 Abr 2017 | 0,125976 |
24 Fev 2016 | 0,260928 |
24 Fev 2016 | 0,237208 |
26 Mar 2014 | 0,388977 |
26 Mar 2014 | 0,427875 |
16 Mar 2013 | 0,003368 |
28 Fev 2013 | 0,003033 |
06 Dez 2012 | 0,336770 |
08 Dez 2011 | 0,453000 |
11 Ago 2011 | 1,640090 |
11 Ago 2011 | 1,804090 |
25 Mar 2011 | 5,230450 |
25 Mar 2011 | 4,754960 |
24 Mar 2011 | 0,451000 |
07 Ago 2010 | 3,878290 |
07 Ago 2010 | 3,525720 |
05 Mai 2010 | 2,661000 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Devemos considerar algumas coisas se você está pensando em investir em ações da Eletropaulo (ELPL3):
- A Enel Distribuição São Paulo é a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil e da América Latina em termos de receita de fornecimento de energia.
- A Companhia acredita possuir um conjunto de vantagens competitivas que lhe permitem continuamente melhorar sua performance operacional e financeira.
- A Companhia fornece energia elétrica para 7,155 milhões de unidades consumidoras abrangendo a área metropolitana de São Paulo, que é a maior área metropolitana do Estado mais desenvolvido e industrializado do Brasil.
- Base de Clientes Diversificada, Crescente e Clientes Satisfeitos.
- Os conselheiros e diretores da Companhia possuem vasta experiência no segmento de distribuição e geração de energia elétrica, tanto no setor privado como no público.
Por mais que uma empresa, por si só, já seja sólida e competitiva num setor relativamente estável, como o energético, precisamos ficar atentos ao fato de que, no longo prazo, as crises setoriais, nacionais e mundiais são inevitáveis. Nesses cenários, que vêm a acontecer, mais dia, menos dia, fazem com que ativos fortes desvalorizem com intensidade, acompanhando o mercado. Nesse cenário, não são poucos os iniciantes que vão ter preferido ficar de fora.
Por isso, mesmo em se tratando de ações da Eletropaulo (ELPL3), recomendamos cautela pra quem está pensando no longo prazo, em investimento propriamente dito.
Prefira:
- Posições em renda variável que não comprometa por demais o seu capital, limitando quanto do seu dinheiro expõem ao risco.
- Posições com cenários de encerramento, seja em um horizonte de lucro ou de prejuízo. Saiba a hora de sair das ações.
Para determinar essa estratégia, recomendamos que faça uso de uma metodologia que siga o comportamento dos investidores institucionais. Estes não só sabem se posicionar de acordo com os movimentos naturais da volatilidade (comprando quando todos estão desesperados vendendo e vendendo quando todos estão eufóricos e comprando a preços cada vez mais altos) como também são capazes de desencadear tendências e movimentos importantes.
Essa metodologia que segue o volume dos institucionais é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Negociar ações tem diversos custos que devem ser considerados:
- Taxa de custódia: era uma taxa adotada pelas corretoras a fim de “guardar” as ações que você comprava e mantinha em sua carteira. Diversas corretoras abandonaram sua cobrança.
- Taxa de corretagem: é a cobrança de uma taxa por ordem executada, seja de compra ou venda. Assim, uma operação sempre precisa ser iniciada com uma ordem de compra ou venda e encerrada com uma ordem de venda ou compra, respectivamente. A taxa de corretagem varia de corretora para corretora, com o tamanho financeiro da ordem, com o tipo de ativo e com o pacote de corretagem comprado pelo cliente.
- Taxas da bolsa: a bolsa cobra emolumentos equivalentes a pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido em cada ordem executada para pessoas físicas.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
O Imposto de Renda varia com a categoria da operação:
- Day trade: a alíquota de IR é de 20% sobre o lucro das operações que começam e terminam no mesmo pregão. Prejuízos de meses anteriores podem ser abatidos de lucros do mês atual. A alíquota é calculada sobre o lucro que restar.
- Operações com mais de um pregão: a alíquota é de 15% sobre o lucro sendo que nos meses em que as vendas não superarem R$ 20 mil há isenção.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e técnicas. As técnicas são a aplicação dos conceitos e essa aplicação é proporcionada pelas ferramentas (indicadores Sato’s). Os indicadores Sato’s possibilitam a leitura do comportamento do volume. O volume, por sua vez, é considerado o combustível do mercado, aquilo que mantém uma tendência numa direção ou na outra. O preço, nesse cenário, é mero efeito, tendo mínimo poder decisório na metodologia do Raio X Preditivo.
Como os responsáveis pela maior parte do volume da bolsa de valores são os investidores institucionais, podemos dizer que o Raio X Preditivo também é o estudo da atuação dos investidores institucionais. O trader consegue dizer com mais precisão onde esses participantes estão se posicionando e como, abrindo posições de trade com maior probabilidade de acerto, reduzindo o risco e aumentando os alvos de lucro.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ELETROPAULO (ELPL3)?
O mais indicado é que, antes de abrir uma conta em uma corretora de valores e transferir o dinheiro para essa nova conta (passos necessários), você faça um curso sobre bolsa de valores e trade. Sem isso, o mais provável é que acabe perdendo dinheiro, mesmo que tenha comprado ações de uma boa empresa como a Eletropaulo (ELPL3).
Comece o curso (recomendamos o Raio X Preditivo), abra a conta na corretora, passe a testar seus conhecimentos na conta demo e, só depois de ter obtido algum sucesso na conta simulada, aí sim, passe a negociar ações da Eletropaulo (ELPL3).
9. CONCLUSÃO
As ações da Eletropaulo (ELPL3) são papeis que merecem nossa atenção. Não tanto pelo longo prazo (não que uma estratégia dessas não possa dar resultado, dependendo da análise), mas pelo fato de que, como todas as ações da bolsa de valores, semanalmente e possivelmente diariamente, apresenta oportunidades de compra e venda com lucro.
Porém, para detectá-las com acerto é preciso uma metodologia eficiente que, de preferência, faça a leitura da atuação institucional através do volume.