As ações da DTCOM (DTCY4) são uma boa pedida para sua carteira? O comportamento dos big players nos dá a resposta e o Raio X Preditivo nos ajuda a saber o que se passa na cabeça dos mandachuvas do mercado
As ações da DTCOM (DTCY4) seriam interessantes de se investir neste momento em que a educação a distância está em alta? Sim, essa é a especialidade dessa empresa e, depois da pandemia, é possível que essa modalidade de ensino continue em tendência. Porém, existe outro fator mais importante a ser observado que a simples análise superficial do momento histórico.
As ações da DTCOM (DTCY4), portanto, são, sim o tema deste artigo, mas queremos destacar acima de tudo esse fator, que é volume de ativos negociados. Através do volume, conseguimos avaliar os ativos de acordo com o posicionamento dos investidores institucionais. Esses participantes fortes são capazes de defender suas posições e através do volume conseguem manipular o que acontece com o preço e também aproveitar movimentos espontâneos do mercado. O Raio X Preditivo, através do volume, avalia os efeitos que são exercidos sobre esta e outras ações.
- O que é a DTCOM e suas ações (DTCY4)?
- Ações da DTCOM (DTCY4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da DTCOM (DTCY4)?
- Formas de ganhar em ações da DTCOM (DTCY4)?
- Investir ou não investir em ações da DTCOM (DTCY4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da DTCOM (DTCY4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da DTCOM (DTCY4)?
- Conclusão
A DTCOM tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 10.680.476 |
Preferenciais | 450.655 |
Total | 11.131.131 |
Estas estão em livre negociação nos seguintes números:
Quantidade de Ações Ordinárias | 225.512 | 2,11% |
Total de Ações | 225.512 | 2,03% |
1. O QUE É A DTCOM E SUAS AÇÕES (DTCY4)?
Segundo a página das ações da DTCOM (DTCY4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Treinamento em Desenvolvimento Profissional E Gerencial
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Serviços / Serviços Diversos
A DTCOM é uma das principais empresas de ensino em EAD e Tecnologia de Conectividade no Brasil.
Foi criada no ano 2000, sendo pioneira em T-Learning (vídeos para transmissão de conhecimento via canal de TV Corporativo). Criou uma rede exclusiva com cerca de 5 mil profissionais especializados em produzir conteúdos e materiais didáticos.
O início se deu com a solução via satélite, passou pela educação on-line, e hoje é referência no ensino digital. Ajuda diversas empresas e instituições de ensino a fazerem a educação chegar mais longe.
A operação digital está sediada em Florianópolis. Conta com equipe multidisciplinar e com foco educacional.
Em Curitiba, a empresa mantém sua infraestrutura de telecomunicação; em São Paulo, está a operação audiovisual e onde fica o escritório comercial, a fim de manter proximidade física com os clientes.
Desde 2000, a DTCOM está na bolsa de valores brasileira.
Em 2015, a fim de modernizar e otimizar os processos da produção de conteúdo, a empresa lançou a plataforma WayCO — uma ferramenta inteligente de criação e gestão de conteúdos e de automatização dos fluxos envolvidos, que os tornou mais rápidos e assertivos. A ferramenta possibilitou que a empresa expandisse sua atuação e se tornasse referência também na área de EdTech.
O que são as ações da DTCOM (DTCY4)?
Quando uma empresa abre o capital na bolsa de valores chamamos esse momento de IPO. Esse acrônimo, que vem do inglês, significa Oferta Pública de Ações.
O que significa isso?
Significa que a companhia decidiu que precisava de recursos financeiros. Uma das possibilidades seria obter empréstimos. Mas empréstimos têm juros e os juros podem prejudicar qualquer benefício advindo da obtenção dos recursos financeiros e de sua aplicação em crescimento da empresa.
Assim, uma opção inteligente é a abertura de capital. Significa que a empresa vai “socializar” seu capital, isto é, dividir tudo o que ela vale em pequenos pedaços chamados ações. E vai vender parte desse capital ao mercado, na bolsa de valores.
Ao comprar ações, estou comprando um “pedaço” da empresa, proporcional ao número de ações que comprei. E, assim, me torno sócio da empresa. Sou literalmente dono de um pedaço dela, acionista, investidor.
No dia da Oferta Pública de Ações, milhares de acionistas compraram ações e a empresa faz a captação de recursos, que pode chegar a centenas de milhões ou mesmo bilhões de reais.
Se estes milhões de reais forem bem aplicados, a empresa vai crescer. Se a empresa crescer, é de se esperar que o seu valor total aumente. E, portanto, se as ações equivalem a uma porcentagem do valor dela, é natural que elas valorizem na mesma proporção.
Ao comprar ações, eu dividi com a empresa o risco de tudo dar errado. Porém, se tudo deu certo, vi meu patrimônio em ações valorizar.
E mais: uma empresa que cresce, tende a ter mais lucros. Parte dos lucros, precisa ser dividida com os acionistas em forma de dividendos. Então, eu passo a receber parte dos lucros da companhia de que sou sócio. Os dividendos – que também podem ser juros sobre capital próprio – geralmente, mas não obrigatoriamente, são de 25% sobre os lucros de um determinado exercício, dividido igualmente entre as ações. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Porém, o mercado está repleto de participantes que não estão interessados em ser sócios, acionistas, investidores. Os traders compram ações – e outros ativos – visando as pequenas variações, oscilações dos preços. Compram e tão logo valorizem até certo patamar, vendem. E, até mesmo, alugam ações para vende-las, esperar cair e recomprar quando estiverem mais baratas; esse tipo de operação é conhecido como venda a descoberto.
Eles acabam por dar liquidez ao mercado e alimentar a própria volatilidade dos preços, o sobe e desce, do qual tiram proveito para lucrar (ou ter prejuízos, claro).
Histórico da DTCOM (DTCY4)
- 1999 – Fundação da DTCOM
- 2001 – Lançamento do Ambiente Virtual KPR
- 2003 – Projeto de Inovação da Aneel
- 2004 – Top of Mind RH
- 2005 – Top of Mind RH
- 2006 – Top of Mind RH
- 2008 – Top de Marketing ADVB/PR
- 2009 – Projeto de Inovação Fapesc
- 2010 – Fornecedor Confiança Editora Segmento/SP
- 2011 – Top de Marketing – ADVB/PR
- 2014 – Projeto de Inovação CNPQ
- 2015 – Lançamento da Plataforma WayCO
- 2016 – Fusão com a FabriCO
- 2017 – Lançamento da Nova Marca DTCOM
- 2020 – Líder no mercado acadêmico: produção de conteúdo digital
2. AÇÕES DA DTCOM (DTCY4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da DTCOM (DTCY4) são amplamente negociadas na bolsa de valores brasileira.
A bolsa de valores brasileira é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), antes conhecida como BM&FBovespa (até 2017) e, antes ainda, como Bovespa (até 2008).
Toas as negociações se dão em ambiente totalmente eletrônico. Os pregões viva-voz são coisa do passado. Desde 2009, aliás, quando o último pregão do tipo foi realizado na BM&F (Bolsa de Mecadorias e Futuros, já unida com a Bovespa à época).
O sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos) é o que proporciona essa agilidade, velocidade, segurança e acessibilidade às operações. Com ela, pequenos investidores conseguem negociar ações com a mesma facilidade dos grandes investidores institucionais. É só ter um computador com internet e uma conta na corretora de valores.
A aparente facilidade, porém, esconde muitos riscos. O pequeno trader ou investidor, muitas vezes não tem noção de que está entrando num “octógono” com os lutadores mais sanguinários do mercado. Os investidores institucionais têm a seu lado diversas vantagens que ele não tem:
- Programas capazes de realizar milhares de operações de compra e venda por segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado, em diversos ativos simultaneamente. São os robôs HFT (High Frequency Trading ou Robôs de Alta Frequência de Negociação
- As mentes matemáticas mais bem remuneradas do planeta para programar esses robôs
- Computadores e conexões mais velozes a fim de posicionar as ordens sem atraso, aproveitando as mínimas distorções de preços
- Dirigentes competitivos e muito bem informados (não, eles não se informam nos portais de notícia da internet; muitas vezes, eles são a origem das notícias que chegarão ao cidadão comum com semanas de atraso
Nesse sentido, é importante que o investidor comum tenha uma metodologia que facilite a leitura de como esses participantes, os big players ou investidores institucionais, estão se posicionando, de maneira a se posicionar no mesmo sentido que eles e não contra eles.
Quais ações a DTCOM possui?
A DTCOM possui ações ordinárias e preferenciais:
- Ordinárias: ações que dão direito a voto nas assembleias e que também recebem proventos (dividendos e juros sobre capital próprio, embora não tenham preferência no recebimento
- Preferenciais: ações que não tem direito a voto nas assembleias, mas que têm a preferência no recebimento de proventos e outros direitos importantes
Importante frisar que estamos falando de um universo de milhões de ações. Logo, de nada adianta ter mil ou mesmo dez mil ações ordinárias: como cada ação corresponde a um voto, poucas ações não vão garantir uma participação mais ativa nas votações das assembleias.
Qual são os códigos das ações da DTCOM
- Ordinárias: DTCY3
- Preferenciais: DTCY4
As ações da DTCOM (DTCY4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da DTCOM (DTCY4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Ações brasileiras podem ser negociadas no exterior através de programas de recibos.
Esses recibos, como as ADR (American Depositary Receipts), são negociados nos países emissores como se fossem ações enquanto as ações correspondentes ficam sob custódia nos países de origem.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da DTCOM (DTCY4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
F Mota Administracao E Empreendimentos S/a | 3,63 | 5,81 | 3,72 |
Augustus Administracao S/a | 16,11 | 23,64 | 16,42 |
Cleber Luiz Vieira | 1,14 | 1,66 | 1,16 |
Mario Jose Gonzaga Petrelli | 8,61 | 11,31 | 8,71 |
Ouro Verde Participações S/a | 29,70 | 9,03 | 28,86 |
Terra Nova Empreendimentos E Consultoria S.A. (nova Denom. Social de Ric Empreend.) | 8,33 | 23,11 | 8,93 |
Mongeral Aegon Seguros E Previdencia S.A. | 5,41 | 1,71 | 5,26 |
Norton Paim Moreira | 6,84 | 8,82 | 6,92 |
Maria Helena Jaeger | 4,20 | 6,18 | 4,28 |
Rita de Cássia Menegaz Guarezi | 2,47 | 3,60 | 2,52 |
Andrey Noberto de Abreu | 1,39 | 2,03 | 1,42 |
Leonardo Petrelli Neto | 10,06 | 3,09 | 9,78 |
Outros | 2,11 | 0,01 | 2,02 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da DTCOM (DTCY4) e duas delas são bastante populares:
Trade com ações da DTCOM (DTCY4)
No trade não estamos interessados em investir. Nele, compramos ações visando meramente a venda depois de um certo tempo quando as ações da DTCOM (DTCY4) já tiverem valorizado a contento.
Também podemos vender ações – através de venda descoberta, que explica a seguir -, recomprando-as quando estiverem mais baratas.
A venda descoberta consiste no aluguel de ações que acreditamos que vão cair de preço. Uma vez alugadas, de um investidor, vendemos essas ações. Tão logo estejam mais baratas, recompramos e ficamos com a diferença entre um preço e outro (o da compra e o da venda). Devolvemos as ações e pagamos o aluguel. Embora isso possa parecer estranho a alguns iniciantes, trata-se de uma operação corriqueira e facilitada pela própria corretoras de valores.
Desnecessário dizer que, se em uma venda descoberta, o preço do ativo subir, teremos prejuízo.
Ganhar dividendos com ações da DTCOM (DTCY4)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações da DTCOM (DTCY4) visa o longo prazo, o investimento.
Quem investe, propriamente falando, em ações da DTCOM, espera não só que seu patrimônio cresça através da valorização das ações ao longo das décadas.
Ele também quer ganhar dividendos.
Os dividendos são parte dos lucros líquidos da companhia divididos com os acionistas.
Esses dividendos geralmente serão usados para comprar mais ações. Se temos mais ações, teremos mais dividendos (que são pagos por ação que temos). Com mais dividendos, na próxima vez, poderemos comprar ainda mais ações.
Para isso dar certo, a empresa precisa, logicamente, pagar dividendos com constância. E, além de tudo, precisa ter um bom dividend yield. O dividend yield é um valor que expressa a porcentagem que o dividendo representa frente ao valor atual da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA DTCOM (DTCY4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Existem, de fato, diversos fatores que indicam as ações da DTCOM (DTCY4) como um bom ativo para investir. Mas, cuidado.
Investir no estrito termo da palavra, implica longo prazo. Temos a experiência para dizer que, embora uma ação, no longo prazo possa subir muito (o que nem sempre acontece), o caminho até lá é tortuoso. Muitas vezes, investidores de primeira viagem abandonam ativos porque eles deram 10% de prejuízo até aquele momento. Para ver, logo a seguir, esse ativo valorizar 20% e seguir adiante em um longo ciclo de alta.
Por outro lado, o longo prazo tem outras armadilhas que nos atingem sobretudo quando nos vemos, por exemplo, em uma crise internacional, que derruba o preço das ações de um modo geral, sejam elas de grandes e sólidas empresas, sejam de empresas promissoras. Essas crises, na grande figura dos índices, década após década, não representam mais do que um “pequeno tropeço”. Porém, para quem acabou de colocar todo o seu dinheiro em ações, gera preocupação.
Os índices da bolsa sobem no longo prazo por um motivo
E por outro motivo também: os índices, de fato, no longo prazo só fazem subir, mas as ações que os compõem mudam o tempo todo. Eles são formados apenas pelas ações que estão desempenhando bem. Empresas que já fizeram parte do Ibovespa, na sua composição, algumas delas nem existem mais… talvez alguém tenha comprado ações dessas empresas, um dia, achando que, “no longo prazo elas iriam valorizar de qualquer forma.
Assim, recomendamos sempre encarar a bolsa não como investimento, mas como um ambiente de oportunidades que podem ser encontradas se usarmos a ferramenta certa. Entendemos que há outros especialistas que tem outro posicionamento e isso é compreensível. Este é o nosso posicionamento e temos bons resultados com isso. Além disso, evite comprometer todo o seu dinheiro em ações e renda variável e estude cuidadosamente o momento de entrar e de sair de operações.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)?
O Raio X Preditivo tem como principal missão ensinar o trader a encontrar regiões saudáveis de negociação no gráfico dos ativos da bolsa de valores.
Através do estudo do volume e do fluxo de ordens, o Raio X Preditivo mostra os níveis de preço onde os grandes investidores institucionais estão se posicionando, quais os seus pontos de decisão e quais as regiões a partir das quais o preço pode ter uma excelente relação entre risco e ganho. Quer dizer: arriscamos pouco com a intenção de ganhar muito.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa dos movimentos de preço e o preço, por sua vez, é mero efeito. As outras metodologias, no entanto, focam apenas no preço como fator decisório, tentando usar comportamentos passados como ferramenta para decisão futura.
Nós do Raio X Preditivo acreditamos que, se focarmos nas causas (volume e fluxo) podemos nos adiantar com maior sucesso aos efeitos (movimentos importantes no preço dos ativos).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)?
Começar a comprar ações é muito simples hoje em dia e requer apenas dois passos. Porém, preciso que você leia este tópico até o seu final, pois há uma advertência importante.
Eis os dois passos:
- Abra uma conta numa corretora de valores: para abrir uma conta em uma corretora de valores você só precisa de um computador conectado à internet ou um celular para instalar o aplicativo dessa empresa. Aí é só preencher um formulário com seus dados pessoais e bancários. Em alguns minutos, sua conta estará aberta
- Agora é só pegar o dinheiro da sua conta bancária que você informou no cadastro e transferir para a sua conta na corretora via TED. Pronto. Já pode começar a comprar e vender ações.
Mas não faça nada disso se ainda não se inscreveu em um treinamento sobre a bolsa de valores e sobre trade. E, mesmo depois de ter se inscrito e aprendido alguma coisa, use a conta demo da corretora para treinar a fim de testar seus conhecimentos sem o risco de perder dinheiro.
Embora a conta demo seja bem diferente de operar na conta real, por não envolver dinheiro real, não espere que você tenha sucesso na conta real se não tiver sucesso na conta demo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA DTCOM (DTCY4)
Claro que o contexto da pandemia veio favorável para as DTCY4, porém não podemos nos basear em notícias apenas para avaliarmos as condições de uma companhia aproveitar um contexto favorável. Devemos sempre verificar se os investidores institucionais estão posicionados de forma favorável nos ativos e em que faixa de preços. Ou mesmo se estão vendendo suas posições. Fazemos isso através do volume de ativos negociados, visto que certos volumes apenas esses participantes fortes são capazes de movimentar. A melhor análise de volume, atualmente, é feita pelo Raio X Preditivo.