As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) podem dar muito lucro pra você se você souber ler o comportamento dos investidores institucionais, aqueles que comandam o mercado
A Cyrela Commercial Properties (CCPR3) fez, no final de abril de 2021, um acordo para a criação de uma joint venture com a gestora SPX Capital, a fim de criar uma nova gestora de recursos. A nova companhia administrar fundos de investimentos em ativos imobiliários. Isso faz parte da estratégia de crescimento da Cyrela Commercial Properties. As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3), considerando o contexto do mercado e esse fato relevante, seriam interessantes para investirmos ou fazermos trades?
As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3), portanto, são o tema deste artigo, porém, acima de tudo este texto ressalta um fator que é o mais importante para avaliação de uma ação, mais do os próprios balanços da empresa: a participação dos players institucionais nos negócios desses ativos. Essa avaliação é feita através do volume de ativos negociados e a metodologia Raio X Preditivo é especializada na análise desse fator.
- O que é a Cyrela Commercial Properties e suas ações (CCPR3)?
- Ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)?
- Formas de ganhar em ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)?
- Investir ou não investir em ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)?
- Conclusão
A Cyrela Commercial Properties tem 152.644.445 de ações ordinárias e, destas, 59.386.986 (38,91%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES E SUAS AÇÕES (CCPR3)?
Segundo a página das ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Incorporação de Empreendimentos Imobiliários
- Classificação Setorial: Financeiro / Exploração de Imóveis / Exploração de Imóveis
A Cyrela Commercial Properties S.A. Empreendimentos e Participações (CCP) constitui uma das principais presenças em aquisição, locação, venda, desenvolvimento e operação de imóveis comerciais do Brasil.
Seu foco está em edifícios corporativos de alto padrão e shopping centers.
Concentração dos investimentos:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Mas também participa de projetos localizados em Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Tem mais de 16 anos de atuação no setor, e é desdobramento das atividades relacionadas a imóveis comerciais da Cyrela Brazil Realty, em 2007.
A Companhia possui conhecimento e experiência em vários aspectos técnicos de desempenho e ocupação, o que resulta em ativos de alto padrão de qualidade e sofisticação, contribuindo para que a Companhia obtenha consistentemente taxas de ocupação mais altas do que as verificadas no mercado.
Atualmente, a CCP possui aproximadamente 244 mil m² de área locável em operação.
Nos segmentos de Edifícios Corporativos Triple A e Classe A, a Companhia tem um portfólio de 15 propriedades operacionais, totalizando uma área de locação de aproximadamente 105 mil metros quadrados, na participação exclusiva CCP.
A CCP possui participação em 7 empreendimentos de shopping centers, administrando diretamente 6 deles. São aproximadamente 142 mil metros quadrados de ABL em operação.
- Shopping D – São Paulo/SP
- Shopping Cidade São Paulo – São Paulo/SP
- Tietê Plaza Shopping – São Paulo/SP
- Grand Plaza Shopping – Santo André/SP
- Shopping Metropolitano Barra – Rio de Janeiro/RJ
- Shopping Estação BH – Belo Horizonte/MG
- Shopping Cerrado – Goiânia/GO
Edifícios Corporativos
- Miss Silvia Morizono – São Paulo/SP
- Faria Lima Financial Center – São Paulo/SP
- Faria Lima Square – São Paulo/SP
- JK 1455 – São Paulo/SP
- JK Financial Center – São Paulo/SP
- Corporate Park – São Paulo/SP
- Thera Corporate – São Paulo/SP
- Torre Matarazzo – São Paulo/SP
- Brasílio Machado – São Paulo/SP
- Nova São Paulo – São Paulo/SP
- Verbo Divino – São Paulo/SP
- ITM Centro Empresarial – São Paulo/SP
- CEO – Rio de Janeiro/RJ
- Leblon Corporate – Rio de Janeiro/RJ
- Suarez Trade – Salvador/BA
O que são as ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)?
As ações de uma empresa são a menor fração possível de seu capital social. É como se pegássemos tudo o que a empresa vale, dividíssemos em pedaços bem pequenos e colocássemos para vender na bolsa. Graças ao dinheiro arrecadado, a companhia colocará em prática investimentos que vão promover o seu desenvolvimento.
Esse processo se chama abertura de capital e é usado quando a empresa precisa arrecadar recursos para investir, mas não quer lançar mão de empréstimos ou financiamentos (os juros dessas modalidades reduzem a vantagem da facilidade de obtenção do dinheiro).
Durante a abertura de capital, a empresa consegue recursos e quem compra as ações está dividindo os riscos com a companhia. Apesar dos riscos, se tudo der certo, a empresa passará ao longo do tempo a valer mais. Se ela passar a valer mais, as ações passam a valer mais. Se eu comprei essas ações, meu patrimônio, automaticamente, se amplia.
Junto a isso, temos o fato de que, muito provavelmente, a empresa também passa a lucrar mais. Os lucros, ou parte deles, devem ser divididos entre os acionistas em forma de dividendos. Logo, além de tudo, eu recebo dividendos.
No entanto, há diversos participantes do mercado que não ligam para nada disso. São os traders ou especuladores. Para eles, comprar ações significa que eles já têm um viés de que o valor desses papeis suba em um tempo mais ou menos curto. E, quando isso acontecer, eles venderão as ações e terão um lucro imediato.
Eles também podem vender ações, se a perspectiva for de queda. Para isso, alugam as ações de um investidor, vendem e, quando estiverem mais baratas, recompram, mantendo a diferença. Depois é só devolver as ações, pagar o aluguel e embolsar o lucro. O nome desse tipo de operação é venda a descoberto e, embora muitos iniciantes a achem estranha, ela é bem comum e fácil de realizar.
Histórico da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)
- 2007 – A CCP foi constituída a partir da cisão parcial da Cyrela em 11 de abril de 2007. A Cyrela, por sua vez, foi formada com a incorporação do Grupo Cyrela pela Brazil Realty. A antiga controladora das sociedades do Grupo Cyrela, constituída em 1962, dedicava-se exclusivamente à atividade de incorporação de edifícios residenciais e de salas em edifícios comerciais, e terceirizava a construção e venda dos projetos. A Brazil Realty foi constituída em 1994, sob a forma de empreendimento conjunto (joint venture) entre o acionista controlador da Cyrela e a IRSA, com o objetivo de atuar na construção e locação de edifícios corporativos de alto padrão. Em decorrência da cisão parcial, a Cyrela transferiu para a CCP os ativos relacionados às atividades de incorporação e aquisição de edifícios corporativos e shopping centers, bem como de administração dessas propriedades. Cada acionista da Cyrela recebeu uma ação da CCP para cada ação detida na Cyrela. A avaliação que lastreou a transação foi elaborada pela Terco Grant Thornton e determinou o valor cindido em R$228,2 milhões, equivalente a 11,7% do patrimônio líquido da Cyrela àquela data.
- 2008 – Firmamento da parceria (joint venture 50%-50%) com a multinacional americana AMB Property. Firmamento da parceria com a multinacional Prologis Inc. Adesão ao Pacto Global das Nações Unidas.
- 2009 – Alpine Woods Capital Investors LLC adquire 5,0% do total das ações ordinárias da CCP. Anúncio de joint venture com líderes financeiros globais para investir no mercado de imóveis comerciais no Brasil. Anúncio de aquisição de terreno para desenvolvimento futuro de Shopping Center em São Paulo.
- 2010 – Anúncio da 1º Emissão de Debêntures. Desenvolvimento de Parque Logístico em São Paulo em parceira com a AMB Property Corporation. Anúncio de parceria com a BRMalls em desenvolvimento do Shopping Estação BH. Aquisição de terreno para ampliação de Parque Logístico em Cajamar. Aquisição de terreno de 7.500 m² na Avenida Faria Lima em São Paulo. Aprovação e lançamento do projeto Shopping Metropolitano Barra. Aumento da participação no empreendimento Torre Matarazzo. Desenvolvimento de Parque Logístico no Estado do Rio de Janeiro (Rodovia Presidente Dutra). Desenvolvimento de Parque Logístico no Estado de São Paulo (Jundiaí). Anúncio de parceria com a Aliansce Shopping Centers S.A. no desenvolvimento do Parque Shopping Belém.
- 2011 – Entrega do Parque Logístico em Cajamar.
- 2012 – Anúncio da 2º Emissão de Debêntures. Inauguração do Parque Shopping Belém. Desenvolvimento de Shopping Center em Goiânia. Inauguração do Shopping Estação BH. Venda da Torre Corporativa Matarazzo. Inauguração da expansão do Shopping Grand Plaza, em Santo André, São Paulo. Entrega, locação e venda parcial do Parque Industrial Cajamar, em Cajamar (SP). Venda de participação no “CEO Offices” para Fundo de Investimento Imobiliário.
- 2013 – Entrega, locação e venda parcial do Jundiaí Industrial Park, em Jundiaí (SP). Anúncio da 3º Emissão de Debêntures. Anúncio da 4º Emissão de Debêntures. Aquisição dos 50% Adicionais do Shopping Cidade São Paulo. Anúncio da 5º Emissão de Debêntures. Entrega do CEO – Corporate Executive Offices, no Rio de Janeiro (RJ). Inauguração do Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro (RJ). Inauguração do Tietê Plaza Shopping em São Paulo (SP).
- 2014 – Anúncio da 6º Emissão de Debêntures. Aumento de Participação no Shopping Cerrado. Entrega do Thera Corporate. Anúncio do Projeto Gasômetro. Contratação de Carta de Crédito.
- 2015 – Inauguração do Shopping Cidade São Paulo: 17,5 mil m² de área bruta locável e 160 lojas. Locações nos empreendimentos: ocupação no Thera Office: 86,3% e conclusão do processo de locação do FII CEO. Aumento de capital R$400 MM. Venda de ativos: Edifício CENESP – R$15 MM, Agência Rio de Janeiro – R$17 MM e Thera Corporate – R$ 236 MM (Concluída no 1T16).
- 2016 – Venda do empreendimento Thera Corporate localizado na cidade de São Paulo. Entrega dos os Blocos 3100 e 3200 do empreendimento Prologis CCP Cajamar III e Blocos 100 e 200 do empreendimento Prologis CCP Caxias. Inauguração do Shopping Cerrado. Venda do Parque Logístico Tamboré III. Emissão de R$150 milhões em Notas Promissórias. 7ª e 8ª Emissão de Debêntures.
- 2017 – Entrega e locação do edifício Miss Silvia Morizono. Emissão de R$135 milhões em Notas Promissórias. Transação Prologis e CPPIB. Venda do Portfólio de Galpões. Venda do Parque Logístico Tamboré I. Pré-pagamento de R$ 730 milhões de dívidas. Pagamento de R$ 345 milhões em dividendos.
- 2018 – 9ª Emissão de Debêntures. Pré-pagamento da 1ª Nota Promissória e da 6ª emissão de Debêntures. Venda do Parque Shopping Belém. Venda do Parque Logístico Tamboré II. Venda de Participação do Shopping Cidade São Paulo. Opção de Compra do Miss Silvia Morizono. Aquisição de Conjunto no Edifício JK 1455. 10ª Emissão de Debêntures. Pré-pagamento do Crédito Imobiliário do Shopping Cidade São Paulo.
- 2019 – 11ª Emissão de Debêntures. Aquisição 7º andar Miss Silvia Morizono. Aquisição Birmann 10. Pré pagamento da 8ª Emissão de Debêntures. Parceria com a Delivery Center. Oferta Pública de Distribuição Primária. Aquisição do 18º andar do Faria Lima Financial Center. Alienação Centro Empresarial Faria Lima. Aquisição JK Torre D e JK Torre E
- 2020 – Aquisição do 17º andar do Faria Lima Financial Center. Programa de Recompra de Ações.
2. AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
As negociações acontecem em ambiente absolutamente eletrônico, sem envolvimento humano direto, diferentemente de antigamente quando havia aquela gritaria no pit, em que os negócios eram fechados e registrados por operadores e outros funcionários da bolsa de valores.
A Plataforma Unificada de Multiativos (PUMA) permite que milhões de negócios aconteçam simultaneamente, de maneira rápida, segura, transparente e acessível.
Desse modo, eu ou você, com apenas um computador simples, conectado à internet podemos negociar ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) e de outras empresas brasileiras.
Ao mesmo tempo estamos no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais que movimentam o mercado com bilhões de reais e, através desse volume, conseguem em momentos específicos movimentar o mercado a seu favor.
Por isso, é importante ter uma leitura do que esses participantes estão fazendo a fim de que compremos quando eles têm a intenção de tentar movimentar o mercado pra cima e vendamos quando querem movimentar o mercado para baixo.
Há um método atualmente para termos essa leitura e falarei dele mais adiante.
Quais ações a Cyrela Commercial Properties possui?
A Cyrela Commercial Propertiestem apenas ações ordinárias. As ações ordinárias dão direito a voto pleno nas assembleias da companhia e também tem direito a receber proventos (dividendos, juros sobre capital próprio).
Qual são os códigos das ações da Cyrela Commercial Properties
As ações da Cyrela Commercial Propertiessão conhecidas pelo código CCPR3. Os códigos das ações negociadas na bolsa de valores são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) também são negociadas no mercado de valores dos Estados Unidos na forma de ADRs sob o código CYRLY.
Algumas ações brasileiras são negociadas em bolsas estrangeiras através de um sistema de recibos. Nos EUA, as American Depositary Receipts (ADR) são negociadas como se fossem ações, enquanto as ações propriamente ditas ficam custodiadas no Brasil por uma empresa financeira responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Danubio Do Brasil Adm E Participacoes Lt | 9,20 | 0,00 | 9,20 |
Verde Asset Management Gestora de Recursos S/a | 8,06 | 0,00 | 8,06 |
Elie Horn | 23,58 | 0,00 | 23,58 |
Eirenor S.A | 3,19 | 0,00 | 3,19 |
Leo Krakowiak | 21,97 | 0,00 | 21,97 |
Eh Capital Management | 2,64 | 0,00 | 2,64 |
Outros | 31,36 | 0,00 | 31,36 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3). Duas delas são as mais comuns e utilizadas pelos traders e investidores do mundo:
Trade com ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)
No trade, não estamos interessados em sermos sócios, investidores, acionistas.
A ideia aqui é analisar, determinar uma possível tendência e fazer uma operação nesse sentido.
Por exemplo, se achamos que o preço da ação vai subir, compramos. Depois de subir um tanto, vendemos e ficamos com lucro. Se cair, no entanto, temos prejuízo.
Se achamos que vai cair, alugamos ações de um investidor, vendemos (acredite, é perfeitamente legal e normal fazer isso; se chama venda a descoberto) e recompramos quando estiver mais barato. Mas podemos ter prejuízo se o preço subir.
Os trades podem ser classificados por sua duração: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de poucos dias), position trade (operações de poucas semanas).
Ganhar dividendos com ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3)
Os investidores, por sua vez, preferem comprar ações e ficar com elas indefinidamente. Se o preço da ação cai e seu patrimônio diminui de valor, nem esquentam: aproveitam para comprar mais, pois as ações estão baratas. Eles querem acumular ações, como se fosse uma espécie de poupança.
Eles estão, muitas vezes, focando nos dividendos que as empresas lucrativas pagam. O lucro de cada exercício deve ser dividido com os acionistas. Geralmente, 25% do lucro é dividido entre os acionistas. Esse valor pode variar de companhia para companhia.
O investidor usa os dividendos para comprar mais ações. As novas ações receberão, mais adiante, ainda mais dividendos, podendo comprar mais ações e assim por diante.
Porém, para isso dar certo, é preciso que as ações paguem bons dividendos e com frequência.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 09/12/2020 | 09/12/2020 | 25/12/2020 | 0,88 | 6,24% |
Dividendo | 30/04/2020 | 30/04/2020 | 26/05/2020 | 0,05 | 0,32% |
Dividendo | 22/10/2018 | 25/10/2018 | 07/11/2018 | 1,00 | 9,85% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Esta é nossa postura, independentemente de estarmos falando de ações da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) ou de outra ação da bolsa de valores.
Quando falamos de investimento, estamos falando de longo prazo. Somos muito cautelosos quanto a dizer que devemos deixar dinheiro em ações por um longo tempo, mesmo sabendo que há investidores que têm relativo sucesso nesse posicionamento de ficar com ativos em carteira não se importando com as quedas do mercado.
Consideramos que ao mesmo tempo que as bolsas, no longo prazo, sempre terão os índices em tendência de alta: mas não esqueça que os índices só são formados pelas ações com bom desempenho. Grandes companhias – ou que já foram grandes, um dia – já foram tiradas dos índices. Algumas delas até deixaram de existir ou mesmo saíram da bolsa.
Nos momentos de crise, como a de 2008 ou a de 2020, que atingem todas as empresas, saudáveis ou não, causam muita dor de cabeça aos iniciantes que decidem colocar todo o seu dinheiro no longo prazo na bolsa de valores. Não são poucos os que acabam vendendo seus papeis, com grande prejuízo, pouco antes de eles voltarem a subir (para o espanto de todos).
Assim, o investimento propriamente dito deveria ficar restrito a uma parte muito pequena de seu capital a fim de que eventuais perdas não gerem arrependimento, pânico e decisões erradas.
Defendemos operações com pontos de entrada estratégicos e pontos de saída idem. Desta maneira, evitamos que nosso dinheiro fique sob risco por demasiado tempo.
Mas como encontrar esses pontos? Sim, pois ficar caçando momentos em que o preço vai subir ou vai cair pode ser tão arriscado para seu dinheiro quanto o longo prazo.
É aí que entra um bom método de análise da bolsa. Mais para frente falaremos do Raio X Preditivo.
Vantagens competitivas
A CCP possui as seguintes vantagens competitivas apontadas em sua página de relacionamento com investidores:
- Sólida Experiência e Reputação. A Companhia possui mais de 16 anos de experiência no setor imobiliário Commercial, em especial, na região metropolitana de São Paulo, tendo construído sólida reputação neste mercado, o que a CCP acredita ter ocorrido graças à sua capacidade de identificar boas oportunidades e de antecipar tendências, oferecendo produtos inovadores, de alta qualidade e tecnologia. A Companhia acredita que seu perfil, tamanho e imagem, aliados à qualidade dos seus executivos, lhe permite ter acesso a grandes negócios imobiliários, principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.
- Portfólio de Edifícios Corporativos e Carteira de Clientes de Alta Qualidade. A Companhia acredita possuir atualmente um dos melhores portfólios existentes de edifícios corporativos na região metropolitana de São Paulo em termos de qualidade construtiva, especificações técnicas e acabamentos. Aproximadamente 74% desse portfólio, em termos de receita de locação, é classificado como padrão Triple A, apresentando nível máximo de qualidade e tecnologia conforme metodologia do Núcleo de Real Estate da Poli/USP para avaliação de edifícios corporativos.
- Domínio do Processo de Incorporação e Administração da Construção. A Companhia possui conhecimento sobre modernos e atualizados processos de incorporação de edifícios corporativos. Com base na sua experiência de mais de 16 anos, a CCP domina padrões de tecnologia, arquitetura e qualidade reconhecidos internacionalmente, resultando em empreendimentos atrativos e sofisticados e que, ao mesmo tempo, possuem baixos custos operacionais, refletindo diretamente no aumento das suas receitas. Além disso, a Companhia administra todo o processo de construção dos seus empreendimentos, o que lhe permite otimizar a construção, com um controle de custos mais eficiente, e entregar produtos rapidamente, de forma a atender à demanda do mercado.
- Sólido Desempenho Financeiro e Potencial de Crescimento dos Seus Mercados Atuais. O alto índice de rentabilidade da CCP decorre principalmente dos seguintes fatores: (i) a CCP apresenta historicamente baixos níveis de vacância e inadimplência nos seus empreendimentos; (ii) a Companhia possui um portfólios diferenciado de produtos de qualidade superior, o que lhe proporciona receitas de locação que a Companhia acredita ser superior à média de mercado; (iii) a CCP tem baixos custos operacionais e administrativos, atuando com uma estrutura administrativa enxuta de profissionais experientes; e (iv) a CCP tem uma gestão eficiente de caixa.
- Administração dos Empreendimentos. A CCP administra a maioria dos seus empreendimentos, focando sempre na satisfação e retenção dos seus clientes. Nesse sentido, por meio da sua experiência, a Companhia procura implementar os mais modernos e econômicos sistemas operacionais nos seus empreendimentos, de forma a obter redução nos custos de operação e manutenção e, consequentemente, nos custos condominiais.
E aponta as seguintes estratégias:
- Aquisição de imóveis comerciais para locação. A CCP pretende adquirir edifícios corporativos já construídos, locados ou não, visando sua modernização e atualização tecnológica, ou mesmo seu reposicionamento, quando necessário, por meio da modalidade retrofit.
- Gestão ativa do portfólio. A CCP busca manter a qualidade de seu portfólio atual por meio do gerenciamento dos edifícios comerciais e shoppings, sempre trazendo conforto e tecnologia para seus usuários.
- Parcerias estratégicas na aquisição de novos ativos de escritórios. Recentemente a CCP firmou uma parceria com o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), na qual as duas empresas se comprometeram a investir USD 400 milhões em uma nova joint venture com foco em edifícios corporativos de alto padrão no Rio de Janeiro e São Paulo.
- Incentivo à cultura da inovação. A CCP pretende ser a Companhia mais inovadora dos seus segmentos de atuação, incentivando os colaboradores a identificar e introduzir novas soluções para seus ativos. Um exemplo foi a implantação da Plataforma ON nos shoppings da CCP, solução tecnológica que integra em um único aplicativo web os mais relevantes serviços de atendimento e relacionamento virtual ao cliente. O ON surgiu como um projeto de inovação interno e serviu como inspiração para muitos outros projetos da Companhia.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia e um treinamento para fazer trades na bolsa de valores a partir da análise da causa dos movimentos de preço. Que causa seria essa? O volume de ativos negociados.
Para o Raio X Preditivo, o volume é o que alimenta e ocasiona as tendências de alta e de baixa e dá o que é necessário para os movimentos mais fortes nos gráficos das ações, contratos e outros instrumentos negociados nos mercados.
Enquanto isso, as outras metodologias focam no preço que, para o Raio X Preditivo, é mero efeito. Nesse sentido, se focamos nas causas, podemos nos adiantar, com maior probabilidade de acerto, aos efeitos.
O Raio X Preditivo também pode ser considerado o estudo da atuação dos investidores institucionais, visto que 90% do volume de ativos negociados (número estimativo) fica por conta desses participantes.
Ao nos colocarmos ombro a ombro com esses participantes, como parceiros, temos maior chance de acompanhar os acontecimentos que eles tentam desencadear através do bom uso que eles fazem do volume financeiro de que dispõem.
Desse modo, o Raio X Preditivo se especializou em determinar zonas saudáveis de entradas em operações, não importa o prazo operacional preferido do trader.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)?
Comprar e vender ações, atualmente, é muito simples. Primeiro você pode baixar o aplicativo da sua corretora de valores escolhida ou acessar o site. O próximo passo é preencher um formulário com seus dados pessoais e bancários. Em alguns minutos, sua conta estará aberta. A seguir, é só transferir, via TED, o dinheiro que pretende usar. Notou que dá para fazer tudo isso via celular? Antigamente, nem faz tanto tempo assim, dava um trabalhão investir na bolsa de valores. Não é à toa que muita gente pensava que era coisa que só servia para gente rica.
Porém, apesar dessa facilidade, recomendamos que o seu primeiro passo seja se inscrever em um curso sobre a bolsa de valores e sobre trade.
Após abrir sua conta na corretora, comece a treinar na conta demo, uma conta em que você não usa dinheiro de verdade. Sabemos que há muitas críticas quanto ao treino na conta demo. De fato, negociar ações com dinheiro de verdade é bem diferente, visto a pressão emocional envolvida. Porém, não imagine que você terá sucesso na conta real, com dinheiro de verdade, se nem na conta demo conseguir bons resultados.
Só então recomendamos que comece a operar ações, da Cyrela Commercial Properties (CCPR3) e de outras empresas, em sua conta real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA CYRELA COMMERCIAL PROPORTIES (CCPR3)
A nova empresa criada pela Cyrela Commercial Properties pode ser, de fato, uma boa notícia para os acionistas. Porém não podemos deixar de atentar para como os big players estão encarando a ação. Eles comandam o mercado através do controle da oferta e da demanda, com os gigantescos volumes de dinheiro e ativos que movimentam. Para sabermos como estão comprometidos com a CCPR3, precisamos analisar o volume e verificar que faixas de preço eles defendem. A análise do volume de ativos negociados é a especialidade do Raio X Preditivo e, por isso, esta é a metodologia que indicamos para trades e mesmo para investimento em tais ações.