As ações da Coteminas (CTNM4) têm alguma chance de disparar de preço? A resposta está no comportamento dos investidores institucionais e nós sabemos como analisar
As ações da Coteminas (CTNM4) certamente não estão entre as mais negociadas da bolsa, mas isso não a deixa imune a fortes movimentos e até mesmo à possibilidade de se valorizar muito no futuro. Será que isso pode mesmo acontecer? Será que as ações da Coteminas seriam um bom investimento.
As ações da Coteminas (CTNM4) podem ser analisadas pela análise fundamentalista ou pela análise técnica, mas, aqui, além de falarmos sobre a empresa, sua história e seus negócios, queremos apresentar uma metodologia diferenciada, que se baseia no rastro deixado pelos big players, através do volume de negócios, para antecipar grandes movimentos de alta e de queda. O nome desse método é Raio X Preditivo, sobre o qual falaremos mais adiante.
- O que é a Coteminas e suas ações (CTNM4)?
- Ações da Coteminas (CTNM4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Coteminas (CTNM4)?
- Formas de ganhar em ações da Coteminas (CTNM4)?
- Investir ou não investir em ações da Coteminas (CTNM4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Coteminas (CTNM4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Coteminas (CTNM4)?
- Conclusão
A Coteminas tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 13.912.800 |
Preferenciais | 16.723.657 |
Total | 30.636.457 |
Em free float:
Quantidade de Ações Ordinárias | 729.885 | 5,25 |
Quantidade de Ações Preferenciais | 14.560.262 | 87,06 |
Total de Ações | 15.290.147 | 49,91 |
1. O QUE É A COTEMINAS E SUAS AÇÕES (CTNM4)?
Segundo a página das ações da Coteminas (CTNM4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Holding
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Tecidos. Vestuário e Calçados / Fios e Tecidos
A Coteminas congrega, como holding, diversas empresas com atuação no setor têxtil. A Coteminas controla a Springs Global e a Companhia Tecidos Santanense e também possui fortes marcas como Wamsutta, Springmaid, MMartam, Artex, Santista, Calfat, Garcia, Arco-Íris e Fantasia.
São 22 fábricas que, juntas, produzem 20% do algodão consumido pelo Brasil, com foco em cama, mesa e banho.
A Coteminas foi fundada em 1967, como Companhia de Tecidos Norte de Minas. A fábrica de fiação e tecidos veio em 1975.
A partir de 1980 a operação se expandiu. Foi adquirida a unidade de Natal (RN). E a partir de 1990, chegaram as novas plantas, em Campina Grande (PB). A empresa também comprou unidades em Blumenau (SC) e João Pessoa (PB). Com a compra das marcas Santista e Artex, no Brasil, a empresa entrou no segmento de bens de consumo. Na Argentina, por sua vez, a Coteminas ficou com as marcas Arco-Íris e Fantasia.
Finalmente, em 2006, ela se aliou à Springs Industries nos EUA, com a subsequente abertura de capital da subsidiária Springs Global no ano seguinte. A Coteminas comprou a MMartam em 2009.
O ano 2010 foi marcado pelo aumento da linha de produtos e junção entre indústria de varejo. Vieram mais lojas da marca MMartan e, finalmente, lançou as lojas Artex.
O que são as ações da Coteminas (CTNM4)?
Quando uma empresa encontra oportunidades de crescimento, em algum momento de sua história, não poucas vezes precisa angariar recursos para botar seus planos em prática.
Porém, as opções costumam ser terríveis: empréstimos e financiamentos que têm juros altíssimos.
Uma opção muito mais inteligente e muito bem vista pelo mercado é abrir capital.
O que é abrir capital?
É vender uma parte do capital, do valor da empresa, em forma de ações. Assim, uma ação é a menor parte possível de uma companhia, de seu capital social. Como se fosse, efetivamente, um pedaço daquela empresa, uma célula que representa a totalidade de tudo o que ela é.
Ao vender seu capital social na bolsa de valores, a empresa capta dinheiro para colocar seus planos adiante.
Ao comprar as ações de uma empresa, o investidor se torna sócio, acionista.
Note que, ao mesmo tempo, a companhia divide o risco de seus novos empreendimentos com o investidor.
E o investidor, por outro lado, aceita esse risco sob a condição de participar dos lucros.
E isso se dá pela valorização das ações: faz sentido. Se a empresa investe e cresce em novos negócios seu valor aumenta. Por consequência, cada pedaço (ação) dessa empresa aumenta de valor proporcionalmente.
E existe outro detalhe: o acionista tem direito a uma parte dos lucros. Se a empresa cresceu, é de se esperar que seus lucros cresçam. O lucro é dividido em forma de dividendos: os investidores têm direito a pelo menos 25% do lucro líquido. Esse valor pode variar. A distribuição é por ação e quanto mais ações eu tenho mais eu recebo.
As ações de companhias como a Coteminas (CTNM4), no entanto, sofrem intensa movimentação no mercado, não só por causa dos investidores, mas sobretudo por causa do traders ou especuladores.
Também dá para – se acreditamos que o preço vai cair – lucrar vendendo. Sim, dá para vender ações que não temos através do aluguel de ações. É uma prática bem comum e simples na bolsa de valores, facilitada pelas corretoras. E, quando a ação estiver mais barata, compramos de volta. A diferença menos taxas e aluguel das ações (valores pequenos) é o nosso lucro.
História da Coteminas e das CTNM4
- 1931 – Num povoado à margem do rio Glória, chamado Itamuri, município de Muriaé, Minas Gerais, Antonio Gomes da Silva, pequeno comerciante, e Dolores Peres Gomes da Silva, dona de casa, viram chegar ao mundo, seu décimo primeiro descendente, José Alencar, de um total de 15 filhos. Um lar tipicamente mineiro em sua simplicidade, no culto aos valores espirituais e morais e na vivência familiar austera e impregnada de amor. José Alencar madrugou no trabalho. Aos sete anos, ensaiava os primeiros passos atrás do balcão da loja do pai, “mais para atrapalhar do que para ajudar”, admite ele. Aos 14 anos, decidiu que era hora de ir mais longe.
- 1946 – José Alencar deixou a casa paterna, indo para Muriaé trabalhar como balconista na loja de tecidos “A Sedutora”. Na partida, ouviu um conselho do pai: “Meu filho, o importante na vida é poder voltar”. Desse conselho, nunca mais se esqueceu. Durante bom tempo lá, em Muriaé, José Alencar dormiria em um catre, no corredor do Hotel da Estação. O salário de 300 cruzeiros não dava para pagar o quarto.
- 1948 – José Alencar muda-se para Caratinga. Levava dois cruzeiros e trinta centavos no bolso, a mesma malinha de madeira com que saiu de casa e nenhuma dívida. Precisou pouco tempo para ser considerado, a exemplo do que já havia ocorrido na loja “A Sedutora”, de Muriaé, o melhor vendedor também da Casa Bonfim, de Caratinga. “Lá comecei ganhando 600 cruzeiros mensais e pagava 300 de pensão. Uma pensão de categoria – vamos dizer – uma estrela”, recorda com bem-humorado saudosismo. Foi nessa época que seu irmão mais velho, Geraldo Gomes da Silva, emprestou-lhe 15 mil cruzeiros para que o jovem, mas já experiente, José Alencar, aos 18 anos de idade, começasse seu primeiro negócio.
- 1950 – No dia 31 de março de 1950, o futuro Senador e Vice-Presidente da República, um dos mais bem-sucedidos empreendedores do país, abria as portas de sua primeira empresa: “A Queimadeira”, na avenida Olegário Maciel, 520, no Barro Branco, em Caratinga. A firma era individual: José Alencar Gomes da Silva. Foi com esses 15 contos que começou sua lojinha em Caratinga. Era abaixo de microempresa, duas portas de madeira. Ela não foi inaugurada, foi aberta. Seu irmão Geraldo se dispôs a lhe emprestar os 15 contos, por acreditar nele. Sabia que ele tinha planejado tudo. José Alencar não possuía nem um tostão, mas conhecia o mercado, conhecia todos os fornecedores e todas as mercadorias. Sabia que tipo de mercadoria comprar, por quanto poderia comprar e sabia também que seu custo seria imbatível, o mais econômico da praça. Como José Alencar era menor de idade, ele pediu a seu pai que o emancipasse com escritura pública da emancipação, o que foi feito. Morar na própria loja, “atrás da prateleira”, e comer de marmita fazia parte do esforço para baixar os custos e tornar competitiva a lojinha, que vendia quase de tudo: tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas, armarinhos, etc. O primeiro auxiliar foi o Manoel. “Depois”, conta Alencar, “alguns irmãos me ajudaram: o Toninho, o Lucílio e o Tatão. Este chegou a ser sócio por algum tempo, mas, mesmo quando não participou mais da sociedade, ainda assim seus empréstimos sempre me valeram em momentos mais difíceis”.
- 1953 – José Alencar decide mudar de ramo. Desde o começo daquele ano inicia o processo de preparação para passar “A Queimadeira”. Vendê-la. À medida que ia vendendo o estoque, foi pagando todos os compromissos, com o Geraldo, os fornecedores, os bancos e a fazenda pública. Em dezembro, tudo pago, concretiza-se a operação. Três promissórias, com vencimentos em 30 de abril de 1954, foram recebidas. Nada mais. Depois de “A Queimadeira”, uma nova fase se abriu na história de José Alencar. Recebeu a primeira promissória em abril e a segunda em agosto. Durante esses oito meses sem capital, foi viajante de um grande atacadista de tecidos do Rio de Janeiro, empresa denominada Tecidos Custódio Fernandes S.A., e aprendeu, em estabelecimento modelar, a trabalhar com atacado. Ao receber a segunda promissória, voltou a se estabelecer, agora com cereais por atacado, ainda em Caratinga, onde, em seguida, participou – em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantull Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho – de uma fábrica de macarrão, outro grande sucesso. Era a Fábrica de Macarrão Santa Cruz.
- 1959 – No Natal de 1959, uma grande perda: morre o Geraldo, irmão, amigo e conselheiro. José Alencar foi chamado para assumir os negócios que Geraldo iniciara, havia 10 meses, em Ubá. Eram sócios o próprio Geraldo, seu tio Heitor Serrano Peres, Manuel Nascimento Moura, Manuel Vieira, todos já falecidos, e João Batista Magro, que vive hoje em Belo Horizonte. A empresa denominava-se União dos Cometas, de Geraldo Gomes & Cia. Com a reestruturação societária, em homenagem ao principal fundador, manteve-se o seu nome, adotando a razão social Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A.
- 1963 – José Alencar construiu a Cia. Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde ganharia outro nome, Wembley Roupas S.A. Essa denominação surgiu graças ao sonho do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 66, disputada no Estádio de Wembley, em Londres. A seleção não foi feliz e perdeu aquele campeonato, mas o empreendimento de José Alencar não parou mais de crescer.
- 1967 – Com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), José Alencar – em parceria com o conceituado empresário e Deputado Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão – fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas.
- 1975 – Todavia, a inauguração da fábrica de fiação e tecidos, a mais moderna de todas quantas existiam, deu-se em 1975. Josué Christiano Gomes da Silva, filho de José Alencar, é, na atualidade, o executivo titular da Coteminas. Passou a exercer, em 1996, a Superintendência Geral da Companhia, até então ocupada por José Alencar desde a constituição da empresa em 1967.
- 2004 – A companhia adquiriu participação relevante na Companhia de Tecidos Santanense, sociedade aberta que tem por objetivo social a indústria têxtil; atividades afins; confecção e comercialização de produtos do vestuário, inclusive uniformes profissionais; acessórios e equipamentos de proteção individual – EPI, destinados à segurança do trabalho; a exportação e importação de produtos ligados a sua finalidade, podendo participar do capital de outras empresas e adquirir títulos negociáveis no mercado de capitais. A CTNM controla a Companhia de Tecidos Santanense.
- 2006 – Foi concluída a operação de associação dos ativos operacionais relacionados aos negócios de produtos para o lar da CTNM e da Springs Industries Inc. com a constituição da Springs Global Participações S.A., que controla a Coteminas S.A. e a Springs Global US, Inc., companhias fechadas operacionais, com sede no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente, e que passaram a gerir as atividades industriais na área de artigos de cama e banho anteriormente desenvolvido pelas emissoras (CTNM) e pela Springs
- 2007 – As ações da Springs Global Participações S.A. (Springs Global), controlada da CTNM, passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da antiga BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, atualmente, renomeada B3 – Brasil, Bolsa, Balcão S.A., sob o código de negociação SGPS3.
- 2009 – A sua controlada Springs Global passou a atuar diretamente no varejo monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil, através da aquisição da rede de lojas MMartan.
- 2011 – Houve o lançamento de lojas Artex. Houve o inicio das franquias Artex em 2015 e, da franquia digital em 2018.
2. AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Coteminas (CTNM4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações se dão em ambiente totalmente eletrônico.
As ações e outros ativos da bolsa são negociados através de um sistema conhecido como PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
Dessa maneira, as negociações acontecem em ambiente seguro, veloz, transparente e acessível.
Toda essa tecnologia e acessibilidade, possibilita que pessoas como você ou eu, negociem ações da Coteminas (CTNM4) com grande facilidade: basta ter um computador conectado à internet, uma conta na corretora e uma plataforma gráfica de negociação ou mesmo um home broker.
Parece muito simples, e é. Porém, o que quase ninguém diz para quem está começando é que, nesse ambiente, estão reunidos alguns dos participantes dos mercados mundiais com maior capacidade competitiva do mundo.
Os Investidores Institucionais são cerca de 100 empresas que, juntas, controlam cerca de 50% do capital mundial. Um estudo de 2011 revelou que, na época, eram pouco mais de 100 que controlavam 40% do capital mundial, mas, em quase 10 anos, essa concentração pode ter aumentado consideravelmente. Então, estes números atuais, são estimados.
Acredita-se que pelo menos metade deles, digamos, uns 50, têm presença forte nas bolsas de valores.
Já imaginou o poder desses participantes?
Sabemos que uma demanda excessiva pode fazer os preços subirem. Por outro lado, uma grande oferta de ativos pode fazer os preços caírem. Os institucionais têm essas duas possibilidades em aberto, graças a suas grandes posições em ativos e financeiras.
Mas não é só contra isso que estamos jogando contra quando entramos na bolsa.
Eis mais algumas “coisinhas” de que os big players dispõem:
- Robôs HFT (High Frequency Trading) ou Robôs de Alta Frequência de Negociação: são algoritmos avançadíssimos capazes de posicionar e reposicionar ordens de compra e venda no book de ofertas de um ativo. Uma vez definida a estratégia, silenciosamente, eles passam a montar posições enormes, com ordens menores, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado
- Gênios matemáticos e de programação: naturalmente, programas tão avançados como esses precisam ser programados por feras da matemática e da programação. Eles são muito bem remunerados para fazer esse trabalho
- Hardware de última geração: esses programas não rodam em computadores comuns. Além disso, os grandes investidores fazem questão de estarem próximos à bolsa de valores para evitar qualquer tipo de latência entre suas ordens e sua execução
- CEOs altamente preparados: eles não são apenas competitivos. Eles são bem informados. E, não, eles não se informam nos portais de notícia. Muitos deles têm acesso a chefes de estado de diversos países e outras autoridades. Também pudera: o faturamento de algumas dessas companhias supera o de alguns países
Depois de saber tudo isso, você tem certeza que quer entrar com todo o seu dinheiro na bolsa de valores? Isso é o mesmo que tentar atravessar de olhos fechados uma rodovia de oito pistas cheia de carros e caminhões… você, sem dúvida, vai sofrer um atropelamento.
Quais ações a Coteminas possui?
A Coteminas possuiu ações ordinárias e preferenciais:
- Ações ordinárias: dão direito a voto nas assembleias. As ordinárias da Coteminas não estão em livre negociação na bolsa de valores
- Ações preferenciais: têm direito à preferência no pagamento de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Coteminas
As ações da Coteminas possuem os seguintes códigos:
- Ordinárias: CTNM3
- Preferenciais: CTNM4
As ações da Coteminas (CTNM4) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente, as ações da Coteminas são negociadas unicamente na bolsa de valores brasileira.
As ações brasileiras só podem ser negociadas em mercados estrangeiros mediante o uso de programas de recibos como, nos EUA, as ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados de maneira simples, como se fossem ações. Enquanto isso, as ações correspondentes são custodiadas no Brasil, pra que não haja duplicidade de negociação.
Diversas ações brasileiras fazem uso desse recurso, mas ainda não é o caso das ações da Coteminas (CTNM4).
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Coteminas (CTNM4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Verde Asset Management/verde Serviços internacionais | 0,00 | 8,26 | 4,51 |
Bndes Participações – Bndespar | 0,00 | 11,49 | 6,27 |
Garantia Gestão de Recurso (credit Suisse) | 0,00 | 6,80 | 3,71 |
Holtex Inc | 2,48 | 0,97 | 1,66 |
Econorte – Empr. Construtora Norte de Minas Ltda | 6,70 | 2,63 | 4,48 |
Venture Consultoria Financeira E Administrativa Ltda | 0,00 | 4,87 | 2,66 |
Alaska Poland Fia – Bdr Nivel 1 | 0,00 | 23,25 | 12,69 |
Farpal Agropastoril E Part. Ltda. | 3,09 | 1,21 | 2,06 |
José Alencar Gomes Da Silva – Com. Part. Emp. S.A. | 0,01 | 0,30 | 0,18 |
Ecopar – Empresa de Comércio E Participações Ltda. | 0,65 | 0,26 | 0,43 |
Wembley Sociedade Anônima | 40,18 | 1,97 | 19,32 |
Empresa Nacional de Comércio. Rédito E Participações S.A. | 44,73 | 6,78 | 24,02 |
Outros | 2,16 | 31,22 | 18,01 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)?
Existem duas formas em particular de se ganhar dinheiro com ações CTNM4 em particular, dentre diversas outras.
Trade com ações da Coteminas (CTNM4)
Trade: no trade, conhecido na linguagem leiga como “especulação”, nosso objetivo é comprar pra vender um tempo depois quando as ações tiverem valorizado. Ou, então, alugar ações pra vendê-las e recomprá-las quando estiverem mais baratas, nas ocasiões em que acreditamos que os preços vão cair. O trade pode ter diferentes janelas cronológicas: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (operações que duram de dois dias a algumas semanas) e position trade (operações que duram de algumas semanas a poucos meses)
Ganhar dividendos com ações da Coteminas (CTNM4)
Distribuição de dividendos: o investidor que gosta de prazos mais longos pode decidir comprar ações pra encarteirar, isto é, fazer “poupança” com ações. Ele terá direito a receber proventos, como dividendos e juros sobre capital. As companhias costumam distribuir pelo menos 25% de seus lucros por suas ações (algumas podem vir a distribuir mais).
Com os dividendos, o investidor compra mais ações que, por sua vez, trarão ainda mais dividendos.
Se quiser seguir esta estratégia, é bom ficar de olho se a companhia paga dividendos com regularidade. Trimestres ou anos com falhas são maus indícios.
Fique de olho também numa coisa chamada dividend yield, que representa a porcentagem que o valor do dividendo representa frente ao valor da ação. Quanto mais alto melhor.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Uma das formas mais acertadas de se escolher empresas pra investir é acompanhar o comportamento dos grandes investidores institucionais.
Se há volume em um fundo – ponto mais baixo (até aquele momento) no preço de uma ação – é muito provável que um big player, um participante da bolsa com muitos cartuchos para queimar, está adquirindo ações, absorvendo papeis a um preço que ele considera barato, pois sabe que o potencial de valorização é enorme.
Note que essa leitura não é de longuíssimo prazo, pois dificilmente sabemos o que acontecerá com a ação e muito menos com os mercados daqui a cinco, dez, quinze ou vinte anos: as crises mundiais e nacionais podem mandar o preço de ações extremamente sólidas para a cucuia.
Mas, se pudermos monitorar os investidores institucionais, quando eles entram e quando saem de suas enormes operações, podemos aumentar nossas chances de acerto em prazos mais curtos. Lembre-se: os grandes players são melhor informados do que nós, que simplesmente lemos portais de notícias na internet e sabem interpretar melhor os dados dos balanços das companhias.
Para ter esse tipo de leitura de ações como a CTNM4, o mais indicado é usar uma metodologia como o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que, enquanto os outros métodos observam apenas o preço das ações, se foca no volume e no fluxo de ordens, que denunciam a atuação dos grandes players do mercado. Estes têm muito mais chance de mover o preço de um ativo em determinada direção ou ter a percepção de que esse movimento poderá acontecer com mais facilidade, bastando um “empurrão”.
Para isso, se vale de conceitos e ferramentas adequadas a essa leitura. O Raio X Preditivo considera o volume como a causa do movimento de preço e o movimento de preço como mero efeito dessa causa.
Usando a causa como objeto de análise, nos adiantamos aos efeitos, aumentando a possibilidade de acerto na compra e na venda de ações. O risco, por sua vez, é mitigado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)?
Os passos para se comprar ações da Coteminas (CTNM4) são muito simples hoje em dia e valem para qualquer ativo negociado na bolsa de valores brasileira.
Basicamente, em primeiro lugar, precisamos abrir uma conta em uma corretora de valores:
- Não tem taxas de abertura
- Não tem taxas de manutenção
- Não exige saldo mínimo (quer dizer: dá para deixar zerada até que se esteja pronto a iniciar o investimento)
Feito isso é só transferir o dinheiro da conta corrente para a conta da corretora, via TED, e começar.
Mas, claro, não comece sem antes fazer um curso sobre a bolsa de valores, um curso que deixe você pronto para a realidade difícil que vai encontrar. Sem isso, o mais certo é que você perca dinheiro.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo que, inclusive, é dotado de um módulo para iniciantes que nunca antes negociaram na bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA COTEMINAS (CTNM4)
A Coteminas é uma empresa difícil de ser analisada simplesmente por seus fundamentos. Poderíamos dizer que seria arriscado investir pensando no longo prazo. Porém, acompanhando o volume, podemos encontrar oportunidades de entrada baseando-nos no comportamento dos investidores institucionais (big players). Para monitorar os participantes fortes da bolsa dessa maneira, nossa recomendação é o Raio X Preditivo.