As ações da Copasa (CSMG3) vão cair ou subir? Pare de tentar adivinhar e seja preditivo de verdade. Conheça essa companhia e um método incrível que estou usando para negociar ações
As ações da Copasa (CSMG3) seriam boas para investir neste momento em que tantos ativos da bolsa – se não todos – despencaram com a crise do coronavírus? De fato, empresas de saneamento, sobretudo aquelas bem estabelecidas podem ser interessantes, pois sua demanda é constante e regular.
Porém, resta saber, dentre tantos presentes na bolsa de valores, quais seriam mais interessantes. Podemos lançar mão de análise fundamentalista, análise técnica, mas eu preciso dizer que não podemos descartar um tipo de análise mais direta ao ponto que ajuda saber o que os grandes players estão fazendo, de modo que podemos comprar ações juntamente com aqueles participantes mais bem informados do mercado.
As ações da Copasa (CSMG3), de fato, podem ser interessante, sobretudo se soubermos que ela atende um dos maiores estados da Federação com água, esgoto tratado e outros serviços.
Assim, este artigo é sobre as ações da Copasa (CSMG3), seus negócios, sua história e nosso posicionamento quanto ao posicionamento em ações no longo prazo. Não só quanto a esses ativos, mas quanto a qualquer ativo da bolsa de valores.
- O que é a Copasa e suas ações (CSMG3)?
- Ações da Copasa (CSMG3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Copasa (CSMG3)?
- Formas de ganhar em ações da Copasa (CSMG3)?
- Investir ou não investir em ações da Copasa (CSMG3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Copasa (CSMG3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Copasa (CSMG3)?
- Conclusão
De início, saiba que a Copasa (CSMG3) tem 126.751.023 ações ordinárias e, destas, 62.969.736 ou 49,68% estão em livre negociação na bolsa de valores (free float).
1. O QUE É A COPASA E SUAS AÇÕES (CSMG3)?
Segundo a página das ações da Copasa (CSMG3) no site da B3, a companhia se classifica nos seguintes segmentos:
- Atividade Principal: Prestar Serviços de Saneamento.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / água e Saneamento / água e Saneamento.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais ou Copasa-MG (CSMG3) é uma sociedade de economia mista brasileira com sede no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país.
É a responsável pela prestação de serviços de saneamento na maior parte do estado mineiro, que é o seu maior acionista
Desde julho de 2019, o engenheiro Carlos Eduardo Tavares de Castro, é o Diretor-Presidente da COPASA-MG (CSMG3) e também responde pela Vice Presidência do Conselho de Administração da companhia.
O governo estadual planeja privatizar a Copasa (CSMG3) em breve.
De fato, a Copasa (CSMG3) é uma das maiores empresas de saneamento do Brasil.
As atividades fins da empresa são:
- Abastecimento de água potável: captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final.
- Esgotamento sanitário: coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente
- Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana.
Até dezembro de 2018, a empresa estava com a seguinte rede de atendimento:
- 638 concessões para a prestação dos serviços de abastecimento de água, atendendo a 11,6 milhões de pessoas por meio de 5,2 milhões de economias (unidades consumidoras).
- Em relação aos serviços de esgotamento sanitário, o número de concessões em dezembro de 2018 era de 307.
- 8,1 milhões de pessoas com serviços de esgoto, por meio de 3,6 milhões de unidades consumidoras.
O que são as ações da Copasa (CSMG3)?
O que são ações?
Uma ação é a menor fração possível do capital social de uma companhia, negociada na bolsa de valores.
Literalmente, as ações são pedacinhos do capital social. Figurativamente, pedacinhos da companhia.
Porque uma empresa venderia seus “pedaços” na bolsa?
Em determinado momento, a companhia, seus dirigentes, percebem oportunidades de expansão ou uma outra razão qualquer para precisarem de recursos financeiros.
Porém, todos os recursos já estão comprometidos com a operação atualmente em andamento.
Como conseguir esses recursos? Empréstimos? Os juros seriam enormes e comprometeriam os resultados finais, lá na frente. Debêntures? Nem sempre o lançamento de debêntures pode ser justificável e suficiente para a implementação das estratégias vislumbradas pela companhia.
Então o lançamento de ações se torna uma opção viável. A abertura de capital.
A companhia chega ao dia da oferta pública de ações (IPO). Nesse dia, investidores de todos os portes comprarão as ações, esses pedacinhos da companhia, tornando-se acionistas, sócios, investidores da empresa.
Ao comprar as ações, eles aceitaram dividir com a companhia os riscos do empreendimento em troca da chance de participar de prováveis e possíveis lucros futuros.
Ao vender as ações, a empresa obtém recursos financeiros que serão usados de diferentes formas, seja para construir novas estruturas, investir em tecnologia, pagar dívidas, ter capital de giro e muitas outras utilidades.
Se os recursos forem bem usados, a empresa vai crescer. Crescendo, valoriza-se e passa a valer mais.
Se a empresa passa a valer mais e as ações são pedaços dessa empresa, elas passam a valorizar proporcionalmente. Logo, os acionistas veem seu patrimônio em ações valorizar também.
Além disso, uma empresa maior passa a ser mais lucrativa. Parte do lucro, por lei, é dividida com os acionistas. Geralmente, uma fatia de 25% do lucro é dividida entre as ações. Quanto mais ações eu tenho, mais desse lucro eu recebo. Esses proventos são chamados de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Muitos participantes do mercado, no entanto, não têm intenção de se tornar sócios, acionistas, investidores ou sequer têm intenção de receber dividendos. Os traders compram ações buscando lucro em um prazo curto, vendendo os ativos tão logo eles valorizem.
Eles também podem vir a vender ações, alugando-as primeiro, para, então, recomprá-las quando estiverem baratas. Essa operação, que é feita quando se acredita que o preço da ação vai cair, é chamada de venda a descoberto e é bem comum entre os traders. Além disso o aluguel de ações é incentivado e intermediado pelas corretoras.
Histórico da empresa e de suas ações (CSMG3)
- 1963 – O Estado de Minas Gerais criou a COMAG (Companhia Mineira de Água e Esgoto) visando fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros.
- 1974 – Com a instituição do Sistema Financeiro do Saneamento e do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA), foram criadas as Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Nesse tempo, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DEMAE), responsável pelos serviços de saneamento de Belo Horizonte, foi incorporado pela COMAG. Dessa forma, com incorporações municipais e crescimento vertiginoso, a então COMAG acabou por, em 1974, alterar o nome social para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG (CSMG3).
- 2000 – Alteração da Lei Estadual nº 6084/1973 (lei de criação da Companhia), ampliando as competências da Companhia e permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Em complemento, foram autorizadas parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além da possibilidade de realização de convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.
- 2003 – Abertura de Capital. Para, posteriormente, as ações CSMG3 serem negociadas na bolsa de valores
- 2006 – Realização do IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), ingressando diretamente no Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.
- 2007 – Criação de três subsidiárias integrais: COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação. Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento), que estabeleceu novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.
- 2008 – Realização de oferta secundária de ações, na qual o município de Belo Horizonte, segundo maior acionista até então, aliena a totalidade das ações que possuía. O Estado de Minas Gerais, que continuaria como acionista controlador, vende parte das ações que detinha.
- 2009 – Criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), por meio da Lei Estadual nº 18.309/2009, tendo como objetivos regulamentar e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.
- 2011 – Estabelecimento da metodologia para o cálculo de reajuste tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sujeitos à regulação pela ARSAE-MG, por meio da Resolução nº 03/2011.
- 2015 – Reestruturação organizacional, com redução no número de Diretorias, de cargos comissionados e de empregados.
- 2016 – Encerramento das atividades das subsidiárias COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas, cujas finalidades não guardavam sintonia com a Estratégia Corporativa da Companhia.
- 2017 – Conclusão, pela Agência Reguladora, da primeira revisão tarifária da Companhia. Assinatura da primeira concessão para operação de aterro sanitário, junto ao município de Varginha, cabendo à Copasa (CSMG3) o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos.
- 2018 – Aprimoramento da Governança Corporativa, com a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, ocorreu a divulgação, pela primeira vez, do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta de Anual de Governança e de Políticas Públicas.
2. AÇÕES DA COPASA (CSMG3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Copasa (CSMG3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, cujo nome é B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações são em meio eletrônico e, diferentemente de outras épocas, não há participação humana direta no registro e no fechamento das ordens. Tudo acontece através do PUMA (Plataforma Unificada Multiativo).
A negociação eletrônica é muito mais rápida, segura e, ao mesmo tempo, acessível. Graças a ela, podemos negociar ações e outros ativos da bolsa de valores através de um computador comum conectado à internet, bastando ter uma conta simples em uma corretora de valores.
Milhões de pessoas entraram na bolsa de valores nos últimos meses graças a isso. E também movidas pelos recordes que o Ibovespa vinha batendo desde que ultrapassou os cem mil pontos. Muitas delas se arrependeram pois não estavam bem informadas a ponto de entender que crises agudas como a provocada pelo Novo Coronavírus podem acontecer nos mercados a qualquer momento. Neste caso, foi uma pandemia, mas poderia ser qualquer outro motivo.
Os grandes investidores institucionais se aproveitam desses momentos para adquirir ativos a preços baixos que estão sendo vendidos por esses participantes mais fracos em grande quantidade, acumulando papeis que vão voltar a valorizar se não dali a meses, então dali a anos ou décadas.
Esses big players têm a seu lado a tecnologia (robôs de alta frequência de negociação), o poder financeiro (trilhões e trilhões de dólares para suportar os reveses econômicos), tempo, paciência e capacidade de recursos humanos (as mais poderosas mentes matemáticas para programas os algoritmos de negociação automática e os mais bem remunerados dirigentes para a tomada de decisões).
Uma das melhores maneiras de lidar com esse ambiente altamente competitivo e predatório para o pequeno investidor é observar o comportamento desses participantes avassaladores do mercado através do volume de negociação que só eles conseguem movimentar. A leitura do volume de negociação e sua influência sobre o preço é ensinada por poucas metodologias no mundo (a maioria foca apenas no preço). No Brasil, esse tipo de metodologia é ensinada pelo Raio X Preditivo.
Quais ações a Copasa (CSMG3) possui?
A Copasa (CSMG3) possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias além de outros direitos.
Existem dois tipos de ações:
- Ações preferenciais: não dão direito a voto nas assembleias da companhia, mas têm preferência no recebimento de proventos e outros direitos.
- Ações ordinárias: dão direito a voto, mas não têm preferência no recebimento de proventos e alguns outros direitos (embora via de regra também os recebam).
No entanto, como dissemos, a Copasa (CSMG3) possui apenas ações ordinárias.
Qual são os códigos das ações da Copasa (CSMG3)
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação, também chamados de “ticker”.
Os códigos de negociação são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da Copasa é CSMG3.
As ações da Copasa (CSMG3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Copasa (CSMG3) até o momento são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
No entanto, é possível que no futuro essas ações CSMG3 sejam negociadas em mercados estrangeiros através de um sistema de recibos.
Por exemplo, as ADRs nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que são negociados como se fossem ações, com a mesma facilidade e agilidade. Enquanto isso, as ações a elas correspondentes ficam em custódia no Brasil por uma empresa financeira responsável por essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA COPASA (CSMG3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Copasa (CSMG3) são os seguintes:
Nome | %ON (CSMG3) | %PN | %Total |
Estado de Minas Gerais | 50,04 | 0,00 | 50,04 |
Outros | 49,68 | 0,00 | 49,68 |
Ações Tesouraria | 0,28 | 0,00 | 0,28 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
Note que o Estado de Minas Gerais é o controlador da empresa, com mais de 50% das CSMG3.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA COPASA (CSMG3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da CSMG3. Podemos, no momento, destacar duas:
Trade com ações da Copasa (CSMG3)
O trade não visa o posicionamento de ações no longuíssimo prazo nem tampouco se tornar sócio ou investidor da empresa. O objetivo aqui é fazer um certo volume de lucro no menor tempo possível dependendo da periodicidade operacional de cada trader.
Assim, o trader irá se aproveitar da volatilidade natural dos ativos para fazer dinheiro no mercado.
- Se ele acredita que a ação irá subir, ele compra. Quando subir o suficiente, ele vende e embolsa o lucro. Porém, se cair, terá que deixar a operação antes que o prejuízo se avolume
- Se ele acredita que o preço da ação irá cair, ele vende (mesmo sem ter a ação… já explico como isso funciona). Se a ação baixar de preço, ele recompra e a diferença entre os dois preços é o lucro. Claro, se o preço da ação aumentar, ele terá que recomprar de qualquer maneira, sob o risco de seu prejuízo ficar maior.
A venda de ações em um trade se dá através do aluguel de ações. O trader aluga as ações de um investidor que ficará com elas de qualquer maneira. Então as vende. Ao final da operação – tenham elas ficado mais caras ou mais baratas -, ele as recompra, as devolve e paga o aluguel.
Os trades também podem ser classificados através de sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: operações que duram poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Cada uma dessas periodicidades tem características próprias no que diz respeito a objetivos de variação de preço, periodicidade de gráficos analisados e a frequência com que o trader terá que analisar os ativos.
Ganhar dividendos com ações da Copasa (CSMG3)
O investidor, por outro lado, visa ficar com as ações de uma empresa por longo tempo, faça chuva ou faça sol. Mesmo em um momento de queda como o que testemunhamos recentemente ele não vende suas ações. Aliás, aproveita para comprar ainda mais ações pois está certo de que, no longo prazo, elas vão valorizar ainda mais.
Um dos objetivos do investimento é escolher ações que paguem bons dividendos. Os dividendos são parte dos lucros divididos entre os acionistas. Cada unidade de ação paga um certo valor de dividendos. Então quanto mais ações eu tenho daquela empresa, mais dividendos eu recebo.
Para o investidor, uma das estratégias é usar os dividendos para comprar mais ações. Se eu comprei mais ações, no próximo pagamento eu receberei mais dividendos que vão me permitir comprar ainda mais ações e assim por diante.
E assim ele vê sua “coleção” de ações crescer ao longo dos anos, das décadas. Vai chegar o momento em que ele poderá viver apenas de dividendos ou, se precisar, poderá até mesmo vender suas ações por um preço muito superior do que aquele que no início pagou, gozando de tranquilidade financeira muito mais cedo do que qualquer outra pessoa.
Claro que, para essa estratégia dar certo, precisa ser uma empresa lucrativa. Se não tem lucro, não tem dividendos. E o dividend yield precisa ser razoável. O dividend yield informa qual o valor do dividendo em relação ao preço de cada ação.
Vejamos os pagamentos de dividendos mais recentes das ações da Copasa (CMSG3):
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/09/2019 | 24/09/2019 | – | 0,41 | 0,63% |
Juros Sobre Capital Próprio | 14/06/2019 | 21/06/2019 | 13/08/2019 | 0,17 | 0,25% |
Juros Sobre Capital Próprio | 21/03/2019 | 26/03/2019 | 20/05/2019 | 0,42 | 0,67% |
Juros Sobre Capital Próprio | 28/02/2019 | 08/03/2019 | 10/06/2019 | 0,73 | 1,22% |
Juros Sobre Capital Próprio | 19/09/2018 | 24/09/2018 | 16/11/2018 | 0,43 | 1,08% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA COPASA (CSMG3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Num momento de crise aguda como a que testemunhamos no surgimento da pandemia do novo coronavírus podemos nos perguntar se vale a pena comprar ações de qualquer empresa que seja, ainda mais pensando-se no longo prazo.
Geralmente, segundo nossa postura, acreditamos que a bolsa de valores é um ambiente altamente especulativo e em que não acreditamos positivo para o longo prazo, ainda mais se envolvermos uma parcela muito grande de nosso capital nesse empreendimento.
Porém, em momentos de crise aguda, como a que testemunhamos, há grande possibilidade de se adquirir ativos a preços muito mais baixos do que o preço real da companhia. Mas considere o seguinte:
- Não tente adivinhar fundos: por maior e mais rápida que tenha sido a queda de preços, nada impede que caia ainda mais ou que cenários piores venham a acontecer no futuro. Portanto, não vá de cabeça e deixe uma reserva para novas entradas periódicas ou a cada nova queda.
- Não imagine que a recuperação será em semanas. Pode levar meses, anos ou décadas. Portanto, leve a sério o termo “longo prazo”. Você deve tratar o dinheiro investido, a partir do momento em que o investimento é feito, como se ele não existisse mais.
- A escolha das empresas para se investir deve ser criteriosa: a empresa vai aguentar situações difíceis? Ela tem estrutura?
- Como os big players estão se comportando quanto a empresa que você está escolhendo? Eles estão comprando durante as quedas? Isso é possível de estimar através de uma criteriosa análise do comportamento do volume, por exemplo, com a metodologia do Raio X Preditivo.
E quanto as ações da Copasa (CSMG3)?
As ações da Copasa (CSMG3) têm as seguintes vantagens competitivas:
- Base de clientes diversificada e pulverizada;
- Excelência técnica e operacional;
- Percentual relevante da receita proveniente de contratos de longo prazo;
- Qualidade reconhecida na prestação de serviços.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA COPASA (CSMG3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos.
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA COPASA (CSMG3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que acompanha a atuação dos big players do mercado, os investidores institucionais através da análise e interpretação do volume de negócios.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa e o movimento de preços é o efeito.
Apesar disso, boa parte das metodologias presentes no mercado de cursos sobre bolsa de valores se limita a analisar o preço.
No entanto, acreditamos que, interpretando a causa (volume), conseguimos nos antecipar aos efeitos (preço) com mais acertos.
Dessa forma, o Raio X Preditivo consegue localizar as regiões que os grandes players consideram importantes e de onde os movimentos de preço mais efetivos deverão partir.
Assim, essa metodologia encontra pontos de trade de alta probabilidade, em que o risco é menor (menor chance de perder uma operação e, se perder, com prejuízo mínimo) e a chance de ganho é maior (maior chance de lucrar e, se lucrar, com lucro superior).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA COPASA (CSMG3)?
O primeiro passo é iniciar um curso sobre bolsa de valores e trade. Nossa recomendação, pelos motivos acima, é o Raio X Preditivo.
O segundo passo é abrir uma conta em uma corretora de valores: é grátis, não tem taxa de manutenção, nem saldo mínimo.
O fato de não ter saldo mínimo é uma grande vantagem: mesmo com sua conta zerada você terá acesso a uma conta demo em que poderá testar seus conhecimentos sem risco de perder nada. Tudo o que você aprender poderá ser testado.
A conta demo é criticada por muitos, mas achamos essencial para o início do trader principiante: se você não consegue sucesso nem na conta demo, não será na conta real, com dinheiro de verdade que conseguirá ganhar alguma coisa.
Finalmente, quando estiver mais seguro, pode começar a negociar ações da Copasa (CSMG3), ações de outras companhias e muitos outros ativos negociáveis da bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
A Copasa (CSMG3) é uma grande empresa, presente em um setor de extrema necessidade e com grande segurança.
Depois da grande crise que presenciamos e que atingiu todas as ações da bolsa de valores ela pode estar dando uma boa oportunidade de entrada até mesmo para o longo prazo, mas isso é uma avaliação que cada investidor deve fazer de forma independente e com responsabilidade.
Em períodos habituais, sobretudo aqueles em que impera o grande afluxo de novatos atraídos pelo otimismo e pela euforia, nossa recomendação, no entanto, é preferir trades mais curtos com parâmetros de saída – seja no lucro, seja no prejuízo – pautados por objetivos de ganhos e objetivos de perdas. E sobretudo pela observação do comportamento do volume de negócios, pautada pela metodologia do Raio X Preditivo.