Devo comprar ou vender as ações da Coelce (COCE5)? Se você não conhecer a companhia e não conhecer este método, é provável que você se dê mal. Aprenda agora para não se arrepender
As ações da Coelce (COCE5) têm tudo para valorizar, sobretudo agora que ela é controlada por uma empresa planetária tão poderosa como a italiana Enel?
De fato, uma multinacional não dá ponto sem nó e certamente está visualizando um potencial desenvolvimento da economia brasileira nos próximos anos, um desenvolvimento que precisará de energia: essas empresas gigantescas não fazem estratégias em termos de anos apenas, mas tentam pensar décadas à frente.
As ações da Coelce (COCE5), assim, podem ser um investimento interessante para manter na carteira de forma indefinida? Para tentar responder a essas perguntas, fizemos este artigo sobre as COCE5, sobre a companhia, seus negócios, sua história e sobre nosso posicionamento quanto ao investimento a perder de vista em ações desta e de qualquer outra companhia negociada na bolsa de valores brasileira.
- O que é a Coelce e suas ações (COCE5)?
- Ações da Coelce (COCE5): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Coelce (COCE5)?
- Formas de ganhar em ações da Coelce (COCE5)?
- Investir ou não investir em ações da Coelce (COCE5): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Coelce (COCE5)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Coelce (COCE5)?
- Conclusão
A Coelce tem ações distribuídas da seguinte maneira:
Ordinárias – COCE3 | 48.067.937 |
Preferenciais – COCE5, COCE6 | 29.787.362 |
Total | 77.855.299 |
Destas, estão em livre negociação as seguintes, nas seguintes porcentagens:
Quantidade de Ações Ordinárias – COCE3 | 1.003.692 | 2,09% |
Quantidade de Ações Preferenciais – COCE5, COCE6 | 19.198.932 | 64,45% |
Total de Ações | 20.202.624 | 25,95% |
1. O QUE É A COELCE E SUAS AÇÕES (COCE5)?
A Coelce (COCE5) está classificada em sua página no site da B3 nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Distribuição de Energia Elétrica.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.
A Coelce não é mais conhecida como tal, mas como Enel Distribuição Ceará, uma vez que foi adquirida pela multinacional italiana. A mudança foi em 8 de novembro de 2016. O mesmo ocorreu com a distribuidora Ampla, que opera no Rio de Janeiro, que passou a se chamar Enel Distribuição Rio.
Negociada na bolsa brasileira desde 9 de Outubro de 1995, a COCE5 pertence à lista de ativos do Mercado Tradicional de Ações da principal bolsa de valores brasileira.
Trata-se de uma empresa de distribuição de energia elétrica. Sua sede é em Fortaleza e ela atua em todo o estado cearense.
Ao todo, são quase 4 milhões de clientes em todos os 184 municípios do Estado. A abrangência territorial é de 148.825 km². Isso, em unidades consumidoras, dá 2.500.000 pontos atendidos.
Com todos esses números, a companhia se situa como a terceira maior distribuidora da Região Nordeste em volume comercializado.
Em 2012 foi considerada a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A estrutura da Coelce ainda conta com:
- uma central de atendimento emergencial em Messejana.
- seis unidades administrativas em diferentes regiões do Estado.
- 201 lojas de atendimento.
Seus segmentos de atendimento se subdividem da seguinte maneira:
- residencial (2,3 milhões).
- rural (325,1 mil).
- comercial (159,4 mil).
- institucional (39,6 mil).
- industrial (5,8 mil).
Estima-se que mais de 70% de sua clientela residencial seja uma população de baixa renda com custos subsidiados pelo governo federal. Isso dá 60% de toda a sua clientela ampla.
A controladora Enel
E Enel é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. Atua em toda a cadeia energética, com atividades nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização, além de soluções em energia.
Por meio de quatro distribuidoras, nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, leva energia a cerca de 17 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público.
Em geração, é líder em energia solar no país em capacidade instalada e portfólio de projetos. Opera a maior planta solar do Brasil, Nova Olinda, no Estado do Piauí, e também está entre os maiores players eólicos do mercado brasileiro.
Tem, ainda em geração, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em diversos estados, uma usina hidrelétrica em Goiás e uma usina termoelétrica de ciclo combinado (gás e vapor) no Ceará.
No mercado de comercialização, compra e vende energia convencional. E em transmissão, mantém um ativo estratégico para a integração energética do Mercosul – uma companhia responsável por converter e transmitir energia do Brasil para a Argentina, e vice-versa.
As atividades de geração convencional, distribuição, transmissão, comercialização e soluções de energia estão sob o controle da holding Enel Brasil, sociedade anônima de capital fechado. No mercado de geração de energia renovável, atua por meio da subsidiária Enel Green Power Brasil (EGPB).
Alcance global
A Enel se estende da Europa à América do Norte, América Latina, África, Ásia e Oceania.
Na Europa, opera ao longo de toda a cadeia energética, desde a geração até a venda de energia aos usuários finais na Itália, Espanha, Eslováquia e Romênia; produzimos na Bélgica, Rússia, Grécia e Bulgária e vendemos eletricidade e gás em muitos outros países, do Atlântico ao Báltico.
É uma das maiores companhias de energia elétrica nas Américas, com todos os tipos de plantas de geração de energia em atividade em 12 países, do Canadá até os Andes Centrais. Abastece as maiores cidades da América do Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Buenos Aires, Santiago e Lima. Produz eletricidade no Marrocos e na África do Sul, onde, em 2015.
O que são as ações da Coelce (COCE5)?
As ações da Coelce (COCE5) são negociadas na bolsa brasileira nada mais são do que a menor fração do capital social dessa companhia.
Ações são lançadas no mercado num processo conhecido como abertura de capital. Com a venda das ações as companhias são capazes de captar recursos para investir em seu próprio crescimento.
Quem compra as ações se torna sócio. Nesse processo, a companhia capta recursos junto ao mercado. Se essa captação de recursos é bem utilizada, a empresa cresce, passa a valer mais. Se passa a valer mais, por consequência, as ações também valorizam.
Não só isso: uma empresa de maior valor, espera-se, possivelmente terá mais lucros. E, tendo mais lucros, distribuirá mais dividendos. Dividendos nada mais são do que a distribuição de uma porcentagem, geralmente de 25%, dos lucros líquidos de determinado exercício a que todos os investidores têm direito, na proporção de ações que possuem: mais ações, mais dividendos.
Mas muitos investidores não estão interessados em “investir” ou em “serem sócios”. Eles querem mais é comprar quando as ações estão subindo, vendendo-as quando estiverem mais caras; ou vender quando estiverem caindo, recomprando-as quando estiverem mais baratas.
Sim, a bolsa de valores é tão versátil que é possível vender ações que nem possuímos. Esse tipo de operação se chama venda a descoberto e consiste no seguinte:
- Aluga-se ações de um investidor.
- Vende-se as ações por um preço, no momento em que achamos que as ações vão cair de preço.
- Depois de um tempo, recompra-se as ações por um valor mais barato.
- Devolve-se as ações ao detentor pagando-se um aluguel.
Histórico da empresa e de suas ações (COCE5)
Foi criada em 30 de agosto de 1971 por meio da Lei Estadual nº. 9.477 de 5 de julho de 1971. A Coelce surge do agrupamento de quatro distribuidoras de eletricidade que havia no Ceará:
- Companhia de Eletricidade do Cariri (CELCA)
- Eletrificação Centro-Norte do Ceará (CENORT)
- Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza (CONEFOR)
- Companhia de Eletrificação do Nordeste (CERNE).
Foi privatizada em 2 de abril de 1998. Hoje, a empresa de capital aberto tem ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e é controlada pela holding Enel Brasil, que detém 56,6% do capital total e 91,66% das ações ordinárias. Suas atividades são fiscalizadas e regulamentadas pelas agências reguladoras ARCE e ANEEL.
2. AÇÕES DA COELCE (COCE5): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Coelce (COCE5) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Isso se dá em ambiente totalmente eletrônico, dispensando interferência humana direta nas negociações.
Isso facilitou a vida dos traders e investidores de varejo que precisam ter apenas um computador conectado à internet, uma plataforma de negociação e uma conta em uma corretora de valores.
Claro, não podemos ignorar a presença dos grandes investidores institucionais, com seu grande poderio no que diz respeito a influenciar e a manipular o preço dos ativos na bolsa de valores, nesse contexto. De fato, eles não podem ser ignorados quando consideramos a facilidade de entrar no mesmo ambiente que estes participantes, pois:
- Eles têm enorme arsenal financeiro.
- Fazem usos de algoritmos automatizados e poderosíssimos para se aproveitar de cada fragilidade do mercado (robôs hft).
- Contam com programadores de primeira linha e hardware de última geração.
- CEOs altamente competitivos e muito bem-informados (se acha que eles se informam no mesmo portal de notícias que você, não imagina quão longe da verdade você está…).
Assim, é fundamental, mesmo considerando a facilidade de negociação das ações da Coelce (COCE5), bem como de outras ações da bolsa de valores, que consideremos esse contexto e que usemos um método que leve isso em conta, capaz de determinar a atuação destes participantes, a fim de que nos posicionemos sempre ao lado deles e não em seu caminho.
Quais ações a Coelce possui?
A Coelce tem ações ordinárias e preferenciais:
- Ordinárias: ações que dão direito a voto nas assembleias e também podem receber proventos tais como dividendos e juros sobre capital próprio.
- Preferenciais: ações que não têm direito a voto, mas têm preferência no recebimento de proventos.
Os portadores de ações ordinárias têm os seguintes direitos:
- Direito a dividendos sobre o lucro, após as retenções estatutárias previstas em lei. Será destinado valor anual obrigatório correspondente a 25% do lucro líquido do exercício.
- Direito de tag along de 80% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- As ações ordinárias não possuem prioridade no reembolso do capital da companhia.
Qual são os códigos das ações da Coelce
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação também são chamados de ticker. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos de negociação das ações da Coelce são:
- Ordinária: COCE3
- Preferenciais: COCE5, COCE6
As ações da Coelce (COCE5) são negociadas em quais bolsas?
A COELCE não possui, atualmente, ativos negociados no exterior.
Algumas das ações negociadas na bolsa de valores brasileira também são negociadas em bolsas de outros países, habitualmente, através de programas de recibos. Por exemplo, as ADRs, nos Estados Unidos. As American Depositary Receipts são recibos que, em seus mercados, são negociados com a mesma agilidade que as ações, enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas em seus países de origem por uma entidade financeira competente.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA COELCE (COCE5)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da Coelce são os seguintes:
Nome | %ON – COCE3 | %PN – COCE5, COCE6 | %Total |
Onyx Latin America Equity Fund Lp | 0,00 | 5,97 | 2,28 |
Centrais Elétricas Brasileiras S.A. | 0,00 | 18,46 | 7,06 |
Enel Brasil S.A. | 97,91 | 35,55 | 74,05 |
Morgan Stanley Fundos de Investimento | 0,00 | 4,74 | 1,81 |
Una Capital Ltda. | 0,00 | 4,82 | 1,84 |
Outros | 2,09 | 30,47 | 12,95 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA COELCE (COCE5)?
Trade com ações da Coelce (COCE5)
Operação com foco no curto praz, para quem não quer ser sócio.
Comprar quando a perspectiva é de subir e vender quando a perspectiva é de queda.
É possível vender sem que se tenha os ativos em carteira. Para tal, as ações são alugadas, vendidas e, se elas caírem, recompradas por um valor mais barato.
O trade tem diferentes periodicidades e varia de acordo com a estratégia de cada trader:
- Day trade: as operações começam e terminam no mesmo dia (podem durar até mesmo segundos!).
- Swing trade: operações que duram dias.
- Position trade: operações que duram semanas.
Ganhar dividendos com ações da Coelce (COCE5)
Dividendos se destinam ao investidor que se identifica com o longo prazo.
Ele escolhe uma ação e, depois disso, não está esperando vendê-la daqui a um ou dois anos. Talvez nem daqui a dez ou vinte anos.
Ele acha que as ações dessa companhia vão valorizar indefinidamente.
Os lucros das companhias – quando existe lucro – são então divididos com os acionistas. Por lei, pelo menos 25% dos lucros se transformam em dividendos que são divididos pelas ações. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Geralmente, o que esse investidor faz é usar os dividendos para comprar ainda mais ações e se beneficiar do efeito conhecido como “juros sobre juros”.
Porém, para que essa estratégia dê certo precisamos de duas características óbvias:
- A companhia precisa pagar bons dividendos (conferir o dividend yield).
- A companhia precisa pagar dividendos regularmente.
Vamos dar uma olhada em como têm sido os dividendos da Coelce nos últimos anos.
Data de Aprovação | Tipo de Ação | Valor |
16 Abr 2019 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,870151 |
16 Abr 2019 | Ordinária | 1,870151 |
16 Abr 2019 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,870151 |
28 Mar 2018 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,091631 |
28 Mar 2018 | Ordinária | 1,091631 |
28 Mar 2018 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,091631 |
25 Abr 2017 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,992162 |
25 Abr 2017 | Ordinária | 1,992162 |
13 Abr 2017 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,992162 |
13 Abr 2017 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,992163 |
13 Abr 2017 | Ordinária | 1,992163 |
13 Abr 2017 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 1,992163 |
12 Abr 2016 | Ordinária | 0,926047 |
12 Abr 2016 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,926047 |
12 Abr 2016 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,926047 |
15 Abr 2015 | Ordinária | 0,537018 |
15 Abr 2015 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,537018 |
15 Abr 2015 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,537018 |
07 Fev 2014 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,986818 |
07 Fev 2014 | Ordinária | 0,986818 |
07 Fev 2014 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 0,986818 |
20 Abr 2013 | Ordinária | 2,748620 |
19 Abr 2013 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 2,748620 |
19 Abr 2013 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 2,748620 |
27 Mar 2012 | Ordinária | 3,545230 |
27 Mar 2012 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 3,545230 |
27 Mar 2012 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 3,545230 |
19 Abr 2011 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 4,272590 |
19 Abr 2011 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 4,272590 |
19 Abr 2011 | Ordinária | 4,272590 |
20 Abr 2010 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 2,735840 |
20 Abr 2010 | Preferencial (COCE5, COCE6) | 2,735840 |
20 Abr 2010 | Ordinária | 2,735840 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA COELCE (COCE5): QUAL DECISÃO TOMAR?
Investir é comprometimento com o longo prazo.
Em se tratando de bolsa de valores, encaramos o investimento com muito cuidado.
Somos mais da seguinte postura:
- Não comprometer dinheiro excessivo – uma porcentagem muito significativa de nosso capital – com a renda variável, isto é, considerar quanto estamos dispostos a colocar sob a flutuação natural e por vezes violenta da volatilidade da bolsa de valores.
- Entrar apenas em operações com horizontes de entrada e saída razoavelmente curtos – seja day trade, swing trade ou position trade -, a fim de evitar que um prejuízo se prolongue além do necessário tão somente pelo motivo de que acreditamos que “no longo prazo as ações sempre valorizam” (nem sempre isso é verdade e nem sempre o pequeno investidor tem dinheiro, paciência e maturidade emocional para se manter em uma posição perdedora ou fazer novos aportes).
Desse modo, mesmo considerando todas as perspectivas para a Coelce (COCE5) no longo prazo, como estar nas mãos de uma poderosa multinacional em um cenário de potencial crescimento futuro da região nordeste, recomendamos cautela se o seu posicionamento é o “investimento”, o longo prazo.
Lembramos que mesmo empresas sólidas e com um bom futuro estão expostas às inevitáveis crises globais que, quando vêm, atingem a bolsa como um todo, sem poupar ativos de nenhuma companhia, ainda que o valor intrínseco das empresas, no fundo, não se altere. Isso, sem falar nos eventuais ataques especulativos de investidores institucionais na busca de liquidez a valores baixos.
Desse modo, também recomendamos que você, ao negociar ações da Coelce (COCE5), também considere o uso de uma metodologia que auxilie você a ver esse tipo de posicionamento, através do volume movimentado por essas posições:
- Os big players estão melhor informados que você.
- Eles movimentam mais volume e, por consequência, têm mais condições de alimentar com combustível, uma tendência mais contundente.
- Eles tentam se posicionar em silêncio, sem chamar a atenção antes de ser necessário; saber esses posicionamentos com antecedência é vantagem competitiva.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA COELCE (COCE5)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa para manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática.
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA COELCE (COCE5)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia especializada em seguir o volume e o fluxo de ordens ocasionados pelas estratégias dos grandes players do mercado, aqueles com mais condição de promover uma mudança importante em uma tendência ou alimentá-la com ainda mais força.
Ele se diferencia de outras metodologias pois estas habitualmente baseiam suas decisões de compra e venda de ativos simplesmente no preço.
Para o Raio X Preditivo, o preço é apenas um efeito do volume. Enquanto o volume, por sua vez, é a causa dos movimentos de preço. Observando a formação das causas, nos antecipamos aos efeitos e aumentamos as chances de operações vencedoras.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA COELCE (COCE5)?
O passo fundamental de que a maior parte dos sites sobre o tema esquece de falar: fazer um bom curso sobre bolsa de valores e trades, antes de mais nada.
É necessário que seja um curso que explique a realidade do mercado sem ignorar a importância da atuação dos grandes players institucionais.
Depois de inscrito em um curso (nossa recomendação é o Raio X Preditivo), nesse meio tempo, já dá para abrir uma conta em uma corretora de valores.
Aproveite para fazer uso da conta demo para fazer suas primeiras operações: você opera com “dinheiro de mentira”, sem risco de perder de verdade, de maneira que pode testar suas novas habilidades obtidas no curso.
Fazemos a ressalva de que operar em uma conta real é bem diferente de operar em uma conta demo, quando teremos dinheiro “de verdade” envolvido. Porém, não podemos esperar que teremos lucro na conta real se nem na conta demo tivemos ainda. Treinar seria o segundo passo mais importante.
9. CONCLUSÃO
As ações da Coelce (COCE5), hoje pertencentes à italiana Enel, têm tanto potencial de valorização quanto qualquer outra ação de empresa energética negociada na bolsa de valores brasileira. Não há razão para desacreditá-la. Porém, como em todos os casos, mantemos postura de cautela quanto à bolsa como investimento. A renda variável, em nossa opinião, pede alocação de recursos compatível com nosso apetite ao risco (apenas parte de nossas economias) e operações com perspectiva de saída. Fundamental, por outro lado, é estratégia e metodologia que nos apresentem critérios de compra e venda compatíveis com o fluxo e o volume negociados no mercado.