As ações da ClearSale (CLSA3) são boas para investir? Fique ligado numa metodologia que segue os grandes investidores da bolsa e usa suas posições para favorecer nossa tomada de decisões
As ações da ClearSale (CLSA3), companhia de soluções antifraude e score de crédito, estrearam na bolsa de valores no final de julho. Já de início, as CLSA3 subiram 14%, chegando a R$ 28,50. A IPO captou R$ 1,3 bilhão e tais recursos serão usados para financiar seu crescimento orgânico e para aquisições segundo o prospecto da companhia.
As ações da ClearSale (CLSA3), no atual contexto da economia e do desenvolvimento do comércio eletrônico, seriam boas para investir?
As ações da ClearSale (CLSA3), para responder esta e outras perguntas, são o tema deste artigo, porém, destacamos a metodologia que utilizamos para analisar o volume e a atuação dos big players, a fim de usar o comportamento desses participantes fortes a favor de nossas decisões, através da metodologia do Raio X Preditivo.
- O que é a ClearSale e suas ações (CLSA3)?
- Ações da ClearSale (CLSA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da ClearSale (CLSA3)?
- Formas de ganhar em ações da ClearSale (CLSA3)?
- Investir ou não investir em ações da ClearSale (CLSA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da ClearSale (CLSA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da ClearSale (CLSA3)?
- Conclusão
A ClearSale tem 181.119.810 de ações ordinárias e mantém 47.353.811 (26,15%) no momento em livre negociação.
1. O QUE É A CLEARSALE E SUAS AÇÕES (CLSA3)?
Segundo a página das ações da ClearSale (CLSA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis
- Classificação Setorial: Financeiro / Serviços Financeiros Diversos / Serviços Financeiros Diversos
A ClearSale, fundada no Brasil em 2001, atua em proteção contra fraudes no comércio eletrônico. Seus escritórios ficam em São Paulo, Miami e Cidade do México, entre os quais divide mais de 1.300 funcionários.
Seus clientes são empresas de comércio eletrônico e a companhia atua ajudando a identificar operações fraudulentas.
Seus métodos aliam aprendizado de máquina com interação humana.
Principais clientes:
- Magazine Luiza
- Submarino
- Extra
- Oi
- Vivo
- NET
Cerca de 85% do comércio eletrônico brasileiro passa pela ClearSale, verificando pedidos enviados aos sites dos clientes, classificando-os com parâmetros de risco de fraude. Falsos positivos são reduzidos através da revisão manual.
A ClearSale é pioneira no mapeamento do comportamento do consumidor digital no Brasil. Com atuação no mercado local e internacional, a ClearSale equilibra tecnologia e profissionais especializados, estabelecendo relações de confiança cada vez mais sólidas, para entregar os melhores indicadores aos clientes.
Atua, principalmente, em duas frentes de prevenção a fraudes na relação de empresas e pessoas ou empresas com outras empresas:
- autenticação de pagamentos com cartão de crédito não presente (Card-Not-Present, ou CNP), ou seja, análise para prevenção de fraudes em compras realizadas online (e-commerce);
- e autenticação de identidade (onboarding), ou seja, garantia de autenticidade dos usuários em determinado serviço online.
Em adição às duas frentes de atuação em prevenção à fraude, a Companhia também oferece solução para avaliação de risco de crédito baseado em comportamento digital dos consumidores.
A base única da ClearSale, em conjunto com os modelos estatísticos e de inteligência artificial, cria o efeito de rede necessário para combater a fraude nos segmentos em que a companhia atua. Entender que um dado ou um conjunto de dados foi comprometido e está sendo usado num varejo irá ajudar a prevenir as fraudes futuras num banco ou numa empresa de telefonia, esse é o poder do efeito de rede que essa base propicia.
A construção do Data Lake da ClearSale é oriunda da capacidade da Companhia de armazenar diversos tipos de informações em seus servidores, como por exemplo dados de indivíduos no âmbito de compras no e-commerce, emissão de cartões, registro de aplicativos, abertura de contas online e financiamento de carros feitos pela internet. Todas essas informações são cruzadas para a realização de análises muito mais acuradas e confiáveis em cada transação, com imediata retroalimentação do Data Lake.
Com o uso de seu Data Lake, a ClearSale conseguiu desenvolver e aprimorar tecnologias e serviços que conseguem, consistentemente, mapear a ação de fraudadores nos mais minuciosos detalhes.
Produtos
- Autenticação em cartão de crédito não presente (CNP): Análise para prevenção de fraudes em compras realizadas online (e-commerce) onde não há presença de cartão de crédito com inserção de senha.
- Autenticação de identidade (onboarding digital): Identificação e validação da identidade dos consumidores ao subscreverem para determinados tipos de serviços online.
- Avaliação comportamental para crédito: Identificação da capacidade creditícia de um consumidor que possui intenção de financiamento junto a uma instituição financeira, baseado em comportamento digital dos consumidores.
O que são as ações da ClearSale (CLSA3)?
Existe um momento na história de uma empresa como a ClearSale (CLSA3), que surgem grandes oportunidades de desenvolvimento. Porém, para aproveitar essas oportunidades, é preciso de dinheiro para dar andamento aos projetos necessários para isso. Porém, a essa altura, todos os recursos da companhia já estão comprometidos com as operações já em curso.
Pra conseguir esse dinheiro, a empresa pode lançar mão de empréstimos ou financiamentos. No entanto, essas possibilidades incorrem em juros importantes que podem comprometer os resultados lá na frente. Outras vezes, o montante é muito alto.
Uma possibilidade mais inteligente é abrir capital, o que significa, basicamente, vender seu capital na bolsa de valores em forma de ações.
Portanto, ações nada mais são do que a menor fração possível do capital social de uma companhia. Como se fosse o menor pedaço possível de tudo o que a empresa vale.
As ações são vendidas inicialmente num evento chamado IPO, letras que, do inglês, significam Oferta Pública de Ações. Nesse dia, a empresa vende suas ações para os investidores dos mais variados calibres. Os investidores, por sua vez, aceitam dividir com a empresa o risco do empreendimento. Em troca, a companhia capta recursos.
Se tudo der certo, a companhia vai investir bem esses recursos e vai crescer. Vai valer mais. Como cada ação corresponde a um certo valor do que a empresa vale, elas valorizam proporcionalmente. Todos ganham: a empresa teve recursos para investir em seu crescimento e os investidores viram sua tomada de risco render frutos, vendo o seu financeiro crescer.
Não só isso, uma companhia maior tende a lucrar mais. E os lucros líquidos, em parte, devem ser divididos com os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Existe uma parte dos participantes do mercado, porém, que não estão interessados em serem investidores, acionistas ou sócios das empresas. Os traders, também chamados popularmente de especuladores, gostam de comprar ações e vende-las tão logo valorizem suficientemente, lucrando em prazos mais curtos, que podem chegar a semanas ou mesmo alguns segundos, sim, segundos.
Eles podem até mesmo vender ações que nem tem – numa operação chamada venda a descoberto, em que alugam ações de um investidor – e recomprá-las mais baratas, caso acreditem que o preço de um ativo vai cair.
História da ClearSale (CLSA3)
- 2000: Pedro Chiamulera, ex-atleta olímpico e fundador da ClearSale, vende o primeiro software antifraude do Brasil, ainda como o nome Antifraude.net, para a B2W Companhia Global de Varejo, em sua bandeira Submarino.
- 2004: Pedro Chiamulera convida o Dr. Bernardo Lustosa, atual CEO da ClearSale, para se juntar à empresa e implementar seus modelos de Inteligência Artificial para melhorar o processo de separação dos pedidos, momento este que consideramos uma primeira grande virada no modelo de negócio da empresa.
- 2005: Construção de uma base única de mercado para identificar e monitorar os golpes dos fraudadores. Surgia, neste momento, a primeira plataforma de gestão de risco com score de risco e uma base única de mercado no modelo comercial SaaS (Software as a Service).
- 2008: Passa a oferecer mais do que a ferramenta de segurança, entregando também a decisão sobre aprovação ou reprovação de pedidos, deixando o combate a fraudes de clientes totalmente sob responsabilidade. Nasce o Total ClearSale, produto que até hoje é considerado o carro-chefe da empresa.
- 2013: Após acumular tanta expertise e tanto know-how de trabalho contra fraudes, a Companhia expande suas ações de prevenção e combate a fraudes para além do e-commerce, atuando também no mercado financeiro, de seguros, telecomunicações, cias aéreas e vendas diretas, desde a validação cadastral e autenticação de usuários, passando inclusive, por atribuição de score de crédito, até a validação no transacional das empresas destes setores.
- 2015: Início da expansão internacional, com um escritório em Miami (EUA), atuando fortemente no e-commerce daquele país.
- 2019: Lançamento do Data Trust, produto desenvolvido para a validação inteligente de cadastros e para o onboarding seguro de clientes em verticais de negócios como bancos, fintechs, imobiliárias, vendas diretas porta a porta e outros mercados. O Data Trust ajudou a ClearSale a atuar com muito mais eficiência para além da fraude de cartão de crédito no comércio eletrônico.
- 2020: Novos produtos lançados: com o anúncio e início das operações do Pix, novo arranjo de pagamentos instantâneos do Banco Central, junta todo o conhecimento de segurança no mercado financeiro para construir, junto à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), o SecHub, uma plataforma antifraude exclusiva para o Pix, que pode ser usado ou não no âmbito do e-commerce. Também lança o ThreatX, iniciativa do hub de inovação da ClearSale, que oferece soluções de antiphishing, takedown, identificação de fraudes e vazamento de dados para reduzir a exposição das marcas e seus clientes a ataques fraudulentos, principalmente nas redes sociais.
2. AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da ClearSale (CLSA3) são sobretudo negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa brasileira, junto com ações de centenas de outras companhias.
Essa negociação se dá completamente através do meio eletrônico. Através da internet e outras formas de conexão, milhares, dezenas de milhares ou mesmo centenas de milhares de negócios são realizados diariamente com ações da ClearSale (CLSA3).
Assim, com uma simples conexão à internet, um computador e uma conta em uma corretora, qualquer um pode estar no mesmo ambiente que grandes empresas financeiras, competindo por lucro através da compra e venda de ativos no mercado. Desnecessário dizer que essa competição não se dá em pé de igualdade visto que as grandes empresas, os chamados big players ou investidores institucionais, têm a seu lado o poderio financeiro, tecnológico e de recursos humanos que, nós, reles mortais, jamais teremos.
Daí o cuidado que devemos ter quando pensamos em nos expor a uma guerra financeira que silenciosamente ocorre através das conexões eletrônicas. Diariamente, “investidores” inocentes se expõem a esses riscos sem sequer se dar conta disso.
Quais ações a ClearSale possui?
A ClearSale (CLSA3) possui:
- Ações ordinárias: são as ações que dão direito a voto nas assembleias. Também recebem dividendos, mas sem prioridades e alguns dos direitos das ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da ClearSale
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos. Esses códigos de negociação também podem ser chamados de ticker. Eles são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, conforme o caso.
Os códigos das ações da ClearSale são os seguintes:
- Ordinárias: CLSA3
As ações da ClearSale (CLSA3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da ClearSale (CLSA3) são negociadas somente na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Pelo menos por enquanto.
Diversas ações de outras companhias brasileiras são negociadas em bolsas estrangeiras, no entanto, através de programas de recibos.
Podemos destacar as ADR (American Depositary Receipts), negociadas no mercado americano. Esses recibos são negociados como se fossem as próprias ações, seguindo a mesma facilidade e velocidade, porém as ações a eles correspondentes ficam custodiadas por um agente financeiro no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da ClearSale (CLSA3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Renato Kocubej Soriano | 3,31 | 0,00 | 3,31 |
Innova Global Tech Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 2,60 | 0,00 | 2,60 |
Mauro Back | 1,31 | 0,00 | 1,31 |
Rafael de Souza Lourenço | 1,07 | 0,00 | 1,07 |
Gandra Participações Ltda. | 1,64 | 0,00 | 1,64 |
Pedro Paulo Chiamurela | 36,52 | 0,00 | 36,52 |
Bernardo Carvalho Lustosa | 8,94 | 0,00 | 8,94 |
Verônica Allende Serra | 9,20 | 0,00 | 9,20 |
Innova Capital S.A. | 9,20 | 0,00 | 9,20 |
Squadra Investimentos Gestão de Recursos Ltda | 5,75 | 0,00 | 5,75 |
Outros | 20,45 | 0,00 | 20,45 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da ClearSale (CLSA3), dentre as quais destacamos:
Trade com ações da ClearSale (CLSA3)
No trade não estamos investindo, mas especulando (desde que sigamos um critério metodológico para fazer isso).
Ou seja, não queremos ficar com ações durante o longo ou longuíssimo prazo. Queremos comprar ou vender e ter lucro, respectivamente, vendendo ou recomprando a seguir:
- Se achamos que o preço da ação vai subir, compramos. Quando subir suficientemente, vendemos. Se o preço cair, teremos um prejuízo.
- Se achamos que o preço da ação vai cair, vendemos. Quando cair, recompramos. Mas se subir, teremos prejuízo.
Essa última operação, a de venda, ou venda descoberta, é possível através do aluguel de ações. Não temos as ações que queremos vender, mas intermediados pela corretora de valores, alugamos as ações de um investidor. Vendemos por um preço “caro” e recompramos, mais tarde, por um preço mais “barato”. A diferença é o nosso lucro.
O trade também pode ser subdividido de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia, no mesmo pregão.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da ClearSale (CLSA3)
Já os investidores gostam de pensar em ações como uma forma de fazer “poupança” e, por isso, vão escolher ações cuidadosamente a fim de que sejam garantidamente de empresas sólidas que só vão crescer ao longo das décadas. Não vão se desfazer dos papeis mesmo em momentos de baixa e vão esperar ter seu investimento remunerado através de dividendos, que são parte dos lucros divididos entre os acionistas.
Uma das estratégias é usar os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, no futuro, recebo ainda mais dividendos que servem para comprar ainda mais ações, aumentando ao longo dos anos o patrimônio em ações.
Claro que, para que isso aconteça, a empresa deve ser boa pagadora de dividendos (sem falhar em nenhum exercício) e, além disso, as ações devem ter um bom dividend yield (uma porcentagem que mostra quanto os dividendos valem frente ao valor atual da ação).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Mesmo que todos os dados da Clearsale estejam atualizados, fica difícil saber através deles se é ideal investir ou não em ações da ClearSale (CLSA3). Alguns investidores experientes analisarão outros dados mais profundos e atuais. Alguns gestores de fundos analisarão até o perfil dos atuais dirigentes da companhia.
No entanto, para o pequeno investidor, quando se trata de investimento, longo prazo, portanto, indicamos muita cautela: um pequeno investidor, um investidor de varejo não tem os mesmos recursos financeiros e de diversificação e de proteção que um fundo ou um grande investidor têm. Por vezes, nem mesmo a diversificação em cinco ou mesmo dez ações diferentes é suficiente para proteger o capital de oscilações causadas por:
- Crises setoriais, nacionais ou mundiais na economia
- Atividade especulativa e agressiva de grandes players institucionais
Nessas horas, se o pequeno investidor não foi suficientemente prudente, investindo todo o seu capital em ações, poderá ver seus recursos financeiros serem reduzidos a patamares maiores do que 10%, 20% ou 30%. Até mais, como já vimos em algumas crises mais marcantes do mercado. Algumas ações, mesmo com o mercado em geral em alta, podem “derreter” de forma desesperadora.
Assim, recomendamos ao pequeno investidor:
- Não colocar todos os seus recursos no mercado de renda variável. Apenas uma parte dele, que considere segura
- Ter horizontes de saída das operações, não “casando” com as ações
Nesse sentido, considerando a competitividade da bolsa e seu caráter especulativo, consideramos que o trade é mais recomendável para o varejo, particularmente com uma limitação dos valores envolvidos frente ao total de recursos disponíveis, que podem, por outro lado, ficar em investimentos mais seguros, protegidos.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que nos auxilia a ler o comportamento do mercado a partir do volume e do fluxo de ordens de compra e venda.
Através de conceitos e ferramentas, que sistematizam essa filosofia, consideramos que o volume é a causa dos movimentos de preço. Enquanto isso, o preço é apenas o efeito do comportamento do volume. Não obstante, a maioria dos cursos vendidos no mercado se concentra no preço, tentando prever o futuro através de informações passadas. O Raio X Preditivo está mais sincronizado com o presente, lendo as causas para se antecipar aos efeitos.
Como boa parte do volume de negócios realizados na bolsa – estimativas de 90% – são realizados pelos grandes investidores institucionais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento e da atuação desses participantes, os big players.
Sabendo onde eles se posicionam e quais são os pontos decisivos no gráfico para eles, conseguimos encontrar regiões saudáveis de trade onde é mais seguro assumir um risco, com maior probabilidade de ganhos e, em caso de perdas, elas são minimizadas.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)?
Não podemos queimar etapas quando queremos entrar no mercado de risco.
E a primeira delas deve ser a sua matrícula em um bom curso sobre bolsa de valores e trade. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Só depois de matriculado abra sua conta na corretora de valores de sua escolha. É grátis, não tem saldo mínimo (ou seja, dá pra deixar zerada pelo tempo que você quiser) e não tem taxas de manutenção.
Outra coisa gratuita da corretora: a conta demo e uma plataforma de negociação gráfica. Você deve fazer uso da conta demo para fazer suas primeiras experiências das habilidades aprendidas no curso.
Nela, você faz operações simuladas, com a variação real das ações da bolsa, sem o risco de perder dinheiro. E, embora, não seja a mesma coisa que operar com dinheiro de verdade, não tenha dúvidas de que, se você não tiver sucesso em operações simuladas, não terá na conta real também. Não tem milagre.
Depois de treinar o tempo suficiente, está na hora de transferir o dinheiro que pretende usar. Primeiro faça operações envolvendo riscos pequenos e, à medida que for ganhando segurança, aumente sua “mão”, mas sempre respeitando o que você aprenderá como “gerenciamento de risco”.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA CLEARSALE (CLSA3)
A ClearSale domina um setor importante da economia nacional que é a prevenção à fraude. Ela já está em 85% desse setor. Porém, o comércio eletrônico deve crescer ainda mais nos próximos anos e décadas. Essa expectativa se reflete na alta que a companhia já teve em seu primeiro dia. Porém, não devemos nos entusiasmar com a empolgação do mercado jamais. Sabemos que devemos levar em conta o posicionamento dos grandes investidores institucionais em certos momentos do mercado e em certas faixas de preço que ficam marcadas pelos volumes de suas operações. Para fazer essa análise apurada do volume e, assim, tomar a decisão de comprar e vender nos momentos certos, recomendamos o Raio X Preditivo.