Tudo o que eu gostaria que me dissessem sobre as ações da Centauro (CNTO3) quando comecei na bolsa de valores
As ações da Centauro (CNTO3) podem ser interessantes para investir ou fazer negociações na bolsa de valores? Comprar ações da Centauro é o mesmo que apostar no interesse dos brasileiros por esportes e por atividade física?
As ações da Centauro (CNTO3) vão muito além da simples análise da vontade do consumidor brasileiro sair do sofá e dar uma corridinha. Por isso, este artigo vai falar sobre essa empresa, suas ações, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao investimento em longo prazo em ações da bolsa de valores, não só as da Centauro.
- O que é a Centauro e suas ações (CNTO3)?
- Ações da Centauro (CNTO3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Centauro (CNTO3)?
- Formas de ganhar em ações da Centauro (CNTO3)?
- Investir ou não investir em ações da Centauro (CNTO3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Centauro (CNTO3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Centauro (CNTO3)?
- Conclusão
A Centauro tem um total de 210.140.608 ações ordinárias (CNTO3), sendo que, destas, 56.408.109 (26,84%) estão em livre negociação na bolsa de valores.
1. O QUE É A CENTAURO E SUAS AÇÕES (CNTO3)?
Segundo a página das ações da Centauro (CNTO3) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: A Companhia Tem Por Objeto Social (a) Administração de Bens Próprios; E. (b) A Participação. como Sócia Ou Acionista. em Outras Empresas.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Produtos Diversos.
A Centauro (CNTO3) é a maior varejista de produtos esportivos da América Latina. Fundada em 1 de abril de 1981 por Sebastião Bomfim Filho, a primeira loja Centauro (CNTO3) foi inaugurada há 38 anos próxima ao bairro Savassi, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Surgia então o Grupo SBF, que ainda possui uma rede especializada em tênis, a By Tennis.
A Centauro (CNTO3) é uma das empresas do Grupo SBF, grupo controlado pela Pacipar Participações, que possui 63,5% do capital da companhia, e pela GP Investments, com 36,5% de participação. O fundador do Grupo SBF, Sebastião Bomfim Filho, segue como controlador da empresa. Em dezembro de 2015, a companhia anunciou um novo CEO, Pedro Zemel, que atuava há três anos como diretor comercial da empresa.[16]
Atua com uma plataforma omnichannel e multicanal: operações integradas em todos os canais – lojas físicas, site (desktop e mobile) e aplicativo mobile desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes.
Presente no mercado há quase quatro décadas, consolidou seu modelo de negócio de megastore de produtos esportivos, com 192 lojas distribuídas em 97 cidades de 23 dos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal. A maior parte das lojas está em shoppings.
As lojas físicas foram responsáveis por 84,0% da receita líquida em 2018 (86,9% em 2017 e 88,4% em 2016).
O segmento de lojas físicas do varejo esportivo, no Brasil, ainda é pulverizado, mas ainda assim movimentou cerca de R$33,2 bilhões em 2017.
Em 2018, considerando a receita líquida proveniente de lojas físicas, a Centauro (CNTO3) estima que sua participação no segmento de lojas físicas de varejo esportivo no território brasileiro foi de 5,5%, comparado com 5,2% e 4,9%em 2017 e 2016, respectivamente.
Em 2018, o website da Centauro (CNTO3) registrou 34,6% dos acessos e 53,3% das transações da plataforma digital. O site mobile representou 51,4% dos acessos e 29,6% das transações da plataforma digital. O aplicativo mobile registrou aproximadamente dois milhões de downloads e representou 13,9% dos acessos e 17,0% das transações da plataforma digital. A plataforma digital ultrapassou a marca de 1 milhão de clientes ativos ao longo do ano de 2018.
Além disso, a Companhia também oferece uma plataforma de marketplace, que complementa o portfólio da Companhia. Juntando tudo, em 2018, a plataforma digital, considerando o website, site mobile, aplicativo e plataforma de marketplace, obteve cerca de 14 milhões de acessos por mês e foi responsável por 16,0% de receita líquida (13,1% no ano anterior).
Quanto aos conceitos de loja física, a Centauro (CNTO3) acredita que ela também tem que evoluir para oferecer ao consumidor um ambiente que não pode ser obtido no meio digital, melhorando a jornada de compra do cliente.
A Centauro (CNTO3) oferece um extenso portfólio de produtos com mais de 300 mil itens armazenados, com diferentes tecnologias e preços em diversas categorias, entre calçados, vestuário e acessórios de diversas marcas. Além disso, também são comercializados produtos com marcas próprias que buscam complementar o portfólio da Companhia, além de oferecerem maior rentabilidade.
O que são as ações da Centauro (CNTO3)?
Ações são muito simples de entender: é como se a companhia se dividisse em pequenos pedaços. Cada ação é um pequeno pedaço da empresa. A totalidade das ações forma o que chamamos de capital social.
Uma empresa faz isso com seu capital quando precisa captar recursos junto ao mercado, junto a possíveis investidores. Os investidores compram ações, fornecem recursos à companhia e dividem os riscos com ela.
Se o dinheiro captado for bem investido, a empresa crescerá. Crescendo, as ações valorizam e a empresa tem mais lucro. Tendo mais lucro, distribuirá dividendos, que são ao menos 25% do lucro líquido de cada exercício. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
A grande verdade, porém, é que uma parcela bastante grande dos participantes do mercado estão pouco interessados em se tornarem sócios de qualquer empresa.
O que eles querem é:
- Comprar ações a um certo preço e vender depois de um tempo mais ou menos curto quando elas estiverem caras.
- Vender ações a um certo preço e recomprar depois de um tempo mais ou menos curto quando elas estiverem mais baratas.
Em ambos os casos se produz lucro.
A venda de ações que não temos em carteira é possível graças ao aluguel de ações e é uma prática bastante comum conhecida como “venda a descoberto”, “venda descoberta” ou, em inglês, “short”. Fazemos um “short” quando apostamos que uma ação vai desvalorizar.
Histórico da empresa e de suas ações (CNTO3)
- 1981 – Sebastião Vicente Bomfim Filho percebeu que os brasileiros estavam criando o hábito de fazer exercícios regularmente, mas que ainda não havia uma empresa no varejo esportivo capaz de atender as necessidades dos clientes. Com isso em mente, em abril de 1981, foi inaugurada, em Belo Horizonte/MG, a primeira loja Centauro (CNTO3).
- 2000 – No ano 2000, ao visitar uma recém-inaugurada livraria Megastore, seu fundador percebeu que, em um país em que as pessoas eram apaixonadas por esportes, havia uma oportunidade para replicar este conceito para o mercado esportivo. No início houve resistência dos administradores de shoppings, receosos em ceder uma área com cerca de 1.000 m² para uma Megastore de produtos esportivos, conceito inédito no país. Porém, após muitas negociações, foi inaugurada a primeira loja nesse modelo, no Shopping West Plaza, em São Paulo/SP. As vendas da nova loja indicaram que o modelo implementado seria bem-sucedido e rapidamente os administradores de shoppings começaram a demonstrar interesse em incluir a Centauro (CNTO3) em seu portfólio. Dessa forma, as lojas Centauro (CNTO3) no/com o formato/modelo megastore começaram a ser expandidas para o Brasil inteiro.
- 2003 – Em 2003, quando a Companhia já estava presente em mais de 10 cidades do Brasil, foi iniciada a plataforma digital através do site www.centauro.com.br, alcançando consumidores em todo o Brasil.
- 2009 – Em julho de 2009, ao abrir a primeira loja no estado do Amazonas, foi dado um importante passo no processo de expansão, confirmando a presença física da Companhia em todas as cinco regiões do país.
- 2012 – Em 2012, já com 233 lojas físicas, seu fundador, que até então detinha 100% do capital social da Companhia, sentiu a necessidade de trazer um sócio investidor, para dar sequência ao desenvolvimento da Companhia. Bomfim percebeu que a GP Investments, gestora de Private Equity (“GP”), seria um parceiro ideal, em função do alinhamento dos princípios da GP com os princípios da Companhia (por exemplo, a valorização da meritocracia) e da ampla experiência em gestão da GP, inclusive no setor varejista.
- 2013 – Em 2013, a Companhia investiu ainda mais na estrutura da plataforma digital. Por conta disso, inaugurou um novo Centro de Distribuição em Jarinu/SP, ampliando a área operacional para 59.809 m², quando somados todos os CDs.
- 2014 – Em 2014, a Companhia foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 2014 realizada no Brasil.
- 2015 – Em 2015, a Companhia passou por uma reestruturação operacional com forte foco em redução de despesas e melhora de margem que fez com que a produtividade aumentasse de maneira considerável.
- 2016 – Novo plano estratégico para tornar a empresa uma plataforma que conecta as pessoas ao esporte através de produtos, serviços, informações e experiências.
- 2017 – Em 2017, as primeiras lojas da geração 5 (“G5”), um novo conceito que otimiza nas lojas físicas as vantagens do omnichannel, com diversas inovações desenhadas para que o cliente tenha na loja experiências que ele não pode ter na plataforma digital.
- 2018 – A plataforma digital foi responsável por 16,0% das vendas totais e cresceram 41,2% em relação ao ano anterior. Os resultados sugerem que o omnichannel cria valor para os clientes: as modalidades de venda que utilizam a integração entre todos os canais, em 2017, representavam 12,1% do volume de vendas da plataforma digital, enquanto, em 2018, já representavam 37,3%.
2. AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Centauro (CNTO3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) num momento em que o pregão viva voz já há dez anos não faz parte da realidade dos mercados.
Isso mesmo, todos os negócios acontecem, atualmente, em ambiente eletrônico, sem intervenção direta de humanos.
Através do sistema PUMA – Plataforma Unificada Multiativos, os negócios são extremamente rápidos, seguros e acessíveis.
E qualquer um pode negociar na bolsa de valores, tendo apenas um computador e uma conexão com a internet. E, é claro, uma conta em uma corretora de valores.
Diante disso, diariamente, novos trades iniciantes adentram na bolsa de valores desconhecendo que terão que competir com adversários com recursos descomunais:
- Financeiramente: os big players (cerca de 100 empresas transnacionais) dominam 50% do capital mundial.
- Em termos de recursos humanos: programadores e dirigentes extremamente competitivos.
- Tecnologicamente: os big players utilizam os robôs HFT (high frequency trading), algoritmos que se aproveitam das menores distorções do mercado e posicionarm e reposicionam ordens de compra e venda milhares de vezes por segundo, montando posições compradas ou vendidas discretamente ou mesmo manipulando o mercado através do spoofing.
Quais ações a Centauro possui?
A Centauro possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias das empresas, muito embora apenas os acionistas majoritários tenham condição de interferir de alguma forma nos destinos da companhia, dado o número de ações que possuem (cada ação corresponde a um voto). As ações ordinárias também dão direito a dividendos.
Qual são os códigos das ações da Centauro
As ações da Centauro são conhecidas pelo código CNTO3. Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por um código de negociação formado por quatro letras em caixa alta e um numeral de um ou dois dígitos. Esse código de negociação também é conhecido como ticker.
As ações da Centauro (CNTO3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Centauro (CNTO3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Embora também pudessem ser negociadas em bolsas do exterior como diversas outras brasileiras.
Isso acontece através de programas de recibos, a exemplo das ADR nos Estados Unidos. As ADR (American Depositary Receipts) são recibos que podem ser negociados no exterior, como se fossem ações, com a mesma agilidade. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil por uma entidade responsabilizada para tal.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da CNTO3 são os seguintes:
Nome | %ON – CNTO3 |
Pacipar Participações Ltda. | 45,65 |
Nefele Investments. Llc | 25,61 |
Gpcp5 I – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 0,63 |
Outros | 28,11 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3)?
Trade com ações da Centauro (CNTO3)
No trade, nosso objetivo de lucro é no curto prazo. Não queremos ser sócios. O estratagema é, basicamente, comprar quando achamos que a ação vai valorizar.
Por outro lado, vendemos se julgamos que as ações vão cair de preço. Para tanto, alugamos as ações de um investidor, vendemos as ações alugadas e recompramos quando estiverem mais baratas. Devolvemos, pagamos o aluguel e ficamos com a diferença de valor.
Os trades podem ser classificados de diversas maneiras, por exemplo, quanto a sua duração e objetivos:
- Day trade: as operações começam e terminam no mesmo dia (podem durar até mesmo segundos!).
- Swing trade: operações que duram dias.
- Position trade: operações que duram semanas.
Ganhar dividendos com ações da Centauro (CNTO3)
Se você é um investidor e se identifica com o longo prazo, pode estar interessado, então, em receber dividendos.
Esse tipo de investidor não está interessado em vender as ações. Nem daqui a anos. Ele quer acumular, acumular e acumular. Recebendo cada vez mais dividendos que vão ajudar a comprar cada vez mais ações.
No entanto, se ele comprar ações de empresa que não esteja crescendo e nem tendo lucros, não receberá dividendos. E tão pouco a empresa valorizará.
Por isso, para que essa estratégia dê certo precisamos de duas características óbvias:
- A companhia precisa pagar bons dividendos. Sempre verifique o dividend yield.
- A companhia precisa pagar dividendos regularmente.
A Centauro (CNTO3), por sinal, abriu capital em 2019 e, por isso, não dá pra sabe como é o seu desempenho nesse quesito ainda.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Vemos o investimento em ações – isto é, a permanência em determinadas ações por longuíssimo prazo – com cautela, sobretudo para iniciantes que, muitas vezes, não têm o controle emocional e o conhecimento para entender o real valor de uma empresa e se possível desvalorização condiz ou não com esse valor.
Ações são mercado de risco, renda variável.
“Fazer poupança” com ações, é aquela ideologia muito divulgada e confirmada por argumentos fundamentados em pessoas que tiveram sucesso nessa técnica, como, por exemplo, Luiz Barsi. Essas pessoas são as famosas exceções que comprovam a regra que, habitualmente, é o fracasso nessa metodologia.
Pouquíssimos investidores pessoa física têm a segurança e a leitura de mercado de um Barsi a ponto de olhar para seus papeis desvalorizarem em uma crise e ter a certeza e a segurança de que, se comprarem mais, irão se dar bem, porque os papeis estariam “em promoção”.
Pense bem… em uma situação em que as ações perdem um terço ou metade de seu valor, como já aconteceu antes, nas mais recentes crises econômicas mundiais, o que você faria?
- Venderia suas ações para não ficar com um prejuízo muito maior. Tem gente que vê seu capital investido diminuir abruptamente e fica em estado de choque, paralisado sem saber o que fazer.
- Compraria mais, já que os papeis estão em “promoção”? Lembrando que isso só será possível se você ainda tiver dinheiro e se tiver coragem, num cenário desses, de adquirir mais papeis.
- Devo deixar tudo como está? Essa postura é mais fácil, principalmente se o dinheiro investido nas ações é parcela pequena de todo o seu patrimônio. Na dúvida, não faça nada. O problema é que, geralmente, os iniciantes entram de cabeça na bolsa e, numa situação dessas, não ficam exatamente tranquilos…
Em momentos de otimismo, se você falar em crise vão tratar você como maluco. Mas acredite: na bolsa, elas vêm.
Assim, portanto, recomendamos:
- Limitação do valor alocado ao mercado de renda variável.
- Limitação do tempo de exposição ao risco.
- Adoção de metodologia que permita leitura da oferta e da demanda, particularmente uma que analise os ativos não por seu preço, mas pelo volume de operações e fluxo de ordens.
Quanto à metodologia, nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Conheça os impostos e taxas com as quais terá que lidar caso decida comprar e vender ações da Centauro (CNTO3) e outros ativos na bolsa de valores:
- Taxa de custódia: as corretoras cada vez menos estão cobrando essa. Era a ftaxa relativa à guarda das ações que você comprava e encarteirava.
- Taxa de corretagem: cobrada para cada ordem de compra e venda. Cada corretora cobra um valor diferente. Também depende do tamanho da ordem, do tipo de ativo ou derivativo operado e se você tem um pacote “pré-pago” de corretagem.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro de cada operação.
- ISS: o ISS incide uma alíquota de 5% sobre a taxa de corretagem.
Imposto de renda
Obviamente, você só vai pagar imposto de renda na bolsa de valores se tiver lucro.
A incidência da alíquota varia de acordo ao tipo de operação:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão têm uma alíquota de 20%. Meses anteriores em que houve prejuízo podem ser abatidos do lucro do mês atual. A alíquota é calculada sobre o saldo.
- Outras operações; operações que duram mais de um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro, porém os meses em que houve vendas inferiores a R$ 20 mil são isentos.
- Conheça um método surpreendente para investir em Ações da Centauro e de outras empresas da Bolsa de Valores. Vai perder essa?
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que acompanha a atuação dos grandes players, aqueles que, através do volume de suas operações, de suas acumulações e distribuições, bem como postura passiva e agressiva alternadamente, são capazes de provocar a alta e a queda dos preços.
Para isso, o Raio X Preditivo observa o volume das operações, determinando regiões onde as “fichas” empilhadas são maiores e a partir das quais, portanto, há maior chance de que movimentos contundentes de preço sejam desencadeados.
Encontrando essas regiões, a relação risco ganho das operações melhoram e as taxas de acerto também, conseguindo-se consistência operacional no longo prazo. Chamamos isso de áreas de alta probabilidade de trade.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CENTAURO (CNTO3)?
O primeiro passo é um curso que lhe dê o panorama explicado no tópico anterior: precisamos entender o que provoca a alta ou a queda dos preços. De outra maneira, estaremos fazendo negócios aleatoriamente. E esse, sem dúvida nenhuma, não é nosso objetivo.
Comprar ações só para comprar é a receita para jogar dinheiro fora. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo porque ele é o único curso no Brasil que considera o volume como causa do movimento dos preços. A maior parte dos cursos, mesmo os bem-intencionados, focam suas decisões na análise do preço em si, que entendemos como mero efeito do volume.
Uma vez iniciado o seu treinamento, abra a conta na corretora e inicie seus testes em uma conta demo, sem chance de perder dinheiro. Estamos cientes de que a conta demo não necessariamente lhe garante sucesso em uma conta real, usando dinheiro de verdade em jogo. Porém, uma coisa é certa: se não tiver sucesso na conta demo, não será na conta real que terá.
9. CONCLUSÃO
A Centauro não é uma empresa jovem, no sentido cronológico da palavra. No entanto, suas ações são. Certamente, a companhia é uma potência no seu setor de atuação e, se tudo acontecer como esperado, seus papeis devem valorizar, bem como seu valor intrínseco. De fato, nada impede.
Porém, a economia, o setor financeiro e o setor varejista passam historicamente por reviravoltas inevitáveis, muitas vezes. Assim, simplesmente comprar ações e acumulá-las indefinidamente é bastante temeroso. Principalmente se envolver todo o seu capital ou parcela grande dele.
Recomendamos:
- Comprometimento parcial de suas economias em ações: compatíveis com seu apetite ou aversão ao risco.
- Horizontes de saída das operações (no lucro e, sobretudo, se houver prejuízo).
- Usar um arsenal decisório que acompanhe a atuação dos investidores profissionais, buscando sair do comportamento da manada. Nossa recomendação é a leitura feita através do volume e, portanto, do Raio X Preditivo.