Invista em ações da Camil (CAML3) como os profissionais: eles sabem quando é hora de comprar e de vender e este método revolucionário conta pra você
As ações da Camil (CAML3) podem ser um bom papel pra investir? Está na hora de comprar ou de vender os ativos desta indústria de alimentos?
Temos uma opinião bem clara quando se trata de ações na bolsa de valores e isso inclui as da Camil.
As ações da Camil (CAML3), como qualquer outra ação da bolsa de valores, estão sujeitas às valorizações e desvalorizações naturais do mercado, aquilo que chamamos de oscilações ou volatilidade.
Na renda variável, isso é natural e até esperado. E, por isso, a todo instante, encontraremos investidores e traders se indagando se este é o momento de comprar ou vender ações da companhia.
Por isso, este artigo é sobre a Camil, suas ações CAML3, seus negócios, sua história e nosso posicionamento diante do investimento nesses papeis e em qualquer papel da bolsa de valores.
- O que é a Camil e suas ações (CAML3)?
- Ações da Camil (CAML3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Camil (CAML3)?
- Formas de ganhar em ações da Camil (CAML3)?
- Investir ou não investir em ações da Camil (CAML3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Camil (CAML3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Camil (CAML3)?
- Conclusão
A Camil (CAML3) tem 410.051.876 ações ordinárias. E, destas, 151.919.527 ou 37,05% são negociadas livremente no mercado, em free float.
1. O QUE É A CAMIL E SUAS AÇÕES (CAML3)?
Segundo a página das ações CAML3 no site da B3, a Camil (CAML3) se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Industrialização E Comercialização de Arroz. Feijão. Pescados E Açúcar.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Alimentos Diversos.
A Camil (CAML3) tem mais de meio século de história já e, nestas décadas, se colocou como uma das mais importantes companhias do setor de alimentos do Brasil e até mesmo na américa do sul.
- Suas atividades incluem:
- Industrialização
- Comercialização
- distribuição de grãos (principalmente, arroz e feijão)
- açúcar
- pescados enlatados (sardinha e atum, incluindo molhos e patês)
As marcas da Camil são econhecidas no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.
A Camil (CAML3) tem 27 unidades de processamento e também 18 centros de distribuição na América do Sul.
Além disso, possui 15 unidades industriais no Brasil pra atender o setor de grãos, açúcar e processamento de pescados.
São, ainda, 7 plantas pra beneficiamento de grãos no Uruguai, 2 no Chile e 3 no Peru.
Essa estrutura toda atende 20 mil clientes no Brasil, chegando assim a quase 300 mil pontos de venda.
A Camil (CAML3) chega a estimados 50 países. Na América do Sul, foca seu crescimento através de aquisições de outras companhias.
A Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional como uma cooperativa de produtores de arroz no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região.
As embalagens de cinco quilos de arroz parecem comuns hoje em dia, mas quem as lançou, em 1974, foi a Camil.
Só na década de 90 que a Camil (CAML3) transfere sua sede do Rio Grande do Sul pra São Paulo, ao mesmo tempo quem faz a admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (entrada do TCW).
A Camil (CAML3) começou a se internacionalizar em 2007 e, no processo, atingiu, a produção de 18,6 milhões de toneladas de grãos. Foi o ano da aquisição da uruguaia Saman, líder no mercado uruguaio de arroz, com 50% de participação local e 91% de sua produção são direcionadas à exportação.
A chilena Tucapel teve sua vez em 2009. Essa companhia é líder no beneficiamento de arroz no Chile, com produção voltada para o consumo daquele país.
Finalmente, em 2010, a Camil (CAML3) adquiriu o complexo industrial produtor de arroz da BB Mendes no estado do Maranhão e se tornou proprietária das marcas Bom Maranhense e Mais Saboroso.
São 4.415 funcionários no Brasil e milhares de outros ao redor do mundo.
O que são as ações da Camil (CAML3)?
As ações de uma empresa nada mais são do que pequenos pedaços dessa companhia. Não literalmente, mas simbolicamente, significando a parte mínima de seu capital social.
Mas como uma pequena parte do capital social de uma companhia vai parar nas mãos de investidores, de acionistas.
Existem muitas formas de uma empresa conseguir os recursos pra expandir seus negócios. Uma delas é através de empréstimos. Mas isso é muito caro, por causa dos juros.
Uma forma mais inteligente e muito bem vista pelo mercado é vender parte de seu capital social. Isso se dá em forma de ações, pela abertura do capital na bolsa de valores, quando esse capital social passa a ser negociado nos mercados.
Assim, ao comprar ações, estou a um só tempo cedendo parte de meus recursos pra empresa usar e dividindo o risco do empreendimento com ela, na exata proporção do número de ações que comprei.
Se a empresa fizer bom uso desses recursos, ela cresce e o valor das ações também cresce, proporcionalmente. Ao mesmo tempo, passarei a receber dividendos, que são uma parte dos lucros. Ora, se a empresa cresce, é de se esperar que seus lucros cresçam também.
As empresas de capital aberto precisam pagar dividendos a seus acionistas. No Brasil, esse valor costuma ser de 25%, mas pode ser inclusive maior ou menor. Os dividendos são divididos entre as ações e quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Boa parte do mercado não está interessada em ser sócio, acionista, investidor. Boa parte do mercado quer mais comprar, esperar que as ações se valorizem pra vender a seguir. Esses são os traders ou especuladores e eles são capazes de ganhar dinheiro inclusive quando as ações desvalorizam, numa operação chamada venda descoberta, sobre a qual falaremos mais adiante.
Histórico da empresa e de suas ações (CAML3)
- 1963 – Jairo Quartiero deixa o seminário e vira caminhoneiro, na cidade de Itaqui, no Rio
Grande do Sul, transportando arroz até São Paulo. A Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional como uma cooperativa de produtores de arroz no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região. - 1971 – Aluga o primeiro galpão pra comprar e revender arroz de diversas marcas, dando força à migração do cultivo do grão da região central para o Sul do país.
- 1974 – De forma pioneira, começa a distribuir arroz em embalagens plásticas de 5 kg, suprindo
uma demanda dos consumidores. - 1975 – Inaugurado em São Paulo primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente da Camil
- 1985 – Ampliação das atividades, com a implantação do primeiro moinho de arroz, também em São Paulo.
- 1987 – O negócio se expande com a comercialização de feijão com a marca Camil.
- 1996 – Se torna S/A e, com novas aquisições, se consolida como a maior empresa de arroz do Brasil.
- 2007 – Internacionalização começa com a compra da uruguaia Saman,líder de mercado no país.
- 2009 – Destaque no beneficiamento de arroz chileno, a Tucapel passa a fazer parte da família Camil.
- 2010 – Adquire o complexo industrial maranhense BB Mendes, somando as marcas Bom Maranhense e Mais saboroso ao portfólio.
- 2011 – A Coqueiro chega pra somar e diversificar oferta de produtos.
- 2012 – A União é adquirida.
- 2013 – Compra da argentina Loma Alimentos, que tem como atrativo o arroz branqueado orgânico.
- 2017 – Lança a nova marca corporativa, que transparece os valores:Responsabilidade, Empreendedorismo, Proximidade, Confiança e Entusiasmo. O ano marca também mudança de endereço para a atual sede.
2. AÇÕES DA CAMIL (CAML3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Camil (CAML3, assim como todas as outras ações, ativos e derivativos negociados na B3, são negociadas em ambiente totalmente eletrônico, sem interferência direta de humanos. Claro, as ordens e as estratégias ainda são determinadas por humanos, mas a execução é realizada no PUMA – Plataforma Unificada Multiativos.
A PUMA torna as negociações seguras, rápidas, transparentes e acessíveis a todos, inclusive a pessoas comuns que estão negociando a partir de sua casa, usando apenas um computador conectado à internet, uma plataforma gráfica de negociação e uma conta em uma corretora.
Nesse contexto, pelo menos no que diz respeito à acessibilidade, os pequenos investidores e traders ficam em pé de igualdade com os grandes investidores institucionais. A igualdade acaba aí.
Pois os Investidores Institucionais têm a seu lado, em primeiro lugar, recursos financeiros quase que inesgotáveis, dependendo dos parâmetros que formos usar.
Por outro lado, eles operam usando robôs HFT: robôs de high frequency trading, alta frequência de negociação. São algoritmos que posicionam e reposicionam ordens de compra e venda em milésimos de segundo a fim de se aproveitar das menores distorções de um ativo da bolsa de valores. Ao mesmo tempo, eles, dessa forma, conseguem esconder a montagem ou desmontagem de posições gigantescas através da execução de ordens menores.
Claro que, para programar um aparato desses, os big players precisam contar com algumas das mentes matemáticas mais brilhantes, algumas das melhores remuneradas. Para rodar esses programas a contento, os melhores computadores, conectados à bolsa em uma velocidade que seu plano de dados não seria capaz de pagar. E, por trás de tudo, como mestres do jogo de xadrez mais sanguinário do mundo, os CEOs dessas companhias, mais bem informados do que você poderia imaginar e mais competitivos do que poderíamos compreender.
Parece exagero, mas quando começamos a comprar e vender ações na bolsa, é com essa realidade que estamos deparando. Não estou brincando, não.
Por isso, você tem duas opções:
- Entrar na arena às cegas.
- Usar uma metodologia que faça a leitura do que os big players estão fazendo, para que, assim, consigamos usar isso a nosso favor.
De fato, os big players têm uma desvantagem: o tamanho de suas posições. Sua maior dificuldade é obter liquidez para que consigam comprar e vender todo o necessário. E essa dificuldade, gera comportamentos que, desde que tenhamos os conceitos e as ferramentas certas para aplica-los, é relativamente fácil de ler. Desse modo, podemos nos posicionar ao lado desses que têm mais chance de saírem vencedores e com capacidade de movimentar o preço dos ativos com certa facilidade.
Quais ações a Camil possui?
A Camil possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia.
Porém, as ações ordinárias da Camil também têm direito a dividendos e quaisquer outros proventos, como juros sobre capital próprio, além de outros direitos.
Qual são os códigos das ações da Camil
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação. Os códigos de negociação também são conhecidos como ticker. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações da Camil ou ticker é CAML3. De fato, ações ordinárias, geralmente são reconhecíveis pelo dígito 3.
As ações da Camil (CAML3) são negociadas em quais bolsas?
Até o momento, as ações da Camil (CAML3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nada impede, porém, que essas ações sejam negociadas também em bolsas estrangeiras, a exemplo de outros ativos de companhias brasileiras. Estes são negociados através de programas de recibos.
Por exemplo, é muito comum que ações brasileiras sejam negociadas na bolsa de Nova York através do progrma de ADRs (American Depositary Receipts), recibos que são negociados com a mesma praticidade das ações, enquanto as ações correspondentes, propriamente ditas, ficam custodiadas no Brasil, por uma companhia responsável por isso.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA CAMIL (CAML3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da CAML3 são os seguintes:
Nome | %ON – CAML3 |
Wp Xii E Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 8,63 |
Camil Investimentos S.A. | 56,03 |
Jacques Maggi Quartiero | 0,82 |
Luciano Maggi Quartiero | 2,93 |
Thiago Maggi Quartiero | 0,82 |
Templeton Investment Counsel. Llc | 5,01 |
Outros | 23,48 |
Ações Tesouraria | 2,29 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CAMIL (CAML3)?
Podemos ganhar dinheiro com ações de empresas como a Camil (CAML3) de diversas maneiras. As mais conhecidas, no entanto, são as seguintes:
Trade com ações da Camil (CAML3)
O trade consiste na compra e na venda de ações com a expectativa de, respectivamente, alta ou queda do ativo.
Na alta, compramos para vender quando as ações estiverem mais caras. Se caírem de preço, teremos prejuízo.
Na baixa, vendemos, para recomprar quando as ações estiverem mais baratas. Se subirem de preço, teremos prejuízo.
Esta última modalidade é a venda a descoberto. Alugamos as ações, vendemos e esperamos ficarem mais baratas. Depois, recompramos, a um preço menor. Ficamos com a diferença, depois de devolver as ações ao investidor de quem as alugamos e pagamos o aluguel.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Cada uma dessas operações vai visar porcentagens de ganho diferentes, com menor ou maior alavancagem, com diferentes condutas de acompanhamento dos gráficos e exigência de participação do trader. Por exemplo, o day trade pede que ele fique de olho nos gráficos o tempo todo em que estiver operando.
Ganhar dividendos com ações da Camil (CAML3)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações é comprar os ativos a perder de vista, como se fossem uma poupança e ir acumulando ao longo do tempo. Geralmente, quem faz isso espera remunerar seus investimentos através do recebimento dos dividendos e frequentemente usa os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, recebe mais dividendos. Com mais dividendos, compra mais ações e assim por diante.
Claro, para isso, as ações devem ser boas pagadoras de dividendos: além de não haver falhas nos exercícios, o dividend yield, que mede a porcentagem que o dividendo representa diante do preço da ação, deve ser suficiente.
Considere os dividendos pagos pela Camil nos últimos anos:
Data de Aprovação | Valor |
24 Mai 2019 | 0,014855 |
26 Mar 2019 | 0,049476 |
22 Nov 2018 | 0,111322 |
24 Ago 2018 | 0,049476 |
12 Dez 2017 | 0,158516 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CAMIL (CAML3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Camil Alimentos teve um lucro líquido de R$ 100,3 milhões no quarto trimestre fiscal de 2018, encerrado em fevereiro, 29,8% mais que no mesmo período do calendário anterior. No ano, o lucro líquido atingiu R$ 362,4 milhões, crescimento de 44,6% frente ao ano anterior.
Será que um bom resultado desses é suficiente para escolhermos investir em uma empresa como a Camil (CAML3)?
Sem dúvida que a intenção de uma companhia e de seus dirigentes é o seu crescimento. O senso comum da bolsa de valores também nos diz que, no longo prazo, as empresas tendem a valorizar e a crescer, sobretudo se vêm numa escalada de aquisições coerentes que vêm acrescentando mercado tanto geograficamente quanto em setores, caso da Camil.
Porém, devemos estar conscientes de que, quando falamos de investimento, estamos falando de longo prazo. No longo prazo, muitas vezes, esse caminho até a valorização absoluta pode ser tortuoso. Para o iniciante que coloca boa parte de suas economias em ações, essa seara pode ser dolorosa. Não foram poucas as crises da bolsa em que grandes empresas tiveram o preço de suas ações reduzidos à metade. Note que o valor intrínseco da companhia permaneceu o mesmo: mas quem investiu R$ 100 mil, ficou com R$ 50 mil. Quando é a escola dos filhos ou o pagamento da casa que está em jogo, os iniciantes podem ficar nervosos e jogar a toalha antes do fim do jogo.
Assim, nossas recomendações para qualquer que sejam os ativos é:
- Limitar a porcentagem de seus recursos expostos à bolsa a um valor que, se houver perdas consideráveis, ele se torne assimilável.
- Pensar em operações com começo, meio e fim, determinando o lucro esperado e o prejuízo máximo.
- Uso de uma estratégia que siga os grandes players institucionais.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CAMIL (CAML3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Quando investimos em bolsa de valores, compramos e vendemos ações, devemos considerar as seguintes taxas
- Taxa de corretagem: por cada ordem executada; varia de corretora pra corretora, pelo volume de ativos e se há um pacote pré-pago adquirido.
- Taxa de custódia: está sendo abandonada pelas corretoras.
- Taxas da bolsa de valores: incidem sobre o volume financeiro negociado e, para pessoas físicas, é de pouco mais de 0,03%.
- ISS: 5% sobre o valor da taxa de corretagem.
O imposto de renda é de 15% sobre o lucro (day trade) ou 20% sobre o lucro (outras operações). No caso do day trade, prejuízos de meses anteriores podem ser abatidos do lucro atual. Para operações com duração de mais de um dia, em meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CAMIL (CAML3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que baseia suas leituras não no preço dos ativos, mas no volume das negociações e que, portanto, é uma maneira de seguir a atuação dos grandes players, os participantes capazes de fazer a movimentação das cotações.
Consideramos, assim, o volume a causa dos movimentos de preço. Os movimentos de preço, por sua vez, são mero efeito de caráter secundário. Se nos concentramos nas causas, nos adiantamos aos efeitos e aumentamos nossa chance de lucrar nas operações.
O Raio X Preditivo é assim a codificação em conceitos e ferramentas da Nova Análise Técnica. As ferramentas, por sua vez, tornam a aplicação dos conceitos fácil e simplificada.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CAMIL (CAML3)?
A abertura de uma conta em uma corretora de valores e a transferência de valores para o início da operação é tão simples que chega a dispensar explicações.
Sugiro, porém, que, paralelamente a esses passos, você inicie o estudo de uma metodologia que o auxilie no estudo da bolsa de valores. Antes mesmo de fazer suas operações reais, você terá a oportunidade de treinar seus novos aprendizados em uma conta demo que toda corretora deve fornecer a você: se não tiver sucesso na conta demo, não espere ter sucesso na conta real.
O curso e treinamento que indicamos é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO
A Camil é uma empresa muito interessante e com histórico de crescimento.
Suas ações estão entre as mais negociadas da bolsa de valores e não seria de surpreender se, em breve, esses ativos entrassem no Índice Bovespa, que traz as companhias com maior volume de negócio do mercado.
Porém, nossa postura é cautelosa quanto ao investimento, visto que as crises econômicas de diferentes graus estão sempre na iminência de acontecer sem poupar nem mesmo as melhores ações, como esta.
Portanto, considere, ao negociar ações: uma porcentagem limitada de seu capital, horizontes de saída.
Mão e simples não comprar acoes tem que fazer cadastro tem que estudar sobre a emprezar tem que saber s situação da emprezar tem fazer cadastro