As ações da Brasil Brokers (BBRK3) vão cair ou vão subir? Pare de tentar adivinhar e use um método realmente preditivo. Conheça a empresa e o Raio X Preditivo
As ações da Brasil Brokers (BBRK3) estão ligadas ao mercado imobiliário brasileiro. Sabemos que o mercado imobiliário é um dos principais para determinar a temperatura da economia de um país. Se o mercado imobiliário vai bem, a economia vai bem, e vice-versa. A economia brasileira, no momento, está em dificuldades e, por consequência, o mercado imobiliário pode apresentar oportunidades nos próximos anos, quando acontecer uma retomada de crescimento com maior volume e consistência.
As ações da Brasil Brokers (BBRK3), nesse contexto, seriam boas para investir? Sim, neste artigo apresentaremos a empresa, suas características, seus negócios, sua história e as suas ações, mas acima de tudo queremos mostrar uma metodologia que utiliza o comportamento do volume de negócios de uma ação para determinar se é uma boa hora para comprar ou vender. Através do volume de negócios acompanhamos a atuação dos big players do mercado e as posições que estão dispostos a defender e, assim, conseguimos saber se é o momento de entrar em operações com grande probabilidade de sucesso.
- O que é a Brasil Brokers e suas ações (BBRK3)?
- Ações da Brasil Brokers (BBRK3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Brasil Brokers (BBRK3)?
- Formas de ganhar em ações da Brasil Brokers (BBRK3)?
- Investir ou não investir em ações da Brasil Brokers (BBRK3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Brasil Brokers (BBRK3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Brasil Brokers (BBRK3)?
- Conclusão
A Brasil Brokers tem 36.278.303 de ações ordinárias e, dessas, 35.480.938 ou 97,80% estão em livre negociação.
1. O QUE É A BRASIL BROKERS E SUAS AÇÕES (BBRK3)?
Segundo a página das ações da Brasil Brokers (BBRK3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Classificação Setorial: Financeiro / Exploração de Imóveis / Intermediação Imobiliária
A Brasil Brokers Participações S.A. faz intermediação e consultoria imobiliária. A companhia está ao lado de clientes de incorporação, mas também com os consumidores finais de imóveis. Ela também é considerada um agente fomento ao financiamento imobiliário no Brasil.
A Brasil Brokers é formada por 17 imobiliárias, em 8 estados. O ano de sua fundação é 2007 e, desde então, tem como objetivo a participação em outras sociedades do setor imobiliário seja no papel de sócia, acionista ou consorciada. Ainda no ano da fundação, a companhia fez sua a Oferta Pública Inicial de ações, com a pulverização de cerca de 45% do capital social.
Logo nos dois primeiros anos adquiriu 26 empresas de intermediação e consultoria imobiliária. Firmou um contrato com o banco HSBC logo depois, a fim de oferecer crédito imobiliário ao mercado secundário. Até 2012 mais 7 empresas foram adquiridas pela Brasil Brokers.
Em 2013 a Brasil Brokers implementou um programa de recompra de ações a fim de aliená-las ou cancelá-las. Em 2014 houve um novo programa de recompra. O objetivo: gerar mais valor ao acionista.
Em 2016 a empresa alienou a totalidade de suas cotas (70%) no capital social da Brasil Brokers Paraná Imóveis. Também alineou suas cotas (55%) no capital social da Blue Negócios Imobiliários (Home Hunters).
Em 2017 a companhia iniciou uma parceria comercial com a Conseg Administradora de Consórcios. A Brasil Brokers passou a receber uma comissão da Conseg por cada operação efetivamente realizada.
Serviços oferecidos
Os principais serviços prestados estão ligados à comercialização imobiliária de unidades comerciais e residenciais para aquisição ou locação, estudo de viabilidade imobiliária para novos empreendimentos, consultoria e planejamento de marketing para lançamentos imobiliários, acompanhamento jurídico, assessoria de crédito imobiliário e administração de locação.
- LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS: Caracterizado pelo relacionamento incorporador-cliente comprador, os lançamentos Imobiliários são empreendimentos colocados à venda por determinada empresa que contrata a construção de imóveis (apartamentos, casas, salas e escritórios) em sistema de condomínio e os vende em prestações antes mesmo de estarem prontos, comprometendo-se por contrato a entregá-los dentro de prazo e condições determinados. Com atuação em todas as etapas do processo de intermediação imobiliária, a Brasil Brokers, é então contratada para realizar a venda dos imóveis lançados pelos incorporadores aos clientes finais, podendo receber a comissão diretamente do incorporador ou do cliente final.
- IMÓVEIS REMANESCENTES: Imóveis Remanescentes ou em estoque são aqueles que ainda estão a venda após 180 dias da data oficial de lançamento do empreendimento.
- IMÓVEIS USADOS OU PRONTOS: A venda de imóveis usados ou prontos para serem habitados é caracterizada pelo relacionamento cliente vendedor – cliente comprador, onde a imobiliária, como intermediário comercial, ganha uma comissão que é devida pelo dono do imóvel.
- SERVIÇOS FINANCEIROS: O financiamento de imóvel se torna uma necessária opção para aqueles que não possuem todo o montante envolvido no momento da transação.
- LOCAÇÃO: Os novos comportamentos de consumo e o novo público em potencial (os “millenials”), chegam com força total buscando agilidade e flexibilidade.
- NEGÓCIOS CORPORATIVOS: Através das marcas Primaz e BBRK Capital, oferece um serviço completo de assessoria e intermediação de compra e venda de grandes ativos imobiliários, além de apoiarmos na estruturação de produtos financeiros com lastro em imóveis para incorporadores.
O que são as ações da Brasil Brokers (BBRK3)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Brasil Brokers (BBRK3).
Uma empresa, em algum momento de sua história, percebe que tem a oportunidade de crescer exponencialmente.
Porém, pra crescer, é preciso se alavancar, tomar risco, usar dinheiro que ela ainda não tem, mas terá caso a expansão funcione.
Por se alavancar, entendemos usar dinheiro que não é nosso em um investimento.
Uma das formas mais comuns de se fazer isso é emprestar dinheiro dos bancos. Porém, pra aceitar o risco, os bancos cobram juros incríveis.
Outra forma é abrir o capital e dividir o risco com os investidores que, em troca, ficarão com uma parte da companhia. Isso é feito através do lançamento de ações, negociação na bolsa, abertura de capital, três termos que, no fim das contas, significam a mesma coisa.
Uma ação é a menor fração do capital – agora social – da emprpiesa. Se pegarmos o valor de uma ação e multiplicarmos pelo número de ações que uma empresa possui teremos o seu valor de mercado, seu valor de catalização.
Muito bem, quando uma empresa vende seu capital social na bolsa ou ao menos parte dele, está arrecadando valores que possibilitarão investir em seu crescimento. Os investidores aceitaram correr esse risco porque, agora, parte da empresa é deles também e porque acreditam que essas partes aumentarão de valor proporcionalmente.
Se os investimentos da companhia derem certo, de fato, as ações, como as ações da Brasil Brokers (BBRK3), aumentarão de valor na mesma proporção.
Não só isso: se a empresa cresceu e aumentou de valor é provável que seus lucros também sejam maiores agora. E, por lei, o lucro deve ser dividido com os acionistas, pelo menos 25% deles. Esse valor é dividido por ação. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo.
Porém, existem muitos participantes do mercado de ações que estão pouco interessados em serem sócios. Tudo o que eles querem é comprar ações e vendê-las logo mais, assim que estejam mais caras, obtendo lucro.
Eles também podem alugar ações de investidores, vender e comprar mais barato, se acreditam que as ações vão baixar de preço. Essa é uma operação bastante comum, embora estranha aos iniciantes e é uma forma de ganhar dinheiro com a bolsa mesmo quando o período é de queda de preços de ações.
Este tipo de participante do mercado é justamente aquele que dá liquidez a uma ação, aumentando o número de negócios e que, através da oferta e da demanda, faz os preços oscilar de forma saudável no mercado. São conhecidos como especuladores ou traders e podem negociar poucos papeis (traders de varejo) de cada vez ou volumes enormes deles (institucionais ou big players).
Histórico da empresa e de suas ações (BBRK3)
- 2007 – Oferta pública de distribuição primária e secundária de 735.900 ações
- 2008 – Em 06 de agosto de 2008, foi aprovado o desdobramento das ações
- 2009 – Em 17 de junho de 2009 foi aprovada a proposta de aumento de capital
- 2010 – Oferta pública Primária de Ações
- 2011 – Encerramento da oferta de distribuição pública primária
- 2012 – Celebração de contrato com Formador de Mercado
- 2013 – Abertura do Programa de Recompra de Ações
- 2014 – Novo Programa de Recompra de Ações
- 2015 – 4º Aditivo ao Contrato de Parceria ComercialAlienação de quotas
- 2016 – Alienação de quotas
- 2017 – 5º Aditivo ao Contrato de Parceria ComercialAumento do capital social de até R$ 70.000.000,00
- 2018 – Aumento de capital social
- 2019 – Oferta Pública – Emissão de Debêntures
2. AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Brasil Brokers (BBRK3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anteriormente conhecida como Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e, ainda, mais tarde, BM&FBovespa.
Todas as negociações acontecem em ambiente eletrônico, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). O sistema PUMA dá maior velocidade, segurança, transparência e acessibilidade ao negócio de ativos e derivativos no mercado.
No quesito acessibilidade, ficou muito mais simples para investidores e traders de varejo, como você ou eu, negociarem ações nos mercados, necessitando para isso apenas um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores. Aliás, basta ter apenas um celular para tanto: nem um computador é necessário mais.
No entanto, no mercado, a maior parte das negociações é realizada por investidores institucionais, os chamados “big players”. Estima-se que os big players sejam responsáveis por 90% dos negócios realizados nos mercados mundiais.
Assim, quando os traders de varejo colocam seu dinheiro sob o risco da renda variável estarão no mesmo ambientes de participantes que:
- Têm a sua disposição algoritmos automatizados de alta velocidade de negociação, capazes de realizar e reposicionar milhares de ordens de compra e venda por segundo, aproveitando-se dos menores desequilíbrios do mercado
- Têm os melhores hardwares com as conexões mais rápidas com as bolsas de valores
- Equipes de mentes poderosas e bem remuneradas capazes de programar esses algoritmos (também conhecidos como robôs HFT) e dirigentes altamente competitivos e a par de informações a que dificilmente temos acesso
Nesse sentido, ao mesmo tempo em que nos é fácil negociar na bolsa de valores, é preciso estar atento ao ambiente altamente competitivo em que estamos nos metendo. Sem as ferramentas de análise adequada, podemos nos tornar tão somente instrumentos de liquidez para esse tipo de participante e, em vez de lucrar, pagaremos pelo lucro das operações destes. Com nosso prejuízo, naturalmente.
No nosso caso, preferimos usar uma metodologia que estuda o volume de negócios de um ativo. O volume de negócio denuncia a atuação dos big players e onde estão as posições que eles estão dispostos a defender ou se desfazer conforme o caso, gerando importantes movimentos de preço.
Quais ações a Brasil Brokers possui?
A Brasil Brokers possui apenas ações ordinárias (ON) sendo negociadas na bolsa brasileiras. São aquelas ações, que entre outros direitos, proporcionam a possibilidade de votar nas assembleias.
Qual são os códigos
As ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação formados, geralmente, por quatro letras e um numeral. Esses códigos de negociação são conhecidos como ticker. O ticker das ações da Brasil Brokers é BBRK3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Brasil Brokers ainda não se abriram aos mercados no exterior. Diversas ações brasileiras, no entanto, são vendidas e compradas por trader e investidores estrangeiros em suas respectivas bolsas através de programas de “recibo”, como as ADRs (American Depositary Receipts) na bolsa de Nova York. Esses “recibos” são negociados normalmente, como se fossem ações. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas localmente por uma entidade financeira, geralmente um banco.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Brasil Brokers (BBRK3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Morgan Stanley | 14,60 | 0,00 | 14,60 |
Bank Of Nova Scotia | 5,10 | 0,00 | 5,10 |
Outros | 78,10 | 0,00 | 78,10 |
Ações Tesouraria | 2,20 | 0,00 | 2,20 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)?
Há diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações, porém, para começo de conversa, basta que você conheça duas das mais populares que valem para qualquer ação, sejam elas do Brasil Brokers (BBRK3) ou não.
- Trade com ações do Brasil Brokers (BBRK3): o trade consiste de operações mais ou menos curtas com objetivo de se obter lucro em um período de tempo específico. Podemos comprar com a intenção de vender mais caro. Mas também podemos vender para comprar mais barato, fazendo uso do aluguel de ações. No primeiro caso, esperamos que as ações subam de preço. No segundo caso, esperamos que as ações caiam de preço. Qualquer coisa diferente disso, naturalmente, nos dá prejuízo: por exemplo, se compramos e o preço cai ou se vendemos e o preço sobe. O trade pode ser subdividido em day trade (operações que começam e terminam em um só pregão), swing trade (operações que duram dias) e position trade (operações que duram semanas).
- Distribuição de dividendos das ações do Brasil Brokers (BBRK3): toda empresa negociada na bolsa de valores deve distribuir pelo menos 25% de seus lucros aos acionistas na forma de dividendos. Essa modalidade de ganhar dinheiro com ações é a preferida de quem acredita no investimento de longo prazo nesses ativos. Com os dividendos, esse investidor, inclusive, compra mais ações, que renderão mais dividendos, que comprarão mais ações e assim por diante, gerando o fenômeno dos juros sobre juros. Claro que, nesse caso a empresa em que ele está interessado deve pagar dividendos de forma consistente.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Somos muito cautelosos quando tratamos de investimento em ações. Por investimento, entendemos longuíssimo prazo: comprar e guardar.
Como vimos em tópicos anteriores o mercado é dominado por grandes players capazes de movimentar o preço através da manipulação do volume, em busca de liquidez a preços interessantes.
Mas não é só isso: em horizontes menos previsíveis, temos a influência imponderável de políticas econômicas setoriais, nacionais e internacionais.
Considerando o longo prazo, não é uma questão de se haverá uma crise nos mercados e nas bolsas de valores mundiais, mas quando. Essas crises avassaladoras acontecem de tempos em tempos e são praticamente uma constituinte orgânica do funcionamento da economia mundial.
Nesses momentos em que as ações “derretem”, o pequeno investidor vive uma série de impasses.
Será que as ações estão em “promoção” e devo comprar mais?
Quem garante que elas vão voltar a subir? E quando?
Será que ele terá dinheiro para isso ou terá coragem de tirar capital de aplicações mais seguras em um momento de crise para colocar esses recursos no mercado de risco?
Será que vale a pena ficar comprado em ações de companhias que ele julgou fortes e sólidas, mas que agora valem menos de metade do que quando ele as adquiriu?
Quando vai parar de cair?
Spoiler alert: geralmente para de cair quando esses pequenos investidores jogam a toalha, vendem suas ações com um grande prejuízo, dando liquidez aos grandes do mercado. Foi o que aconteceu no início de 2020, com a pandemia.
Aliás, momentos de crise aguda como esse último, são os únicos momentos em que indicamos compras a longo prazo: a história mostra que em todas essas ocasiões tivemos imediata ou posteriormente longos ciclos de alta. Mas esteja preparado, pois pode cair mais ou até subir num primeiro momento e voltar a testar o fundo. O comprometimento é grande e a escolha das ações deve ser cuidadoso através das qualidades da empresa e da interpretação do volume, que indica interesse institucional.
Então o longo prazo é um tanto arriscado, principalmente se você aloca muitos de seus recursos na bolsa. Mesmo que você aloque apenas uma parte pequena de seu capital, a bolsa de valores é um bom lugar para seu dinheiro visitar mas não para ficar, a não ser que você saiba muito bem o que está fazendo.
Se as intempéries setoriais, nacionais e internacionais são um tanto difícil de interpretar e detectar no horizonte, temos uma vantagem: a atuação dos grandes players é evidente no curtíssimo, no curto e no médio prazo.
Através do volume de suas operações: de uma maneira bem simplista podemos concluir que, se um grande player está comprando muitos ativos é muito possível que ele suba posteriormente. E que ele caia, se as vendas desse grande player está vendendo, distribuindo ações, papeis.
Sobre isso, falaremos mais adiante quando darei uma breve explicação de como o Raio X Preditivo pode ajudar você.
A Brasil Brokers (BBRK3) apresenta algumas de suas vantagens de investimento e estratégias em sua página de relacionamento com investidores:
Vantagens
- Escala e liderança no Brasil: Formado por 4 diferentes verticais de negócios presentes em 33 lojas líderes em 5 estados e uma ampla rede de parcerias em todo o país, o grupo conta com quase 8 mil corretores
- Diversificação de produtos oferecidos: A Brasil Brokers é um dos maiores e mais completos grupos de intermediação e consultoria imobiliária a clientes incorporadores e a consumidores finais de imóveis, de diversos padrões econômicos, além de ser um dos principais agentes de fomento de financiamentos imobiliários do país.
- Gestão de Pessoas: Formado por 33 imobiliárias líderes em 5 estados, o grupo conta com quase 8 mil corretores associados altamente qualificados. Para assegurar a qualificação e dar oportunidades reais de crescimento para os seus profissionais, a Brasil Brokers tornou-se uma verdadeira escola profissional. Nos últimos três anos, foram mais de 10 mil horas em média de treinamento de nossa força de vendas em cursos presenciais e online. Nesses treinamentos, as pessoas adquirem conhecimento de legislação, negociação, informática, português, matemática financeira, dentre outros.
- Tecnologia e Inovação: Um dos maiores diferenciais de força comercial está ligado ao uso de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente tornando sua jornada mais leve que em outras empresas. A Brasil Brokers possui um dos maiores banco de dados de potenciais clientes no Brasil, além de ferramentas avançadas de marketing e inteligência de mercado para identificação das tendências do mercado imobiliário em cada localidade onde atuamos.
Estratégias
- Grandes parcerias com clientes incorporadores no mercado primário: Nos últimos anos, direcionou seus esforços para conquistar e expandir o relacionamento com clientes incorporadores de diversos estágios de desenvolvimento empresarial. Construiu parcerias de longo prazo com a totalidade dos incorporadores listados, que representam aproximadamente 1/3 da receita, e com mais de 600 incorporadores não listados.
- Dedicação e especialização da venda de imóveis remanescentes: Um dos maiores desafios para os incorporadores é realizar a venda dos imóveis remanescentes ao período de lançamento, quando não há mais todo o esforço publicitário do período anterior. A Brasil Brokers faz grande esforço nesse segmento, com uma sua estrutura comercial inteiramente dedicada e especializada na venda desses imóveis.
- Expansão do mercado secundário e de Locação: Principal pilar estratégico da Companhia para os próximos anos, a venda de imóveis usados ou prontos somada a atuação no mercado de locação representam uma enorme oportunidade de crescimento para o Grupo Brasil Brokers, dado que esse é um mercado bastante fragmentado e informal no Brasil, além de pouco profissionalizado.
- Expansão da Oferta de Crédito Imobiliário: Além dos serviços de assessoria técnico-imobiliária aos clientes compradores, passa a auferir comissões das instituições de crédito imobiliário pela promoção de financiamento imobiliário.
- Expansão da Oferta de Serviços Corporativos: Através das marcas Primaz e BBRK Capital, oferece um serviço completo de assessoria e intermediação de compra e venda de grandes ativos imobiliários, além de apoiar na estruturação de produtos financeiros com lastro em imóveis para incorporadores.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)?
Se há coisas que interferem no longo prazo, principalmente envolvendo políticas econômicas setoriais, nacionais e internacionais, sem dúvida que no curto prazo há uma interferência facilmente detectável (desde que tenhamos as ferramentas certas).
Lembra que falei da atuação dos grandes players institucionais? Sim, de fato, os players institucionais são responsáveis por, talvez, 90% das movimentações financeiras e de ativos na bolsa de valores.
Pode parecer uma vantagem num primeiro momento, mas tanto volume não pode ser movimentado com tanta facilidade na bolsa sob a pena de deslocar o preço antes da montagem de uma posição comprada ou vendida a um valor vantajoso.
Assim, esses participantes precisam então esconder seus enormes volumes usando diversas estratégias que explicamos em outros artigos.
O fato é que, se estivermos munidos dos conceitos e das ferramentas corretas para seguir, estudar e observar esse volume podemos detectar os pontos do gráfico (níveis de preço) em que é mais provável que algum movimento importante, de queda ou de alta, aconteça.
O Raio X Preditivo é, então, a sistematização dessa Nova Análise Técnica, que tem no volume o principal recurso preditivo, pois nesse sentido o volume é a causa do movimento de preço e o movimento de preço, objeto de estudo das metodologias da análise técnica antiga, é mero efeito.
Ora, é lógico que se observamos as causas é muito mais fácil nos adiantarmos aos efeitos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)?
É tão fácil comprar ações do Brasil Brokers (BBRK3) hoje em dia que nem sei se realmente preciso explicar.
Primeiro passo é ter um celular. Se já tem isso, é meio caminho andado. E dinheiro para comprar ações.
Feito isso, baixe o aplicativo da corretora que você escolheu. A partir daí, é tudo auto-explicativo. Preencha os formulários com seus dados pessoais e bancários, fotografe com seu próprio celular os documentos necessários e pronto. Sua conta está aberta. Agora, é só transferir o dinheiro via TED e comprar as ações.
Seria irresponsabilidade minha, no entanto, se eu terminasse minha explicação por aí.
Antes de fazer tudo isso, o fundamental é aprender um método que permita que você negocie ações com inteligência. Faça um curso sobre trade, mas escolha um que ensine a Nova Análise Técnica, aquela que concentra sua atenção às causas dos movimentos do preço.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BRASIL BROKERS (BBRK3)
As ações da Brasil Brokers (BBRK3) podem ser sim uma boa ação para se investir. Ou para fazer trade. Mas depende do momento. É preciso ter uma leitura clara do que os big players estão fazendo, aqueles realmente capazes de defender suas posições compradas ou vendidas e até de manipular o mercado nesse sentido através de seus recursos financeiros e tecnológicos. Mas para ter essa leitura é preciso uma metodologia capaz de interpretar acuradamente o volume de negócios, considerando esse dado como a causa do movimento de preços. Atualmente, a metodologia que melhor faz isso é o Raio X Preditivo.