Depois que você aprender este método, você vai entender exatamente o que os big players da bolsa estão fazendo com as ações da Biosev (BSEV3)
As ações da Biosev (BSEV3) estão no ramo de combustíveis biológicos, no caso, o combustível feito de cana-de-açúcar, o etanol combustível, principalmente. Claro, a empresa também produz açúcar e outros derivados. Também podemos classifica-la como uma companhia do agronegócio, sem dúvida nenhuma.
As ações da Biosev (BSEV3), levando-se em conta essas características, seriam interessantes para investirmos? Neste artigo, em que apresentamos a companhia e explicamos o que são suas ações, também vamos apresentar nossa metodologia de análise que leva em conta o comportamento dos investidores institucionais através da interpretação do volume de negócios em determinado instante e em determinada faixa de preço.
- O que é a Biosev e suas ações (BSEV3)?
- Ações da Biosev (BSEV3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Biosev (BSEV3)?
- Formas de ganhar em ações da Biosev (BSEV3)?
- Investir ou não investir em ações da Biosev (BSEV3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Biosev (BSEV3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Biosev (BSEV3)?
- Conclusão
A Biosev tem 1.020.429.426 de ações ordinárias BSEV3 e, destas, 61.163.399 (5,99%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A BIOSEV E SUAS AÇÕES (BSEV3)?
Segundo a página das ações da Biosev (BSEV3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produção. Processamento. Industrialização. Distribuição E Comercialização de Canade-açúcar E seus Derivados. Açúcar E Etanol; Entre Outros.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Açucar e Alcool
A Biosev processa cana-de-açúcar. Ela é controlada pelo grupo Louis Dreyfus. Atua em terras próprias. O portfólio foca em açúcar VHP (Very High Polarization) e etanol combustível. Mas também oferece açúcar cristal, açúcar líquido, açúcar refinado, etanol industrial e etanol neutro.
Segundo o site de relacionamento com investidores da Biosev, a companhia possui 8 unidades agroindustriais em operação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além de um terminal próprio no porto de Santos (SP), empregando mais de 10 mil pessoas.
Com o passar dos anos, a companhia elevou sua capacidade anual de processamento de 900 mil toneladas para 36,4 milhões de toneladas por safra.
A Biosev vende seus produtos no Brasil e em mais de 30 países da América do Norte, Europa, África, Ásia, Oriente Médio e Oceania.
Além disso, a Biosev produz sua própria energia, tendo a capacidade de exportação de 1.316 GWh de energia elétrica.
A Biosev abriu o capital em 2013, e desde então suas ações são negociadas no segmento Novo Mercado da B3 (Bolsa Balcão Brasil).
A Biosev nasceu em 2000, com a aquisição da Usina Cresciumal pelo Grupo Louis Dreyfus.
De 2003 e 2008 outras usinas e foram adquiridas e, finalmente, em 2009 nasce a LDC-SVE, a partir da fusão da LDC Bioenergia e Santelisa Vale. Em 2012 passou a se chamar Biosev.
O Internacional Finance Corporation entrou nos acionistas majoritários em 2015 e, em 2018, a Hédera Investimentos e Participações detinha 79,43% das ações da empresa. A Sugar Holding detinha 12,82%.
Biosev Energia
A Biosev Bioenergia tem capital fechado e é controlada pela própria Biosev que tem 99,99% de suas ações. Trabalha com processamento e venda de produtos agrícolas, sobretudo de cana-de-açúcar.
Também:
- Faz o desenvolvimento de atividades agrícolas em terras próprias ou de terceiros
- A compra, a venda, a importação e a exportação de produtos de origem agrícola e seus derivados; e a geração e a comercialização de energia.
A Biosev Bioenergia tem responsabilidade sobre 5 usinas que, junto com outras, compõem o Polo Agroindustrial Ribeirão Preto da Biosev:
- Usina Santa Elisa – Sertãozinho (SP);
- Usina Jardest – Jardinópolis (SP);
- Usina Vale do Rosário – Morro Agudo (SP);
- Usina MB – Morro Agudo (SP);
- Usina Continental – Colômbia (SP).
Açúcar
O açúcar da biosev é exportado para mais de 40 países da América do Norte, Europa, África, Ásia, Oriente Médio E Oceania.
- Açúcar cristal: obtido por meio da cristalização da sacarose do caldo extraído da cana, possui 99,7 graus de polarização e é destinado à indústria alimentícia e ao consumidor final;
- Açúcar líquido: obtido pelo processo de diluição do açúcar cristal e posterior tratamento, é uma solução destinada principalmente à indústria mais exigente em qualidade e processos de fabricação just in time;
- Açúcar líquido invertido: produzido por meio da hidrólise ácida (inversão) da sacarose do açúcar líquido, tem maior concentração de sólidos totais e maior dulçor, além de poder ser armazenado por mais tempo do que o açúcar líquido;
- Açúcar vhp (very high polarization): produto bruto para exportação;
- Açúcar refinado: obtido pela dissolução e pela purificação do açúcar cristal, é um produto de alto grau de polarização destinado ao consumidor final ou às indústrias farmacêutica e alimentícia.
- Etanol hidratado, etanol anidro, etanol extra neutro, neutro e destilado alcoólico simples de cana (dasc), óleo fúsel.
O etanol produzido pela biosev é fornecido para:
- Petrobras
- Raízen
- Ipiranga
As usinas da Biosev produzem os seguintes tipos de etanol e subproduto:
- Etanol hidratado: álcool etílico com graduação alcoólica entre 95,1 e 96 GL, utilizado como combustível para veículos ou pelas indústrias químicas;
- Etanol anidro: álcool etílico com graduação alcoólica mínima de 99,6 GL, utilizado como aditivo à gasolina e também na fabricação de tintas, solventes e vernizes;
- Etanol Extra neutro, Neutro e Destilado Alcoólico Simples de Cana (DASC): produzido a partir do álcool etílico hidratado, sua característica é o baixo teor de impurezas, e é utilizado por indústrias de bebidas, cosméticos, químicas e farmacêuticas;
- Óleo fúsel: subproduto do processo de destilação do álcool, é constituído principalmente de álcool isoamílico e utilizado na indústria química para a produção de solventes, vernizes e fixador em perfumaria, dentre outros.
Energia
A Biosev produz energia para suas atividades e também para vender a partir do do bagaço de cana. A energia é gerada a partir da queima de biomassas (bagaço e palha) geradas a partir da produção de açúcar e etanol. A capacidade de cogeração é de 1.316 GWh ao ano.
A energia excedente é comercializada no mercado regulado, por meio de leilões, e no mercado livre, em contratos livremente negociados. Nas últimas safras, a Biosev estimulou a cogeração com biomassas de terceiros, a fim de otimizar o uso de sua capacidade instalada e gerar valor para a empresa.
O que são as ações da Biosev (BSEV3)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Biosev (BSEV3).
Quando uma empresa passa a negociar ações na bolsa de valores, na verdade ela está vendendo seu capital social aos investidores. Ao fazer a venda de seu capital social, dividido em pequenos pedaços chamados ações, a companhia está, na verdade, captando recursos pra investir em seu próprio crescimento.
Quem compra ações da companhia se transforma em sócio e, assim, deseja que a empresa se desenvolva e, por consequência, suas ações se valorizem. Do mesmo modo, se a empresa se desenvolve passa a apresentar mais lucros. Os lucros são divididos com os sócios investidores em forma de dividendos (pelo menos 25% dos lucros).
A grande verdade é que a maioria dos participantes da bolsa de valores não estão interessados em se tornar sócios das companhias. Eles querem tão somente fazer operações de compra e venda em que o resultado final seja o lucro, baseado na volatilidade (variação) do preço.
Podemos comprar ações pensando em vender dali a um tempo, quando estiverem mais caras. Mas também podemos alugar ações, vendê-las e comprá-las de volta quando estiverem mais baratas.
Esse tipo de operação tem o nome de “trade” e quem faz trades é chamado de “trader”.
Histórico da empresa e de suas ações (BSEV3)
- 2000: O Grupo Louis Dreyfus Commodities adquire a usina Cresciumal, em Leme (SP), e inicia seu processo de expansão no setor sucroenergético no Brasil.
- 2001: A aquisição da usina Luciânia, atual usina Lagoa da Prata, em Lagoa da Prata (MG), amplia a participação do grupo na região Centro-Sul do país.
- 2003: A Usina Cresciumal inicia as operações de cogeração de energia a partir do bagaço da cana.
- 2004: O grupo adquire a usina São Carlos, em Jaboticabal (SP).
- 2006: Começam as obras de expansão da usina Lagoa da Prata e a construção da usina Rio Brilhante (Projeto Greenfield), em Mato Grosso do Sul.
- 2007: A aquisição das usinas da Tavares de Melo Açúcar e Álcool permite a expansão das operações da companhia nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Paraíba. A capacidade de processamento alcança 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
- 2008: A usina Rio Brilhante começa a operar.
- 2009: Nasce a LDC-SEV, a partir da fusão da LDC Bioenergia e Santelisa Vale; a companhia passa a ter 13 usinas e expande sua capacidade de processamento para 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
- 2012: A Companhia aprova a alteração de seu nome de LDC-SEV para Biosev.
- 2013: Com a venda de ativos agrícolas da unidade São Carlos, a empresa passa a ter 12 usinas, com capacidade de processamento de 37,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Neste ano, a Biosev também abriu capital no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Começam as operações da cogeradora de energia na unidade Passa Tempo.
- 2014: A unidade Jardest entra em hibernação; a capacidade de processamento da Biosev passa a ser de 36,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.
2. AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Biosev (BSEV3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em meio totalmente eletrônico, possibilitando que eu ou você consigamos negociar ações de qualquer empresa tendo, para isso, apenas uma conta em uma corretora de valores, um computador conectado à internet e uma plataforma de negociação.
Quais ações a Biosev possui?
Por fazer parte do Novo Mercado da B3, a Biosev tem apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias, correspondendo cada ação a um voto. Assim, de nada adianta você ter 100 mil ações diante de um oceano de milhões de ações.
Mas não tem problema. Veja os direitos que as ações BSEV3 ainda lhe garantem:
- O direito de tag along de 100%; A Biosev assegura ao investidor detentor de ações ordinárias BSEV3 o direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- O direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social; O Estatuto Social da empresa também determina que as ações ordinárias terão direito ao dividendo minimo obrigatório correspondente a 25% do lucro líquido, após as deduções determinadas ou admitidas na lei
- O direito a reembolso de capital; Sobre o direito dos acionistas ao reembolso de capital, nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quaisquer acionistas dissidentes de certas deliberações tomadas em assembleia geral da Biosev poderá retirar-se do quadro de acionistas da companhia, mediante o reembolso do valor de suas ações, com base no valor patrimonial
- E o direito de preferência para subscrever ações, partes beneficiárias conversíveis em ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na B3 têm códigos de negociação compostos de 4 letras e um numeral. O nome técnico do código de negociação é ticker. O ticker das ações da Biosev é BSEV3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Biosev não são negociadas no exterior. Se fossem, na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), o investidor poderia negociar ações ordinárias da companhia através de um código específico de sua respectiva ADR. As ADR são as American Depositary Receipts. As ADR são recibos que, no podem ser negociados do mesmo modo que ações, com a mesma agilidade, ao mesmo tempo em que as ações correspondentes ficam “travadas” no Brasil, sob a custódia de uma empresa financeira designada para essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Biosev (BSEV3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Hédera Investimentos E Participações Ltda. | 79,44 | 0,00 | 79,44 |
Nl Participations Holdings 2 B.v. | 0,87 | 0,00 | 0,87 |
Nl Participations Holdings 4 B.v. | 0,87 | 0,00 | 0,87 |
Sugar Holdings B.v. | 12,82 | 0,00 | 12,82 |
Outros | 5,99 | 0,00 | 5,99 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA Biosev (BSEV3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Biosev, dentre as quais as mais populares e simples são as seguintes:
Trade
A ideia do trade é basicamente comprar ações a um preço, esperar um tempo, suficiente para que o preço da ação chegue a certo nível lucrativo e vendê-la. Óbvio que, para que isso dê certo, é preciso que a ação valorize. De outra forma, o que teremos é um belo de um prejuízo.
Outra maneira de se lucrar com o trade é na tendência de baixa, quando acreditamos que o preço das ações irá cair. Nesse caso, precisamos alugar as ações que estão na carteira de algum investidor, para, então, vendê-las e, tão logo elas desvalorizem o suficiente, nós as recompramos, pagando o aluguel, devolvendo as ações e ficando com a diferença como lucro. Claro que, mais uma vez, se as ações contrariarem nossas expectativas e valorizarem, teremos prejuízo.
O trade se classifica pela periodicidade das operações, entre outros critérios:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão, durando de míseros segundos a até algumas horas.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Dividendos
O investidor que decide comprar ações para manter em sua carteira por tempo indefinido adora dividendos.
Os dividendos são a divisão dos lucros de uma empresa com os acionistas. Por lei, as companhias precisam dividir ao menos 25% de seus lucros com seus acionistas.
Os praticantes do buy and hold, literalmente, comprar e segurar, geralmente usam os dividendos para comprar ainda mais ações e se beneficiar do fenômeno dos “juros sobre juros”.
Obviamente, para pagar dividendos, a empresa precisa ser lucrativa e os dividendos para serem vantajosos devem representar um valor considerável do valor das ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA Biosev (BSEV3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Para qualquer investimento, devemos colocar na balança os pontos favoráveis e os desfavoráveis:
- Pontos positivos e negativos: ao investir em ações, como as da Biosev (BSEV3) ou de qualquer companhia do mercado, devemos levar em conta de que se trata de renda variável. Portanto, a primeira vantagem é a possibilidade de lucro superior à rentabilidade média da renda fixa. Porém, o mercado apresenta riscos e eles devem ser encarados seriamente. Muita gente perde dinheiro quando investe em ações e não sabe o que está fazendo.
- Riscos de Investir em Ações da Biosev (BSEV3): o risco de mercado, como vimos no tópico anterior é inerente às ações. Podemos ganhar ou perder, sobretudo perder se comprarmos em uma grande valorização, antes de uma queda. Quanto a liquidez – a nossa capacidade de transformar uma aplicação em dinheiro líquido -, o risco é baixo: as ações da Biosev (BSEV3) fazem parte do Índice Bovespa. Embora sua participação no índice seja pequena, espera-se que exista o tempo todo investidores e traders interessados em comprar e vender esses papeis.
No entanto, precisamos estar cientes de que, quanto mais tempo deixamos nosso dinheiro no mercado de risco, maiores vão se tornando as chances de que o risco se concretize. Em algum momento, mais dia, menos dia, algum cataclismo econômico vai afetar o preço de nossos investimentos na bolsa de valores, independentemente do quanto a empresa em que apostamos é sólida e boa.
Por isso, nossa postura é sempre buscar oportunidades no curto prazo, sempre apoiando-se em metodologias que leiam o comportamento dos grandes players institucionais que, nesse cenário mais curto, são plenamente capazes de movimentar os preços em direção a zonas de interesse em que estão dispostos a negociar.
O papel do Raio X Preditivo é encontrar essas zonas e ajudar o trader a se posicionar em operações com grande probabilidade de sucesso e risco de perdas menores.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações da bolsa!
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3)?
O Raio X Preditivo pode ajudar na compra e na venda de ações como a BSEV3 e outras.
Ele é a sistematização da Nova Análise Técnica em conceitos e ferramentas criadas para viabilizar a leitura desses conceitos no gráfico.
O Raio X Preditivo se especializou no acompanhamento da atuação dos grandes players institucionais através das pistas por eles deixadas no volume e no fluxo de ordens.
Acompanhando o volume, sabemos os movimentos com mais consistências, as zonas de preço em que esses participantes aceitam negociar e a partir das quais vão empurrar as cotações com maior força, contundência e velocidade.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3)?
Comprar ações da Biosev (BSEV3) nos dias de hoje é a coisa mais simples do mundo, bem como ações de qualquer empresa.
Ainda que você tenha ouvido falar de bolsa de valores apenas hoje em sua vida, se você tiver um celular e souber usar as suas funções mais básicas, em alguns casos em menos de meia hora poderá comprar ações:
- Baixe o aplicativo de sua corretora de valores preferida
- Abra uma conta de investimento (basta preencher um formulário e fotografar alguns documentos)
- Faça uma transferência (TED) para sua nova conta
- Compre ações
Mas claro que não é uma boa ideia comprar ações como quem compra chuchu na feira.
Ações são renda variável e elas podem, sim, desvalorizar. Até perder os primeiros reais você até pode se convencer de que fez um investimento, mas se porventura, essa conta chegar aos milhares, você vai começar a se arrepender.
Assim, eu não queimaria uma etapa importante, que deve vir antes de todas: sua educação.
Invista em um curso que ensine a realidade do mercado, que ensine o verdadeiro funcionamento das leis de oferta e demanda e a verdadeira aplicação dessas leis para uma leitura preditiva da bolsa, que nos dê os panoramas mais prováveis daquilo que vai acontecer com um ativo ou derivativo.
Mais uma vez: nossa recomendação e a recomendação de diversos de nossos alunos é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BIOSEV (BSEV3)
As ações da Biosev (BSEV3) estão ligadas a uma empresa polivalente, que está atuando em commodities importantes, açúcar e etanol. São produtos sempre necessários e, sobretudo no que diz respeito ao álcool, os países estão ficando mais interessados em fontes limpas de energia. Não, isso é menos que suficiente para analisar a ação de uma empresa. Existem muitos detalhes a que devemos estar atentos. No entanto, em nossa opinião, o fator mais importante – do ponto de vista da pessoa física – é o posicionamento dos participantes institucionais, os big players, de forma imediata. Estão comprando, vendendo ou simplesmente estão desinteressados em determinada faixa de preço? Essa análise do comportamento institucional é feita através do volume de negócios e a melhor forma de compreender esse parâmetro é através da metodologia (conceitos e ferramentas) do Raio X Preditivo.