Conheça as ações da Biomm (BIOM3) e um método que vai ajudar você a decidir se deve comprar ou vender esses ativos
As ações da Biomm (BIOM3) são de uma empresa especializada em medicamentos biológicos, sobretudo insulina, seu carro chefe, e que, recentemente teve permissão da Anvisa para seu medicamento Ghemaxan, composto por enoxaparina sódica, que é amplamente utilizada no tratamento do tromboembolismo, e está sendo utilizada no tratamento de pacientes com Covid-19. A companhia tem exclusividade do fornecimento e distribuição do Ghemaxan no Brasil.
As ações da Biomm (BIOM3), considerando a demanda que teremos por medicamentos desse tipo, seriam um bom ativo para investir? Não, você não precisa entender o mercado de farmacêuticos para tomar essa decisão. Neste artigo, sim, apresentaremos esta empresa, seu negócio e o que são suas ações, mas acima de tudo queremos mostrar a metodologia que utilizamos para acompanhar a movimentação dos investidores institucionais, os big players, através do volume de negociações. A metodologia do Raio X Preditivo segue o volume para determinar onde estão as grandes posições dos grandes players do mercado a fim de encontrarmos os pontos em que os preços têm mais probabilidade de andar com força para uma direção ou para outra.
- O que é a Biomm e suas ações (BIOM3)?
- Ações da Biomm (BIOM3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Biomm (BIOM3)?
- Formas de ganhar em ações da Biomm (BIOM3)?
- Investir ou não investir em ações da Biomm (BIOM3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Biomm (BIOM3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Biomm (BIOM3)?
- Conclusão
A Biomm tem 61.414.203 de ações ordinárias e, destas, 23.385.843 (38,49%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A BIOMM E SUAS AÇÕES (BIOM3)?
Segundo a página das ações da Biomm (BIOM3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Licenciamento de Tecnologia Para Produção de Proteínas Terapêuticas Recombinantes. Especialmente Insulina.
- Classificação Setorial: Saúde / Medicamentos e Outros Produtos / Medicamentos e Outros Produtos
A Biomm S.A. é especializada em medicamentos biológicos, sobretudo insulina. Mas trabalha com outros produtos farmacêuticos também. Sua fábrica é em Nova Lima, Minas Gerais, e possui mais de 20 patentes. Nasceu em 2001, depois da cisão da Biobras, que foi comprada em 2001 pela Novo Nordisk, da Dinamarca.
A Biobrás, por sua vez, foi fundada em 1970, e foi uma das primeiras a atuar em biotecnologia farmacêutica. No fim dessa década, a empresa iniciou seus trabalhos na fabricação da insulina, com chancela da FDA (Agência regulatória dos EUA).
Nas décadas de 1980 e 1990, ela desenvolveu uma tecnologia de produção de insulina humana recombinante, bem como manteve sua propriedade intelectual. Passou a exportar novos produtos farmacêuticos para mais de 20 países na Europa, Américas e Ásia.
Em 2001 houve a cisão e nasceu a Biomm. Ficaram com a Biomm os principais pesquisadores, bem como a expertise de produção de insulina e outros biofarmacêuticos, assim como as patentes.
Finalmente, foram fechados acordos em 2014 com 2 laboratórios internacionais: Gan&Lee (China) e Bioton (Polônia) para representar de produtos para tratar o diabetes. R$330 milhões foram investidos em 2016 e a fábrica de Nova Lima foi construída.
2017 foi o ano para chegar outros dois acordos com laboratórios estrangeiros: MannKind Corporation (medicamento com ação rápida para o tratamento do diabetes) e o sul-coreano Celltrion Healthcare (tratamento do câncer).
O Glargilin (insulina glargina) foi aprovado pela Anvisa em 2018 e, em 2019, a Anvisa deu chancela ao Herzuma (trastuzumabe) e Afrezza (insulina humana em pó para inalação).
O que são as ações da Biomm (BIOM3)?
Quando uma empresa como a Biomm (BIOM3) resolve que precisa expandir os seu negócios, uma das opções mais populares, desafiadoras e repleta de benefícios (e riscos) é a abertura de capital na bolsa de valores.
A abertura de capital significa que a companhia passará a vender ações no mercado.
Ações são a menor fração do capital social da empresa. Isso quer dizer que quando eu compro ações da Biomm (BIOM3) eu estou comprando um “pedacinho” da empresa. Estou virando “sócio”.
Logo na abertura de capital, quando a empresa lança suas ações, todos aqueles que as compram estão dando dinheiro em troca dessas ações. Esse dinheiro será usado pela companhia pra investir em seu próprio crescimento.
Os compradores de ações passam a ser sócios, investidores.
Se a empresa aplicar bem esse dinheiro – em novos projetos, estruturas, capital de giro, pagamento de dívidas e muitos outros usos -, ela vai crescer. Se ela crescer, as ações valorizam proporcionalmente. Se elas valorizam meu investimento deu frutos.
Mas tem mais: se a empresa cresce, é de se esperar que ela tenha cada vez mais lucros.
Por lei, os lucros de uma empresa devem ser divididos entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem: pelo menos 25% dos lucros em forma de dividendos.
Acontece que boa parte dos participantes de mercado – pessoas físicas e jurídicas – estão pouco interessados em se tornarem sócios da Biomm (BIOM3).
Tudo o que eles querem é comprar as ações quando elas estiverem a determinado preço e vendê-las quando estiverem a um preço mais elevado. A diferença entre esses dois preços é o lucro desses traders (claro, descontadas as taxas e impostos da operação)
O mercado é tão versátil, no entanto, que podemos ganhar dinheiro com a Biomm (BIOM3) ou qualquer outro ativo ou derivativo negociado na bolsa até mesmo quando os preços estão caindo.
Para isso, podemos alugar as ações de um investidor, vendê-las e recomprá-las quando estiverem mais baratas. Novamente: o lucro é a diferença de preço entre as duas operações. Claro, desta vez, além das taxas e impostos, precisaremos pagar o aluguel das ações.
Histórico da empresa e de suas ações (BIOM3)
- 1975 – Pesquisadores e empreendedores fundam a Biobrás para produzir, inicialmente, enzimas extraídas de matérias-primas animais e vegetais. Destinadas à indústria farmacêutica, algumas dessas enzimas eram: pepsina, bromelina, papaína, tripsina, quimotripsina e celulases (microbianas).
- 1979 – Biobrás e Eli Lilly & Co (EUA) formam uma joint venture na produção de insulina no Brasil. Os cristais de insulina são produzidos em Montes Claros/MG e comercializados no mundo inteiro. A Biobrás é inspecionada e aprovada pela US FDA (Unites States Food and Drug Administration).
- 1983 – Biobrás compra a participação da Eli Lilly & Co (EUA) e desenvolve insulinas altamente purificadas e formulando o produto injetável, ou seja, pronto para uso.
- 1988 – Biobrás e a Universidade de Brasília fecham uma parceria com o intuito de desenvolver a industrialização do processo de produção das proteínas recombinantes, como a insulina.
- 1990-1999 – Biobrás se torna a 4ª maior potência do mundo na produção de insulina, exportando para mais de 20 países.
- 2000 – USPTO (United States Patent and Trademark Office) concede o título que assegura propriedade e uso exclusivo da insulina humana recombinante à Biobrás.
- 2001 – Spin off da Biobras, adquirida em 2001 pela Dinamarquesa Novo Nordisk. Na operação, herdou todo o conhecimento desenvolvido pela biofarmacêutica ao longo de 26 anos. Ficou com a expertise na produção em escala industrial de produtos biotecnológicos, direitos de propriedade intelectual da plataforma intelectual de produção de proteínas recombinantes, pesquisadores, executivos e equipamentos utilizados no desenvolvimento do processo de produção de insulina.
- 2002 – Ações começam a ser comercializadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
- 2014 – Fecha acordos exclusivos com 2 laboratórios internacionais: Gan&Lee (China) e Bioton (Polônia), para a representação de medicamentos para o tratamento do diabetes.
- 2016 – Anuncia investimento de R$330 milhões para construção de fábrica em Nova Lima (MG), um terreno de 100 mil m², com 12 mil m² de área construída e capacidade de produção anual que chega a 20 milhões de frascos de insulina e análogos.
- 2017 – Fábrica Nova Lima é inaugurada e mais dois acordos de exclusividade com laboratórios estrangeiros são assinados: a norte americana MannKind Corporation, para a representação de medicamento com ação rápida para o tratamento do diabetes, e a sul-coreana Celltrion Healthcare, para tratamentos oncológicos.
- 2018 – ANVISA aprova Glargilin (insulina glargina), um análogo de insulina de longa duração.
- 2019 – ANVISA aprova Herzuma (trastuzumabe) e Afrezza (insulina humana em pó para inalação)
2. AÇÕES DA BIOMM (BIOM3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Biomm (BIOM3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em meio totalmente eletrônico, proporcionado pelo sistema PUMA.
Isso torna as negociações na bolsa mais rápidas, transparentes, seguras e acessíveis.
Assim, traders e investidores de varejo estão em pé de igualdade – em termos – com companhias transnacionais gigantescas que controlam boa parte do capital do mundo.
Porém, estas estão em larga vantagem, pois tem a seu dispor programas de negociação automática que fazem milhares de negócios por segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado, as mentes mais brilhantes pra programá-los, os equipamentos mais eficientes e mais rápidos pra rodá-los e os dirigentes mais bem informados e competitivos pra dar um norte a tudo isso.
Nesse sentido, se estamos com acesso facilitado à bolsa, isso não quer dizer que será fácil de lidar com essa realidade: cabe o melhor tipo de preparação pra lidar com essa realidade. E, na indústria de cursos brasileira, são poucos os treinamentos que dão o preparo ideal pra encarar esse cenário.
Mas à frente, quero apresentar pra você o Raio X Preditivo, que estuda a atuação dos maiores traders e investidores da bolsa, através do volume de suas operações, e coloca você operando lado a lado com o lado vencedor, esteja ele comprando ou vendendo.
Quais ações a Biomm possui?
A Biomm (BIOM3) possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a seus possuidores a votar nas assembleias da companhia.
Qual são os códigos
Como a Biomm possui apenas ações ordinárias, o único código relevante pra quem quer negociar esses ativos é o BIOM3.
Todas as ações da bolsa no Brasil são conhecidas por códigos de negociação formados por quatro letras (exceção das ações da própria bolsa – B3SA3) e um numeral. O código de negociação também é conhecido como ticker.
São negociadas em quais bolsas
As ações ordinárias da Biomm (BIOM3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Ações brasileiras podem ser negociadas no mercado dos Estados Unidos sob a forma de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados normalmente, como se fossem ações. As ações correspondentes, por sua vez, ficam “travadas” aqui sob a custódia de uma entidade financeira responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BIOMM (BIOM3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Biomm (BIOM3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Guilherme Caldas Emrich | 1,38 | 0,00 | 1,38 |
Italo Aurelio Gaetani | 3,97 | 0,00 | 3,97 |
Bndes Participações – Bndespar | 9,62 | 0,00 | 9,62 |
Emvest Emrich Investimentos Ltda | 4,33 | 0,00 | 4,33 |
Ibr L.p. | 12,49 | 0,00 | 12,49 |
Elbrus Participações Ltda. | 0,95 | 0,00 | 0,95 |
Henriqueta Martins Dos Mares Guia | 0,66 | 0,00 | 0,66 |
Walfrido Silvino Dos Mares Guia Neto | 6,53 | 0,00 | 6,53 |
Gama Participações Ltda. | 0,87 | 0,00 | 0,87 |
Bdmgtec Participação S/a | 6,66 | 0,00 | 6,66 |
Citissimo Do Brasil Participações Ltda | 5,35 | 0,00 | 5,35 |
Cayuga Park Qvt Llc – Citibank Dtvm As | 4,79 | 0,00 | 4,79 |
Vinci Gas Fundo de Investimento em Ações – Fhs | 2,07 | 0,00 | 2,07 |
Vinci Gas Fundo de Investimento em Ações | 9,28 | 0,00 | 9,28 |
Samos Participações Ltda. | 3,93 | 0,00 | 3,93 |
Fernando Xavier Ferreira | 0,10 | 0,00 | 0,10 |
Luiz Francisco Novelli Viana | 0,48 | 0,00 | 0,48 |
Ibr L.p. | 4,07 | 0,00 | 4,07 |
Outros | 22,49 | 0,00 | 22,49 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BIOMM (BIOM3)?
Existem inúmeras formas de se ganhar dinheiro com ações da Biomm (BIOM3), bem como com qualquer ação negociada em bolsas, mas duas das principais são as seguintes:
- Trade com ações da Biomm (BIOM3): quando fazemos trade, queremos ganhar dinheiro no curto ou no curtíssimo prazo. Para isso, compramos com a intenção de vender mais caro logo depois ou vendemos com a intenção de comprar mais barato logo mais. Podemos vender ações que “não temos” alugando essas ações (detalhamos essa operação em nosso artigo sobre venda descoberta). A duração de um trade varia, mas resumindo, temos: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (operações que duram dias) e position trade (operações que duram semanas).
- Distribuição de dividendos das ações da Biomm (BIOM3): dividendos são uma parte do lucro de uma companhia em determinado exercício, dividido igualmente entre as ações. Portanto, se você é acionista, em determinado momento receberá dividendos ou juros sobre capital próprio. Essa modalidade de ganhar dinheiro com ações é a preferida daqueles que gostam de comprar ações e ficar com elas “encarteiradas”, para o longo prazo. Dessa forma, com o dinheiro dos dividendos podemos comprar ações que renderão mais dividendos que ajudarão a comprar mais ações e assim por diante.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BIOMM (BIOM3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Biomm (BIOM3) apresenta os seguintes argumentos para investimento em suas ações, de acordo com o site de relacionamento com os investidores:
“Atualmente, o Brasil possui cerca de 12 milhões de diabéticos e outras 800 mil pessoas estão em situação pré-diabética, sendo que a insulina utilizada no controle e tratamento do diabetes no Brasil é 100% importada. Dada a dimensão da doença, o tratamento do diabetes e suas complicações podem consumir até 15% do orçamento público anual em saúde.
Em vista deste cenário, a estratégia da Biomm inclui a montagem de uma estrutura de produção no país, alinhada com as políticas de desenvolvimento em vigor, de forma a atender uma demanda existente e em crescimento por produtos biofarmacêuticos nacionais de alta qualidade, atendendo tanto mercado público quanto o mercado privado. (…)
A implantação da fábrica da Biomm, poderá levar o Brasil à autossuficiência de produção de insulina e desta forma posicionar o Brasil no restrito círculo de países que dominam todo o ciclo de produção do medicamento.”
Nossa posição quanto a investimento na bolsa
Como sempre fazemos em nossos artigos sobre ações, procuramos prevenir nossos leitores quanto ao investimento em longo prazo em ações. Sim, por investimento entendemos o longo prazo. Em contraposição, temos o trade que é uma operação que visa uma saída do risco em um horizonte mais curto.
Quando um investidor iniciante decide abraçar o longo prazo na bolsa, muitas vezes ele toma uma medida que poderia ser considerada sábia, mas não é suficiente: ele diversifica.
Porém, quando falamos de longo prazo, vamos encarar em algum momento crises de diferentes montas, de diferentes impactos. Faz parte da “fisiologia” da bolsa ter momentos extremos em que nosso amigo iniciante verá suas ações e seu dinheiro como um todo valendo metade do que valia quando entrou nessa “brincadeira”. Prova disso é o que aconteceu no início de 2020. Muita gente vendeu, no desespero, suas ações, pela metade do preço que comprou. Esse povo deu liquidez aos big players que tiveram a oportunidade de comprar ações de boas empresas em quantidades gigantescas sem o risco de aumentar a demanda e fazer o preço subir: resumindo, muitas ações baratas em grande quantidade. Eles encheram o carrinho.
De fato, esse tipo de momento – de crises agudas – é o único em que recomendamos a compra pensando no longo prazo. Historicamente, depois de grandes crises há grandes ciclos de alta, muitas vezes alimentados justamente pelas grandes compras que os big players fizeram na queda brusca. Sim, pode continuar a cair. Sim, pode subir um tanto e voltar a testar o fundo ou ainda mais abaixo. Mas escolhendo boas empresas e usando o método de leitura de volume – que indica interesse institucional – as chances são melhores no longuíssimo prazo. Mas essa é uma exceção.
No geral, indicamos para os pequenos investidores operações mais curtas, usando esse mesmo método de leitura do volume, que indica faixas de preço em que há interesse e defesa institucional. Falarei desse método, o Raio X Preditivo, mais adiante.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BIOMM (BIOM3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores.
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BIOMM (BIOM3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas.
Os conceitos da Nova Análise Técnica explicam o comportamento do preço dos mercados através do volume de ativos negociados.
As ferramentas são projetadas para viabilizar a leitura desses conceitos nos gráficos dos ativos negociados em bolsa.
Para a Nova Análise Técnica, o volume explica o movimento dos preços. Ou seja, o volume é a causa. E o preço, mero efeito.
A Análise Técnica Tradicional, que estuda os ativos da bolsa através do gráfico do movimento de preço, no entanto, insiste em estudar o preço isoladamente. Porém, como vimos, o preço é o efeito.
O Raio X Preditivo, sistematização da Nova Análise Técnica, é capaz de se adiantar aos efeitos, pois está concentrado na causa que os antecedem.
Outra forma de ver o Raio X Preditivo é considerá-lo como a metodologia operacional que permite estudar o comportamento dos big players – aqueles que têm o volume do mercado em sua mão – através do fluxo de ordens de compra e venda que eles desencadeiam.
Ou seja: o Raio X Preditivo ajuda você a detectar o momento em que esses participantes estão agindo e como, de modo a escolher o lado vencedor do mercado na hora certa e no nível de preço com a maior probabilidade de sucesso.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BIOMM (BIOM3)?
Comprar e vende ações de empresas negociadas na bolsa de valores é muito fácil e em meia hora a partir de agora você já pode fazer isso.
Mas eu não faria isso sem antes passar por uma etapa mais longa e mais importante: sua educação.
Minha sugestão é que você faça um curso sobre bolsa de valores e trade que lhe ensine a realidade do mercado, que lhe permita a leitura dos ativos não através dos efeitos (movimentação do preço) mas através das causas desses efeitos, ou seja, através do volume.
Nossa recomendação mais forte é o treinamento Raio X Preditivo.
Depois disso, tendo apenas um celular basta para você abrir sua conta na corretora, transferir seu dinheiro e começar a negociar.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÕES DA BIOMM (BIOM3)
As ações da Biomm (BIOM3) são de um nicho farmacêutico bem específico. Seu carro chefe é a insulina, embora também trabalhe com outros produtos. É difícil avaliar um nicho assim, mas um fator que nunca muda é a maneira como o volume de negócios afeta o preço de um ativo: é a velha e eterna lei da oferta e da procura, da abundância e da escassez. E como os big players sempre serão responsáveis por boa parte do volume, nossa indicação é usar o comportamento desses participantes fortes como seu aliado. E, para isso, a melhor metodologia é o Raio X Preditivo.
Tenho uma carta referente a biobras com ações ordinárias e mais como faco para vender