Conheça as ações da Battistella (BTTL3) e um método para saber o que vai acontecer com esses e outros ativos da bolsa de valores
As ações da Battistella (BTTL3) são de uma empresa que trabalha com madeira, particularmente pinus. Sim, um setor aparentemente tão básico tem seu representante na bolsa e certamente seus produtos têm demanda. Olhe ao seu redor e veja quantas coisas são feitas de madeira. Pense em quantas caixas, pallets e outros artefatos de madeira são necessários para fazer a economia girar. A Battistella inclusive, das suas árvores só não aproveita o berro porque árvores não berram: até a serragem é comercializada (a serragem e o cavaco são usados por outras indústrias para fabricar papel, MDF e outros produtos).
Considerando que seus produtos são usados para fazer, entre outras coisas, embalagens, a cotação de suas ações pode até ser um termômetro de a quantas anda a economia. Apenas um palpite, no entanto.
As ações da Battistella (BTTL3), considerando as características de seu negócio, seriam um bom investimento? Bem, aqui neste artigo apresentaremos a empresa, seu negócio, sua história e suas ações, mas sobretudo queremos apresentar os primeiros passos de nossa metodologia que estuda as ações de qualquer empresa da bolsa a partir do volume de negócio desses ativos, denunciando o interesse ou desinteresse dos participantes institucionais, os big players.
- O que é a Battistella e suas ações (BTTL3)?
- Ações da Battistella (BTTL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Battistella (BTTL3)?
- Formas de ganhar em ações da Battistella (BTTL3)?
- Investir ou não investir em ações da Battistella (BTTL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Battistella (BTTL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Battistella (BTTL3)?
- Conclusão
A Battistella tem 14.860.568 de ações ordinárias e, destas, 1.808.268 (12,17%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A BATTISTELLA E SUAS AÇÕES (BTTL3)?
Segundo a página das ações da Battistella (BTTL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Comercio de Caminhões E ónibus Scania. Seus Acessórios E Prestação de serviços e assistência técnica; Indústria e Comercio de Madeiras; Prestação de Serviços Sob A Forma de Trading Company; Particicipação em Outras Sociedades.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Comércio / Material de Transporte
A Battistella Administração e Participações S.A. fabrica madeira serrada de pinheiro (pinus). Além disso, o grupo participa do Porto de Itapoá através da Portosul Participacoes S.A.
A empresa estende sua atuação a outros setores: com a Cotrasa, atua na revenda de caminhões Scania. A empresa surgiu em 1949, fundada por Emilio Fiorentino Battistella, em Lages, cidade do estado de Santa Catarina.
Com sua madeira serrada, atende tanto a demanda brasileira e internacional. Sua madeira é usada em embalagens e móveis, e também na indústria de construção civil. Fornece madeira tratada em autoclave, tora, cavaco e serragem. A Battistella é uma empresa especializada na produção de madeira serrada de Pinus taeda e Pinus elliottii, seca em estufa (KD).
Sua fábrica tem 70 mil metros quadrados e 420 funcionários e sua capacidade de produção é de 360 mil toneladas de toras por ano. Apesar de ter sido fundada em Lages, fica em Rio Negrinho, Santa Catarina.
A Battistella é certificada com a FSC de cadeia de custódia. Isso atesta que a madeira vem de origens responsáveis. A madeira também é rastreável desde a origem da matéria-prima.
Porto de Itapoá
O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, foi iniciativa do grupo Battistella em 1993. Suas obras começaram em 2007 e ele se tornou operacional em 2011. Tem potencial para movimentar 1,2 milhão de contêineres.
Cotrasa
A Cotrasa surgiu em 1966, em Curitiba. O objetivo sempre foi vender caminhões Scania. Em 2007, a Cotrasa foi incorporada pela Battistella Veículos Pesados e no ano de 2011 passou a fazer parte do grupo Battistella Administração e Participações S.A..
Cavaco de Pinus
O Cavaco de Pinus (woodchips) embora seja considerado um subproduto, na Battistella é um importante produto dentro do seu mercado de atuação. Esse produto é usado para produção de papel e chapas, como MDF.
No processo de serraria, principalmente as costaneiras das toras são destinadas a uma esteira de alimentação do picador que, após picado e transformado em Cavaco de Pinus. Após, são submetidos a três peneiras para garantir as dimensões técnicas exatas das lascas para a produção de papel e chapas.
Naturalmente as costaneiras da árvore de pinus apresentam densidade mais elevada do que seu centro e como o cavaco é produzido basicamente desta parte da tora, o Cavaco de Pinus da Battistella apresenta alta densidade e proporciona uma melhor qualidade do papel e das chapas.
Serragem
A serragem desenvolve-se no processo de manufatura da madeira serrada e é um importante produto para a Battistella, sendo comercializado no mercado interno. Encontrada na forma seca ou verde a serragem tem sido muito utilizada em fábricas de chapas, produtores de cal e também para fábricas de biocombustíveis: pellets ou briquetes.
Tora de Pinus
A Battistella desenvolveu uma equipe de colheita própria, especializada, que produz larga variedade de toras de Pinus elliottii e Pinus taeda em diferentes diâmetros e comprimentos.
Componentes para pallets
Nos últimos anos a Battistella investiu em linhas de produto, buscando oferecer kits completos de componentes de madeira necessário para a montagem do pallet.
Madeira para móveis
A Battistella atende vários produtores de diversos tipos de móveis no mercado interno, como também no mercado externo. Toda madeira é seca em estufa normalmente entre 8-12% de umidade ou de acordo com a solicitação do cliente. Pode-se encontrar este produto na qualidade COL A e Mill Run.
A madeira serrada de Pinus é seca em estufa entre 8-12% de umidade ou conforme solicitação do cliente. Ela é livre de medula e produzida apenas das laterais da tora. Neste processo a madeira não apresenta buracos de nós, casca e outros defeitos que possam comprometer a peça como um todo. O produto é de densidade alta e comercializada em grande escala no mercado local e Ásia.
Madeira para embalagens
A madeira serrada também é utilizada pelos maiores produtores de embalagem do Brasil e do exterior.
O que são as ações da Battistella (BTTL3)?
]Quando a empresa decide abrir capital, isto é, vender seu capital social na bolsa de valores, planeja captar recursos através de investidores que decidem dividir junto dela os riscos desse empreendimento.
Uma ação, nesse caso, é a menor fração possível do valor do capital social de uma companhia. Quando compro uma ação, me torno sócio dessa empresa e estou “apostando” em seu crescimento. De fato, se ela fizer uso adequado do capital captado durante o lançamento de suas ações, ela vai crescer. Por consequência, as ações valorizam.
Não só isso: provavelmente ela terá mais lucros e, por lei, pelo menos 25% dos lucros deve ser dividido com os acionistas, em forma de dividendos ou juros sobre o capital próprio.
Porém, nem todos os participantes da bolsa de valores desejam se tornar sócios ou receber dividendos de tempos em tempos.
Boa parte dos participantes quer negociar ações que já estão no mercado, passando de negociador pra negociador, trocando de mão. O objetivo? Comprar a um preço e vender, dali a um tempo, por um preço maior, obtendo lucro.
E não só isso. Um trader desse tipo, também conhecido como especulador, pode analisar e entender que a ação da empresa vai desvalorizar.
Nesse caso, ele vai alugar a ação de um investidor e vendê-la. Isso mesmo, você não leu errado. É possível alugar ações pra vendê-las. Minha intenção neste caso é esperar um tempo, até que ela desvalorize e eu possa comprar as ações de volta, embolsar a diferença e devolvê-las ao investidor de direito. Parece estranho e, pra alguns, vai parecer até errado, mas isso é bem comum e legal na bolsa de valores. Inclusive é esperado que esse tipo de operação aconteça.
Enfim, no que diz respeito a ações da Battistella (BTTL3) ou de qualquer outra empresa, podemos ter as seguintes possibilidades:
- Investidores, que querem ser sócios de boas empresas, esperando a valorização no longuíssimo prazo e o pagamento de dividendos
- Traders, que esperam valorização e desvalorização, comprando e vendendo, respectivamente, querendo obter lucro no curtíssimo, curto e médio prazos.
2. AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
Assim como as ações de outras empresas de capital aberto, as BTTL3 são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira.
As negociações são totalmente realizadas em meio eletrônico, sem a interferência direta humana e sem papelada. Quer dizer basicamente que, há muito tempo não existe aquela balbúrdia e aquela gritaria que antes havia no pit, dos operadores comprando e vendendo ativos.
As negociações eletrônicas são possibilitadas pelo sistema PUMA, que torna tudo mais rápido, transparente, seguro, auditável e acessível.
Sim, acessível: com um simples computador, uma conexão com a internet e uma conta na corretora, podemos negociar ações do Battistella (BTTL3) e outros ativos e derivativos da bolsa de valores sem nenhuma dificuldade.
Porém, isso vale também para os investidores institucionais. E eles têm diversas vantagens:
- Software: eles têm a sua disposição os melhores algoritmos para aproveitar os menores desequilíbrios do mercado, fazendo milhares de negociações por segundo, posicionando e reposicionando ordens gigantescas
- Hardware: os melhores equipamentos e conexões capazes de executar esses algoritmos através do robôs HFT (robôs de negociação de alta frequência)
- Pessoal: as mentes matemáticas mais bem pagas do planeta, capazes de programar esses algoritmos e os dirigentes mais bem informados, capazes de comprar e vender ativos antes que fatos que possam alterar seus valores se concretizem
Por isso, ao investir em ativos da bolsa de valores é bastante prudente que você entenda seu real funcionamento, no meio de que participantes está se metendo e todos os riscos que pode correr. O ideal é fazer um curso de trade capaz de ensinar você a se posicionar ombro a ombro com os gigantes do mercado, pois ficar contra eles é pedir para ter prejuízos.
Isso é possível observando o volume de negociações, podendo assim localizar faixas de preço em que esses participantes estão posicionados, estimando melhor o que pode acontecer quando o preço chegar nesses níveis.
Quais ações a Battistella possui?
A Battistella possui as seguintes ações:
- Ordinárias – ON: que dão direito a voto nas assembleias, entre outros direitos, e que também recebem dividendos e outros proventos
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, têm códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral. Esse código de negociação também é conhecido por ticker. O ticker das ações da Battistella são os seguintes:
- Ordinárias – ON: BTTL3
São negociadas em quais bolsas
As ações da Battistella (BTTL3) são negociadas somente na bolsa de valores brasileira, a B3.
Algumas ações brasileiras, no entanto, também são negociadas em bolsas estrangeiras através de programas de recibos.
Por exemplo, ações negociadas na bolsa de Nova York são compradas e vendidas na forma de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos travam as ações correspondentes por aqui, custodiadas por uma entidade financeira responsável, enquanto são negociados normalmente, como se fossem ações, no estrangeiro.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Battistella (BTTL3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Aliança Battistella Agro Pastoril Adm.de Bens S/a | 86,92 | 0,00 | 86,92 |
Outros | 13,08 | 0,00 | 13,08 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)?
Podemos lucrar com as ações da Battistella (BTTL3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade com ações da Battistella (BTTL3): fazer trade significa que entraremos em operações em BTTL3 visando prazos mais curtos e não “investimento”. Quer dizer: vamos comprar ações da companhia e, quando estiverem valendo mais, vamos vendê-las, com lucro. Outra possibilidade é alugar ações, vendê-las e, quando estiverem mais baratas, as compramos de volta. A duração dessas operações pode variar de acordo com nossa estratégia, podendo vir a ter poucos segundos a um dia (day trade), poucos dias (swing trade) ou poucas semanas (position trade). Cada duração tem por objetivo um nível de lucro, de risco e de permanência, bem como observa o comportamento das ações em gráficos de diferentes frequências
- Distribuição de dividendos das ações da Battistella (BTTL3): Ganhar dinheiro com dividendos: os investidores propriamente ditos, aqueles que compram as ações para “segurar”, muitas vezes visam os dividendos. Os dividendos – e outras formas de proventos – nada mais são do que a empresa dividindo seus lucros com os investidores. Por regra, pelo menos 25% dos lucros devem ser distribuídos em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio. Vejamos como foram os dividendos da BTTL3 nos últimos anos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos de investimento, evidentemente não estamos falando de trade, operações de curto prazo.
Estamos falando de investidores: pessoas que compram ações, “sentam em cima” e que não pretendem vender “nunca mais”, chova ou faça sol.
Os motivos de alguém fazer isso são vários: gosta da empresa, acredita que no longo prazo a “bolsa sempre valoriza”, acredita que aquele setor de atuação sempre precisará de boas companhias para atender as demandas do mercado, percebe que a companhia é uma boa pagadora de dividendos… e muitos outros motivos.
Vemos de forma temerosa o acumulo de ativos dessa forma, sobretudo se, com o tempo, boa parte do capital do investidor ficar alocado em ações.
Sabemos que é inevitável que, mais dia menos dia, um cataclismo aconteça na bolsa de valores, coisas que fazem uma carteira de ações perder metade de seu valor em poucos dias. Isso não é lenda. Aconteceu várias vezes ao longo da história. Recente, inclusive: veja março de 2020, quando as ações da bolsa perderam metade de seu valor ou mais por causa da pandemia.
Aliás, esses sim são os momentos de comprar ações. Quando todos estão pessimistas, maldizendo a bolsa e vendendo os ativos que compraram eufóricos por qualquer preço, os big players aproveitam a liquidez gerada pelo pânico para encher o carrinho. Ainda assim, devemos escolher as ações com cuidado, observando o volume e estimando quais são aquelas preferidas pelos big players.
Poucos, no entanto, têm o sangue frio – sangue frio que, muitas vezes, vem de um financeiro avantajado -, que suporta desvalorizações. Para entender aquilo como uma “promoção de ações” e que é hora de comprar mais é preciso ter visão e cacife financeiro.
Assim, nossa recomendação para iniciantes é: quanto mais tempo expomos nosso capital à bolsa, quanto maior é essa parcela desse capital exposta ao risco, maiores são as chances de que esse risco se concretize com o passar dos dias e maior será o impacto, diretamente proporcional ao capital envolvido.
Mas não é só isso: as ações individuais de empresas nem sempre acompanham os índices, pois os índices só têm as ações de melhor desempenho. Uma ação que faz parte do índice, ao mesmo tempo em que nem sempre acompanha esse índice, de uma hora para a outra pode ser retirada do índice, tão logo não atinja as condições necessárias para fazer parte de sua carteira teórica.
Nesse caso, claro que os índices, no longo prazo, apresentam altas consistentes. Mas será que isso aconteceu com todas as ações que faziam parte dele? E o que dizer das que foram excluídas de sua carteira teórica?
Nossa recomendação, então, é procurar trades mais curtos com ações e outros ativos (menos tempo, menos exposição ao risco). Não envolva também uma parcela muito grande de seu capital (menos dinheiro, risco menor).
E, para investir, confie em uma metodologia que lhe dê a segurança de fazer a leitura de acordo com a realidade do mercado.
Para isso, recomendamos uma metodologia baseada na causa dos movimentos dos preços, que é o volume levantado pelos grandes players institucionais em busca de liquidez em níveis de valor que consideram razoáveis para seus negócios. Fique ciente que a maioria dos cursos vendidos no mercado brasileiro se baseia no estudo do preço (efeitos). Por isso, recomendamos o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações na bolsa de valores.
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia operacional e o sistema pedagógico que corresponde à aplicação da Nova Análise Técnica.
A Nova Análise Técnica é a metodologia que através da análise dos gráficos estuda o comportamento dos preços a partir de sua causa: o volume.
O volume de negócios (número de negócios) é causado pela atuação dos grandes players, os investidores institucionais. São mega empresas financeiras que precisam buscar uma magnitude gigantesca de liquidez (financeira e em ativos) para realizar seus negócios.
Através de conceitos e técnicas, o Raio X Preditivo sistematiza a Nova Análise Técnica e ajuda os traders a se alinharem com os big players, escolhendo os lados mais fortes para fazer suas operações, independentemente do prazo operacional, curto ou longo.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)?
O primeiro passo – e eu diria que é um passo essencial – é fazer um curso de acordo com a realidade da bolsa de valores: baseado nas causas dos movimentos de preço, que é o volume e o fluxo de ordens, e não nos efeitos (o próprio movimento do preço). Diga-se de passagem, que quase 100% dos cursos hoje no mercado se baseiam nos efeitos para a tomada de decisão. A nossa recomendação em cursos baseados nas causas (volume) é o Raio X Preditivo.
Depois disso, basta abrir uma conta na sua corretora de valores, transferir o dinheiro (com R$ 100 já dá pra começar) e iniciar a atividade de compra e venda de BTTL3 e outras ações com liquidez suficiente para proporcionar uma boa análise. Tempo de permanência nas suas operações: quanto menos tempo, menor a possibilidade de um revés se concretizar.
- Volume financeiro comprometido: menores as chances de um revés ser debilitante para a vida financeira.
- Busca de oportunidades de alta probabilidade: para isso, pode-se usar um método que considere o volume de negócios. Nossa recomendação, mais uma vez, é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BATTISTELLA (BTTL3)
As ações da Battistella (BTTL3) não devem ser encaradas como uma aposta modesta apenas por conta de seu ramo de atuação ou pelo tamanho da empresa, se comparada a outros titãs da bolsa de valores. Sim, assim como qualquer outro ativo da bolsa ela pode apresentar oportunidades de ganhos. A forma mais direta de avaliar essas oportunidades é verificar o posicionamento ou não de players fortes na compra ou na venda e fazemos isso através do volume. A metodologia que melhor faz esse tipo de avaliação atualmente, através do volume, é o Raio X Preditivo.