As ações da Bardella (BDLL4) vão cair ou vão subir? Saiba o que fazer com esses ativos observando o comportamento dos big players
As ações da Bardella (BDLL4) são os ativos de uma empresa que já foi muito importante, mas que, agora, está em recuperação judicial. Já teve seus dias de glória e investir nessas ações é apostar em uma companhia que pode (ou não) se reerguer. A Bardella é uma empresa que atua na fabricação de equipamentos e fornecimento de serviços de caldeiraria, usinagem e montagem em escala.
As ações da Bardella (BDLL4), essa empresa que teve participação fundamental na construção de Itaipu (uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo) nessa situação difícil, poderiam ser uma aposta de grande valorização caso ela consiga se recuperar das dificuldades?
Vamos tentar responder essa pergunta. Não pelas características da empresa e de suas ações que aqui apresentaremos, mas mostrando a nossa metodologia de análise, que foca no volume de negócios de determinada ação para avaliar o sentido da atuação dos investidores institucionais (big players), de modo a encontrar parceiros fortes para nossos investimentos e trades.
- O que é a Bardella e suas ações (BDLL4)?
- Ações da Bardella (BDLL4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Bardella (BDLL4)?
- Formas de ganhar em ações da Bardella (BDLL4)?
- Investir ou não investir em ações da Bardella (BDLL4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Bardella (BDLL4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Bardella (BDLL4)?
- Conclusão
A Bardella tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 607.192 |
Preferenciais | 992.808 |
Total | 1.600.000 |
E elas estão em livre negociação nas seguintes proporções:
Quantidade de Ações Ordinárias | 252.907 | 41,65% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 977.179 | 98,43% |
Total de Ações | 1.230.086 | 76,88% |
1. O QUE É A BARDELLA E SUAS AÇÕES (BDLL4)?
Segundo a página das ações da Bardella (BDLL4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Bens de Capital. Produtos E Serviços Para Os Segmentos de Metalurgia. Movimentação de Materiais. óleo E Gás. Energia E Aços Laminados E Trefilados. Para Os Mercados Nacional E Internacional.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Máquinas e Equipamentos / Máq. e Equip. Industriais.
A Bardella S.A. Indústrias Mecânicas fabrica equipamentos e fornece serviços de caldeiraria, usinagem e montagem em escala. Suas fábricas estão nas cidades de Sorocaba e Guarulhos.
Os clientes da Bardella são do setor de aço e alumínio, usinas hidrelétricas, mineração e movimentação de carga. Ela também está presente na indústria de óleo e gás, industrias de fabricação e industrias de barras laminadas e trefiladas.
A Bardella S.A. também controla em sua totalidade a Barefame Instalações Industriais e na Energo Agro Industrial Ltda.. Tem o controle majoritário da Bardella Administração de Bens e Empresas e Corretora de Seguros, além de participações na Planihold S.A., na Duraferro, e na Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA).
A empresa nasceu em 1911, fundada por Antonio Bardella. No começo, seu nome era o modesto “Officinas Bardella”. E, em 1916, veio a primeira fundição. Em 1927 a empresa construiu a primeira ponte rolante.
A abertura de capital veio em 1942, tendo suas ações negociadas na bolsa brasileira de então.
Em 1970, transferiu as operações para Guarulhos e, pouco tempo depois, inaugurou sua fábrica em Sorocaba.
Em 1980, teve participação fundamental na construção da Hidrelétrica de Itaipu, com uma dass maiores pontes rolantes do mundo com capacidade de mil toneladas. Também foi fundamental para para as Usinas Nucleares de Angra 1 e 2. E em 1989 produziu um descarregador de navios para o Porto de Jacksonville, na Flórida.
A associação da Bardella com a The Timken Company, fabricante de rolamentos, veio em 2001. Em 2003 iniciou a fabricação de equipamentos para Óleo & Gás. Em 2007 fechou negócio para produzir pontes rolantes para a Siderúrgica do Atlântico. E, em 2009, iniciou a fabricação de equipamentos hidromecânicos para as hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau.
O que são as ações da Bardella (BDLL4)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Bardella (BDLL4).
Afinal, o que são as ações de uma empresa como o Bardella (BDLL4)?
Cada ação representa a menor fração do capital social de uma empresa.
Traduzindo pra uma linguagem de cinco anos de idade: cada ação é o menor pedacinho possível de uma empresa, exatamente igual ao outro. A soma de todas elas me dá o valor de quanto ela vale para o mercado.
Por que uma empresa decide “se vende” ao mercado em forma desses pedacinhos?
Muito simples: ao “se vender” dessa forma a companhia arrecada recursos pra seu crescimento e divide os riscos com os investidores que acreditam no sucesso desse empreendimento.
Os investidores, por sua vez, têm a chance de participarem desse crescimento: se a empresa passa a vale mais, suas ações valorizam na mesma proporção.
E não é só isso.
É de se supor que, se a empresa passa a valer mais, passa também a lucrar mais.
E, por lei, os lucros devem ser divididos com os acionistas na proporção de pelo menos 25%. Esse valor, os dividendos, são divididos igualmente por cada ação. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo.
Porém, mesmo com todas essas aparentes vantagens, nem todos os participantes do mercado estão a fim de se associarem às empresas, se tornarem sócios, investidores ou acionistas.
Boa parte deles, justamente os que dão liquidez ao mercado e movimentam os negócios, os traders, só querem saber de lucrar no curto, no curtíssimo ou no médio prazo.
Isto é: se acham que a ação vai subir de preço, compram; pra vender mais caro a seguir (caso tudo dê certo… pois se a ação cair eles terão que vender com prejuízo).
E, se acham que a ação vai cair de preço, vendem (antes as alugam de um investidor); pra comprar a seguir, por um preço mais barato (caso tudo dê certo… pois se a ação subir terão que comprá-las mais caras e realizarão prejuízo).
Vamos falar sobre o trade, ainda que rapidamente, no tópico em que explicaremos sobre como ganhar dinheiro com ações do Bardella (BDLL4).
2. AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Bardella (BDLL4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Todas as negociações são feitas em meio eletrônico, possibilitado pelo sistema PUMA: forma segura, rápida e acessível de negociar. Não existem mais aquelas cenas de gritarias e gestos que só os operadores de chão da bolsa entendiam. Aliás, já faz quase dez anos que isso não existe mais: o último pregão viva voz foi em 2009, na Bolsa de Mercadorias e Futuros.
Isso tem grande vantagem para o pequeno investidor. Se antes ele precisava encarar home brokers que não funcionavam direito (uma espécie de internet banking para comprar e vender ações, coisa antiga já) ou até mesmo ligar para a corretora para dar suas ordens, hoje, ele só precisa de um computador e de uma conexão com a internet, além de uma conta na corretora de valores de sua preferência.
Essa acessibilidade toda pode dar a entender que a coisa toda é fácil, mas essa ideia é errada.
Quando colocamos nossos tostões na bolsa de valores, embora não vejamos isso, estamos entrando num ambiente muito semelhante a uma guerra e, nesse cenário, não somos nem soldados, somos pequenas formigas prestes a serem esmagadas por tanques de guerra.
Veja só: 90% dos negócios da bolsa de valores são feitos por investidores institucionais, popularmente conhecidos como big players. Esses participantes contam com diversas vantagens operacionais:
- Algoritmos de negociação automática programados por algumas das mentes matemáticas mais geniais do planeta
- Possibilidade de bancar “apostas” em uma direção municiadas por recursos financeiros além da imaginação dos pequenos investidores
- Recursos humanos muito bem remunerados, competitivos e informados para além do que podemos imaginar, com informações privilegiadas e capacidade analítica, perdão pelo exagero, sobrenatural
Assim, ao entrar na bolsa com suas economias, pense bem. Ou você se coloca do lado da equipe vencedora ou será esmagado. E, para fazer isso, devemos estar de olho no volume de negociações. O volume revela onde estão as grandes posições dos players mais importantes e são locais onde encontramos grande pressão, tanto vendedora como compradora. A partir dessas regiões de preço, a movimentação das cotações pode ser bastante importante e cheia de oportunidades.
Quais ações a Bardella possui?
O Bardella possui ações ordinárias (BDLL3) e preferenciais (BDLL4).
- Ordinárias (ON): ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias, além de outros direitos, inclusive o de receber dividendos e outros proventos. Mas observe que, no caso do Bardella, temos um acionista majoritário absoluto com mais de metade das ações ordinárias. Assim, mesmo que você tivesse uma quantidade de ações notável, não faria a menor diferença votar ou não nas assembleias
- Preferenciais (PN): não dão direito a voto nas assembleias, mas têm preferência no recebimento dos proventos. Se você está pensando em “investimento”, isto é, em longo ou longuíssimo prazo, talvez essas sejam as suas preferidas, pois garantem o recebimento de dividendos (caso a empresa apresente lucro, o que no caso de um banco é quase líquido e certo)
Quais são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), possuem um código de negociação.
O código de negociação é formado por quatro letras e um numeral. Ele também é conhecido como ticker.
O ticker das ações do Bardella são os seguintes:
- Ações ordinárias – ON: BDLL3
- Ações preferenciais – PN: BDLL4
São negociadas em quais bolsas
A Bardella (BDLL4) ainda não se abriu ao mercado internacional e suas ações só são negociadas na B3, por enquanto.
Muitas ações brasileiras das empresas mais importantes são negociadas em bolsas de valores estrangeiras.
Para isso, utiliza-se programas de recibos.
Por exemplo, pra ser negociada em Nova York, uma ação brasileira precisa aderir a um programa de ADR (American Depositary Receipts). O que é isso? São recibos que podem ser negociados em seus respectivos mercados como se fossem ações, normalmente. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam “travadas” por aqui, sob a custódia de um banco.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Bardella (BDLL4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Elton Ughini | 0,00 | 7,48 | 4,64 |
Claudio Bardella | 58,20 | 1,57 | 23,06 |
Sandra Bardella R. M. Soares | 7,70 | 0,08 | 2,97 |
Monica Bardella R. A. Machado | 7,70 | 0,08 | 2,97 |
Patricia Bardella R. Puoli | 7,70 | 0,08 | 2,97 |
Fundo de Investimento Jabura Acoes | 0,00 | 11,08 | 6,88 |
Amadeu Bardella Caparelli | 15,00 | 0,00 | 5,69 |
Dirceu Luiz Natal | 0,26 | 8,66 | 5,48 |
Outros | 3,45 | 70,96 | 45,34 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)?
Podemos lucrar com as ações da Bardella (BDLL4) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Ações como o a BDLL4 nos apresentam diversas formas de ganhar dinheiro, sendo que as mais conhecidas são as seguintes:
Trade
O trade consiste na compra e na venda de ativos, como as ações BDLL4, com o objetivo de se ganhar dinheiro num prazo mais ou menos curto.
Podemos:
- Comprar: quando achamos que uma ação vai subir. Por exemplo: a ação custa R$ 20 e imaginamos que ela pode chegar a R$ 21 em um período mais ou menos curto. Compramos mil a R$ 20 mil. Quando atingimos a meta, vendemos as mil por R$ 21 mil. Ficamos com R$ 1 mil, que é o nosso lucro.
- Vender: quando achamos que a ação vai cair. Nesse caso, nosso passo primeiro é alugar o número de ações que pretendemos vender (fazemos isso com ajuda da corretora de valores e é um processo bem comum e simples). Vendemos então as mil ações alugadas por R$ 20 mil. Ficamos com esse valor em caixa. Quando as ações caírem para digamos R$ 19 recompramos as mil por R$ 19 mil. Como tínhamos R$ 20 mil em caixa e gastamos R$ 19 mil na recompra, ficamos com R$ 1 mil que é o nosso lucro. Claro, temos que pagar o aluguel das ações, as taxas e os impostos conforme o caso.
O trade com BDLL4 e qualquer ativo e derivativo da bolsa pode ter diferentes tipos de periodicidade, de acordo com a técnica usada pelo trader. Para cada um, varia o tamanho do lucro, o tempo de permanência da operação, os valores envolvidos, o tamanho do risco e a periodicidade dos gráficos que se analisa. Sugiro que você veja nossos artigos sobre os estilos de trade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia, podendo durar de segundos a horas.
- Swing trade: operações de compra e venda de BDLL4 ou outras ações que duram dias.
- Position trade: operações de compra e venda que duram semanas.
Dividendos
Os dividendos são a parcela de ao menos 25% dos lucros que toda companhia de capital aberto deve compartilhar com seus sócios, acionistas ou investidores.
Logicamente, essa intenção de receber dividendos se aplica muito mais aos investidores de longo e longuíssimo prazo, gente que compra ações de uma companhia para ficar com ela nos bons e nos maus momentos.
Geralmente, os dividendos são usados para comprar ainda mais ações, sobretudo se elas ainda estiverem “baratas”.
Para isso, precisamos saber se a empresa é boa pagadora de dividendos e dar uma boa olhada nos seus dividendos nos últimos anos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando nos interessamos pela primeira vez em ações, como as da Bardella (BDLL4), muitas vezes, ignoramos todas as possibilidades. Acreditamos que precisamos comprar ações e ficar com elas para o resto da vida ou durante muito tempo, como se estivéssemos fazendo uma poupança.
De fato, essa é uma possibilidade e muitas pessoas lançam mão dela para tentar fazer o seu dinheiro render mais.
Porém não é a única.
Incentivados pelo senso comum que diz que “no longo prazo, as ações sempre apresentam alta”, muitos embarcam nessa sem saber muito bem o que estão fazendo. Muita gente fez isso durante 2019 e até o começo de 2020. Todos sabem o que aconteceu em março: pandemia. A bolsa caiu praticamente para metade de seus pontos. Enquanto os antes empolgados passaram a vender suas ações por preços que eram uma fração do que compraram, em pânico, os grandes players aproveitavam para “encher o carrinho” com ativos agora baratos. Eles estavam aproveitando a liquidez dada pelos apavorados. Aliás, este é um dos poucos momentos em que recomendamos a compra de ações pensando-se no longo prazo: claro, observando a qualidade das empresas e optando por aquelas em que os grandes players estão comprando. Fazemos isso através do volume e usando os conceitos do Raio X Preditivo.
Esse pensamento de que a bolsa sempre sobe no longo prazo vem do fato de que, se olharmos para os gráficos dos principais índices da bolsa, veremos sempre que ele vai em um ziguezague ascendente, para o alto e avante.
Mas, nesse nosso início, ninguém explica que os índices são formados apenas pelas ações com o melhor desempenho. Assim, com as melhores ações, é claro que os mercados sobem. E, mesmo dessa forma, há momentos em que mesmo os índices despencam: em 2008 (crise do subprime), em 2020 (crise da pandemia) e não podemos deixar de citar o crash de 1929.
E saiba que até mesmo as mais sólidas empresas, as mais inabaláveis, muitas vezes são vítimas de crises mundiais, nacionais e setoriais. Será que você, se tivesse colocado boa parte de suas economias em BDLL4 e, por um efeito de circunstâncias, as visse dizimadas à metade do preço, aguentaria o tranco?
- Compraria mais, porque agora elas estão baratas? (Supondo que você teria dinheiro pra isso)
- Deixaria como está e aguentaria como um monge a queda das ações, porque, no longo prazo, elas vão se recuperar?
- Venderia tudo, aceitando o prejuízo de 50% em suas economias porque não aguenta mais ver seu dinheiro “diminuir”?
Mesmo diversificando, em crises como as de 2020 (que acontecem sempre, de tempos em tempos na bolsa por um motivo ou por outro), não há ação que passe impune.
Por isso, nossas recomendações quanto a qualquer investimento na bolsa de valores é:
- Operações de curta duração: quanto menos tempo menor exposição ao risco. Longo prazo é pedir para que o risco se concretize em algum momento
- Operações com aportes limitados: envolver apenas uma porcentagem suportável em operações na bolsa; em momentos de prejuízo fica mais fácil tomar decisões, além de que as perdas não se tornam determinantes
Porém, mesmo para essas operações de prazo mais curto, o recomendável é que se tenha um método de acordo com a realidade do mercado e que estude as causas dos movimentos de preço.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
E, se ainda estiver apegado à ideia de longo prazo, aguarde os momentos de desespero para iniciar seus investimentos e, ainda assim, não coloque todo o seu dinheiro nesse empreendimento.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica, que se baseia no volume de negócios para a tomada de decisões. O volume de negócios é a causa dos movimentos de preço e, para isso, o Raio X Preditivo se utiliza de conceitos e técnicas que apontam os momentos e os níveis de preço em que as oportunidades mais prováveis se formam.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa dos movimentos de preço. O preço é só o efeito. Se nos adiantamos, observando as causas, nos antecipamos aos efeitos, que é onde o lucro está.
Como boa parte do volume da bolsa é de responsabilidade dos big players, podemos considerar também que o Raio X Preditivo também é a análise do comportamento desses participantes fortes do mercado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)?
Comprar ações na bolsa de valores nunca foi tão fácil, sejam elas do Bardella (BDLL4) ou de qualquer outra empresa.
Basta abrir uma conta na sua corretora de valores preferida, transferir o dinheiro do seu banco para a corretora e começar. Até a partir de um celular você consegue desempenhar todos esses passos.
Mas preciso alertar: fazer isso sem um preparo adequado é irresponsabilidade.
Faça um curso de trade e de análise de ativos antes de mais nada.
Outro alerta: a maioria dos cursos disponíveis no mercado brasileiro são baseados em preço. E preço é mero efeito.
Procure um curso que se baseie na causa do movimento do preço: o volume. A nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BARDELLA (BDLL4)
As ações da Bardella (BDLL4) já tiveram melhores momentos e, agora, passam por dificuldades. Jamais devemos descartar simplesmente a possibilidade de uma empresa que já foi tão importante se reerguer ou de suas ações se recuperarem por algum outro motivo. Mas não adianta ficar tentando adivinhar as coisas por notícias ou boatos. O melhor é ver como os big players estão se comportando e isso nós fazemos analisando o volume através dos conceitos da Nova Análise Técnica, sistematizados pelas ferramentas do Raio X Preditivo.