Este método mostra o que os big players estão fazendo com as ações da ações da Aura Minerals (AURA33) e outras da bolsa
As ações da Aura Minerals (AURA33) valem ouro. Não no sentido figurado. Literalmente mesmo. É uma empresa cuja principal atividade é a extração de ouro. Sim, claro, ela extrai outros metais, mas o que mais chama a atenção em sua atividade é a extração de ouro. Você vai notar que as ações terminam em 33. Portanto não se trata de ações propriamente ditas, mas BDRs (Brazilian Depositary Receipts), embora sejam listadas, no site da B3, entre as empresas cujas ações são negociadas por aqui.
As ações da Aura Minerals (AURA33), essa empresa canadense, com intensa presença no Brasil e em outros países da América Latina e também nos Estados Unidos, seriam um bom investimento. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa companhia, mas sobretudo queremos apresentar a nossa metodologia para decidir pela compra ou pela venda de ações ou mesmo pelo investimento. Trata-se de um método que, através do comportamento do volume de negócios, estima a atuação institucional – os chamados big players -, se estão comprando, vendendo e se devem defender essas posições quando o preço das ações chega a determinadas faixas de preço.
- O que é a Aura Minerals e suas ações (AURA33)?
- Ações da Aura Minerals (AURA33): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Aura Minerals (AURA33)?
- Formas de ganhar em ações da Aura Minerals (AURA33)?
- Investir ou não investir em ações da Aura Minerals (AURA33): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Aura Minerals (AURA33)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Aura Minerals (AURA33)?
- Conclusão
1. O QUE É A AURA MINERALS E SUAS AÇÕES (AURA33)?
Segundo a página das ações da Aura Minerals (AURA33) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Aproveitamento de Jazidas Minerais. Principalmente Por Meio de Exploração E Extração de Minérios. Com Foco em Ouro E Cobre.
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Mineração / Minerais Metálicos
O foco da Aura Minerals é a produção de ouro e cobre através de minas em Honduras, México, Brasil, Estados Unidos e Colômbia. Sua origem é no Canadá e suas ações também são negociadas na bolsa de Toronto.
No Brasil, a companhia possui as subsidiárias Mineração Apoena, que opera a mina de ouro São Francisco em Nova Lacerda, no Mato Grosso-MT), e a Mineração Vale Verde, responsável pelo projeto de cobre e ouro Serrote da Laje em Craíbas, em Alagoas.
No México, opera as minas de ouro Aranzazu e, em Honduras, a mina San Andres.
Em julho de 2013, a mina de ouro São Vicente, da subsidiária Mineração Apoena, fechou. As reservas se esgotaram naturalmente, mas até o seu fechamento a mina produziu 50 mil onças de ouro. Para tanto, foram extraídos 2,16 milhões de toneladas de minério com teor de 0,43 gramas de ouro por tonelada.
A Aura Minerals informou um recorde de produção em 2013: foram produzidas 206,7 mil onças de ouro. O crescimento foi de 20% em relação as 172,5 mil onças de 2012.
A mina Aranzazu, no México, teve suas atividades de extração de cobre encerradas temporariamente em 2015 a fim de uma reavaliação de custos e detalhes do projeto extrativista.
O que são as ações da Aura Minerals (AURA33)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Aura Minerals (AURA33).
A abertura de capital de uma companhia, isto é, a listagem da companhia na bolsa de valores, através da venda de suas ações, é um momento em que a empresa decide que pode contar com investidores que comprarão seu capital social em forma de ações a fim de que, graças aos recursos obtidos nessa venda, ela possa investir em seu próprio crescimento.
Ações nada mais são do que “pequenos pedaços” de uma empresa. Ao comprar ações eu passo a ser sócio da companhia. Se, dos recursos que eu paguei, a empresa conseguir fazer bom uso e bons investimentos, crescendo, minhas ações passarão a valer cada vez mais. Possivelmente, a empresa tenha lucros que terá de dividir com os acionistas em forma de dividendos. Eu posso inclusive usar os dividendos que receber para comprar ainda mais ações.
A verdade é que boa parte dos participantes do mercado não estão interessados em ser sócios da Aura (AURA33).
Muitos participantes querem comprar ações da Aura (AURA33) hoje para vendê-las depois de um tempo mais ou menos curto, quando tiverem já valorizado, a fim de obter um lucro mais imediato.
Outra estratégia desses participantes que não estão interessados em serem acionistas permanentes das AURA33 é a venda descoberta:
- Aluguel de ações AURA33
- Venda das ações alugadas
- Recompra das ações (para se obter lucro elas precisam ter desvalorizado)
- Devolução e pagamento do aluguel das ações
Obviamente, a venda descoberta se aplica somente quando acreditamos que determinada ação irá desvalorizar.
2. AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Aura (AURA33) são negociadas na bolsa de valores brasileira a B3, em meio eletrônico sem envolvimento humano direto envolvido, sem papelada e sem burocracia.
Desse modo, qualquer um com uma conta em uma corretora, um computador conectado à internet e uma plataforma de negociação (um programa) consegue negociar AURA33 ou qualquer outra ação de companhias que estão listadas na bolsa.
Porém, isso também vale para os grandes investidores institucionais. Os investidores institucionais são companhias altamente competitivas que negociam nas bolsas de valores do mundo e através do grande volume de suas operações, sua tecnologia (hardware e software) e pessoal altamente preparado conseguem influenciar o preço dos ativos quase como se ignorassem a qualidade das empresas que o emitiram, a situação econômica nacional e internacional.
De fato, muitos desses big players têm faturamentos anuais equivalentes ao PIB de países. Assim, ao mesmo tempo em que temos a facilidade de negociar AURA33 a qualquer momento que queiramos, precisamos estar cientes de que estamos no mesmo ambiente que esses participantes.
Quais ações a Aura possui?
A Aura (AURA33) possui apenas o que nós chamamos de BDRs. São recibos das ações de fato, que ficam sob custódia de uma entidade financeira responsável. Dessa forma as BDRs podem ser negociadas como se fossem as ações de fato em solo brasileiro, com a mesma praticidade, velocidade e segurança. No entanto, BDRs deixam de ter diversos direitos que as ações costumam ter.
São 19.287.525 de BDRs equivalente a 100% das ações ordinárias que servem de lastro.
Qual são os códigos
As ações, para serem negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, precisam de códigos de negociação. Esses códigos de negociação são compostos de quatro letras e um numeral. O nome técnico disso é ticker. O ticker das ações ordinárias da Aura é AURA33.
São negociadas em quais bolsas
As BDRs da Aura são negociadas exclusivamente no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Aura Minerals (AURA33) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Northwestern Enterprises Ltd. | 52,23 | 0,00 | 52,23 |
Conway Holding Developments S.A. | 4,95 | 0,00 | 4,95 |
Canadian Depository For Securities Ltd (saldo de Outros Beneficial Owners) | 42,31 | 0,00 | 42,31 |
Outros (registered Shareholders) | 0,51 | 0,00 | 0,51 |
Outros | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)?
Podemos lucrar com as ações da Aura Minerals (AURA33) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Existem duas formas principais de ganhar com ações da Aura (AURA33)
- Trade: é quando compramos ações da Aura (AURA33) com a intenção de vender depois de um tempo mais longo ou mais curto por um preço maior. Também podemos vender as ações (alugando-a antes) pra recomprá-las por um preço mais barato, caso nossas análises digam que o ativo vai cair de valor. Esse tempo varia: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão, podendo durar horas ou até mesmo segundos), swing trade (operações que duram alguns dias) e position trade (operações que duram algumas semanas.
- Distribuição de dividendos: dividendos são a distribuição obrigatória de pelo menos 25% dos lucros da empresa entre suas ações. Os investidores costumam usar os valores recebidos em dividendos para comprar ainda mais ações e, assim, se beneficiar do fenômeno dos juros sobre juros. Vejamos como foi a distribuição de dividendos da Aura (AURA33) nos últimos anos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33): QUAL DECISÃO TOMAR?
O investimento em ações da Aura (AURA33) passa por ponderações que envolvem, na verdade, o investimento em qualquer ação negociada na bolsa de valores.
Por mais que uma empresa tenha um grande potencial em seu setor, por mais que a companhia tenha números e resultados sólidos, por mais que a economia seja promissora, há fatores na conjuntura setorial, nacional e internacional que estão além de nossa previsão. Que estão além, inclusive, da visão dos dirigentes dessas empresas.
Quando falamos em investir, naturalmente, estamos nos referindo a longo prazo. Comprar ações e ficar com elas para o resto da vida. Será que isso é inteligente?
Qualquer um com apenas 10 anos de bolsa de valores terá sido capaz de testemunhar crises de tamanhos consideráveis. Elas são uma constante. Sempre acontecerão em maior e em menor grau.
Por mais que nos digam que, no longo prazo, as ações sempre nos apresentam ganhos, isso não chega a ser verdade para todas as companhias. Já vimos companhias desaparecerem ou perderem valor de tal maneira que não mais se ergueram.
Será que, numa dessas crises, que atingem as companhias de forma indistinta – grandes e pequenas, sólidas e não tão sólidas -, será que teremos o sangue frio de permanecermos posicionados, aguentando o castigo e, quem sabe, já que no longo prazo sempre há ganho, comprar ainda mais ações das empresas eleitas para o nosso longuíssimo prazo?
Veja, nenhum de nós é a UBS ou a Goldman Sachs, capaz de, num momento de ações com preços baixos, comprar ainda mais ações. Essas empresas têm recursos financeiros enormes. Mas você seria capaz de tirar da reserva que usará para pagar a casa ou a faculdade do filho para comprar mais ações?
A bolsa funciona de maneira diferente para você e para a UBS ou para o Credit Suisse.
Assim, nosso posicionamento é indicar trades, operações de viés mais curto: quanto menos tempo ficamos expostos ao risco da bolsa menores são as chances de que esse risco se concretize e menores ainda de que essa concretização seja contundente.
Também recomendamos que a leitura, na busca de oportunidades de investimento, seja feita em cima do comportamento dos grandes investidores institucionais. São eles que, através de seus volumes e fluxo de ordens na compra e na venda, são capazes de deslocar o preço com consistência.
Nossa recomendação, dentre as metodologias, é o Raio X Preditivo que traz com exclusividade para o Brasil a leitura do volume e do fluxo, os fatores que são as verdadeiras causas do movimento do preço, este apenas um efeito.
Claro, existem momentos de exceção para o longo prazo. Sabemos que, depois de toda grande crise, daquelas que acontecem depois de um momento de euforia quando, geralmente, muitos novatos entram na bolsa de valores, diversos participantes fracos (incluindo esses novatos) começam a vender suas ações por qualquer preço. Os institucionais aproveitam esses momentos de liquidez a preços baixos para “encher o carrinho” com ações de boas empresas a preços baixos. Historicamente, depois de toda grande crise, há longos ciclos de alta e isso justificaria o posicionamento no longo prazo de parte de seu capital. Desde que, é claro, as empresas sejam escolhidas criteriosamente.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que está trazendo a Nova Análise Técnica para o Brasil com exclusividade, sistematizando-a através de conceitos e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos no gráfico.
Basicamente, o Raio X Preditivo coloca o preço dos ativos em segundo plano e leva toda a sua atenção ao volume e ao fluxo de ordens.
O volume é o combustível do mercado, que torna possível um deslocamento de preços para novos patamares, para cima ou para baixo. Os grandes volumes, atualmente, só são causados por grandes players cujo principal problema é a obtenção de liquidez para a montagem de posições enormes em ativos em níveis de preços que sejam realmente interessantes para eles.
Dessa forma, o Raio X Preditivo detecta esses níveis de preço onde as apostas estão sendo feitas pelos big players e a partir dos quais as oscilações que podem garantir ganhos mais expressivos acabam por partir. Este é o conceito de trade location com que a Nova Análise Técnica trabalha: regiões de baixo risco e alto potencial de acerto nas operações.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)?
Comprar ações da telefônica é relativamente simples.
Basta abrir sua conta em uma corretora de valores, transferir o dinheiro e fazer os negócios. Sabe do que você precisa para esses três passos? Um mero celular.
Porém, comprar ações não é o mesmo que comprar bananas. Você pode ter um belo prejuízo caso as ações desvalorizem e você não saiba o que fazer nesse caso.
Por isso, o passo que antecede todos esses é a aquisição de um curso que ensine a realidade do mercado e o seu comportamento através do volume e da atuação dos investidores institucionais.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA AURA MINERALS (AURA33)
As ações da Aura Minerals (AURA33) estão ligadas a uma commodity com grande importância mundial. Mas basta olhar o gráfico das ações da empresa ou mesmo a cotação do ouro para vermos que nem sempre as coisas estão bem. Por isso, nossa recomendação é sempre observar o comportamento dos institucionais, os big players, através do volume de negócios, usando as ferramentas do Raio X Preditivo. Se o seu negócio é longo prazo, aguarde boas oportunidades e não pense em investir em momentos de euforia generalizada. Se o momento for propício – por exemplo a crise que tivemos no início de 2020 – seja criterioso na escolha das companhias.