As ações da Atom (ATOM3) vão cair ou vão subir? Na bolsa não tem lugar para adivinhação. Use um método preditivo para saber o que vai acontecer
As ações da Atom (ATOM3) são de uma empresa que ficou conhecida há alguns anos por ter um modelo de negócios em que ela permitia que traders – que passavam por um intenso processo seletivo – operassem com seu dinheiro. A empresa ficaria com uma parte dos lucros e o trader com o restante para si. Será que esse modelo de negócio é rentável e vale a pena comprar ações dessa empresa.
As ações da Atom (ATOM3), por mais arriscado que o modelo de negócio possa parecer, podem sim ser interessantes para investir. Mas não somos nós quem devemos dizer isso. D evemos observar o comportamento dos investidores institucionais, os big players. Fazemos isso observando o comportamento do volume de negócios que pode demonstrar interesse ou desinteresse desses big players. Para tanto, vamos apresentar neste artigo, além da empresa e suas características, nossa metodologia e nosso posicionamento quanto ao investimento.
- O que é a Atom e suas ações (ATOM3)?
- Ações da Atom (ATOM3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Atom (ATOM3)?
- Formas de ganhar em ações da Atom (ATOM3)?
- Investir ou não investir em ações da Atom (ATOM3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Atom (ATOM3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Atom (ATOM3)?
- Conclusão
A Atom tem 20.898.994 de ações ordinárias ATOM3 e, destas, 6.355.462 (30,41%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A ATOM E SUAS AÇÕES (ATOM3)?
Segundo a página das ações da Atom (ATOM3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Holding de Instituições Não Financeiras.
- Classificação Setorial: Outros / Outros / Outros
A Atom é uma empresa que é focada em trade proprietário, quer dizer, negociação de ativos ou outros instrumentos financeiros e consultoria. A companhia também tem uma fintech com foco em criptomoedas, a Takion Technology. Além disso, tem negócios em treinamento e educação de traders e investidores. Basicamente, a Atom recruta traders para operar o seu capital.
A Atom nasceu em 2009, derivada da Inepar Telecomunicações, e entrou no mercado de ações com uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). Todas as ações da Inepar, que estava em recuperação judicial, foram envolvidas na operação.
A Takion, por sua vez, foi fundada em 2017 e seu negócio é focado na transação de de tokens digitais, tendo comprado 50,10% da corretora de criptomoedas TG COIN. O negócio foi desfeito com o fim da sociedade em 2019. Segundo a Atom, havia riscos regulatórios. Finalmente, a Atom contratou a Flow BTC para fazer a custódia e negociação de ativos.
O sócio e presidente do conselho da Atom, José Joaquim Paifer, e sua empresa, Paiffer Management, foram condenados, em 2018, pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), pelos pagamentos de R$ 684 mil e R$ 1,71 milhão. Ele e a empresa foram acusados de manipulação do mercado através da inserção de ordens artificias de compra e venda. Esta atividade é muito comentada em nossa metodologia e é conhecida como spoofing. A maior parte do spoofing do mercado sequer é monitorada, quanto mais punida. O caso de Paifer é uma exceção à regra.
O que são mesas proprietárias
Mesas proprietárias têm sua origem na década de 1980 nos EUA. Muito disseminadas por lá e também na Europa, ainda são raras no Brasil. São empresas que, em tese, permitem que traders negociem com seu dinheiro com o objetivo de lucrar e ficar com parte dos ganhos do negociador. Claro que, para fazer parte disso, há uma intensa seleção a fim de que apenas os melhores traders sejam escolhidos.
Algumas delas:
- LVL Trading, com sede em São Paulo, SP e outros nove escritórios espalhados pelo Brasil;
- Auctus Capital, localizada no Rio de Janeiro, RJ, a primeira mesa proprietária do Brasil;
- WM Manhattan, localizada em Belo Horizonte, MG e com escritório em São Paulo, SP;
- Axia Investing, localizada em São Paulo, SP, com quatro escritórios espalhados pelo Brasil;
- ATOM S/A, com sede em Sorocaba, SP e outros 13 escritórios espalhados pelo Brasil.
Dirigentes da Atom
- ANA CAROLINA PAIFER, Conselheira, 29 anos. Graduada Bacharel em Administração de Empresas pela FACAMP – Campinas. Em 2005 iniciou como Agente Autônomo de Investimentos na Gradual CCTVM S.A. responsável pela captação de clientes e execução de estratégias de investimentos, em 2007 se tornou sócia da Paiffer Investimentos e atuou como CMO até novembro de 2010, quando entrou para a área de Retail na CM Capital Markets CCTVM, permanecendo até 2012.
- MARIA CECÍLIA PAIFER DE CARVALHO, conselheira, é Advogada e atua com empresas estrangeiras de grande porte, com faturamento superior a 1bi ano na elaboração de estratégias e operacionalização de resultados potencializados com vinculo jurídico, tributário, logístico e financeiro. Cecília é graduada em Direito com ênfase em Direito Público – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), possui MBA em Direito Empresarial, Direito Tributário, Gestão Estratégica de Custos, Gestão Tributária, Gestão em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
- ZILLA PATRICIA BENDIT, conselheira, é Professora da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração do Estado de São Paulo desde 1987 e da Fundação Getúlio Vargas desde 2000, onde atua também como Principal Assessora de Desenvolvimento Institucional (ASDI). Zilla é Mestre pela FGV EAESP (1984) e Doutora pela FGV EAESP (2001).
O que são as ações da Atom (ATOM3)?
As ações das companhias negociadas na B3, a bolsa brasileira, nada mais são do que pequenos pedaços do capital social dessas empresas. É o caso das ações da Atom (ATOM3).
Quando uma empresa vê a oportunidade de crescimento em suas atividades, pode pegar empréstimo em um banco para investir em projetos que possibilitem esse desenvolvimento. Porém, empréstimos são caríssimos, com juros proibitivos. Uma boa possibilidade é abrir capital na bolsa de valores. Desse modo, os investidores (acionistas) passam a poder comprar parte do capital social da empresa e com o dinheiro dessa venda, a companhia consegue ter recursos para investir. Os investidores querem que os investimentos deem certo e assim a companhia cresça, suas ações valorizem e eles recebam parte dos lucros em forma de dividendos (por lei, as S.A. são obrigadas a distribuir pelo menos 25% dos lucros em forma de dividendos).
Quando compramos ações de uma companhia, nos tornamos sócios dela. Porém, boa parte dos participantes do mercado não estão nada interessados em se associar a uma empresa. Ao contrário, eles querem comprar ações, como as ATOM3, esperar uma valorização suficiente e vender os papeis depois de um tempo mais ou menos curto, tão logo obtenham a possibilidade de um lucro atraente.
A isso chamamos de trade. O trade também pode ser feito quando acreditamos que um papel vai desvalorizar. Para isso, alugamos as ações de um investidor. A bolsa permite que vendamos essas ações alugadas. Depois de um período nós as compramos de volta, por um preço mais barato. Devolvemos as ações, pagamos o aluguel delas e ficamos com a diferença entre o preço da venda e o da compra, que constitui o nosso lucro. O nome desse tipo de operação é venda descoberta (“short” em inglês) e, se as ações subirem em vez de caírem, podemos ter prejuízo.
2. AÇÕES DA ATOM (ATOM3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Atom (ATOM3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, em um ambiente totalmente eletrônico.
Por isso, basta ter conta em corretora de valores, um computador conectado à internet e plataforma de negociação para comprarmos e vendermos ações da Atom num piscar de olhos, bem como qualquer ação negociada nos nossos mercados.
Se podemos negociar ações a partir de nossas próprias casas, por outro lado, entramos em um ambiente dos mais agressivos, com a presença dos grandes players institucionais, capazes de movimentar as cotações dos ativos a seu bel prazer só tendo competição à altura na figura de outros grandes players.
Sem conhecimento disso e de como essa dinâmica se dá, ficamos à mercê da atuação desses participantes que contam com o que há de melhor em tecnologia, recursos humanos, de hardware e de volume financeiro.
Quais ações a Atom possui?
Como integrante do segmento Novo Mercado da B3, a Atom só tem ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias. Mas não acredite que ter apenas 100 mil ações da companhia é suficiente para você ter uma voz nessas reuniões. Considere que são milhões de ações e cada ação corresponde a um voto. Mesmo um milhão de ações seria uma porcentagem muito pequena para fazer parte das decisões realmente importantes.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) têm códigos de negociação compostos de quatro letras e um numeral. O nome técnico desse código de negociação é ticker. O ticker das ordinárias da Atom é ATOM3.
São negociadas em quais bolsas
A Atom S/A não possui valores mobiliários disponíveis para negociação no exterior.
Algumas ações negociadas na B3 também são negociadas em outras bolsas do mundo. Para isso, se recorre ao recurso de recibos. Por exemplo, nos Estados Unidos, as ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados em seus mercados originais como se fossem ações enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil, sob a guarda de uma entidade financeira escolhida.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ATOM (ATOM3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Atom (ATOM3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Whph Participações E Empreedimentos S.A. | 69,57 | 0,00 | 69,57 |
Outros | 30,43 | 0,00 | 30,43 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ATOM (ATOM3)?
Podemos lucrar com as ações da Atom (ATOM3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ATOM3. Duas das principais são as seguintes:
Trade
O trade consiste basicamente em comprar ações já com a intenção de vendê-las tão logo se alcance uma valorização que se considere suficiente. O tamanho dessa valorização e o tempo de duração da operação vai depender da estratégia do trader.
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia, podendo a ter de poucos segundos a algumas horas de duração
- Swing trade: operações que duram de alguns dias a poucas semanas
- Position trade: operações que duram de algumas semanas a poucos meses
O trade também pode ser feito quando acreditamos quando uma ação como a ATOM3 vai desvalorizar.
Neste caso, precisamos das seguintes etapas:
- Alugar ações de um investidor
- Vender essas ações alugadas
- Recomprar as ações
- Devolver as ações e pagar o aluguel
- Embolsar o lucro (se as ações tiverem subido teremos prejuízo)
O nome desse tipo de trade é “venda a descoberto” ou “venda descoberta”. Em inglês, ela se chama “short”, termo que confunde muito os tradutores de filmes sobre a bolsa, frequentemente traduzido como “operação curta” (errado).
Dividendos
Os dividendos interessam mais os investidores propriamente ditos, aqueles que vão comprar as ações sem a menor intenção de vendê-las. Eles acreditam na empresa, creem que ela só vai crescer durante toda a sua vida e querem usar os dividendos para comprar ainda mais ações, que pagarão mais dividendos, que servirão para comprar mais ações e por aí vai.
Os dividendos são pelo menos 25% dos lucros que as companhias listadas na bolsa de valores são obrigadas a dividir com os acionistas na razão de um certo valor por ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ATOM (ATOM3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A ideia de se investir em ações deve ser vista com cautela.
Como sabemos, ou deveríamos saber a essa altura, ações são mercado de risco, renda variável.
Por investir, entendemos longuíssimo prazo ou o conceito de “fazer poupança” com ações, muito divulgado por pessoas que tiveram sucesso nessa técnica, como, por exemplo, Luiz Barsi, as famosas exceções que comprovam a regra que, habitualmente, é o fracasso nessa metodologia.
Sim, porque afinal, poucos têm a segurança e a leitura de mercado de um Barsi a ponto de olhar para seus papeis desvalorizarem em uma crise e ter a certeza e a segurança de que, se comprarem mais, irão se dar bem, porque os papeis estariam “em promoção”.
Na maioria das vezes, nas grandes crises, o pequeno investidor fica num dilema:
- Devo vender minhas ações para não ficar com um prejuízo muito maior (para quem colocou tudo na bolsa e está vendo perdas às vezes equivalentes a um carro popular diariamente, isso é muito difícil)?
- Devo comprar mais, já que os papeis estão em “promoção”? Isso quando há mais dinheiro em caixa e se quer arriscar, afinal, o fundo do poço não existe numa queda (será que não vai cair ainda mais?)
- Devo deixar tudo como está? (investir dinheiro de que não se precisa na bolsa é um conceito muito estranho às pessoas, afinal são poucas as pessoas que não precisam de cada centavo que conseguiram poupar)
Quanto mais tempo estamos dispostos a permanecer na bolsa de valores, mais provável é que encaremos uma crise de proporções gigantescas e que afete o valor das ações independentemente da solidez das empresas emissoras.
Por isso, nossa recomendação é que os pequenos investidores limitem os riscos que correm através de:
- Limitação do valor alocado ao mercado de renda variável
- Limitação do tempo de exposição ao risco
- Adoção de uma metodologia que permita uma leitura da oferta e da demanda, particularmente uma que analise os ativos não por seu preço, mas pelo volume de operações e fluxo de ordens
Quanto à metodologia, nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ATOMA (ATOM3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda em operações da bolsa de valores.
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ATOM (ATOM3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de uma metodologia pedagógica e operacional que une conceitos e ferramentas que possibilitam a aplicação prática desses conceitos.
A Nova Análise Técnica, por sua vez, se caracteriza pelo uso do volume (causa) na interpretação e na previsão do comportamento do preço (efeito).
Ao se focar nas causas dos movimentos dos preços e, por consequência, no comportamento dos investidores institucionais (big players), é possível se adiantar aos movimentos mais importantes das ações da Atom (ATOM3) e de qualquer outra ação negociada nos mercados, bem como de ouros ativos, contratos, minicontratos futuros, opções e moedas.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ATOM (ATOM3)?
O primeiro e mais complexo passo, sem dúvida é a aquisição e o estudo de um curso de trade e bolsa de valores que realmente explique o funcionamento dos mercados.
Isso é difícil porque basicamente a maioria dos cursos disponíveis hoje é focada no preço. E o preço é o mero efeito. Ele dá sinais atrasados e, não poucas vezes, equivocados.
Sempre procure cursos focados na análise das causas dos movimentos de preço (volume). Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
A seguir, basta abrir uma conta em uma corretora, transferir o dinheiro e começar a comprar e vender ações que estejam apresentando boas oportunidades segundo essa metodologia aprendida.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ATOM (ATOM3)
As ações da Atom (ATOM3) podem parecer arriscadas, dado o modelo de negócios e o comportamento de seus preços nos últimos períodos. No entanto, mesmo ações como essas podem apresentar oportunidades. Vale a pena ficar de olho no comportamento institucional para antecipar movimentos importantes de preço que podem significar boas oportunidades de lucro. Fazemos isso observando o volume de negócios e a melhor forma de entender o comportamento do volume e seu impacto no preço de qualquer ativo negociado na bolsa de valores é a metodologia do Raio X Preditivo.