As ações da Ânima (ANIM3) vão cair ou vubra se ela tem chance na crise com este método que analisa o comportamento dos grandes investidores
As ações da Ânima (ANIM3) são ligadas ao setor de educação. É um setor que, nos próximos anos, sobretudo depois dessa última crise mais recente, a do novo coronavírus, terá muitos desafios. Não só para se reerguer, mas para enfrentar uma realidade em que o ensino à distância se mostra, cada vez mais, como uma realidade viável.
As ações da Ânima (ANIM3), nesse contexto, seriam boas ações para colocar na carteira e esperar que elas valorizem no longo ou no longuíssimo prazo, considerando empresas concorrentes como a Cogna e a Yduqs?
Por isso, preparamos este artigo sobre as ações da Ânima (ANIM3), em que falaremos do negócio, das perspectivas e sobretudo do nosso posicionamento em ações considerando o longo prazo. Será que é mesmo uma boa?
Aqui vamos apresentar também uma metodologia que vai preparar você pra descobrir os melhores momentos de investir em ações da Ânima (ANIM3) ou de fazer trades com elas.
- O que é a Ânima e suas ações (ANIM3)?
- Ações da Ânima (ANIM3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Ânima (ANIM3)?
- Formas de ganhar em ações da Ânima (ANIM3)?
- Investir ou não investir em ações da Ânima (ANIM3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Ânima (ANIM3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Ânima (ANIM3)?
- Conclusão
A Ânima tem 110.559.237 de ações ordinárias e, destas, 72.891.620 ou 65,93% estão em free float, segundo o site da B3.
1. O QUE É A ÂNIMA E SUAS AÇÕES (ANIM3)?
Segundo a página das ações da Ânima (ANIM3) no site da B3, a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: Administração. Direta Ou Indireta. de Atividade de Instituições de 3º E 4º Graus. Educação Profissional.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Diversos / Serviços Educacionais
A Ânima Educação (ANIM3) é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do País, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados. Em agosto de 2019, a Ânima contava com cerca de 115 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em campi localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.
Com mais de 15 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, a Ânima (ANIM3) reúne uma Universidade (Universidade São Judas Tadeu) no Estado de São Paulo; uma rede de sete Centros Universitários (Una, Una Bom Despacho, UniBH, Centro Universitário São Judas Tadeu, UniSociesc, UniSociesc Curitiba, Centro Universitário UniAGES), nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Bahia; além de Faculdades e unidades acadêmicas nas cidades de Betim, Contagem, Divinópolis, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Itabira, Uberlândia, Nova Serrana, Conselheiro Lafaiete (Una – Minas Gerais), Jataí, Catalão e Itumbiara (Una – Goiás), Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Itajaí (UniSociesc – Santa Catarina), além de Jacobina, Jeremoabo, Senhor do Bonfim, Tucano, Irecê (AGES – Bahia) e Lagarto (AGES – Sergipe), detendo marcas que são reconhecidas e tradicionais, com mais de 35 anos de história.
Inclui também a HSM, a HSM University, a EBRADI (Escola Brasileira de Direito) e o Le Cordon Bleu – São Paulo.
- A HSM é uma plataforma de soluções educacionais integradas que promove a atualização e o desenvolvimento de executivos e gestores em todo o Brasil por meio de produtos que privilegiam o aprendizado, a troca de experiências e o networking.
- A EBRADI é uma marca da Ânima (ANIM3), lançada no fim de 2016, pra oferecer ensino e capacitação jurídica on-line pra todo o país. Seu portfólio inclui cursos de pós-graduação e extensão em Direito, além de cursos preparatórios para o exame da OAB, tendo professores que são referências do País em seus segmentos.
- Já o Le Cordon Bleu – São Paulo é o primeiro instituto no Brasil da famosa escola francesa de artes culinárias.
A Ânima (ANIM3) qualificou-se para o segmento do Novo Mercado da B3, quando da abertura de capital da Companhia em 2013.
Aos 16 anos de existência, em 2019, a Ânima (ANIM3) avança fortalecida em seu comprometimento com as melhores práticas de governança.
Em 2019, o grupo adquiriu o Instituições de Ensino da AGES, da Bahia, e a faculdade UniCuritiba da cidade de Curitiba, Paraná.
O que são as ações da Ânima (ANIM3)?
Em algum momento da história de uma empresa, é detectado uma oportunidade de crescimento. Porém, pra aproveitar essa oportunidade, é preciso de recursos. Muito possivelmente, os recursos atuais estão comprometidos com as operações já em andamento.
O que fazer? Tomar um empréstimo? Um financiamento? Mesmo desconsiderando os enormes valores que seriam tomados, somente os juros desse tipo de escolha seriam suficientes pra comprometer qualquer desenvolvimento futuro.
A solução mais inteligente, nesses casos, é a abertura de capital. A abertura de capital significa que a empresa vai lançar ações que serão negociadas na bolsa. Cada ação representa a menor fração de tudo o que a empresa vale: é um pedaço da companhia.
Se pegarmos, de fato, o número de ações da empresa e multiplicarmos pela cotação dessas ações, teremos o valor da companhia precificado pelo mercado em determinado instante. Nem sempre esse valor faz jus ao que realmente ela vale, mas esse conceito é algo que você deveria olhar mais pra frente.
Depois de todo um processo, a empresa colocará suas ações naquilo que chamamos de oferta pública de ações (em inglês, IPO). Nesse dia, investidores de todos os portes e perfis vão comprar ações da companhia. No caso, a Ânima (ANIM3) lançou as ações ANIM3.
Quando o investidor compra ações ANIM3 está comprando um pedaço da empresa. Os donos de ações ANIM3 estão aceitando dividir os riscos do empreendimento com a Ânima (ANIM3), por exemplo. Em troca, eles participam do crescimento da companhia.
De fato, se a companhia valoriza, se ela cresce, se se torna mais promissora com todo o dinheiro que captou na IPO (isto é, essa captação foi bem utilizada e com sucesso), as ações valorizam na mesma proporção e os investidores (sócios ou acionistas, tanto faz), vem o valor de seu patrimônio em ativos crescer.
Além disso, uma empresa maior tende a ter mais mais lucros. Parte dos lucros deve se dividida entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem. Então, os investidores passam a ter seu investimento remunerado através de dividendos.
Boa parte do mercado não está interessada em se associar às empresas. Eles, os traders, só compram ações pra poder ver uma variação positiva, uma valorização, e tão logo isso aconteça eles vendem as ações, realizando lucro imediatamente.
Se eles acham que as ações podem cair, ao contrário, vendem os ativos (mesmo sem tê-los; já explico como isso é possível). Eles alugam as ações de um investidor, vendem e recompram quando elas estiverem mais baratas, ficando com o “troco”, que é seu lucro. Parece bizarro, mas essa operação, chamada de venda a descoberto, é corriqueira e facilitada pela bolsa e pelas corretoras de valores.
Histórico da empresa e de suas ações (ANIM3)
- 2003 – Aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, instituição tradicional de ensino superior da capital mineira
- 2006 – Ânima (ANIM3) chega ao grupo da Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte. Criada em 1971, a instituição de Santos, no litoral do estado de São Paulo, também necessitou de um intenso trabalho de ajustes administrativos, acadêmicos, financeiros e, ainda, de imagem e de pessoas.
- 2009 – A Ânima (ANIM3) ampliou sua presença em terras mineiras, passando a ter entre suas instituições o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH, outra tradicional escola de nível superior da capital mineira. Assim como os exemplos da Una e Unimonte, ocorreu uma significativa reestruturação do UniBH, que vivia delicada situação financeira no momento em que integrou o rol de instituições da Ânima.
- De 2013 a 2018 – Hiato de quatro anos pra que o grupo ampliasse sua força.
- 2013 – Adquiriu 100% de participação da HSM, empresa com mais de 30 anos de história, dona do maior ecossistema de educação executiva do País e referência em toda a América Latina na realização de grandes eventos de negócios e gestão empresarial, além de oferta de serviços educacionais. No mesmo ano, o grupo estreou suas ações na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
- 2014 – A Ânima (ANIM3) adquiriu a Universidade São Judas, em São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do estado paulista, reconhecida por seu forte rigor acadêmico, alta qualidade de seus cursos e um corpo docente e técnico administrativo altamente capacitados.
- 2016 – A aquisição da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), de Joinville (SC), marcou o início das operações no eixo Sul do País. A atuação da Sociesc se caracteriza ainda pelo forte relacionamento com os setores produtivos locais, sendo líder também nas atividades de capacitação empresarial e apoio ao desenvolvimento das empresas da sua região, sendo também referência e conveniada exclusiva da FGV nas praças que atua em Santa Catarina. Além dela, a Ânima (ANIM3) ainda reforçou sua presença em território mineiro com a compra da Alis Educacional e, também, da Faculdade Politécnica de Uberlândia, instituições que foram vinculadas à marca Una posteriormente. Ainda em 2016, o grupo firmou parceria com a secular rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu, inaugurando em 2018, em São Paulo, a primeira escola do instituto no Brasil.
- 2019 – Parceria estabelecida com a Singularity University (SU), corporação do Vale do Silício referência em programas educacionais voltados pra executivos. Por meio deste vínculo, será lançada a SingularityU Brazil, a primeira instituição do gênero em toda a América Latina. Além disso, a Universidade São Judas deu início às operações em mais cinco pontos do Estado de São Paulo: Vila Leopoldina e Santana (na Capital), Guarulhos e São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo), e Cubatão (no litoral do Estado). Já a HSM criou a HSM University, plataforma que oferece cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais. Chegada ao Nordeste do País, por meio da integração da AGES. Fundada pelo professor e educador José Wilson dos Santos, é uma instituição presente em sete cidades nos estados da Bahia e Sergipe, com 26 cursos de Graduação e resultados acadêmicos consistentes e de destaque.
2. AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Ânima (ANIM3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, antes conhecida como Bovespa e, posteriormente, como BM&FBovespa.
Todas as negociações acontecem em ambiente absolutamente digital, intermediadas pela Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).
Se antes, a cada hora aconteciam milhares de negócios, no pregão viva voz. Agora, acontecem dezenas de milhares de negócios, potencialmente a cada segundo. A velocidade, a segurança e a acessibilidade cresceram em muito nos últimos anos na bolsa de valores.
Não foi à toa que o número de pessoas físicas nela presentes saiu de 500 mil para 2 milhões em questão de meses. Dá para negociar ações como as ações da Ânima (ANIM3) a partir de casa, com um computador conectado à internet e uma conta na corretora de valores.
Não foi só isso que atraiu os novos investidores para a bolsa. Os recordes, o otimismo e a euforia trouxeram toda essa gente para colocar seu rico dinheirinho nas ações.
Isso e os juros básicos da economia cada vez mais baixos, tornando a renda fixa menos atrativa do que na época da Selic acima de 10% ao ano.
Certamente, muitas dessas pessoas ficaram surpresas com a recente crise do novo coronavírus, vendo em questão de dias seu patrimônio cair pela metade.
Muitas delas, agora ou já há algum tempo, venderam suas ações pela metade do preço pelo qual compraram. Mas se elas venderam, alguém comprou… mas quem?
O volume de negócios elevado nos grandes dias de queda só comprova que os chamados investidores institucionais estavam comprando, aproveitando a liquidez do pânico para “encher o carrinho” em diversos ativos.
Assim, o mais prudente, tanto para novatos quanto para iniciantes, é ficar de olho e saber interpretar o volume, de maneira a comprar junto com esses participantes. A metodologia que ensina a ler o volume de negócios com esse viés é conhecida como Raio X Preditivo e vou falar dela mais adiante.
Quais ações a Ânima possui?
A Ânima tem somente ações ordinárias. Ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias. As ações da Ânima também têm direito a receber dividendos. Se a Ânima tivesse ações preferenciais, essas teriam prioridade no recebimento desses proventos, mas não é o caso.
Desnecessário lembrar que no caso das assembleias, cada ação corresponde a um voto. Comumente apenas os investidores majoritários, por isso, acabam tendo voz de fato. Algumas companhias inclusive fazem questão de manter mais de 50% das ações com direito a voto a fim de ter o controle acionário.
Qual são os códigos das ações da Ânima
As ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação, também chamados de ticker.
Os tickers das ações são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O ticker das ações da Ânima é ANIM3.
O número 3 indica que se trata de uma ação ordinária. Os números 4, 5, 6 indicam que se trata de uma ação preferencial de diferentes classes. Se o numeral é 11 e estamos falando de uma empresa se trata de uma unit.
O 11 também pode indicar um fundo imobiliário, um ativo que, embora seja muito parecido com uma ação, tem outras características.
As ações da Ânima (ANIM3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Ânima (ANIM3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Nada impede que seus ativos possam ser negociados em outros mercados do mundo no futuro.
Existe um instrumento muito comum e que é usado por diversas outras companhias brasileiras que são os programas de recibo.
Por exemplo: empresas como a Vale, a Petrobras e outras 69 empresas brasileiras são negociadas no mercado americano em forma de ADR (American Depositary Receipts).
Segundo a Wikipedia: “(…) são certificados de ações, emitidos por bancos estadunidenses, com lastro em títulos de valores mobiliários de empresas estrangeiras, negociados em dólares americanos nas Bolsas de Valores dos Estados Unidos. Empresas brasileiras que mantém ADRs (American Depositary Receipts) negociados na NYSE: Petrobras, Ambev, Bunge Brasil, GOL Linhas Aéreas, Sabesp, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), LATAM Airlines Brasil, Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz), Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), Banco Bradesco, Banco Itaú, TIM, Vale S.A., Vivo S.A., Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Natura Cosméticos S.A., Claro e a Gerdau S.A. (Gerdau), Grupo Comercial Cencosud, CSN, Eletrobrás, Brasilagro.” Isso entre outras.
As ADRs são negociadas normalmente, como se fossem ações, porém as ações de fato ficam custodiadas por um banco ou instituição financeira responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Ânima (ANIM3) são os seguintes:
Nome | %ON – ANIM3 |
Dynamo Internacional Gestão de Recursos Ltda. | 3,03 |
Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. | 5,07 |
Daniel Faccini Castanho | 11,62 |
Marcelo Battistella Bueno | 7,48 |
Rômulo Faccini Castanho | 5,04 |
Maurício Nogueira Escobar | 2,87 |
Ignácio Dauden Martinez | 1,63 |
Átila Simões Da Cunha | 1,50 |
Gabriel Ralston Correa Ribeiro | 1,18 |
Leonardo Barros Haddad | 0,02 |
Rodrigo Rossetto Dias Ramos | 0,70 |
Ricardo Cançado Gonçalves de Souza | 0,82 |
Fabrício Ghinato Mainieri | 0,37 |
Dynamo Administração de Recursos Ltda. | 2,82 |
Outros | 55,02 |
Ações Tesouraria | 0,83 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3)?
Dentre as diversas maneiras de ganharmos dinheiro com as ações da Ânima (ANIM3), podemos destacar duas:
Trade com ações da Ânima (ANIM3)
Como já explicamos anteriormente, o trader não tem intenção de investir em ações, de ser sócio ou acionista.
Ele quer fazer lucro no curtíssimo, no curto ou no médio prazo.
Para isso, ele tem duas opções:
- Comprar ações: o trader compra ações quando acredita que o preço dos ativos vai subir. Se o preço atinge essa expectativa, ele as vende com lucro. Se o preço das ações cai, ele vende para que seu prejuízo não se avolume.
- Vender ações: o trader acredita que o preço das ações vai cair. Então ele as vende. Isso é possível através do aluguel de ações. Quando as ações ficam mais baratas ele as compra, paga o aluguel e devolve as ações ao investidor de quem as alugou. Se as ações ficarem mais caras, ele terá prejuízo.
O trader também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que duram o período máximo de um único pregão.
- Swing trade: operações que duram poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Cada um desses subtipos tem características diferentes em termos de objetivos de variação de preço, de periodicidades de gráficos analisados e muitas outras propriedades distintas.
Ganhar dividendos com ações da Ânima (ANIM3)
Já os investidores elegem ações para comprar e ficar com elas por um período indefinido. Seu objetivo é acumular ações ao longo do tempo, aumentando seu patrimônio com empresas que acredita que crescerão indefinidamente.
Inclusive, quando o preço delas cai por qualquer razão, como aconteceu na última crise, aproveitam para comprar ainda mais ações.
Além de ver seu patrimônio crescer no longuíssimo prazo, eles esperam ter seu investimento remunerado pelos dividendos.
Esses dividendos serão usados para se comprar ainda mais ações que, por sua vez, renderão ainda mais dividendos, gerando o fenômeno dos juros sobre juros.
Para essa estratégia dar certo, é necessário que a empresa seja boa pagadora de dividendos, isto é, tenha lucros em todos os exercícios e seu dividend yield seja convincente. O dividend yield é um indicador que mostra quanto o dividendo vale percentualmente frente ao valor da ação.
Vejamos como foram os últimos pagamentos de dividendos da ANIM3.
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 25/04/2019 | 25/04/2019 | 10/05/2019 | 0,01 | 0,04% |
Dividendo | 25/04/2018 | 25/04/2018 | 07/05/2018 | 0,25 | 1,14% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Ânima Educação fechou 2019 com Receita Líquida no segmento Ensino de R$1.111,4 milhões, um crescimento de 8,7% se comparado ao ano anterior, que teve R$1.081,6 milhões.
No quatro trimestre de 2019, a receita líquida foi de R$284,5 milhões ou 10,6% superior ao mesmo período do ano passado (R$267,1 milhões).
O Lucro Bruto em 2019 foi de R$499,5 milhões, ou 44,9% da Receita Líquida.
Independentemente dos números, sabemos que muitas empresas da bolsa de valores, se não todas, apresentaram quedas expressivas, tornando seus preços atraentes.
Uma das melhores formas de avaliar a possibilidade de investir em ações como as da Ânima (ANIM3) é observar o fluxo de volume. De fato, muitas companhias têm apresentado um grande volume de negócios, denunciando grande interesse institucional.
Não sabemos se isso significa o fim da crise ou se as empresas podem cair ainda mais: acontece que os institucionais costumam comprar em todo o processo de queda. Assim como eu ou você eles não sabem onde é o fundo do mercado ou de um ativo específico. Mas eles se aproveitam da liquidez do pânico para, aos poucos, irem enchendo o carrinho de ativos.
Se você pensa em longo prazo pode escolher ações para ir comprando aos poucos, compras que podem acontecer periodicamente, a cada mês ou a cada queda. Mas escolha com cuidado, sempre tendo o volume e outros conceitos do Raio X Preditivo como parâmetro.
A outra possibilidade é usar o volume e o fluxo de ordens como parâmetro para operações mais curtas: o trade tem a vantagem de deixar você exposto ao risco por um tempo limitado. Muitos traders evitaram de perder o sono na última crise simplesmente porque terminaram o dia antes da grande queda sem estarem comprados em nada.
A outra dica é: independentemente dos ativos ou do ativo que você escolher sempre comprometa com a renda variável um montante compatível com seu perfil de risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras cada vez menos estão cobrando essa. Era uma taxa relativa à guarda das ações que você comprava e encarteirava.
- Taxa de corretagem: cobrada para cada ordem de compra e venda. Cada corretora cobra um valor diferente. Também depende do tamanho da ordem, do tipo de ativo ou derivativo operado e se você tem um pacote “pré-pago” de corretagem.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro de cada operação.
- ISS: o ISS incide uma alíquota de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Taxa sobre proventos: a bolsa, agora cobra, 0,12% dos proventos de carteiras (incluindo ações, fundos imobiliários e outros) superiores a R$ 20 mil.
Imposto de renda
Obviamente, você só vai pagar imposto de renda na bolsa de valores se tiver lucro.
A incidência da alíquota varia de acordo com o tipo de operação:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão têm uma alíquota de 20%. Meses anteriores com prejuízo podem ser abatidos do lucro do mês atual. A alíquota é calculada sobre o saldo.
- Outras operações; operações que duram mais de um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro, porém os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil são isentos.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica em conceitos e ferramentas. Tanto conceitos como ferramentas estão voltados para a análise do volume e do fluxo de ordens. Para a Nova Análise Técnica, o volume é o combustível dos movimentos do mercado. O volume é a causa e o preço é o mero efeito. No entanto, vemos diversos cursos e metodologias se baseando unicamente na análise dos preços e em indicadores voltados para isso.
Acreditamos que lendo as causas (volume) temos condições de nos antecipar aos efeitos mais interessantes (movimentos de preço).
Assim, seguindo o posicionamento dos grandes players (os investidores institucionais), temos mais condições de encontrar zonas saudáveis de trade, em que os risco é pequeno e a possibilidade de ganho maior.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ÂNIMA (ANIM3)?
- Inscreva-se em um curso: não espere negociar ações com sucesso sem antes ter conhecimento da realidade do mercado. De preferência escolha um curso que ensine a analisar o volume. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
- Abra a conta na corretora de valores: é grátis, sem custo algum.
- Comece a treinar no simulador: tanto a conta demo quanto a plataforma gráfica de negociação são gratuitas. Treine suas novas habilidades. É claro que a conta demo é mais fácil: não é dinheiro de verdade em jogo. Mas se você não for bem nem na conta demo, que dirá na conta real…
- Só depois de ter algum sucesso, transfira dinheiro para a corretora e comece a comprar ações da Ânima (ANIM3) e de outras empresas da bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
Todas as ações da bolsa de valores estão negociando a preços bem abaixo do que vimos nos últimos meses graças à crise do novo coronavírus. Algumas certamente voltarão a superar patamares que tinham antes de todos esses problemas e é o momento de comprá-las a preços de “promoção”. Não dá para adivinhar quais são, mas algumas dão bons indícios?
Se as ações da Ânima (ANIM3) estão entre essas, cabe uma análise cuidadosa de seus fundamentos e do posicionamento ou não dos grandes players nessa companhia.
Se o seu posicionamento for de longo prazo, vá devagar. Faça aportes pequenos de tempos em tempos ou a cada queda (caso acredite que se trata de uma empresa promissora), junto com os institucionais.
Por outro lado, se você prefere operações de trade, mais curtas, saiba definir seus objetivos, saindo das operações no momento de maior risco e escolhendo zonas saudáveis de trade com ajuda do Raio X Preditivo.
E sempre use apenas uma parte de seu dinheiro, compatível com seu perfil de risco.