As ações da Alupar (ALUP11) vão cair ou vão subir? Com a crise, a demanda por energia continuará a mesma? Descubra lendo o comportamento dos investidores institucionais
As ações da Alupar (ALUP11) podem ser bons ativos para encarteirar em um momento de crise como o que testemunhamos, com ativos de grandes empresas caindo de preço por todo o lado?
De fato, empresas do setor energético costumam ser boas pedidas, visto que sua demanda nunca será subestimada: o país precisa de energia para crescer. O público precisa de eletricidade para viver, trabalhar, consumir, se divertir, se comunicar.
Por isso, preparamos este artigo para falar da Alupar e de suas ações ALUP11, na verdade units, que reúnem em seu mix uma parte de ações ordinárias e uma parte de ações preferenciais.
As ações da Alupar (ALUP11) são o tema deste artigo. Confira o que você vai aprender aqui.
- O que é a Alupar e suas ações (ALUP11)?
- Ações da Alupar (ALUP11): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Alupar (ALUP11)?
- Formas de ganhar em ações da Alupar (ALUP11)?
- Investir ou não investir em ações da Alupar (ALUP11): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Alupar (ALUP11)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Alupar (ALUP11)?
- Conclusão
1. O QUE É A ALUPAR E SUAS AÇÕES (ALUP11)?
Segundo a página das ações da Alupar (ALUP11) no site da B3, a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: A Participação em Outras Sociedades Atuantes Nos Setores de Energia E Infra-estrutura. No Brasil Ou No Exterior; A Geração. Transformação. Transporte. A Distribuiçãoe O Comércio de Energia.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica
A Alupar (ALUP11) é uma holding de controle nacional privado que atua nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica, desenvolvendo e investindo em projetos de geração e transmissão no Brasil, Colômbia e Peru.
Tem como objetivo a implementação e operação de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e em países selecionados da América Latina que apresentam estabilidade econômica, institucional e regulatória. No segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil, a Alupar é uma das maiores companhias em termos de Receita Anual Permitida (RAP), sendo a maior Companhia 100% de controle estritamente privado.
A Alupar (ALUP11) possui a concessão de 30 sistemas de transmissão, totalizando 7.929 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma vitalícia na Colômbia;
Desde 2005 a Companhia atua no segmento de geração de energia com Usinas Hidrelétricas (UHEs), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e parques eólicos que totalizam 687,0 MW de capacidade instalada, sendo 580,0 MW decorrentes de 3 UHEs, 4 PCHs e 1 parque eólico em operação. Os 107,0 MW em implantação referem-se a projetos de geração de fonte hidráulica.
A Alupar (ALUP11) tenta aumentar o retorno dos acionistas por meio de moderada alavancagem financeira e perfil de dívida compatível com a natureza de baixo risco de negócios.
Além disso, pela natureza do setor, as receitas têm alta previsibilidade, forte geração de caixa operacional.
Como consequência, os ratings de crédito corporativo da Alupar (ALUP11) são AAA (bra) na escala nacional e BB na escala internacional, pela Fitch Ratings.
O que são as ações da Alupar (ALUP11)?
Ações são literalmente pequenos pedaços de uma companhia. Uma ação é o menor pedaço possível. É como se pegássemos tudo o que uma empresa vale, dividíssemos em diversos pedaços iguais e déssemos um preço igual para cada um desses pedaços.
Se multiplicarmos o número de ações que uma empresa possui vezes o valor da cotação temos o valor dessa empresa em termos de capitalização.
Quando compramos um pedaço desses que seja, nos tornamos sócios, investidores, acionistas.
Uma empresa vende esses pedaços para captar recursos para seus planos de desenvolvimento, de crescimento. É muito melhor que tomar empréstimos ou financiamentos, cujos juros poderiam comprometer o momento e as oportunidades da companhia.
Os investidores aceitam dividir o risco do empreendimento, mas estão apostando que terão retornos, seja pela valorização da empresa e, consequentemente, de suas ações e também pelo recebimento dos dividendos, que são parte dos lucros que as empresas de capital aberto são obrigadas a dividir com os acionistas.
Histórico da empresa e de suas ações (ALUP11)
- 2000 – A empresa iniciou as operações no segmento de transmissão de energia elétrica.
- 2005 – Realizou a entrada para o segmento de geração de energia elétrica.
- 2007 – Surge a Alupar Investimento S.A. como holding de outras sociedades atuantes no setor de energia com foco em geração e transmissão de energia elétrica. Paulo Godoy assumiu a posição de CEO da Alupar (ALUP11) no mesmo ano.
- 2009 – A Alupar Investimentos S.A. determinou a entrada do FI – FGTS como acionista da companhia.
- 2013 – A holding realizou a primeira IPO. A captação com o IPO foi de R$ 740 milhões de reais e os recursos foram utilizados para obtenção de novos empreendimentos. Vendeu energia nos leilões 06/2013 e 10/2013, realizado pela ANEEL das PCHs Verde 08, com 30,0 MW e Antônio Dias, com 23 MW, respectivamente (os contratos de venda de energia foram rescindidos em 29 de maio de 2017); além de adquirir a autorização para implantação da UHE La Virgen com 84 MW, localizada no Peru.
- 2014 – A Alupar (ALUP11) sagrou-se vencedora do Lote C (ELTE) do Leilão 001/2014 da ANEEL, em que obteve a concessão de instalações de transmissão.
- 2016 – A Alupar (ALUP11) sagrou-se vencedora dos Lotes I (ETAP) e T (ETC) do Leilão 13/2015 da ANEEL, em que obteve a concessão de instalações de transmissão. Também em 2016, a Alupar sagrou-se vencedora no Leilão de Transmissão 13/2015 – 2ª Etapa, dos Lotes 2 (TPE) e 6 (TCC) e, através de sua controlada EATE do Lote 22 (ESTE). Além disso, em 2016, a Alupar através de sua controlada Alupar Colômbia sagrou-se vencedora do Processo de Licitação UPME 07-2016 (Transmisora Colombiana de Energia).
- 2017 – A Alupar (ALUP11) sagrou-se vencedora do Lote 19 (TSM) do Leilão ANEEL 05/2016, em que obteve a concessão de instalações de transmissão. Além disso, adquiriu participação societária na Transmissora ETB e EDTE.
- 2018 – A Alupar (ALUP11) apresentou lucro líquido consolidado de R$ 386,7 milhões. É uma das maiores Companhias em termos de Receita Anual Permitida (RAP), e é a maior de controle nacional privado. Através do Leilão Eletrobras nº 01/2018, para alienação das participações societárias e controladas em Sociedades de Propósito Específico da Eletrobrás, a APAETE, empresa formada pela Alupar em conjunto com o CSHG Perfin Apollo 16 Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, sagrou-se vencedora do Lote O, adquirindo a participação societária detida pela Eletrobrás na AETE.
- 2020 – Dos 40 ativos controlados pela Alupar (ALUP11), 30 deles se encontram em operação comercial, sendo 22 de transmissão, 7 de geração hidráulica e 1 de geração eólica.
2. AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Alupar são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações são por meio eletrônico, através da Plataforma Unificada Multiativo (PUMA).
O meio eletrônico proporciona já há 10 anos uma forma de negociação rápida, segura e acessível.
Através dele, milhões de pessoas físicas estão negociando ações na bolsa de valores brasileira.
Muitas delas, infelizmente, desconhecendo o funcionamento do mercado entraram no topo histórico da B3 e enfrentaram a crise do novo coronavírus, vendo seu patrimônio decair até 50% recentemente.
Elas desconhecem que esse mercado é um dos mais competitivos do mundo e, enquanto muitos deles estão desesperados vendendo ações a qualquer preço, os grandes players já estão comprando, se aproveitando da liquidez para “encher o carrinho” para a próxima alta (que pode acontecer daqui a semanas, meses ou anos… ninguém sabe, mas acontecerá).
Para acompanhar a atuação desses grandes players, que facilita em muito nossa leitura do que fazer na bolsa de valores, nossa dica é usar as metodologias do Raio X Preditivo.
Quais ações a Alupar possui?
A Alupar possui os seguintes tipos de ações:
- Ordinária: dá direito a voto nas assembleias da companhia, têm direito a receber proventos (dividendos e juros sobre capital próprio), mas nesse quesito não têm prioridade frente às ações preferenciais
- Preferenciais: não têm direito à voto, mas têm direitos que as ordinárias não têm, sobretudo a prioridade no pagamento de dividendos
- Units: união de uma ordinária com duas preferenciais (no caso das ações da Alupar)
Qual são os códigos das ações da Alupar
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação também são chamados de ticker. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos de negociação das ações da Alupar são os seguintes:
- ALUP3 – Ações ordinárias da Alupar
- ALUP4 – Ações preferenciais da Alupar
- ALUP11 – Units, compostas cada uma de uma ALUP3 e duas ALUP4
As ações da Alupar (ALUP11) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Alupar, atualmente, são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Algumas ações brasileiras são negociadas em bolsas estrangeiras através de programas de recibos.
Por exemplo, as ADR.
As American Depositary Receipts são recibos negociados nas bolsas americanas. Têm o mesmo funcionamento de como se fossem ações no que diz respeito à negociação: mesma liquidez, mesma facilidade, cotações e tudo o mais.
Porém, as ações a que são correspondentes são custodiadas por uma empresa bancária ou financeira no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
A Alupar foi registrada na Bolsa de Valores de São Paulo – B3 no dia 23 de Abril de 2013. Suas UNITS são negociadas sob o código ALUP11 e são compostas por 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais (1 UNIT = 1 ON + 2 PN).
O capital social é dividido em ações ordinárias e preferenciais conforme quadro abaixo.
Cada ação ordinária dá direito a um voto nas deliberações da Assembleia Geral.
ACIONISTA | AÇÕES ORDINÁRIAS | % | AÇÕES PREFERENCIAIS | % | TOTAL | % |
Controlador | 452.995.367 | 75,88% | 5.471.128 | 1,94% | 458.466.495 | 52,15% |
FI-FGTS* | 35.162.754 | 5,89% | 70.325.508 | 24,92% | 105.488.262 | 12,00% |
Outros* | 108.797.849 | 18,23% | 206.358.663 | 73,14% | 315.156.512 | 35,85% |
Total | 596.955.970 | 100,00% | 282.155.299 | 100,00% | 879.111.269 | 100,00% |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Alupar. Podemos destacar duas formas?
Trade com ações da Alupar (ALUP11)
Fazer trade significa que não estamos interessados em investir, isto é, comprar ações pra ficar com elas por um longo período.
Nosso objetivo é entrar em operações, sejam elas de compra ou de venda, pra lucrar o mais rápido possível, de acordo com a nossa estratégia.
Podemos:
- Comprar, quando achamos que o preço das ações irá subir. Tão logo suba a um patamar de acordo com nossa estratégia, vendemos com lucro. Se cair, teremos prejuízo, teremos que vender mesmo com um preço mais baixo.
- Vender, quando achamos que o preço das ações irá cair. Tão logo caia, recompramos. Se subir, devemos vender em certo momento, mesmo com prejuízo, sob pena de ver esse prejuízo ficar ainda maior.
A venda de ações “sem ter as ações” é bem comum e é conhecida como venda a descoberto ou short. Ela é possível através do aluguel de ações intermediado pela corretora de valores. Esse processo é bem simples, na verdade. Depois de recomprar as ações, ao final da operação, elas são devolvidas ao investidor que as alugou e o aluguel é pago.
Os trades podem ser divididos também de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações de poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Alupar (ALUP11)
Os investidores são aqueles participantes do mercado que estão interessados em acumular ações, não importa o momento, se de queda ou de alta. Inclusive, se o preço das ações estiver caindo, eles aproveitam pra comprar ainda mais ações, pois estariam “baratas”. Claro que não podem ser ações de qualquer empresa.
A escolha de ações pra esse tipo de estratégia é muito criteriosa e exige a análise dos relatórios trimestrais das companhias e até outros fatores mais abstratos, como quem são os diretores, a satisfação dos empregados e clientes, o posicionamento da companhia em seu setor e até o setor em questão.
A partir daí, o investidor vai acumular mais e mais ações. Uma das vantagens é que periodicamente eles receberão os dividendos, a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. Com os dividendos, compra mais ações. Com mais ações, recebe ainda mais dividendos no próximo exercício e assim por diante.
Claro que, pra essa estratégia ter um bom funcionamento, necessário é que a companhia tenha lucros em todos os exercícios, de maneira que pague dividendos com constância, e os dividendos pagos sejam de um bom valor relativo, considerando um indicador chamado dividend yield.
Vejamos como se comportam as ações da Alupar (ALUP11) no pagamento de dividendos:
Alup3
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 29/04/2019 | 29/04/2019 | 30/07/2019 | 0,15 | 1,84% |
Dividendo | 03/12/2018 | 06/12/2018 | 19/12/2018 | 0,06 | 0,85% |
Dividendo | 26/04/2018 | 26/04/2018 | 20/06/2018 | 0,11 | 1,56% |
Dividendo | 29/01/2018 | 01/02/2018 | 16/02/2018 | 0,07 | 0,86% |
Alup4
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 29/04/2019 | 29/04/2019 | 30/07/2019 | 0,15 | 2,03% |
Dividendo | 03/12/2018 | 06/12/2018 | 19/12/2018 | 0,06 | 1,01% |
Dividendo | 26/04/2018 | 26/04/2018 | 20/06/2018 | 0,11 | 2,18% |
Dividendo | 29/01/2018 | 01/02/2018 | 16/02/2018 | 0,07 | 1,29% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11): QUAL DECISÃO TOMAR?
Na página para os investidores das ações da Alupar (ALUP11), a companhia apresenta diversas vantagens competitivas a quem quer que esteja interessado em investir:
- Forte geração de caixa e previsibilidade de receita. Os contratos de concessão do segmento de transmissão da Alupar têm duração de 30 anos e preveem um fluxo extremamente estável de receitas
- As receitas de transmissão da Alupar não dependem do volume de energia elétrica transmitido em sua rede e são reajustadas anualmente, com base na inflação, medida pelo IGP-M ou IPCA.
- A regulamentação do segmento de transmissão de energia elétrica estabelece mecanismos de proteção contra inadimplência e de proteção contra alterações tributárias, fatores esses que conferem segurança a previsibilidade de receitas.
- Experiência na identificação, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia. A administração da Alupar tem, em média, mais de 25 anos de experiência no setor de infraestrutura brasileiro
- Instalações novas e modernas com maior eficiência operacional
- Competitividade e rentabilidade por meio de parcerias estratégicas
Nosso posicionamento
Não há como negar que muitas das ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, estão baratas. Certamente no segmento de energia elétrica temos diversos exemplos. Pode ser o caso da Alupar (ALUP11).
Porém, antes de executar qualquer estratégia de compra ou venda, para o curto ou para o longo prazo, o ideal é fazermos uma triagem através de como os grandes players estão se posicionando nesta ou naquela ação.
Talvez algumas ações, neste momento, sejam ideais para o posicionamento para o longuíssimo prazo, dada a grande desvalorização por elas sofridas recentemente: posicionamentos pequenos, constantes, a cada mês e a cada queda, a fim de irmos dilatando a carteira.
Por outro lado, para aqueles que preferem trades mais curtos, a observação dos volumes gerados pelos big players é igualmente interessante: operações mais curtas expõem seu dinheiro ao risco por um menor tempo.
Também recomendamos o posicionamento em ações apenas da parte de suas economias compatível com seu apetite maior ou menor pelo risco.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras cada vez menos estão cobrando essa. Era uma taxa relativa à guarda das ações que você comprava e encarteirava.
- Taxa de corretagem: cobrada para cada ordem de compra e venda. Cada corretora cobra um valor diferente. Também depende do tamanho da ordem, do tipo de ativo ou derivativo operado e se você tem um pacote “pré-pago” de corretagem
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro de cada operação
- ISS: o ISS incide uma alíquota de 5% sobre a taxa de corretagem
- Taxa sobre proventos: a bolsa, agora cobra, 0,12% dos proventos de carteiras (incluindo ações, fundos imobiliários e outros) superiores a R$ 20 mil
Imposto de renda
Obviamente, você só vai pagar imposto de renda na bolsa de valores se tiver lucro.
A incidência da alíquota varia de acordo com o tipo de operação:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão têm uma alíquota de 20%. Meses anteriores com prejuízo podem ser abatidos do lucro do mês atual. A alíquota é calculada sobre o saldo.
- Outras operações; operações que duram mais de um pregão tem alíquota de 15% sobre o lucro, porém os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil são isentos.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de negócios como a informação mais importante para a tomada de decisões de compra e venda de ações.
O volume é o combustível do mercado. Se não há demanda, o preço não sobe. Se não há oferta, o preço não cai. Como os responsáveis por 80% do volume de negócios, estimativamente, são os big players institucionais, também consideramos o Raio X Preditivo como o estudo do comportamento dos institucionais.
O volume é a causa do movimento do preço. O preço, por sua vez, é mero efeito. Se entendemos o volume, nos antecipamos aos efeitos mais prováveis, tirando proveito deles em operações rápidas, com baixo risco e alto potencial de lucro.
Se ficamos de olho nas causas, lendo, interpretando, chegando a conclusões por conta própria, temos melhores condições de encontrar zonas saudáveis de trade. São aquelas regiões do gráfico em que o risco é pequeno frente a um enorme potencial de ganho.
Além disso, a metodologia da Raio X Preditivo permite que o trader encerre sua operação antes de atingir o stop loss ou o stop gain sem peso na consciência, uma vez que o volume e o fluxo de ordem nos dão sinais em tempo real de fraqueza ou força de um movimento.
Assim, podemos encerrar uma operação que está ganhando antes que ela devolva o lucro ou, pelo contrário, alongá-la, sem nos prendermos a fatores meramente matemáticos e ligados ao preço. O volume é quem manda.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
Antes de mais nada, o fundamental é se educar: investir em educação. Se ao investir em renda fixa, a postura do público é mais passiva, investir em renda variável exige mais responsabilidade. Nem pense em entrar em um dos mercados mais competitivos do mundo sem antes se especializar minimamente no tema.
Apenas depois de se matricular em um curso abra sua conta em uma corretora de valores: é grátis, sem taxas de manutenção ou saldo mínimo (você pode deixar a conta zerada pelo tempo que quiser). Mas você não vai negociar ações ainda. Nas primeiras semanas ou nos primeiros meses, procure treinar na conta demo que toda corretora fornece pra você e que pode ser utilizada em uma plataforma de negociação gráfica também gratuita.
Nesse período, você vai testar as estratégias, metodologias e leituras que está aprendendo.
De fato, operar na conta demo não é a mesma coisa que operar na conta real: é muito diferente negociar com “dinheiro de mentirinha” e negociar com dinheiro de verdade. Porém, se você não tiver sucesso na conta demo, não será na conta de produção que você obterá êxito.
Somente depois de treinar por tempo o suficiente, você terá condições de começar a negociar ações de verdade como as ações da Alupar (ALUP11).
9. CONCLUSÃO
Com a queda vertiginosa de quase todas as ações da bolsa de valores brasileira, as ações das companhias ligadas ao setor elétrico entram no radar de todos os investidores: companhias com demanda garantida e previsível, de necessidade básica e das quais o público consumidor dificilmente abre mão, mesmo em um período provável de recessão em que a demanda pode ser sensivelmente reduzida.
Porém, mesmo se tratando de ações como as da Alupar (ALUP11), recomendamos que o investidor e o trader fiquem de olho no comportamento institucional: os big players não só têm grande capacidade para antecipar o futuro de uma companhia através de sua rede de informações, como têm a capacidade de controlar os preços através do volume que ora acumulam e ora distribuem.
Para observar o comportamento desses participantes, nossa recomendação é a metodologia do Raio X Preditivo.