Você quer ganhar dinheiro com ações da Alupar (ALUP11)? Saiba se ainda dá tempo. Temos um método que vai ajudar
As ações da Alupar (ALUP11) representam uma das companhias que fazem parte de um setor que costuma pagar muitos dividendos e que, por isso, acaba atraindo investidores que gostam de segurar os papeis por muito e muito tempo, como uma espécie de poupança.
De fato, o setor elétrico costuma apresentar grande estabilidade. Mas será que isso é sempre verdade? Será que vale a pena investir em ações da Alupar (ALUP11)?
As ações da Alupar (ALUP11) – na verdade units, papeis que unem ações preferenciais e ordinárias em um mesmo pacote -, assim, são o tema deste artigo, bem como o negócio, a história e nossa postura quanto ao investimento em papeis dessa companhia e de qualquer outra da bolsa de valores.
- O que é a Alupar e suas ações (ALUP11)?
- Ações da Alupar (ALUP11): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Alupar (ALUP11)?
- Formas de ganhar em ações da Alupar (ALUP11)?
- Investir ou não investir em ações da Alupar (ALUP11): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Alupar (ALUP11)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Alupar (ALUP11)?
- Conclusão
As ações da Alupar (ALUP11) estão assim divididas:
- Ordinárias: 596.955.970
- Preferenciais: 282.155.299
- Total: 879.111.269
Destas, estão em free float (livre negociação), as seguintes:
Quantidade de Ações Ordinárias | 150.960.603 | 25,29% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 269.684.171 | 95,58% |
Total de Ações | 420.644.774 | 47,85% |
1. O QUE É A ALUPAR E SUAS AÇÕES (ALUP11)?
Segundo a página das ações da Alupar (ALUP11) no site da B3, a companhia se classifica nas seguintes categorias de negócios:
- Atividade Principal: A Participação em Outras Sociedades Atuantes Nos Setores de Energia E Infraestrutura. No Brasil Ou No Exterior; A Geração. Transformação. Transporte. A Distribuição e O Comércio de Energia.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.
A Alupar Investimento S.A. (ALUP11) é uma holding de controle nacional privado.
Sua atuação – em transmissão e geração de energia elétrica – se dá através do controle de diversas empresas brasileiras, mas também está na Colômbia e no Peru.
Seus objetivos incluem a implantação e operação de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e em países selecionados da América Latina que apresentam estabilidade econômica, institucional e regulatória.
Aparentemente, isso exclui a Venezuela no atual momento.
Em seu site institucional, a Alupar (ALUP11) afirma que é uma das maiores companhias do setor se considerarmos a Receita Anual Permitida (RAP), sendo a maior Companhia 100% de controle estritamente privado.
Os principais ativos da Alupar são 30 sistemas de transmissão por 7.929 km de linhas de transmissão, em concessões com prazo de 30 anos, no Brasil e na Colômbia. Na Colômbia, inclusive, a concessão é vitalícia.
A partir de 2005, a Alupar (ALUP11) passou a gerar energia com Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
Os parques eólicos têm capacidade instalada de 687,0 MW.
O retorno aos acionistas, segundo o site da Alupar (ALUP11), vem através de alavancagem financeira moderada, com um perfil de dívida compatível com os negócios da empresa, considerados de baixo risco.
- A receita é altamente previsível.
- Forte geração de caixa operacional no que diz respeito à transmissão de energia e geração.
- Com isso os ratings de risco ficam em: AAA (bra) na escala nacional e BB na escala internacional, pela Fitch Ratings.
O que são as ações da Alupar (ALUP11)?
Quando uma empresa encontra oportunidades de crescimento, em algum momento de sua história, não poucas vezes precisa angariar recursos para botar seus planos em prática.
Porém, as opções costumam ser terríveis: empréstimos e financiamentos que têm juros altíssimos.
Uma opção muito mais inteligente e muito bem vista pelo mercado é abrir capital.
O que é abrir capital?
É vender uma parte do capital, do valor da empresa, em forma de ações. Assim, uma ação é a menor parte possível de uma companhia, de seu capital social. Como se fosse, efetivamente, um pedaço daquela empresa, uma célula que representa a totalidade de tudo o que ela é.
Ao vender seu capital social na bolsa de valores, a empresa capta dinheiro para colocar seus planos adiante.
Ao comprar as ações de uma empresa, o investidor se torna sócio, acionista.
Note que, ao mesmo tempo, a companhia divide o risco de seus novos empreendimentos com o investidor.
E o investidor, por outro lado, aceita esse risco sob a condição de participar dos lucros.
E isso se dá pela valorização das ações: faz sentido. Se a empresa investe e cresce em novos negócios seu valor aumenta. Por consequência, cada pedaço (ação) dessa empresa aumenta de valor proporcionalmente.
E existe outro detalhe: o acionista tem direito a uma parte dos lucros. Se a empresa cresceu, é de se esperar que seus lucros cresçam. O lucro é dividido em forma de dividendos: os investidores têm direito a pelo menos 25% do lucro líquido. Esse valor pode variar. A distribuição é por ação e quanto mais ações eu tenho mais eu recebo.
As ações de companhias como a Alupar (ALUP11), no entanto, sofrem intensa movimentação no mercado, não só por causa dos investidores, mas sobretudo por causa do traders ou especuladores.
Eles compram ações não para as guardarem durante um longo tempo, ficando sócios, mas porque estão interessados em vendê-las mais adiante, quando estiverem mais caras, obtendo lucro.
Também dá para – se acreditamos que o preço vai cair – lucrar vendendo. Sim, dá para vender ações que não temos através do aluguel de ações. É uma prática bem comum e simples na bolsa de valores, facilitada pelas corretoras. E, quando a ação estiver mais barata, compramos de volta. A diferença menos taxas e aluguel das ações (valores pequenos) é o nosso lucro.
Histórico da empresa e de suas ações (ALUP11)
- 2007 – Alupar Investimento S.A. (ALUP11) é constituídas como uma holding de controle nacional privado.
Julho e dezembro de 2007 – A Alupar implementou um processo de reorganização societária, por meio de aquisições e investimentos, e passou a deter participações acionárias nas seguintes empresas de transmissão de energia: EATE, ECTE, ENTE, ERTE, ETEP, ETES, Lumitrans, STC, STN, Transirapé, Transleste e Transudeste, bem como em empresas do segmento de geração de energia entre elas: Foz do Rio Claro, Ijuí, Queluz e Lavrinhas. - 2008 a 2011 – A Alupar (ALUP11) conseguiu as concessões da EBTE, ESDE, ETEM, ETVG, TME, TNE, ETSE, Ferreira Gomes e Energia dos Ventos, através de leilões, realizados pela ANEEL e a autorização para implantação da PCH Morro Azul na Colômbia, entre 2008 e 2011.
- 2013 – A Alupar (ALUP11) vendeu energia nos leilões 06/2013 e 10/2013, realizado pela ANEEL das PCHs Verde 08, com 30,0 MW e Antônio Dias, com 23 MW, respectivamente (os contratos de venda de energia foram rescindidos em 29 de maio de 2017); além de adquirir a autorização para implantação da UHE La Virgen com 84 MW, localizada no Peru. A Alupar foi registrada na B3 no dia 23 de Abril de 2013
- 2014 – A Alupar (ALUP11) venceu o Lote C (ELTE) do Leilão 001/2014 da ANEEL, em que obteve a concessão de instalações de transmissão.
- 2016 – A Alupar ganhou os Lotes I (ETAP) e T (ETC) do Leilão 13/2015 da ANEEL, em que obteve a concessão de instalações de transmissão. Também em 2016, teve sucesso no Leilão de Transmissão 13/2015 – 2ª Etapa, dos Lotes 2 (TPE) e 6 (TCC) e, através de sua controlada EATE do Lote 22 (ESTE). Através de sua controlada Alupar Colômbia obteve êxito no Processo de Licitação UPME 07-2016 (Transmisora Colombiana de Energia).
- 2017 – Vencedora do Lote 19 (TSM) do Leilão ANEEL 05/2016, em que obteve a concessão de instalações de transmissão. Além disso, adquiriu participação societária na Transmissora ETB e EDTE.
- 2018 – Através do Leilão Eletrobras nº 01/2018, para alienação das participações societárias e controladas em Sociedades de Propósito Específico da Eletrobrás, a APAETE, empresa formada pela Alupar (ALUP11) em conjunto com o CSHG Perfin Apollo 16 Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, teve êxito com o Lote O, adquirindo a participação societária detida pela Eletrobrás na AETE.
2. AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Alupar (ALUP11) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, conhecida como Bovespa até 2008 e, depois, como BM&FBovespa até 2017, quando a entidade se uniu também à Cetip.
Na B3, as ações, como as da Alupar, são negociadas em ambiente totalmente eletrônico, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). A participação direta de humanos na negociação não acontece: é tudo eletrônico. Assim, as transações são extremamente rápidas, transparentes, seguras e acessíveis.
Por acessíveis entendemos que, tendo um computador, uma conexão com a internet e uma conta na corretora, qualquer pessoa pode negociar ativos na bolsa de valores.
Embora isso seja de fato fácil, nem todos os novos participantes têm consciência de que estão entrando em um mercado altamente competitivo, dominado por participantes muito poderosos, conhecidos como investidores institucionais.
Os investidores institucionais, através do grande volume financeiro que tem a sua disposição, podem controlar com grande eficiência a evolução dos preços. Além desse volume financeiro, eles têm:
- Robôs de Alta Frequência de Negociação ou, do inglês High Frequency Trading Robots (HFT): algoritmos que exploram as deficiências do mercado, posicionando e reposicionando ordens de compra em frações de segundo, milhares delas de cada vez, controlando o fluxo de oferta e de demanda dos ativos.
- As mentes matemáticas mais poderosas para programar os melhores computadores com as melhores conexões com a bolsa de valores.
- Os CEOs mais competitivos e bem informados do mundo: não imagine que eles se informam no mesmo portal de notícia que você. Eles têm a informação importante muito antes de ela chegar à mesa dos editores e jornalistas.
Nesse sentido, para o iniciante que quer enveredar por esse caminho, é muito importante obter um método que ajude a entender o comportamento dos investidores institucionais, através do grande volume por eles operados.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Alupar possui?
A Alupar possui os seguintes papeis negociados na bolsa de valores:
- Ações preferenciais: não dão direito a voto nas assembleias, mas têm preferência no recebimento de dividendos.
- Ações ordinárias: dão direito a voto e recebem dividendos, porém sem preferência.
- Units: no caso das units da Alupar, elas são compostas de uma ação ordinária e duas ações preferenciais cada.
Qual são os códigos das ações da Alupar
Os códigos de negociação das ações da Alupar são os seguintes:
- Ordinárias: ALUP3
- Preferenciais: ALUP4
- Units: ALUP11
As ações da Alupar (ALUP11) são negociadas em quais bolsas?
No momento, as ações da Alupar (ALUP11) são negociadas unicamente na bolsa de valores brasileira.
No entanto, nada impede de que, no futuro, as ações da companhia sejam negociadas em bolsas estrangeiras, como a de Nova York, onde isso é possível através de um programa de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados no estrangeiro normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil por uma empresa responsável para tanto.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Perfin Administração de Recursos Ltda. | 2,38 | 6,04 | 3,55 |
Fundo de Investimento Do Fundo de Garantia Do Tempo de Serviço – Fi-fgts | 5,89 | 24,92 | 12,00 |
Guarupart Participações Ltda. | 74,71 | 1,94 | 51,35 |
Cime Administração E Participações S.A. | 1,17 | 0,00 | 0,80 |
Outros | 15,85 | 67,10 | 32,30 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações da Alupar (ALUP11), sendo que as mais usuais, frequentes e fáceis de entender são as seguintes:
Trade com ações da Alupar (ALUP11)
O trader não está interessado em comprar ações e ficar com elas durante um longo tempo.
- Se a expectativa é de queda dos preços, ele vai alugar ações, vender e recomprar por um preço mais barato, ficando com a diferença entre os preços como seu lucro. Depois, devolve as ações ao investidor que as alugou e paga o aluguel. Se a ação valoriza, ele tem prejuízo.
- Se a expectativa é de alta, ele compra as ações e, a seguir, as vende, tão logo tenham valorizado o suficiente.
Os trades podem ser classificados de acordo com seu tempo de duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing Trade: operações que duram alguns dias.
- Position Trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Alupar (ALUP11)
Outra possibilidade é ir comprando ações da Alupar (ALUP11) ao longo do tempo e mantê-las indeterminadamente. Nesse caso, o investidor pode contar com o pagamento de dividendos que serão usados para comprar mais ações que, por sua vez, pagarão mais dividendos e assim por diante, sempre aumentando o patrimônio do investidor.
No entanto, para que essa estratégia dê certo, é esperado que as ações valorizem ao longo do tempo e que a companhia pague dividendos regularmente, que nada mais são que parte do lucro líquido de um exercício. Se não há lucro, não há dividendos. Por isso, sempre é bom conferir se a empresa é boa pagadora de dividendos. Mais que isso, confira o Dividend Yield, que é uma porcentagem que nos diz quanto o dividendo representa frente ao valor da ação.
Vamos conferir como foram os dividendos da Alupar nos últimos anos:
Data de Aprovação | Tipo de Ação | Valor |
20 Abr 2019 | Preferencial | 0,150000 |
20 Abr 2019 | Ordinária | 0,450000 |
20 Abr 2019 | Ordinária | 0,150000 |
03 Dez 2018 | Preferencial | 0,060000 |
03 Dez 2018 | Ordinária | 0,180000 |
03 Dez 2018 | Ordinária | 0,060000 |
08 Mar 2018 | Ordinária | 0,330000 |
08 Mar 2018 | Ordinária | 0,110000 |
08 Mar 2018 | Preferencial | 0,110000 |
29 Jan 2018 | Ordinária | 0,070000 |
23 Jan 2018 | Ordinária | 0,210000 |
23 Jan 2018 | Preferencial | 0,070000 |
26 Abr 2017 | Preferencial | 0,170828 |
26 Abr 2017 | Ordinária | 0,170828 |
24 Mar 2016 | Ordinária | 0,262911 |
24 Mar 2016 | Ordinária | 0,280000 |
24 Mar 2016 | Preferencial | 0,262911 |
06 Mar 2015 | Ordinária | 0,375587 |
06 Mar 2015 | Preferencial | 0,375587 |
16 Set 2014 | Ordinária | 0,150235 |
16 Set 2014 | Preferencial | 0,150235 |
28 Fev 2014 | Ordinária | 0,234742 |
28 Fev 2014 | Preferencial | 0,291080 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11): QUAL DECISÃO TOMAR?
Pensar em ações como investimento é uma decisão que deve ser muito ponderada. O longo prazo, no que diz respeito a ações, representa estar exposto a riscos conhecidos, desconhecidos e alguns deles inevitáveis:
- Crises setoriais.
- Crises nacionais.
- Crises internacionais.
Diante desses fantasmas, nem mesmo as empresas consideradas sólidas passam incólumes.
Os defensores do investimento em ações defenderão que estes momentos de crise são a hora de aumentar posições, já que o mercado sempre volta a subir.
Isso é verdade.
Porém os pequenos investidores, sobretudo aqueles que se posicionaram com muito peso na bolsa, sem deixar o restante do dinheiro protegido em aplicações mais prudentes, muitas vezes:
- Não têm dinheiro para aumentar posições fazendo preço médio.
- Não têm a capacidade intelectual e emocional para saber se os preços voltarão a subir de fato ou se continuarão a cair.
- Provavelmente, compraram em um topo, quando todos só falavam em bolsa de valores e possivelmente venderão em um fundo, quando todos estavam desesperados.
Por isso, nosso posicionamento é:
- Trades de horizonte mais curto, em que a atuação dos grandes players é mais relevante e passível de leitura através do volume de suas movimentações.
- Posicionamentos em menor porcentagem de suas economias, a fim de que momentos de crise e desespero geral não afetem suas decisões.
Quanto à leitura do volume, o recomendável é uma metodologia com os conceitos e ferramentas voltados a essa interpretação, como o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Investir ou fazer trades com ações tem custos. Atenção:
- Custos da corretora: taxa de custódia e taxa de corretagem. A taxa de custódia está caindo em desuso devido à concorrência e outros fatores. A taxa de corretagem se refere a execução das ordens. É um pequeno valor referente ao tipo de ativo negociado, ao volume (de ativos ou financeiro). O valor varia entre as corretoras. O investidor pode comprar um plano pré-pago se fizer muitos negócios por mês.
- Custos da bolsa: os emolumentos, que envolvem registro e negociação, incidem sobre o valor financeiro de cada operação de compra ou venda e equivalem a pouco mais de 0,03% sobre esse valor, para pessoas físicas.
- Imposto sobre serviços: o ISS incide sobre a taxa de corretagem em 5%.
O Imposto de renda é diferente para o day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia) e para as outras operações.
Para o day trade, a incidência é de uma alíquota de 20% sobre o lucro e, a cada mês, podemos descontar os prejuízos dos meses anteriores. Calculamos os 20% sobre o saldo.
Nas outras operações, a alíquota é de 15% sobre o lucro. Há isenção nos meses em que as vendas não foram iguais ou superiores a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que se especializou em seguir o comportamento dos grandes players do mercado a que muitos se referem como investidores institucionais, institucionais ou “dinheiro esperto”.
Suas atuações são reconhecidas pelo grande volume de negócios em determinado momento ou distribuído ao longo de um tempo maior ou menor.
Assim, o Raio X Preditivo, através do volume e do fluxo de ordens, se posiciona em operações em pontos com maior probabilidade de esses participantes provocarem um desequilíbrio que resultará em um movimento potente do preço.
Contrariamente à Análise Técnica Tradicional, o Raio X Preditivo usa o preço apenas como referência e não como fator de análise ou decisório. O preço, para o Raio X Preditivo, é mero efeito. É antecedido por uma causa, esta muito mais importante: o volume.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ALUPAR (ALUP11)?
- Escolha uma corretora de sua preferência.
- Baixe o aplicativo ou entre no site.
- Preencha o formulário com dados pessoais e bancários.
- Se for preciso, envie fotos dos documentos exigidos (nem sempre é pedido).
- Tudo isso demora não mais do que uma hora (salvo exceções).
- Transfira o dinheiro da sua conta bancária para a conta na corretora, vida TED.
- Comece a operar ações da Alupar (ALUP11) ou de qualquer outra empresa de sua preferência.
Sim, parece fácil e é.
Mas não se engane, saber o momento de comprar e vender ações pode ser mais complicado que isso. Bem mais.
Todos os anos milhares de pessoas perdem suas economias na bolsa.
Não dê nenhum desses sete passos antes de se comprometer com um mais importante: sua educação.
Não abra mão de um curso sobre bolsa de valores que lhe dê as ferramentas necessárias para operar nos mercados, de acordo com sua verdade e com sua real dificuldade.
Nossa recomendação sincera é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO
A Alupar parece uma empresa sólida com sinceras intenções de crescimento e um plano de expansão bem estruturado.
No entanto, nosso posicionamento quanto a investimentos de longo prazo nos sugere cuidado, pois já vimos muitas empresas com boas características sucumbirem aos tsunamis do mercado. Normalmente, se recuperam (nem sempre), mas enquanto isso, suas ações caem vertiginosamente e muitos investidores iniciantes ficam sem saber o que fazer.
Nossa recomendação em todos os casos é um posicionamento em renda variável de acordo com o tamanho de seu bolso e em tempos operacionais mais curtos, nos quais é possível enxergar os desdobramentos prováveis de preço, sempre analisando o comportamento dos investidores institucionais, que sempre se posicionam com força antes de qualquer movimento importante (muitas vezes por eles mesmos desencadeados).