As ações da Alpargatas (ALPA4) são para meter o pé como um chinelo Havaianas ou para dar na orelha de quem disse para você investir? Aprenda tudo com este método que eu ensino de graça no Youtube
As ações da Alpargatas (ALPA4) são os ativos preferenciais da Alpargatas e, por, entre outros motivos, serem de uma companhia controlada pela Itaúsa, geram muito interesse entre os investidores e traders participantes do mercado brasileiro.
Ao todo, a Alpargatas tem 302 milhões de ações odrinárias (ALPA3) e 286 milhões de ações preferenciais (ALPA4). Dentre as ordinárias, apenas 11 milhões estão em free float na bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), isto é, somente 3,77% estão em livre negociação.
Por isso, as ações preferenciais da Alpargatas (ALPA4) geram mais interesse: 187 milhões estão em livre negociação, ou 65,38% em free float. De qualquer modo, as duas classes de ações – ALPA3 e ALPA4 – somam 588 milhões de ações, com 198 milhões (33,74%) em free float.
Essa distribuição é natural, porque, como as ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa, os controladores dificilmente as vendem.
Embora as ações da Alpargatas (ALPA4), no momento, não façam parte do Índice Bovespa, seu nível de negociação e seu nível de interesse pra investimento justifica este artigo em que conheceremos um pouco mais sobre o negócio dessa companhia, sua história e nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo pra estes ativos, bem como pra outros ativos da bolsa de valores.
- O que é a Alpargatas e suas ações (ALPA4)?
- Ações da Alpargatas (ALPA4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Alpargatas (ALPA4)?
- Formas de ganhar com ações da Alpargatas (ALPA4)?
- Investir ou não investir em ações da Alpargatas (ALPA4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Alpargatas (ALPA4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Alpargatas (ALPA4)?
- Conclusão
1. O QUE É A ALPARGATAS E SUAS AÇÕES (ALPA4)?
A Alpargatas S/A (ALPA4) é uma das maiores indústrias brasileiras em um dos setores mais essenciais do mundo civilizado: os calçados. Particularmente, todos nós lembramos do produto que é o carro chefe dessa companhia: as sandálias Havaianas. Dificilmente essa sandália sai da cabeça (figurativamente) e dos pés (literalmente) dos brasileiros em seus momentos de lazer.
A Alpargatas (ALPA4) tem sede em São Paulo. Ao todo, são 13 unidades de produção no Brasil: 5 fábricas e oito satélites.
A companhia ainda possui penetração nos mercados de Buenos Aires, Nova York, Madri, Paris, Londres e Bolonha, através da presença física de escritórios. Porém, a empresa ainda tem oito fábricas na Argentina.
A fundação foi em 1907 e o primeiro nome da companhia foi Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados. Seu fundador era escocês: Robert Fraser, que chegou ao Brasil pela Argentina. De fato, Fraser criou a Alpargatas primeiro na Argentina e no Uruguai.
Até 1982, o controle da empresa era argentino, desde 1930. Mas, então, finalizou-se um processo de nacionalização do capital (esse processo vinha de longe, desde 1948). Em 1982, então, encerrou-se a participação argentina e a companhia ficou sob a guarda do Grupo Camargo Corrêa.
Somente em 1999 que a Alpargatas (ALPA4) adquiriu mais 3% de sua antiga controladora argentina, tornando-se então, a maior companhia calçadista da América do Sul. Em 2013 comprou 100% da empresa argentina. Antes de passar ao controle da Itaúsa, o Grupo Camargo Corrêa a vendeu para a J&F Investimentos (que controla a JBF). Em 2017, apenas, ela passou pra sua atual controladora.
Marcas da Alpargatas (ALPA4):
- Havaianas: desde 1962, top of mind em matéria de sandálias, o popular chinelo de dedo
- Dupé: chinelos de borracha
- Mizuno: marca esportiva
- Osklen: marca de luxo da companhia
O que são as ações da Alpargatas (ALPA4)?
As ações de uma empresa são nada mais nada menos que a menor fração de seu capital social. Usando uma linguagem bem simples: é como se a ação fosse o menor pedacinho possível de uma companhia.
Isso mesmo: quando compramos ações estamos comprando um pedacinho de uma empresa. Cada ação de uma mesma companhia é igual e vale o mesmo que as demais.
Uma companhia, como o Atacadão, lança ações na bolsa de valores porque é uma forma de captar recursos pra dar início a um processo de crescimento, expansão e investimentos.
Ao comprar as ações, os investidores estão dando dinheiro à empresa e, ao mesmo tempo, adquirindo um pedaço dela: esses acionistas, agora sócios, apostam que o dinheiro será bem usado.
Assim, as ações – como as ações da Alpargatas (ALPA4) – irão valorizar. Claro, pois, se a empresa cresce, ela tem mais lucros. Se ela cresce e tem mais lucros, as ações passam a valer mais e a distribuir parte desses lucros em forma de dividendos.
Boa parte dos participantes da bolsa de valores não estão interessados em investir propriamente. Eles só querem comprar as ações para, a seguir, quando elas tiverem uma certa valorização, venderem, com lucro. Outra possibilidade é vender (mesmo sem tê-las, sim, é possível) e recomprar, quando estiverem mais baratas. Também com lucro.
Histórico da empresa e de suas ações (ALPA4)
- 1907 – O escocês Robert Fraser chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.
- Anos 10 – As Alpargatas Roda fazem sucesso nas lavouras de café e impulsionam os negócios da Empresa, que coloca suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Enfrenta dificuldades, como a falta de matéria-prima em função da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola, que deixou metade dos funcionários enfermos.
- Anos 20 – Em 1922, participa Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos. No final da década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz cessar a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.
- Anos 30 – A Empresa retoma a produção das Alpargatas Roda e lança os primeiros calçados de couro. Durante a Revolução de 32, a Empresa é convocada pra prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.
- Anos 40 – A criação de um programa social pioneiro demonstra a preocupação da Empresa em preservar seus talentos. Esse programa incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. O Brasil entra na Segunda Grande Guerra: há escassez de alimentos e combustível, mas a Alpargatas (ALPA4) sustenta seu ritmo de crescimento e avanço.
- Anos 50 – Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas (ALPA4) inaugura uma nova era em calçados no Brasil. O País vive dias de otimismo, e a Empresa lança ainda a lona Sempreviva. JK dá início à construção da nova capital, e os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas. Na Suécia, o talento de nossos craques permite ao Brasil conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol. As transmissões pioneiras dos jogos da Copa, pela Rádio Bandeirantes, têm o patrocínio da Alpargatas.
- Anos 60 – Surgem as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. Os brasileiros incorporam as Havaianas a seu dia-a-dia, criando um sucesso que cativa milhões de fãs.
- Anos 70 – Iniciativa de responsabilidade social pioneira, a campanha “Criança Calçada, Criança Sadia” é lançada pela Alpargatas. A Alpargatas (ALPA4) lança o Kichute e a linha Topper, além de concretizar a aquisição da marca Rainha.
- Anos 80 – A Alpargatas (ALPA4) recebe o Prêmio Mauá, promovido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil, concedido por seu relacionamento com o mercado acionário. Na economia, o Brasil enfrenta altos e baixos e assiste à escalada da inflação. Apesar disso, a Alpargatas cresce e se desenvolve, sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame. Em São Paulo, a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi. A Alpargatas encerra o processo de nacionalização de seu capital e lança a lona Night&Day. Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba.
- Anos 90 – A Empresa lança as Havaianas Top e a marca internacional Mizuno no mercado brasileiro. Mais uma fábrica é inaugurada na Região Nordeste, em João Pessoa (PB). O Plano Real dá fim à hiperinflação e coloca o País na rota da estabilidade econômica. Nos EUA, o talento de nossos craques conquista mais uma Copa para o Brasil, a quarta. As vendas de Havaianas batem recorde: 100 milhões de pares comercializados.
- Século 21 – Considerada uma das marcas mais importantes do século 20, as Havaianas conquistam vitrines do mundo todo. Lançamento das tecnologias System 3000, para Rainha, e Dynatech Visible, para Topper. Fundação do Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social. A Alpargatas (ALPA4) foi eleita em 2007 a empresa do ano por Maiores e Melhores da revista Exame. Para consolidar mais a presença da Alpargatas no mercado de sandálias, foi realizada a aquisição da Companhia Brasileira de Sandálias, detentora da marca Dupé. Pra internacionalizar ainda mais a marca Havaianas, e transformar Topper em um ativo global, a Alpargatas adquire participação relevante no capital da Alpargatas Argentina e abre operações próprias nos Estados Unidos e na Europa. Em Dezembro de 2015, a J&F torna-se o principal acionista da Alpargatas. Em 2017, ocorreu a conclusão da aquisição da participação societária da J&F Investimentos S.A. pela ITAÚSA – Investimentos Itaú S.A., Cambuhy I Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia e Cambuhy Alpa Holding S.A. na Alpargatas.
2. AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Alpargatas (ALPA4) são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, a exemplo de demais derivativos e ativos negociados em nosso mercado.
Tudo é feito em ambiente eletrônico, de forma rápida, transparente e segura, possibilitada pelo sistema PUMA.
Nem sempre foi assim: até 2005, na então Bovespa, e 2009, na então Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), as negociações eram feitas literalmente na base do grito: os operadores de chão se reuniam no pit e ficavam apregoando suas ofertas e compras.
Hoje, tendo um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora já é possível negociar ações da Alpargatas (ALPA4) a partir de sua casa, sem ajuda de ninguém, além de contratos de moedas, metais, commodities e ações e opções de outras companhias.
Mas cuidado com a facilidade.
Ao entrar no ambiente da bolsa com nosso dinheiro, precisamos estar cientes de que todas essas facilidades também estão disponíveis aos grandes investidores institucionais (big players) também.
E eles têm ao seu lado diversas vantagens competitivas, como programas capazes de realizar milhares de operações de compra e venda por segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado, em diversos ativos simultaneamente.
Esses programas, conhecidos como Robôs HFT (robôs de negociação de alta frequência), por usa vez, são programados por algumas das mentes matemáticas mais bem remuneradas do planeta.
Não bastasse isso, as conexões que essas empresas conseguem ter com a bolsa de valores são muito mais velozes. Isso sem falar de que elas são comandadas por alguns dos dirigentes mais bem informados, competitivos e preparados pra enfrentar adversários tão fortes quanto eles.
Portanto, ao colocar seu dinheiro na bolsa de valores, cuidado: esteja ciente de onde está se metendo e não queira enfrentar o fluxo. Saiba ler o mercado e se colocar do lado dos vencedores. Pra isso, é preciso que você faça um curso sobre bolsa de valores que fale da realidade das leis do mercado e que o ensine a se posicionar de modo a não ser pisado e não ter suas economias dilaceradas.
Quais ações a Alpargatas possui?
A Alpargatas (ALPA4) possui as seguintes ações:
- Ordinárias (ON): dão direito a voto, também recebem dividendos além de outros direitos.
- Preferenciais (PN): não dão direito à voto, mas têm preferência no recebimento de proventos, além de outros direitos.
As ações ordinárias, claro, dão direito à voto, mas pense bem: será que mil, dez mil ou mesmo cem mil ações vão lhe garantir a capacidade de ditar o futuro da empresa?
Se o seu objetivo é esse ao comprar ações ordinárias da Alpargatas, num universo de milhões de ações ordinárias, é melhor pensar de novo isso aí.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, têm códigos de negociação. Os códigos de negociação também são conhecidos como tickers. Os tickers das ações da Alpargatas são:
- Ações ordinárias (ON): ALPA3
- Ações preferenciais (PN): ALPA4
São negociadas em quais bolsas
As ações da Alpargatas (ALPA4) são negociadas somente na bolsa brasileira, a B3.
No entanto, existem diversas ações brasileiras que são negociadas em bolsas estrangeiras através de “recibos”.
Por exemplo, na Bolsa de Nova York, diversas ações brasileiras são negociadas através de programas de ADR (American Depositary Receipts). Esses “recibos” são negociados na Bolsa de Nova York como se fossem ações enquanto as ações correspondentes ficam “travadas” por aqui, sob a custódia de uma entidade financeira responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?
Segundo a página das ações da Alpargatas (ALPA4) no site da B3, os principais acionistas da empresa são os seguintes:
Nome | %ON – ALPA3 | %PN – ALPA4 | %Total |
Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. | 42,89 | 10,47 | 27,12 |
Cambuhy I Fundo de Investimento em Ações | 9,61 | 2,35 | 6,08 |
Atmos Capital Gestora de Recursos Ltda. | 0,00 | 5,17 | 2,51 |
Fundo de Investimentos de Ações Ponta Sul Ie | 0,00 | 6,80 | 3,31 |
Silvio Tini de Araújo | 6,13 | 1,78 | 4,01 |
Bonsucex Holding Ltda | 4,32 | 8,31 | 6,26 |
Cambuhy Alpa Holding S.A. | 33,28 | 8,50 | 21,22 |
Outros | 3,77 | 53,40 | 27,92 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 3,22 | 1,57 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
Observe como a Itaúsa tem controle acionário da companhia através das ações ordinárias.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?
Podemos ganhar dinheiro com ações de diversas maneiras. As mais comuns e corriqueiras do mercado e nem por isso com menos potencial de lucro são as seguintes:
- Trade com ações da Alpargatas (ALPA4): comprar ações com a intenção de vendê-las quanto atingirem um certo nível de valorização. Também podemos alugá-las, vendê-las e recomprá-las quanto atingirem um certo grau de desvalorização. Nos dois casos, o lucro é a diferença entre os dois preços de início e de final da operação. Naturalmente, numa operação de compra, precisamos que as ações subam de preço. E, nas operações de venda, que o ativo caia. Qualquer coisa diferente disso equivale a prejuízo. O tempo da operação também dá suas características principais: day trade (operação que começa e termina no mesmo pregão), swing trade (operação que dura alguns dias) e position trade (operação que dura algumas semanas). Cada tipo de operação tem metodologias e características próprias abordadas com mais profundidade em outros artigos nossos.
- Distribuição de dividendos das ações da Alpargatas (ALPA4): esta modalidade interessa mais a quem quer investir em ações no longo prazo. Isto é, comprar e “encarteirar”, acumulando mais e mais ações, pois acredita que, no longo prazo, a companhia só tem possibilidades de crescer. Acontece que as companhias de capital aberto são obrigadas a distribuir dividendos. Os dividendos são pelo menos 25% dos lucros de um período divididos igualmente por cada uma das ações. Os investidores de longo prazo costumam usar os dividendos pra comprar mais ações e, com isso, se beneficiar do efeito de “juros sobre juros”. Porém, é preciso estar atento: verifique se a companhia em questão é boa pagadora de dividendos, se não há exercícios ou mesmo anos em que não os paga.
Vejamos como foram os dividendos da Alpargatas (ALPA4) nos últimos tempos:
Data de Aprovação | Tipo de Ação | Valor |
10 Ago 2018 | Preferencial | 0,085243 |
10 Ago 2018 | Ordinária | 0,061995 |
10 Ago 2018 | Ordinária | 0,077494 |
10 Ago 2018 | Preferencial | 0,068194 |
11 Mai 2018 | Ordinária | 0,072753 |
11 Mai 2018 | Preferencial | 0,080029 |
09 Fev 2018 | Preferencial | 0,220905 |
09 Fev 2018 | Ordinária | 0,200823 |
09 Fev 2018 | Ordinária | 0,077700 |
09 Fev 2018 | Preferencial | 0,085470 |
13 Nov 2017 | Preferencial | 0,086604 |
13 Nov 2017 | Ordinária | 0,078731 |
04 Ago 2017 | Ordinária | 0,077288 |
04 Ago 2017 | Preferencial | 0,085017 |
08 Mai 2017 | Ordinária | 0,075021 |
08 Mai 2017 | Preferencial | 0,082523 |
20 Mar 2017 | Preferencial | 0,086604 |
20 Mar 2017 | Ordinária | 0,078731 |
07 Nov 2016 | Preferencial | 0,140108 |
07 Nov 2016 | Ordinária | 0,127371 |
05 Ago 2016 | Preferencial | 0,072321 |
05 Ago 2016 | Ordinária | 0,065746 |
09 Mai 2016 | Ordinária | 0,036274 |
09 Mai 2016 | Preferencial | 0,039901 |
07 Mar 2016 | Ordinária | 0,043900 |
07 Mar 2016 | Preferencial | 0,048290 |
Uma forma rápida de verificar se os dividendos valem a pena é tomar o total de dividendos pagos, dividir pelo preço da ação no início do mesmo ano em que os dividendos foram pagos e multiplicar por 100. Isso nos dá uma aproximação dos “juros” anuais pagos a uma suposta “aplicação” em ações, o que nos permite comparar com os “rendimentos” de outras ações. Note como usei aspas em algumas expressões, habituais da renda fixa: acontece que ações não são renda fixa, são renda variável e você pode, inclusive, perder dinheiro com elas, seja no curto, no longo ou no longuíssimo prazo.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Vemos o investimento em ações – considerando o termo investimento como uma “aplicação” de longo prazo – como uma atitude temerosa na bolsa de valores.
Não, não estamos dizendo que não é possível enriquecer dessa forma: temos diversos exemplos de pessoas que ficaram ricas assim. O primeiro nome que talvez lhe venha à mente seja o de Luís Barsi. Mas esses exemplos são a exceção que confirma a regra.
Muitos dos pequenos investidores que se aventuram nessa modalidade, muitas vezes passam pelo seguinte:
- Vão ter de encarar inevitáveis crises que impactam sobre o preço das ações, não importa se são de boas ou más empresas; no longo prazo elas são inevitáveis
- Nesses momentos, eles não sabem se ficam comprados, se se desfazem das ações ou se compram mais (para aproveitar que os papeis estão “em promoção”; quem garante?)
- No caso de acharem que as ações estão “em promoção”, quem diz que tem mais dinheiro pra comprar mais e quanto mais se estão ainda dispostos a colocar mais de seu suado dinheiro em um mercado que, ninguém garante, voltará a subir.
Diante de tantos impasses, no fim, o pequeno investidor que se comprometeu até o talo com essa “poupança” em ações, em algum momento, joga a toalha. E, normalmente, é bem nessa hora que os mercados se reaquecem, até com uma certa velocidade.
Assim, nossa recomendação é que os pequenos participantes aprendam a fazer trades de curta duração, com o compromisso de apenas uma parte de seu capital, de maneira que consigam tomar suas decisões sem envolver o emocional na jogada.
Lembre-se: bolsa é mercado de risco e quanto mais ficamos comprometidos nela, quanto mais o tempo passa, mais certo é de que o risco se concretize.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR
Comprar e vender ações, sejam da Alpargatas (ALPA4) ou não, envolve uma série de taxas:
- Taxa de corretagem: pra execução das ordens pela corretora. Varia de corretora pra corretora, dos ativos operados, do volume financeiro ou de ativos.
- Taxa de custódia: as corretoras não estão mais cobrando, mas era pra manter as ações sob sua guarda.
- Taxas da bolsa: pra pessoas físicas, incidem sobre o volume financeiro em pouco mais de 0,03%.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide sobre o lucro e apenas sobre o lucro, uma alíquota de 20% em operações de day trade e de 15% para operações com outra duração. Há mais regras: vale a pena ler nossos artigos sobre o tema.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas projetadas para viabilizar a leitura desses conceitos no gráfico de preço e volume dos ativos da bolsa de valores.
A Análise Técnica Tradicional (velha) observa apenas o preço no gráfico, isto é, os padrões desenhados pelo preço em um plano bidimensional, usando para isso indicadores também baseados em preço.
A Nova Análise Técnica, por sua vez, utiliza o volume que, em última análise, é a causa dos movimentos de preço: lembre-se da mais básica lei de mercado que diz que uma alta demanda impulsiona os preços para cima e uma alta oferta impulsiona os preços para baixo.
O volume de ativos negociados – qualquer ativo – determina se os preços vão cair ou subir e, portanto, o volume é a causa do movimento dos preços.
Estudando a causa, o volume, nos adiantamos aos efeitos e entramos em operações de curto prazo com maior possibilidade de ganhos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?
Nada mais simples: pegue seu celular, escolha sua corretora de valores, baixe o aplicativo, abra sua conta (isso leva não mais que meia hora). Com o mesmo celular, transfira o dinheiro que vai usar via TED, usando o internet banking. E, no próprio aplicativo da corretora, compre as ações que escolheu. Simples, não?
É. Mas se você comprar ações como quem compra bananas na feira, corre o risco de perder dinheiro.
Por isso, o passo fundamental, antes de tudo, é fazer um curso que o prepare para a realidade do mercado. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO
As Alpargatas (ALPA4) são uma tradicional empresa brasileira que, por sua vez, está nas mãos de uma importante empresa de investimento, a Itaúsa. Não temos motivos para não acreditar que é uma excelente empresa.
Porém, o investimento em ações no longo prazo, sem certas características financeiras que a maior parte dos pequenos investidores não tem, é uma aventura temerosa.
Nossa recomendação continua sendo aquela que aponta para trades de curto prazo, municiados por uma análise voltada ao volume de ativos negociados (causa). Dessa forma, o trader se coloca ao lado de players com maior possibilidade de deslocar o preço a seu favor, aumentando a possibilidade de ganhos e reduzindo os riscos.