As ações da Gurarapes (GUAR3) vão cair ou vão subir? Aprenda sobre a empresa e conheça o método que estamos usando para estudar ações
As ações da Guararapes (GUAR3): talvez você não tenha ouvido fala da Guararapes. Mas certamente ouviu falar da Riachuelo. Pois é. Falar das duas é praticamente a mesma coisa. A exemplo de outras empresas de varejo, vale a pena investir em ações da Guararapes (GUAR3)? Considere, por exemplo, que a Guararapes é a maior companhia do setor têxtil da América Latina.
O objetivo deste artigo é detalhar as ações da Guararapes (GUAR3), para que possamos aprender mais sobre os negócios dessa empresa, sua história e, sobretudo, explicar nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo nessa companhia ou em qualquer companhia negociada na bolsa de valores.
- O que é a Guararapes e suas ações (GUAR3)?
- Ações da Guararapes (GUAR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Guararapes (GUAR3)?
- Formas de ganhar em ações da Guararapes (GUAR3)?
- Investir ou não investir em ações da Guararapes (GUAR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Guararapes (GUAR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço para comprar ações da Guararapes (GUAR3)?
- Conclusão
A Guararapes tem 499.200.000 ações ordinárias (GUAR3), sendo que, destas, ao menos 86.115.120 (17,25%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A GUARARAPES E SUAS AÇÕES (GUAR3)?
Segundo a página das ações da Guararapes (GUAR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se classifica nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Confecções de Roupas E Tecidos em Geral.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.
O Grupo Guararapes Confecções é o maior grupo empresarial do ramo têxtil e de confecção de roupas da América Latina.
A companhia tem sede em Natal no Rio Grande do Norte.
Principais marcas:
- Wolens
- Pool Original
Outras propriedades do grupo:
- Lojas Riachuelo.
- Midway Financeira.
- Shopping Midway Mall.
- Teatro Riachuelo, em Natal.
Também são três fábricas em Fortaleza, no Ceará, e cinco fábricas em Natal, no Rio Grande do Norte. Uma delas está localizada em uma área de 120 km².
Atualmente o grupo conta com cerca de 40 mil funcionários.
Os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada “A Capital”, em Natal (RN) em 1947.
Quatro anos depois, implantaram sua primeira confecção, em Recife (PE), incluindo novos pontos de venda.
A abertura de capital foi no início da década de 70 (as ações passam a ser negociadas na então Bovespa).
O Grupo vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo integrado, a fim de aperfeiçoar o timing entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas.
Para isso, tem três centros de distribuição, um em Extremoz (RN), inaugurado em 2000, de 58.000m², outro em Guarulhos (SP), inaugurado em 2002, de 85.000m² e outro em Manaus, de 6.000m².
Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido em maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.
O que são as ações da Guararapes (GUAR3)?
Uma empresa abre capital na bolsa de valores para captar recursos para colocar em prática planos de expansão, de crescimento. Ao abrir o capital, num processo chamado IPO – Oferta Pública de Ações -, a companhia estará literalmente vendendo “aquilo que ela vale” em forma de ações. Cada ação corresponde à menor parte possível naquele momento de todo o valor da empresa. Ao comprar ações, estou literalmente comprando um pedaço da empresa, por menor que seja, me tornando sócio, acionista.
Ao me tornar sócio, estou dividindo com a companhia os riscos do empreendimento. Mas, se os recursos que ela obteve, quando eu e outros investidores compraram ações, forem bem usados, ela vai crescer não só em tamanho, mas também em valor e a tendência das ações é acompanhar esse crescimento, valorizando.
E não só isso: uma empresa maior e mais saudável também passa a lucrar mais. Os lucros são divididos entre os acionistas em forma de dividendos. Se o investidor acredita no acumulo daquelas ações, usará os dividendos para comprar ainda mais ações que, no futuro, darão mais dividendos.
Porém existe uma considerável parte de participantes do mercado que não está interessada em investir, ser sócia e, às vezes, não quer nem saber se a empresa vende roupas ou parafusos. Os traders analisam os gráficos das companhias e tentam detectar as tendências de alta ou baixa. Compram se acham que vai subir, pra vender tão logo estejam a um preço mais alto. E, se acham que vai cair, alugam ações, vendem e recompram quando está mais barato.
Vamos falar do trade em ações mais à frente neste artigo, embora de forma breve.
Histórico da empresa e de suas ações (GUAR3)
- 1947 – Início da história do Grupo Guararapes (GUAR3), na abertura da primeira loja de roupas dos irmãos Nevaldo e Newton Rocha, chamada “A Capital”, em Natal (RN).
- 1951 – Início das atividades de uma pequena confecção em Recife, em sintonia com o desenvolvimento do mercado de confecções no Nordeste.
- 1959 – Inauguração da primeira fábrica em Natal (RN), em área construída de 2.700m².
- 1970 – Abertura do capital da empresa.
- 1976 – Construção das fábricas de Fortaleza (CE), hoje com 9.800m² de área construída. Criação da cadeia de lojas Super G.
- 1979 – Compra das cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua área de atuação para o varejo.
- 1982 – Criação da marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando ele competia nas categorias Kart e Fórmula-3.
- 1983 – Incorporação das lojas Seta e Wolens pela Riachuelo.
- 1993 – Modernização e reestruturação do Grupo.
- 1997 – Transferência e ampliação da unidade fabril de Natal para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000m².
- 2000 – Inauguração do Centro de Distribuição de Extremoz / Natal (RN), 55.000m².
- 2002 – Inauguração do Centro de Distribuição de Guarulhos (SP), com 86.000m².
- 2005 – Inauguração do Shopping Midway Mall, em Natal (RN).
- 2008 – 100% da produção da Guararapes (GUAR3)é destinada a Lojas Riachuelo.
- 2008 – Início das operações da Midway Financeira.
- 2010 – Início das operações do Cartão Bandeira e inauguração do Teatro Riachuelo, em Natal/RN.
- 2014 – O Grupo Guararapes (GUAR3) é o maior grupo empresarial de moda do Brasil e um exemplo de estabilidade e solidez no mercado. O Grupo Guararapes-Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi – Serasa Experian
- 2015 – Início dos investimentos em um novo Centro de Distribuição, que tornará possível a miqgração de 100% do mix para o modelo de reposição por SKU, fundamental para o desenvolvimento dos conceitos de fast fashion.
- 2015 – Pelo segundo ano o grupo Guararapes (GUAR3) – Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi – Serasa Experian. Início das operações de Celular.
- 2016 – Conclusão do novo Centro de Distribuição, possibilitando 100% da reposição do mix por SKU. O maior investimento nos anos de 2015 e 2016 possibilita, cada vez mais, a Companhia tirar proveito de ser uma empresa integrada. Início das operações de Perfumaria.
- 2016 – Pelo terceiro ano o grupo Guararapes (GUAR3) – Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi – Serasa Experian.
- 2017 – Pelo quarto ano o grupo Guararapes (GUAR3) – Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi – Serasa Experian. Início das operações do E-commerce.
2. AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Guararapes (GUAR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações acontecem em ambiente absolutamente eletrônico, sem envolvimento humano direto, diferentemente de quando havia o pregão viva a voz quando tanto o registro quanto o fechamento dos negócios era feito pelos operadores e outros funcionários da bolsa.
Agora, os negócios fechados são muito mais rápidos, seguros e acessíveis. Até eu ou você podemos comprar e vender diretamente ações, tendo um computador, internet e conta na corretora.
Porém, sem saber, muitos de nós estarão entrando num ambiente dominado pelos grandes investidores institucionais, que têm a seu lado algoritmos poderosíssimos, capazes de fazer operações aos milhares a cada centésimo de segundo, aproveitando-se de cada desequilíbrio nos mercados.
Nesse cenário, vale a pena saber como esses participantes poderosos estão se posicionando, pra que não se fique na contramão do que eles estão fazendo. Pra conseguir isso, você precisa conhecer nossa metodologia, o Raio X Preditivo, sobre o qual falaremos mais à frente.
Quais ações a Guararapes possui?
A Guararapes (GUAR3) possui apenas ações ordinárias, que são as ações que dão direito a voto nas assembleias. Considerando que há milhões de ações e que cada ação corresponde a um voto, apenas em situações especiais os acionistas com poucas ações, minoritários, seriam relevantes.
Qual são os códigos das ações da Guararapes
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por códigos de negociação. Esses códigos, também conhecidos como “ticker”, são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O ticker das ações da Guararapes é GUAR3.
As ações da Guararapes (GUAR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Guararapes (GUAR3) não são negociadas em nenhuma bolsa do exterior.
Habitualmente, as ações brasileiras negociadas no exterior através de programas de recibos, sendo o mais notório o de ADR, nos EUA. As American Depositary Receipts são recibos que podem ser negociados, com a mesma agilidade de como se fossem ações enquanto as ações de fato, a que são correspondentes, estão custodiadas por uma entidade financeira no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Guararapes (GUAR3) são os seguintes:
Nome | %ON – GUAR3 |
Élvio Gurgel Rocha | 27,51 |
Flávio Gurgel Rocha | 27,35 |
Lisiane Gurgel Rocha | 27,90 |
Outros | 17,25 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações da Guararapes (GUAR3) e, dentre essas, se destacam:
Trade com ações da Guararapes (GUAR3)
O trade não visa o longo prazo e sim o ganho a partir das oscilações naturais de todo ativo da bolsa de valores.
- Se achamos que as ações vão subir de preço, compramos. Quando subir o suficiente, vendemos. Se cair de preço, temos prejuízo.
- Se achamos que as ações vão cair de preço, vendemos. Quando cair o suficiente, recompramos. Se o preço subir, temos prejuízo.
A segunda operação, a de venda, é possível através do aluguel de ações. Alugamos as ações de um investidor antes de vender. Vendemos, recompramos e devolvemos ao investidor. Tudo isso acontece sem burocracia nenhuma através do intermédio da corretora de valores. Essa operação se chama venda a descoberto ou, em inglês, “short”.
Podemos classificar as operações de trade também pelo seu tempo, sua periodicidade: day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia), swing trade (operações de poucos dias) e position trade (operações de poucas semanas).
Ganhar dividendos com ações da Guararapes (GUAR3)
Os investidores são aqueles que compram ações com o objetivo de acumulá-las e aumentar seu patrimônio dessa forma, sendo muito criteriosos nas escolhas de ações que farão parte de seu portfólio. Pois as ações precisam valorizar ao longo do tempo. Nesse sentido, quedas de preço só servirão pra comprar ainda mais ações a um preço mais barato.
Eles querem que seu investimento seja remunerado com a distribuição periódica de dividendos. Com os dividendos, compram mais ações que, então, distribuem ainda mais dividendos e assim por diante.
Para isso funcionar, é preciso que a empresa tenha lucros frequentes e bons, pagando dividendos com constância e com um bom dividend yield (a porcentagem do preço da ação que o dividendo representa).
Vejamos como têm sido os últimos dividendos das ações da Guararapes (GUAR3):
Data de Aprovação | Valor |
02 Abr 2019 | 0,041400 |
02 Abr 2019 | 0,331200 |
22 Mar 2019 | 0,444600 |
17 Dez 2018 | 2,641200 |
17 Dez 2018 | 2,905300 |
21 Set 2018 | 0,469500 |
21 Set 2018 | 0,516500 |
22 Jun 2018 | 0,391100 |
22 Jun 2018 | 0,430200 |
20 Abr 2018 | 0,095500 |
20 Abr 2018 | 0,105100 |
23 Mar 2018 | 0,462000 |
22 Dez 2017 | 0,634700 |
22 Dez 2017 | 0,577000 |
22 Set 2017 | 0,389200 |
22 Set 2017 | 0,428100 |
23 Jun 2017 | 0,389200 |
23 Jun 2017 | 0,428100 |
23 Mar 2017 | 0,387200 |
23 Mar 2017 | 0,425900 |
23 Mar 2017 | 0,420000 |
23 Jun 2016 | 0,509700 |
23 Jun 2016 | 0,463400 |
23 Mar 2016 | 0,926800 |
23 Mar 2016 | 1,019500 |
11 Set 2015 | 0,823900 |
01 Jul 2015 | 0,749000 |
12 Jun 2015 | 0,691400 |
05 Mai 2015 | 0,691400 |
12 Mar 2015 | 0,697100 |
12 Mar 2015 | 0,633700 |
11 Dez 2014 | 0,509100 |
11 Dez 2014 | 0,560000 |
11 Set 2014 | 0,509100 |
11 Set 2014 | 0,560000 |
11 Jun 2014 | 0,509100 |
11 Jun 2014 | 0,560000 |
12 Mar 2014 | 0,560000 |
12 Mar 2014 | 0,509100 |
12 Dez 2013 | 1,982500 |
12 Dez 2013 | 1,802300 |
11 Abr 2013 | 1,160000 |
11 Abr 2013 | 1,280000 |
12 Abr 2012 | 1,280000 |
12 Abr 2012 | 1,160000 |
23 Abr 2010 | 0,630000 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Podemos listar diversos fatores positivos para as ações da Guararapes (GUAR3):
- Novo centro de distribuição em Guarulhos concluído ao final do ano de 2016.
- Consequente maior tecnologia nessa área.
- Expansão em 2017: inaugurou 12 lojas, reformou 20 unidades, encerrando o ano com 302 lojas em operação.
- Esforços mais direcionados aos processos de lojas.
- Evolução dos métodos de gestão implementados em loja no decorrer de 2015 e 2016 e maior valor através da melhora da qualidade da operação, com consequente aumento da produtividade.
- Área de vendas (m²) por colaborador melhorou 38,1% no decorrer dos últimos quatro anos.
- A Guararapes (GUAR3) acelerou de forma gradual suas operações gerando maiores volumes no ano de 2017, diante de um cenário macroeconômico que começa a mostrar sinais de recuperação.
Observando todos esses dados e outros que poderemos encontrar no site de relacionamento com investidores da Guararapes (GUAR3), podemos concluir que, sim, poderia ser interessante investir nessas ações. Porém, como sempre, vemos com muita cautela a permanência no longo prazo em ações, sobretudo para o investidor pessoa física.
Geralmente, este entra na bolsa de valores em momentos de euforia: todos só falam bem da bolsa, as corretoras fazem uma propaganda enorme dos benefícios desse tipo de renda (a variável), o número de investidores de varejo aumenta exponencialmente. Estes geram enorme liquidez para os institucionais que aproveitam pra “desovar” os ativos que têm em sua carteira a um preço alto.
Basicamente, o que estou dizendo é que quando tem muita gente entrando na bolsa e, sobretudo com essa ideia de que “no longo prazo as ações sempre valorizam” é justamente o momento que antecede uma grande queda.
E, mesmo que não seja, as grandes quedas sempre acontecem na bolsa.
Claro que, na grande figura, nos índices que medem o desempenho do mercado, essas “grandes quedas” são pequenas oscilações no seu deslocamento, digamos, em vinte ou trinta anos… o fato é que índices só trazem as ações com bom desempenho. Muitas das ações que compõem os índices acabam saindo de sua composição no processo.
Além disso, se o investidor que está começando colocou todo o seu dinheiro em ações, ficará assustado e não saberá que decisão tomar. Geralmente decide “jogar a toalha” em um fundo, vendendo todas as suas ações, com prejuízo, no ponto mais baixo do preço, pouco antes de os papeis voltarem a subir.
Ele não sabe, afinal, se continuarão a cair. Não tem dinheiro pra comprar mais ações que estariam “em promoção” e, mesmo se tivesse, possivelmente não teria coragem pra comprar.
Desse modo, nossa recomendação é que:
- Envolva apenas uma parte de seu dinheiro na renda variável.
- Considere operações com começo e com fim, focando objetivos de lucro e prejuízo máximo.
- Desenvolva uma leitura preditiva, observando os momentos em que o preço poderá fazer os movimentos mais contundentes, considerando o volume e o posicionamento dos grandes players (para tanto, conheça o Raio X Preditivo.
Que fique claro que essa é nossa visão não só para a Guararapes (GUAR3), mas pra toda e qualquer ação negociada na bolsa de valores.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa pra manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática.
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que se especializou em observar, interpretar e tirar o melhor proveito do volume e do fluxo de ordens.
O Raio X Preditivo considera que o volume é a causa dos movimentos de preço. Enquanto isso, o preço – objeto da maior parte das metodologias atualmente – é tão somente o efeito.
Sabemos que se conseguimos interpretar e observar a causa com inteligência, nos antecipamos com sucesso aos efeitos.
Também podemos considerar que, uma vez que os grandes volumes são causados e manipulados pelos big players, o Raio X Preditivo é o estudo da atuação dos investidores institucionais.
Determinando onde os investidores institucionais estão se posicionando, encontramos as áreas do gráfico que, pra eles, são decisivas e, dessa forma, encontramos regiões saudáveis de trade, onde vale a pena se expor ao risco.
Isso vale pra qualquer ativo, ações da Guararapes (GUAR3) ou não, e pra qualquer periodicidade operacional: day trade, swing trade, position trade. Até mesmo um buy and hold mais flexível pode se beneficiar dessa visão a fim de se desfazer de posições em que se detectar a possibilidade de um movimento de queda mais forte.
8. COMO FAÇO PRA COMPRAR AÇÕES DA GUARARAPES (GUAR3)?
Antes de mais nada, precisamos nos preparar para o tipo de cenário que enfrentaremos e que descrevemos em tópicos anteriores.
Para isso, é fundamental que se faça um curso sobre a bolsa de valores, sobre o comportamento dos preços a partir do volume e do fluxo de ordens e, por consequência, a partir do comportamento e da atuação dos grandes investidores institucionais.
Atualmente, o curso mais recomendado pra esse tipo de leitura é o Raio X Preditivo.
Além disso, antes de fazer operações no mercado real, é saudável que se pratique na conta demo ou na nossa ferramenta replay do mercado (que possibilita vivenciar diversos pregões reais em um único dia). Embora saibamos que a experiência da conta real seja bastante diferente da conta demo, também sabemos que se o trader não tem sucesso na conta demo não será na conta real que ele o obterá.
Considerado isso, para começar a operar ações, nada mais fácil: abrir a conta na sua corretora de valores, transferir dinheiro e começar a comprar e vender ações da Guararapes e de qualquer outra empresa negociada na bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO
O varejo de modas, a exportação de artigos têxteis tem imenso potencial de crescimento, considerando as perspectivas de uma retomada cada vez mais intensa do crescimento brasileiro. O consumo, particularmente nesse setor, de fato é um termômetro da economia. Nesse contexto, as ações da Guararapes (GUAR3) só têm a ganhar com esse imenso potencial.
No entanto, nossa postura de posicionamento de longo prazo em qualquer ação é muito cautelosa. Acreditamos que temos as ferramentas e os conceitos para identificar oportunidades muito mais rentáveis em prazos menores, tirando proveito apenas daqueles movimentos que realmente têm a capacidade de fazer nosso patrimônio crescer. E, ainda, com uma leitura para sair na hora certa de posições perdedoras, com possibilidade de virar a mão: passando a vender se estávamos comprados, por exemplo, em um movimento que se mostrou de queda quando, antes, acreditávamos na alta.
Acrescentamos a isso a necessidade de não empenhar por completo nosso dinheiro em operações de risco, no mercado de renda variável, tornando qualquer possível perda mais assimilável, sem prejudicar nossa capacidade de decisão.