Esta empresa começou vendendo máquinas agrícolas e agora é uma companhia de educação básica: você investiria nas ações da Bahema (BAHI3)?
As ações da Bahema (BAHI3), bem como a empresa propriamente dita, têm uma história interessante. Elas passaram por diversos setores, de acordo com diferentes momentos, e hoje, finalmente, desde 2016, aliás, se firma como uma companhia do setor educacional. Na verdade, tudo começou como uma vendedora de máquinas agrícolas.
As ações da Bahema (BAHI3) vêm, assim, lentamente construindo uma reputação dentro dessa recente vocação, com um histórico bastante simpático e três dirigentes bastante idealistas.
Será que as ações da Bahema são um investimento interessante? Para responder esta pergunta, vamos falar da Bahema e suas ações BAHI3, sua história, seus negócios e nosso posicionamento quanto ao investimento nesse e em outros ativos da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
- O que é a Bahema e suas ações (BAHI3)?
- Ações da Bahema (BAHI3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Bahema (BAHI3)?
- Formas de ganhar em ações da Bahema (BAHI3)?
- Investir ou não investir em ações da Bahema (BAHI3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Bahema (BAHI3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Bahema (BAHI3)?
- Conclusão
A Bahema tem 1.171.970 ações ordinárias (BAHI3) apenas e, dessas, 452.905 ou 38,64% estão em free float. Se fizermos a conta, é um baixo valor de capital social… será uma oportunidade, considerando que há três anos a companhia registra prejuízos?
1. O QUE É A BAHEMA E SUAS AÇÕES (BAHI3)?
A Bahema (BAHI3) como a conhecemos hoje surgiu em 2016, uma companhia do setor educacional. Antes disso, ela poderia ser definida como uma empresa especializada em adquirir direitos percentuais de outras empresas. Mas como uma empresa que não tem necessariamente um perfil setorial vai para um perfil tão idealista como a educação?
Bem, isso vem hoje da união de três empreendedores que viram uma oportunidade: Bruno Belliboni, Frederico Marques Affonso Ferreira e Guilherme Affonso Ferreira Filho.
Guilherme, filho de um dos maiores investidores do país, voltou ao Brasil depois de sete anos no mercado financeiro e dois anos fazendo MBA no exterior. Cansado daquilo, não queria mais ficar no mercado financeiro: queria algo com mais significado para ele. De início, começou a imaginar a diferença que uma escola de elite faria por algumas crianças de uma comunidade carente.
O idealismo encontrou o meio termo na aquisição de escolas já existentes no mercado.
A Bahema surgiu, na verdade, em 1953, na Bahia, pelas mãos do avô de dois dos sócios e vendia máquinas agrícolas. Com uma reserva de R$ 30 milhões, fizeram um plano de negócios aprovado pela família e que passaram a colocar em prática em 2015.
O sócio Bruno Belliboni só chega em 2017. Ele foi consultor financeiro da Eleva Educação, de Jorge Paulo Lemann e foi diretor de três unidades do colégio Pentágono.
O trabalho de prospecção foi árduo e incluiu visitas a 200 escolas do país. Compraram três: a Escola da Vila, em São Paulo, a Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte, e a Escola Parque, no Rio. Todas construtivistas
A iniciativa incluiu investimento na Escola Mais, já se voltando na direção da educação que unisse qualidade a baixo custo. Ainda não compraram a escola: estão prestando consultoria.
Os planos estão em adquirir escolas de outras metodologias além do construtivismo. Para o médio prazo, a meta são 15 escolas e 30 mil alunos. Não há intenção de interferir no plano pedagógico de cada uma. O envolvimento é administrativo, financeiro e de comunicação. Isso inclui chegar à população de baixa renda também.
O que são as ações da Bahema (BAHI3)?
As ações de uma empresa nada mais são do que a menor partícula de seu capital social. O capital social de uma empresa é negociado na bolsa de valores através de suas ações. O capital é aberto quando a empresa decide vender parte desse capital aos investidores no mercado a fim de captar recursos. Ao comprarmos ações da Bahema (BAHI3) nos tornamos investidores e sócios da companhia.
No entanto, boa parte daqueles que compram ações de companhias no dia a dia da bolsa de valores, na verdade, não está interessado em se tornar sócio. Um dos principais motivos da movimentação de ativos no mercado é a chamada especulação, basicamente negociações – também conhecidas como trades – de curto a médio prazo. Os traders compram ações pra vendê-las pouco tempo depois por um preço melhor. Às vezes a duração dessas negociações é de segundos.
Histórico da empresa e de suas ações (BAHI3)
- 1953 – A Bahema foi fundada em 1953, em Salvador, Bahia, por Afranio Affonso Ferreira, como uma empresa de comercialização de implementos agrícolas. Mais tarde tornou-se representante da Caterpillar para todo o Nordeste brasileiro
- 1977 – As ações da Bahema passam a ser negociadas na bolsa de valores
Década de 80 – A demanda pelas máquinas da Bahema S/A era enorme e a companhia tinha caixa em excesso. Incentivada pelo então Diretor Financeiro, Guilherme Affonso Ferreira, passou a aplicar esse caixa investindo em participações em empresas abertas e negociadas em bolsa de valores. Esta atividade de investimentos em participações ganhou força e se tornou o principal negócio da Bahema. Casos como Unibanco, Manah e Metal Leve, entre outros, geraram retornos excepcionais, superiores a 50% ao ano em dólares. - 2008 – Após a fusão do Unibanco com o Itaú, a empresa fez seguidas reduções de capital e distribuiu a maioria de seus ativos.
- 2015 – Com um fundo de R$ 30 milhões, a família aprova o plano de negócios e a empresa é transformada em uma companhia educacional
- 2016 – Com o aval do Conselho de Administração, uma nova diretoria da Bahema assume a companhia e passa a analisar oportunidades de investimentos em Educação Básica.
- 2017 – Primeiras participações no setor: Escola Balão Vermelho/ Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG, Escola Parque, no Rio de Janeiro/RJ e Escola da Vila, em São Paulo /SP. Ainda em 2017, a Bahema passa a investir e torna-se sócia da Escola Mais.
- 2018 – A empresa anuncia uma colaboração com a Escola Viva (São Paulo/SP), e cria o grupo “Critique”, que promove o intercâmbio de boas práticas e fomenta a produção de conhecimento entre as escolas.
- 2019 – A Bahema fica sócia do Centro Educacional Viva, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro/RJ, e anuncia a aquisição do Fórum Cultural, em Niterói/RJ.
2. AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Bahema (BAHI3) são negociadas na bolsa brasileira, a B3. Os negócios acontecem em meio eletrônico, isto é, não existe mais o pregão viva voz, aquela gritaria que notabilizou a bolsa de valores nas décadas de 70 a 90 em diversos filmes e nos noticiários. Hoje, qualquer um com uma conexão com a internet, um computador, uma plataforma de negociação e uma conta em uma corretora pode negociar ações.
Quais ações a Bahema possui?
A Bahema possui apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias. A companhia ainda não migrou para os segmentos especiais de listagem da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão): Bovespa Mais, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1.
Uma das características desses segmentos são as regras mais notáveis de governança, a fim de garantir mais direitos e seguranças aos acionistas. Isso, em tese, reduz o risco de investimento.
Ainda assim, as ações Bahema (BAHI3) asseguram ao investidor o direito de tag along de 80% sobre o preço pago pelas ações do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa. Isso, além de direito ao dividendo mínimo. No caso o dividendo mínimo é de 25% de cada exercício.
Se a companhia for liquidada, os acionistas recebem os pagamentos relativos ao reembolso do capital na proporção de suas participações. Mas só depois que a companhia pagar os seus credores.
Qual são os códigos das ações da Bahema
As ações da Bahema são reconhecíveis pelo código de negociação BAHI3.
Todas as ações negociadas na bolsa de valores têm códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. A exceção é a B3, cujo código é B3SA3.
Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
As ações da Bahema (BAHI3) são negociadas em quais bolsas?
A Bahema não tem ações negociadas nas bolsas de valores estrangeiras.
Muitas das ações negociadas por aqui são também negociadas no estrangeiro por meio de programas de “recibos”.
Por exemplo, em Nova York, ações de algumas companhias são negociadas em forma de ADRs (American Depositary Receipts).
Esses recibos são negociados normalmente, como se fossem ações.
Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil por uma companhia responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da Bahema (BAHI3) são os seguintes:
Nome | %ON |
Monica Affonso Ferreira Mation | 4,01 |
Mint Educação Fundo de Investimento em Ações | 42,28 |
Mint Batalha Value Master Fia | 1,19 |
Frederico Marques Affonso Ferreira | 3,20 |
Bruno Bertolucci Belliboni | 0,88 |
Guilherme Affonso Ferreira | 0,89 |
Carlos Eduardo Affonso Ferreira | 7,97 |
Guilherme Affonso Ferreira Filho | 7,58 |
Afranio Affonso Ferreira Neto | 0,15 |
Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi | 2,38 |
Potenza Fundo de Investimento em Ações | 0,14 |
Outros | 29,35 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3)?
Existem duas formas em particular de se ganhar dinheiro com ações BAHI3 em particular, dentre diversas outras.
Trade com ações da Bahema (BAHI3)
Trade: no trade, conhecido na linguagem leiga como “especulação”, nosso objetivo é comprar pra vender um tempo depois quando as ações tiverem valorizado. Ou, então, alugar ações pra vendê-las e recomprá-las quando estiverem mais baratas, nas ocasiões em que acreditamos que os preços vão cair. O trade pode ter diferentes janelas cronológicas: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (operações que duram de dois dias a algumas semanas) e position trade (operações que duram de algumas semanas a poucos meses)
Ganhar dividendos com ações da Bahema (BAHI3)
Distribuição de dividendos: o investidor que gosta de prazos mais longos pode decidir comprar ações pra encarteirar, isto é, fazer “poupança” com ações. Ele terá direito a receber proventos, como dividendos e juros sobre capital. As companhias costumam distribuir pelo menos 25% de seus lucros por suas ações (algumas podem vir a distribuir mais).
Com os dividendos, o investidor compra mais ações que, por sua vez, trarão ainda mais dividendos.
Se quiser seguir esta estratégia, é bom ficar de olho se a companhia paga dividendos com regularidade. Trimestres ou anos com falhas são maus indícios.
Fique de olho também numa coisa chamada dividend yield, que representa a porcentagem que o valor do dividendo representa frente ao valor da ação. Quanto mais alto melhor.
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Tipo de Provento | Tipo de Ação | Valor |
04 Mai 2017 | 29 Dez 2017 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 0,641863 |
28 Abr 2017 | 28 Dez 2017 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 0,641862 |
27 Mar 2015 | 30 Abr 2015 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 5,000000 |
04 Abr 2014 | 09 Mai 2014 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 10,000000 |
23 Mar 2013 | 12 Abr 2013 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 10,000000 |
05 Abr 2012 | 04 Jun 2012 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 10,000000 |
23 Out 2010 | 27 Dez 2010 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 18,181818 |
02 Abr 2010 | 31 Mai 2010 | Proventos em dinheiro | Ordinária | 20,211818 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizou recentemente a sessão de julgamento de casos contra a Bahema S.A., por falha na divulgação de informações para investidores. O caso diz respeito por irregularidades na divulgação de informações relevantes e prestação de contas para investidores. As infrações estariam previstas no artigo 14 da Instrução CVM 480: “O emissor deve divulgar informações verdadeiras, completas, consistentes e que não induzam o investidor a erro”.
Além disso, a Bahema tem registrado prejuízo nos últimos três anos. No terceiro trimestre de 2019, registra prejuízo líquido de R$ 7,8 milhões.
De fato, são informações preocupantes. Poderá a Bahema se recuperar?
Diversas companhias já passaram por situações assim e quem comprou ações quando elas estavam numa pior se deu bem, pois valorizaram enormemente.
Mas essa não é a regra…
Como saber então?
Uma das formas mais acertadas de se fazer isso é acompanhar o comportamento dos grandes investidores institucionais.
Se há volume em um fundo – ponto mais baixo (até aquele momento) no preço de uma ação – é muito provável que um big player, um participante da bolsa com muitos cartuchos para queimar, está adquirindo ações, absorvendo papeis a um preço que ele considera barato, pois sabe que o potencial de valorização é enorme.
Note que essa leitura não é de longuíssimo prazo, pois dificilmente sabemos o que acontecerá com a ação e muito menos com os mercados daqui a cinco, dez, quinze ou vinte anos: as crises mundiais e nacionais podem mandar o preço de ações extremamente sólidas para a cucuia.
Mas, se pudermos monitorar os investidores institucionais, quando eles entram e quando saem de suas enormes operações, podemos aumentar nossas chances de acerto em prazos mais curtos. Lembre-se: os grandes players são melhor informados do que nós, que simplesmente lemos portais de notícias na internet e sabem interpretar melhor os dados dos balanços das companhias.
Para ter esse tipo de leitura de ações como a BAHI3, o mais indicado é usar uma metodologia como o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Conheça as taxas para se operar BAHI3 e outras ações da bolsa de valores:
- Taxas da corretora: taxa de corretagem – é a taxa cobrada para executar cada ordem de compra e venda e geralmente é proporcional ao número de ações envolvido na operação; taxa de custódia – é a taxa mensal cobrada pela corretora para manter sob custódia as ações que você tem encarteiradas, porém a maior parte das corretoras está abandonando essa cobrança.
- Taxas da bolsa: basicamente emolumentos, que incluem liquidação, negociação e registro e correspondem a 0,031526% do financeiro total envolvido na operação.
- Impostos: Imposto de Renda – alíquota de 20% de operações de day trade que incide sobre o lucro (não há isenção, mas podemos abater do lucro atual prejuízos de meses anteriores); ISS – O Imposto sobre Serviços corresponde a 5% da corretagem, paga através da corretora para a prefeitura de São Paulo.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia especializada em seguir o comportamento dos big players, os investidores profissionais, também conhecidos como investidores institucionais.
Eles estão presentes em todos os mercados e é estimado que 100 deles controlem 50% do capital mundial (informações arredondadas a partir de um estudo de 2011).
Acredita-se que metade desses 100 tenha forte presença nas bolsas.
É natural que eles gostem de investir em empresas baratas, com possibilidade de crescer e comecem a vender quando a empresa está começando a ficar cara, aproveitando a euforia de todos com preços cada vez mais altos.
O Raio X Preditivo analisa o volume das operações nos ativos para encontrar o ponto em que esses participantes estão se posicionando. E, dessa forma, a chance de escolhermos o lado vitorioso (comprador ou vendedor) aumenta, reduzindo, inclusive, o nosso risco.
O Raio X Preditivo considera que o volume é a causa mais importante dos movimentos de preço. O movimento de preço em si é apenas o efeito ocasionado por um volume maior ou menor.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BAHEMA (BAHI3)?
- Escolha sua corretora
- Abra a conta na corretora: baixe o aplicativo ou entre no site
- A conta na corretora é totalmente grátis: sem taxa de inscrição, taxa de manutenção ou valor mínimo de permanência
- Transfira o dinheiro para a corretora, via TED
- Baixe um programa de negociação gráfica ou acesse o home broker
- Compre as ações BAHI3 ou as que você deseja negociar
Não dê nem o primeiro passo, porém, sem antes fazer um curso eficiente de bolsa de valores.
Enquanto faz o curso, você pode usar a conta simulada da corretora para treinar sem o risco de perder dinheiro.
Só depois de estar seguro, comece a comprar e a vender ativos na bolsa de valores.
Nossa recomendação é o curso Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO
Por certo, a mudança de empresa de máquinas agrícolas, que, na década de 80, passou a adquirir participações em companhias diversas (com sucesso), para empresa educacional causa estranheza. Os recentes prejuízos da Bahema (BAHI3), do mesmo modo, causam preocupação. No entanto, esse tipo de companhia pode causar surpresas, sobretudo pelo perfil empreendedor dos dirigentes e pelo nicho ainda pouco explorado pelas companhias de capital aberto na bolsa: ensino básico.
Porém, tudo isso é palavrório. Deixe a palavra final com quem mais entende do assunto investimento, os grandes players. Para acompanhar a movimentação desses participantes e saber o que eles estão pensando a respeito dessa companhia, a Bahema (BAHI3) use metodologia que leia volume e fluxo de ordens, como o Raio X Preditivo.