As ações da Arezzo (ARZZ3) vão cair ou vão subir? Leia este artigo sobre a empresa e conheça grátis um método que está ajudando milhares de traders e investidores
As ações da Arezzo (ARZZ3) podem ser um bom papel pra investir? Esta empresa de calçados, bolsas e acessórios femininos são tão atrativos pra sua carteira de ativos quanto são para o público consumidor?
As ações da Arezzo (ARZZ3), assim, são o tema deste artigo em que falaremos sobre os negócios dessa empresa, sua história e, acima de tudo, sobre nossa postura quanto ao posicionamento de longo prazo nas ações da companhia, bem como o posicionamento de longo prazo nas ações de qualquer companhia negociada na bolsa de valores brasileira, a B3.
- O que é a Arezzo e suas ações (ARZZ3)?
- Ações da Arezzo (ARZZ3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Arezzo (ARZZ3)?
- Formas de ganhar em ações da Arezzo (ARZZ3)?
- Investir ou não investir em ações da Arezzo (ARZZ3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Arezzo (ARZZ3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Arezzo (ARZZ3)?
- Conclusão
Atualmente, a composição do capital social da Arezzo (ARZZ3) é a seguinte:
- Ações ordinárias: 90.954.280 ARZZ3
Destas, estão em livre negociação, em free float, a seguinte proporção:
- 44.066.233 (48,80%)
- Conheça um método surpreendente para investir em Ações da Arezzo e de outras empresas da Bolsa de Valores. Vai perder essa?
1. O QUE É A AREZZO E SUAS AÇÕES (ARZZ3)?
Segundo a página das ações da Arezzo (ARZZ3) no site da B3, a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: O Principal Ramo de Atividade Da Companhia É A Industrialização E A Comercialização de Artigos de Couro E de Plástico em Geral. Incluindo Sapatos. Bolsas E Acessórios.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.
Pelo menos no mercado brasileiro, a Arezzo (ARZZ3) dispensa apresentações, sobretudo ao público feminino, setor de especialidade da companhia.
Afinal, a Arezzo&Co (ARZZ3) é líder indiscutível no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil.
São cerca de 50 anos de história e, no momento, os levantamentos da empresa revelam que ela vende mais de 13,5 milhões de pares de calçados por ano. Sem falar nas bolsas e nos acessórios.
Talvez você não tenha associado, ainda, mas saiba que a Arezzo se faz presente, ocupando ainda mais espaço nesse segmento com ainda outras marcas, cada uma com características específicas, além da própria marca Arezzo: Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.
A companhia tem dezenas de prêmios nas áreas de produção, tecnologia, inovação, gestão, comercialização e web commerce.
No ramo de franquias, é considerada uma das melhores, conquistando esse título por anos seguidos, mantendo boas posições em diversos rankings, incluindo, no setor de calçados, têxteis e artefatos de couro, da Melhores e Maiores da revista Exame.
O que são as ações da Arezzo (ARZZ3)?
Quando uma companhia tem planos de crescimento, e todas têm ou deveriam ter, ela precisa de uma coisa muito simples pra executá-los, além de audácia, inteligência e vontade de fazer: dinheiro. De nada adianta ter as melhores intenções e a melhor oportunidade passando adiante de uma empresa se, justamente quando se mais precisa, não há recursos financeiros.
Para aproveitar uma boa ideia, um bom momento, é preciso de dinheiro de fato.
Para consegui-lo, uma companhia pode recorrer a empréstimos. Ou financiamentos. O que é praticamente a mesma coisa. E elas têm juros. Isso aumenta o custo do dinheiro e prejudica o resultado final das investidas.
Uma possibilidade mais inteligente é abrir capital na bolsa. Isto é, vender parte de seu capital, agora social, no mercado, pra investidores, investidores de todos os tamanhos. Alguns comprarão uma parte maior, outros comprarão partes menores e, outros, ainda, partes minúsculas.
O fato é que todos esses investidores aceitaram dividir o risco dos empreendimentos com a companhia e, ao comprar essas partes, em forma de um certo número de ações, também estão aceitando a possibilidade de compartilhar de um provável crescimento.
De fato, cada ação é a menor fração possível do capital social da companhia. Quem as compra se torna sócio, acionista, investidor. E assim quando a companhia se desenvolve e cresce o valor dessa ação aumenta proporcionalmente. E, além disso, se ela passar a ter mais lucros, também poderá distribuir esses lucros em forma de dividendos.
Normalmente, 25% dos lucros líquidos de um exercício são divididos com os acionistas. Quanto mais ações eles têm, mas dividendos recebem.
Porém, muitos dos negócios de compra e venda de ações que vemos na bolsa de valores diariamente não é por conta de participantes que querem ser sócios, acionistas ou investidores, mas traders ou especuladores.
Eles compram ações para vende-las tão logo apresentem uma valorização aceitável para suas estratégias. Essas operações podem durar tempos tão curtos quanto frações de segundos quanto tempos mais longos, como semanas ou meses.
Assim, nem sempre uma ação custa tanto quanto a proporção exata com o valor da empresa indicaria. Pode estar custando mais, se há muita força compradora desses participantes, muita demanda. Ou menos, se há muitos participantes vendendo essas ações.
E, sim, muitos deles vendem. E mesmo sem ter as tais ações. Para isso, as alugam de investidores. A intenção deles aqui é recomprar quando estiverem mais baratas. Isso é venda descoberta e não há nada demais nesse tipo de operação. Qualquer investidor, até mesmo você ou eu, pode fazer isso. É uma operação muito comum e corriqueira, uma dentre as tantas que provocam o sobe e desce do preço das ações (volatilidade).
Histórico da empresa e de suas ações (ARZZ3)
- 1972 – A Arezzo&Co (ARZZ3) foi fundada em 1972 por Anderson Birman, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Nos anos 70, nossa indústria sofria grande influência da moda europeia. A empresa começou produzindo sapatos masculinos, mas logo migrou para o público feminino e desenvolveu a marca Arezzo.
- 1979 – Lançamento do modelo de sandália Anabela, revestido de juta. O modelo se tornou, em pouco tempo, o primeiro grande sucesso de vendas da marca.
- 1980 – Verticalização da produção na região de Minas Gerais, o que possibilitou maior controle e qualidade dos processos em toda cadeia produtiva, da matéria prima ao produto final. Nessa época, cerca de 1,5 milhões de pares eram produzidos por ano e a empresa contava com 2.000 funcionários.
- Década de 90 – Década marcada pelo foco no varejo. Em 1990, a marca Arezzo abriu sua primeira loja conceito – flagship store – na rua Oscar Freire em São Paulo. A Companhia passou a investir mais em ações nos pontos de venda, fortalecendo também suas operações no canal de franquias, o que lhe permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. Além disso, lojas próprias foram abertas em centros estratégicos de consumo. O outsourcing da produção passou a ser realizado na região calçadista do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. O conceito de fast fashion começou a ganhar destaque e as operações comerciais foram centralizadas em São Paulo. Especialização em P&D e em gestão de marca, inovando com investimentos em marketing e comunicação.
- 1995 – Alexandre Birman, aos 18 anos, fundou a marca Schutz, incialmente independente da Arezzo e com a proposta de ser uma marca de calçados para esportes outdoor sendo, na sequência, transformada em uma marca de calçados femininos e passando a ser reconhecida por produtos fashion.
- 1999 – A Schutz também migrou sua produção para a cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
- 2002 – A Schutz iniciou a expansão internacional de suas operações por meio da exportação de calçados e participação nas grandes feiras internacionais de calçado.
- 2007 – Entrada do fundo de Private Equity Tarpon na Companhia, junto com a entrada da Tarpon. A marca Schutz passou a ser incorporada ao grupo. A união trouxe grandes sinergias à gestão familiar e complementariedade ao portfólio de marcas.
- 2008 – Inaugurada em novembro a Anacapri, que procura descomplicar o dia a dia das mulheres. São cerca de 1.000 modelos e cores por ano, apresentados em três principais coleções e edições limitadas.
- 2009 – Alexandre Birman projetou sua grife homônima em 2009, com a intenção de conquistar pontos de varejo de luxo no mundo.
- 2011 – Arezzo&Co (ARZZ3) se torna uma Companhia aberta, passando a ter com suas ações negociadas sob o ticker ARZZ3, listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.
- 2012 – Inaugurada a loja flagship da Schutz em Nova Iorque, na Madison Avenue, primeira loja própria do grupo fora do Brasil.
- 2015 – Fiever, uma alusão a FIVE (5ª marca do grupo) e FEVER (febre em inglês), nasceu em dezembro de 2015 como uma marca urbana, cool e despretensiosa voltada para o público jovem.
- 2016 – A operação piloto nos EUA em 2016 abre a segunda loja flagship, em Los Angeles.
- 2018 – Em maio, a Schutz inaugurou sua terceira loja nos Estados Unidos, uma pop-up store no bairro Soho em Nova York. A marca Alexandre Birman abre sua primeira loja internacional, na Madison Avenue em Nova York. A Arezzo&Co (ARZZ3) lançou sua 6ª marca, a Alme, para atender demanda por sapatos confortáveis, mas bonitos para todas as ocasiões de uso. Em maio, foi inaugurada a primeira flagship store da marca na rua Oscar Freire em São Paulo.
- 2154 – Sim, no site para investidores da empresa há essa data como projeção. A companhia vê o futuro da seguinte forma: “Através de muito trabalho, paixão e uma busca continua pelo desenvolvimento e geração de valor a longo prazo para seus stakeholders, a Arezzo&Co (ARZZ3) espera que em 2154 esteja ainda mais fortalecida e reconhecida pelo desenvolvimento de produtos inovadores e lançamento de tendências, perpetuando assim o sonho da família Birman de encantar as mulheres.”
2. AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Arezzo (ARZZ3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente totalmente eletrônico, através do sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
A PUMA proporciona negociações extremamente rápidas, seguras e acessíveis para todos os participantes, da mais humilde pessoa física ao mais poderoso investidor institucional.
Eu, você ou qualquer um pode negociar na bolsa com facilidade, atualmente, diferentemente de uma década atrás. Com um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora podemos já começar a negociar ações.
Hoje a bolsa de valores brasileira registar um milhão de pessoas físicas nesse ambiente. O que muitos desses não sabem é que estão tentando tirar dinheiro do mercado junto com investidores institucionais.
Investidores institucionais são companhias transnacionais, sendo que apenas 100 delas controlam metade, talvez mais, do capital mundial. E 50 delas, estimativamente, têm intensa participação dos mercados de bolsa.
Com recursos financeiros inigualáveis, conseguem controlar a oferta e a demanda sobre os ativos, consequentemente dominando as cotações. Com algoritmos de alta velocidade, exploram qualquer desequilíbrio do mercado em seu favor, posicionando e reposicionando pesadas ordens de compra e venda em frações de segundos. Esses algoritmos por sua vez são programados por algumas das mentes matemáticas mais geniais do planeta. Estas, por sua vez, estão sob o comando de alguns dos CEOs mais competitivos e bem informados e influentes do mundo.
Difícil competir com isso.
A saída, se quisermos comprar e vender ações da Arezzo (ARZZ3) com sucesso, é tentar acompanhar o que estes titãs estão fazendo. Para isso, devemos saber ler o fluxo de suas compras e vendas, através do volume gigantesco de suas operações.
Isso não é tarefa simples, se não somos dotados dos conceitos e das ferramentas adequadas. Pois eles precisam esconder suas posições dos outros participantes de igual poder. E por consequência dos meros mortais como nós.
Assim, o Raio X Preditivo é uma ferramenta e tanto no sentido de dar a leitura adequada do comportamento e da atuação dos big players, nos proporcionando a possibilidade de encontrar os pontos em que é mais provável que eles provoquem movimentos mais contundentes. Assim, podemos nos posicionar a favor desses comportamentos. Isso aumenta a chance de ganhos e reduz o risco: se não pode com eles, junte-se a eles.
Quais ações a Arezzo possui?
A Arezzo possui apenas ações ordinárias.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias.
Claro que, considerando que cada ação constitui um voto, em um universo de mais de 44 milhões de ações, ter apenas 100 mil ações não faria muita diferença.
A despeito disso, as ações ordinárias também têm direito a proventos, tais como dividendos e juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Arezzo
Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por um código de negociação. Os códigos de negociação também podem ser chamados de ticker. O ticker é composto de quatro letras e um numeral, de um ou dois dígitos. As ações ordinárias costumam ter o dígito três.
O código das ações da Arezzo é ARZZ3.
As ações da Arezzo (ARZZ3) são negociadas em quais bolsas?
Embora a Arezzo tenha operações comerciais nos Estados Unidos, suas ações ainda não estão na Bolsa de Nova York.
Isso seria possível através de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados na bolsa de Nova York (NYSE), como se fossem ações comuns enquanto as ações de fato, correspondentes aos recibos, ficam em custódia no mercado brasileiro, sob a guarda de uma instituição financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3)?
Segundo a página da Arezzo (ARZZ3) no site da B3, estes são os principais acionistas:
Nome | %ON – ARZZ3 |
Aberdeen Asset Management | 4,57 |
Alexandre Café Birman | 16,67 |
Anderson Lemos Birman | 34,11 |
Outros | 44,65 |
Ações Tesouraria | 0,01 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3)?
Podemos ganhar dinheiro com ações da Arezzo (ARZZ3) de diversas maneiras, algumas delas bem criativas, inclusive.
Mas algumas das mais populares são as seguintes:
Trade com ações da Arezzo (ARZZ3)
Trade: no trade compramos ações a um preço na esperança de vender por um preço maior depois de um tempo mais ou menos curto. Esse tempo pode ser de alguns segundos a um dia (day trade), alguns dias (swing trade), algumas semanas (position trade). Também podemos vender as ações na esperança de comprá-las mais baratas depois de um período. Isso é possível através do aluguel de ações. Alugamos as ações que desejamos vender, vendemos e, quando estiverem mais baratas, compramos as ações de volta.
Devolvemos as ações, pagamos o aluguel e ficamos com a diferença. O nome dessa operação é “venda a descoberto” e é praticada quando o trader imagina que as ações vão desvalorizar. Se, ao contrário, as ações valorizarem, terá que as comprar por um preço maior do que vendeu e tomará um prejuízo.
Ganhar dividendos com ações da Arezzo (ARZZ3)
Dividendos: as companhias precisam por lei dividir 25% de seus lucros (pelo menos) com seus acionistas na forma de dividendos. Essa modalidade de se ganhar dinheiro com ações é a preferida dos que investem em ações no longo prazo. Os dividendos, assim, remuneram o seu investimento.
Os investidores de longuíssimo prazo costumam escolher com cuidado suas ações, pois acreditam que o que vale é o valor da empresa e não o de suas ações e que, se as ações estão com preço muito baixo, eventualmente irão ficar próximas do valor da companhia em algum momento.
Os dividendos, então, são usados para comprar mais ações, que renderão mais dividendos e assim por diante, aumentando o patrimônio em ações do investidor, em um círculo virtuoso.
No entanto, é importante escolher empresas boas, que paguem dividendos regularmente e que apresentem um bom Dividend Yield (fração que representa o valor do dividendo frente ao valor da ação; por exemplo, uma ação de R$ 10 que paga dividendos de R$ 1 tem um dividend yield de 10%).
Vamos dar uma olhada nos dividendos dos últimos anos pagos pela ARZZ3.
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Valor |
20 Fev 2019 | 02 Abr 2019 | 0,831022 |
17 Dez 2018 | 15 Jan 2019 | 0,230993 |
02 Out 2018 | 22 Out 2018 | 0,277007 |
25 Jun 2018 | 25 Jul 2018 | 0,232785 |
17 Mai 2018 | 01 Jun 2018 | 0,512872 |
18 Dez 2017 | 05 Jan 2018 | 0,233054 |
18 Dez 2017 | 05 Jan 2018 | 0,233119 |
29 Ago 2017 | 27 Set 2017 | 0,410322 |
27 Jun 2017 | 28 Jul 2017 | 0,239958 |
02 Mai 2017 | 15 Mai 2017 | 0,596328 |
13 Dez 2016 | 29 Dez 2016 | 0,250446 |
26 Set 2016 | 26 Out 2016 | 0,126713 |
21 Jun 2016 | 15 Jul 2016 | 0,246597 |
22 Abr 2016 | 0,210795 | |
15 Dez 2015 | 30 Dez 2015 | 0,202381 |
22 Abr 2015 | 15 Mai 2015 | 0,398592 |
29 Jul 2014 | 29 Ago 2014 | 0,124800 |
25 Abr 2014 | 15 Mai 2014 | 0,235729 |
18 Mar 2014 | 30 Dez 2014 | 0,109943 |
18 Mar 2014 | 30 Jun 2015 | 0,110000 |
31 Jul 2013 | 02 Set 2013 | 0,150344 |
12 Abr 2013 | 15 Mai 2013 | 0,230077 |
01 Ago 2012 | 31 Jan 2014 | 0,100000 |
01 Ago 2012 | 31 Ago 2012 | 0,078859 |
11 Abr 2012 | 31 Mai 2012 | 0,069089 |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Arezzo (ARZZ3) cresceu 22,5% no seu lucro líquido do segundo trimestre de 2019 (abril, maio, junho). Passou de R$ 33,1 milhões para R$ 40,5 milhões. Com isso, o acumulado no semestre foi um total de R$ 63,7 milhões. No mesmo período de 2018, atingiu-se R$ 66,2 milhões. Uma alta de 5,8%.
Se considerarmos tudo isso, vale a pena pensar na Arezzo (ARZZ3) para o longo prazo?
Se você pensa em ser um investidor, tomando a palavra investimento no seu estrito senso, de longuíssimo prazo, precisa se ater a informações mais detalhadas sobre a companhia e até mesmo sobre as pessoas que estão à frente dela.
Ainda assim, deve estar preparado e ciente do fato que mesmo boas empresas, cuidadosamente escolhidas estão à mercê do mercado como um todo, por exemplo, para quando o Brasil estiver “muito caro” e os grandes players começarem a vender para realizar lucros, causando uma imensa e duradoura ladeira de preços, que pode custar uma boa porcentagem dos ganhos realizados até então (em tese, a empresa continua a valer a mesma coisa, mas suas ações caem).
Assim, nossa recomendação é o estudo da bolsa através do comportamento desses players, usando para isso as pistas dadas por seu volume e fluxo de ordens. Isso é possível através do uso de conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo e de horizontes de operações mais próximos, com entradas e saídas da compra ou da venda, seguindo-se esse fluxo.
Desse modo, conseguimos comprar e vender ações em seus melhores momentos (pelo menos com uma maior probabilidade disso), correndo menos risco de ter nosso patrimônio envolvido em momentos mais dramáticos.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
A compra e venda de ações, da Arezzo (ARZZ3) ou não, envolve custos. Eis os principais deles:
- Taxa de corretagem: cobrada para execução das ordens tanto na hora da compra como na da venda. Varia de corretora para corretora.
- Emolumentos e outras taxas da bolsa: pouco mais de 0,03% do valor envolvido na ordem.
- ISS: 5% sobre o valor da taxa de corretagem.
O imposto de renda é sobre o lucro das operações.
Sobre operações que duram mais de um pregão, em meses em que as vendas foram inferiores a R$ 20 mil, há isenção. De outro modo, a alíquota é de 15%.
Para day trade, operações que começam e terminam no mesmo pregão, a alíquota é de 20% sobre o lucro e não há isenção.
Em ambos os casos, o pagamento é de responsabilidade do investidor e feito via DARF até o último dia útil do mês seguinte.
Prejuízos em bolsa nos meses anteriores, podem ser abatidos do lucro atual antes de se calcular a alíquota.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que, enquanto os outros métodos observam apenas o preço das ações, se foca no volume e no fluxo de ordens, que denunciam a atuação dos grandes players do mercado. Estes têm muito mais chance de mover o preço de um ativo em determinada direção ou ter a percepção de que esse movimento poderá acontecer com mais facilidade, bastando um “empurrão”.
Para isso, se vale de conceitos e ferramentas adequadas a essa leitura. O Raio X Preditivo considera o volume como a causa do movimento de preço e o movimento de preço como mero efeito dessa causa.
Usando a causa como objeto de análise, nos adiantamos aos efeitos, aumentando a possibilidade de acerto na compra e na venda de ações. O risco, por sua vez, é mitigado.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA AREZZO (ARZZ3)?
Nada mais fácil hoje em dia. Abrir conta em uma corretora é totalmente gratuito e facilitado com o uso do site da empresa ou do aplicativo. Aí é só transferir o dinheiro necessário e iniciar suas compras.
Porém, nossa recomendação é que, antes de mais nada, você invista em algo muito importante: sua educação. Sem isso, você corre o risco de perder dinheiro na bolsa, em vez de ganhar.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO
Assim como diversas outras empresas da bolsa de valores, a Arezzo (ARZZ3) nos parece muito promissora. Nada, absolutamente nada, impede de que suas ações dobrem, tripliquem, quadrupliquem de valor. Porém, se isso acontecerá de fato é mera futurologia. Depende de tantos fatores que nem mesmo os dirigentes da companhia botariam a mão no fogo.
No meio do caminho, pode haver intempéries e, em algum momento, as ações podem perder boa parte de seu valor, por motivos alheios à qualidade da companhia e da competência de seus líderes.
Assim, nossa recomendação é que encaremos a bolsa de valores como um ambiente em que podemos temperar nossos investimentos, mas sempre tendo em consideração pontos inteligentes de saída para não prolongar perdas que, de outro modo, podem ser avassaladoras: prazo curto e porcentagem limitada do patrimônio envolvido é um bom começo para o iniciante.
Por favor, coloquem datas de publicações nos artigos.