Deseja se tornar um investidor de sucesso na bolsa de valores? Confira as dicas que preparamos para você alcançar o sucesso.
A gente não cansa de repetir: na bolsa de valores, não existe receita de bolo. Não existe fórmula mágica. Não existe almoço grátis. Aliás, se você acreditar nesse tipo de baboseira, você será o almoço.
Assim, não existem regras gerais que, uma vez que você as copiar, vai passar a ganhar dinheiro a rodo. Se fosse desse jeito, todo o mundo estaria ganhando. Não tem jeito de todo o mundo ganhar na bolsa e é muito difícil ganhar dos big players quando se trata de conhecimento, potencial, capacidade financeira e tecnológica.
Defendemos que o trader deve desenvolver sua própria técnica de negociar. O que pode ser aprendido, no entanto, são os conceitos certos e o uso de ferramentas adequadas para a aplicação desses conceitos, proporcionando uma leitura clara e realista do que está acontecendo na bolsa de valores.
No entanto, também acreditamos que há regras que, se seguidas, têm dão mais chance aos iniciantes no momento de fazer suas negociações e investimentos:
- O volume é o rei. O volume é a mensagem e o preço é só o mensageiro. O volume é a causa dos movimentos de preço e nele está o segredo para se adiantar aos efeitos.
- Sua entrada e saída nas operações deve respeitar o fluxo do mercado. Que adianta ficar numa operação até levar stop se desde o início estamos vendo que o fluxo começou a ficar ao contrário do que acreditávamos que estava? Bora sair da operação e entrar no sentido contrário. O mesmo vale para o stop gain: faça gerenciamento de risco realizando lucros .parciais, mas por quê sair de uma operação antecipadamente se o fluxo e o volume mostram que o movimento vai continuar?
- Os big players dominam o mercado. A tendência não é sua amiga. Quem deve ser seu aliado no mercado é o big player. Saiba escolher o lado vencedor.
- Opere na barranca do rio. Operar na barranca do rio é iniciar operações em regiões de alta probabilidade de trade. Isso significa que, se estamos pescando na beira do rio, perto da margem, perto do barranco, se o barco virar, fica fácil voltar para a terra firme e jogar a linha em outra direção (virar a mão da operação).
- O psicológico NUNCA deve ser o culpado. Pelo menos não deveria. Deve haver tamanha confiança nos conceitos e nas ferramentas usados que o trader não se abala nunca. Veja lá se um paraquedista se assusta com o fato de pular de um avião… ele confia no seu paraquedas. Aquilo é parte de seu cotidiano. Se seu psicológico está abalado, pode ter certeza: o método que te ensinaram é ruim e estão jogando a culpa em você.
- Independentemente disso, você e só você é responsável por suas operações: não é culpa do mercado, não é culpa de seu professor, não é culpa de ninguém. A responsabilidade é sua. A responsabilidade é sua, inclusive, de encontrar um método que seja satisfatório e que dê resultado.
Estas são apenas 6 regras de tantas outras que você deveria ter na ponta da língua, impressas em seu inconsciente para ter sucesso, mas certamente são um bom começo.