As ações da Hering (HGTX3) vão cair ou vão subir? Devo comprar ou vender? Segurar por muito ou pouco tempo? Se você está cheio de dúvidas sobre estas e outras ações, você PRECISA ler este texto
As ações da Hering (HGTX3) tiveram uma expressiva valorização desde junho de 2018, quando chegaram a custar na faixa de R$ 14, até meados deste ano, quando ultrapassaram o nível dos R$ 30: mais de 100% de valorização.
Isto coloca toda a atenção dos investidores e traders nesse ativo que, apesar de não fazer parte do Ibovespa (Índice Bovespa), principal indicador da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).
Ao todo, são 162 milhões de ações ordinárias (ON), sendo que, dessas, 125 milhões de ações (77,54%) estão em free float, em livre negociação no mercado.
Isso dá liquidez e volume de negócios suficiente pra levar o interesse de investidores e traders dos mais diversos perfis para as HGTX3.
Por isso, consideramos que vale a pena conhecer mais sobre esta empresa, seus negócios, sua história e também posicionarmos nossa posição quanto ao investimento nessa companhia tão brasileira, bem como nosso posicionamento quanto ao investimento em qualquer ação negociada na bolsa de valores. O que vamos dizer aqui vale pra imensa maioria dos ativos presentes em nosso mercado.
- O que é a Hering e suas ações (HGTX3)?
- Ações da Hering (HGTX3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Hering (HGTX3)?
- Formas de ganhar com ações da Hering (HGTX3)?
- Investir ou não investir em ações da Hering (HGTX3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Hering (HGTX3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Hering (HGTX3)?
- Conclusão
1. O QUE É A HERING E SUAS AÇÕES (HGTX3)?
A Companhia Hering (HGTX3) é uma companhia que trabalha com vestuário, da produção ao varejo.
A Hering (HGTX3) é, hoje, a maior rede de franquias de roupa no Brasil, sobretudo no que diz respeito ao vestuário casual.
Ela une, em sua operação, a produção (fabricação própria), terceirização de etapas produtivas e outsourcing.
A distribuição de produtos se dá por diversos canais:
- Lojas próprias
- Franquias
- Varejo multimarcas
- E-commerce
O Brasil possui centenas de lojas Hering (HGTX3) espalhadas por seu território, bem como franquias. Nelas, encontramos marcas como Hering, Hering Kids, PUC e DZARM.
Uruguai, Bolívia e Paraguai trazem os estabelecimentos Hering Store.
Para distribuir todos os produtos nessa teia, conta com dois centros de distribuição, localizados em Santa Catarina e Goiás.
As unidades fabris estão em Santa Catarina (três unidades), Goiás (quatro unidades) e Rio Grande do Norte (uma unidade).
A Hering (HGTX3) foi fundada pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em 1880 e é uma das mais antigas companhias brasileiras ainda em atividade.
Curiosidade: Hering é a palavra alemã que designa o arenque, daí o logotipo da companhia ser composto de dois peixinhos, um simbolizando cada irmão. O controle da empresa ainda pertence à família Hering.
Foi a primeira empresa têxtil brasileira a exportar seus produtos, em 1964.
Nos últimos anos, a empresa passou a optar pela importação de seus principais produtos da China, visto a competitividade do mercado brasileiro diante dos baixos preços de importados.
O que são as ações da Hering (HGTX3)?
Uma empresa, em algum momento de sua história, percebe que tem a oportunidade de crescer exponencialmente.
Porém, pra crescer, é preciso se alavancar, tomar risco, usar dinheiro que ela ainda não tem, mas terá caso a expansão funcione.
Por se alavancar, entendemos usar dinheiro que não é nosso em um investimento.
Uma das formas mais comuns de se fazer isso é emprestar dinheiro dos bancos. Porém, pra aceitar o risco, os bancos cobram juros incríveis.
Outra forma é abrir o capital e dividir o risco com os investidores que, em troca, ficarão com uma parte da companhia. Isso é feito através do lançamento de ações, negociação na bolsa, abertura de capital, três termos que, no fim das contas, significam a mesma coisa.
A Hering (HGTX3) fez isso já em 1964 passando ao novo mercado em 2007.
Uma ação é a menor fração do capital – agora social – da empresa. Se pegarmos o valor de uma ação e multiplicarmos pelo número de ações que uma empresa possui teremos o seu valor de mercado, seu valor de capitalização.
Muito bem, quando uma empresa vende seu capital social na bolsa ou ao menos parte dele, está arrecadando valores que possibilitarão investir em seu crescimento. Os investidores aceitaram correr esse risco porque, agora, parte da empresa é deles também e porque acreditam que essas partes aumentarão de valor proporcionalmente.
Se os investimentos da companhia derem certo, de fato, as ações, como as ações da Hering (HGTX3), aumentarão de valor na mesma proporção.
Não só isso: se a empresa cresceu e aumentou de valor é provável que seus lucros também sejam maiores agora. E, por lei, o lucro deve ser dividido com os acionistas, pelo menos 25% deles. Esse valor é dividido por ação. Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo.
Porém, existem muitos participantes do mercado de ações que estão pouco interessados em serem sócios. Tudo o que eles querem é comprar ações e vendê-las logo mais, assim que estejam mais caras, obtendo lucro.
Eles também podem alugar ações de investidores, vender e comprar mais barato, se acreditam que as ações vão baixar de preço. Essa é uma operação bastante comum, embora estranha aos iniciantes e é uma forma de ganhar dinheiro com a bolsa mesmo quando o período é de queda de preços de ações.
Este tipo de participante do mercado é justamente aquele que dá liquidez a uma ação, aumentando o número de negócios e que, através da oferta e da demanda, faz os preços oscilar de forma saudável no mercado. São conhecidos como especuladores ou traders e podem negociar poucos papeis (traders de varejo) de cada vez ou volumes enormes deles (institucionais ou big players).
Histórico da empresa e de suas ações (HGTX3)
- 1878 – Hermann Hering (43 anos) chega a Blumenau e compra um terreno e uma casa na Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro. Instala nela sua residência e um comércio, ocupando-se ao mesmo tempo com a fabricação e venda de charutos.
- 1879 – Chegam os filhos mais velhos de Hermann, Paul (18 anos) e Elise (14 anos). Hermann compra um tear circular e um caixote de fios da cidade de Joinville. Leva um tempo pra aprender sobre o mecanismo do equipamento.
- 1882 – Camisetas costuradas por Johanna e Nanny, filhas de Hermann Hering, conquistam medalha de prata em exposição industrial no Rio Grande do Sul
- 1897 – Os irmãos Hering concluem a transferência da empresa ao Vale do Bom Retiro, mudança iniciada quatro anos antes.
- 1905 – Aquisição de área ao lado da fábrica pra preservação ambiental. Esforço reconhecido: Bruno Hering recebe, em 1906, o título de Pioneiro no Reflorestamento no Brasil.
- 1914 – A empresa já conta com 2600 fusos, 10 espuliarias, 90 teares e 100 máquinas de costura. Foi construído um prédio para o setor de fiação que recebeu novas máquinas e garantiu que a produção não dependesse da exportação de fios, que fora reduzida nesse período pela 1° Guerra Mundial.
- 1929 – No dia 14 de agosto a Confecção Encano na cidade de Indaial (SC) inicia as suas atividades. Hering & Cia., assim chamada desde 1915, passa a ser Companhia Hering.
- 1935 – Criada a fundação Hermann Hering, que possibilitou o auxílio a muitos colaboradores e manutenção da vila operária.
- 1941 – A assistência social sempre foi uma meta da empresa: refeitório (1941), introdução do seguro de vida coletivo (1943), criação de cooperativa de consumo (1944), a creche Hedy Hering e ambulatório médico (1945) e a Cooperativa de Crédito (1951). A empresa altera sua razão social pra Indústria Têxtil Companhia Hering.
- 1964 – Ocorrem a abertura do capital e o início das exportações. É fundada a Associação Desportiva – AD Hering.
- 1966 – Várias empresas de Blumenau se unem pra constituir a Tecanor – Têxtil Catarinense do Nordeste. A Hering (HGTX3) passou a deter seu controle acionário a partir de 1972.
- 1967 – Fase de grande expansão, um programa de reorganização, modernização e ampliação transforma a empresa numa das maiores malharias da América Latina.
- 1969 – Em conjunto com outras empresas têxteis, a Hering (HGTX3) participa da criação do Cetil – Centro Eletrônico da Indústria Têxtil.
- 1972 – A empresa cria seu primeiro CPD – Centro de Processamento de Dados, um dos mais importantes de Santa Catarina. Adquire seu primeiro computador no mesmo ano, o que permitiu maior modernização da produção.
- 1973 – A Fábrica Itororó – SC, uma das mais automatizadas do país, inicia sua operação.
- 1974 – Entra em operação a Confecção Rodeio – SC.
- 1979 – Começa a produção da marca PUC. Roupas alegres, descontraídas e coloridas caem no gosto do público infantil em todo o Brasil.
- 1980 – A Indústria Têxtil Companhia Hering altera a razão social para Cia. Hering (HGTX3), alcança a capacidade máxima de produção e comemora seus 100 anos de fundação.
- 1985 – Incorporação da Mafisa – Malharia Blumenau S.A. É constituída a Hering Têxtil S.A.
- 1990 – É aprimorada e ampliada a estação de tratamento de efluentes na Unidade Itororó, atingindo a capacidade de tratamento também dos efluentes do alvejamento.
- 1993 – O Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, recebe a loja-piloto Hering Family Store.
- 1995 – A Hering (HGTX3) torna-se a primeira parceira do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, apoiando a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. É implantado o SGA – Sistema de Gestão Ambiental.
- 1997 – Alcançada a marca histórica de cinco bilhões de camisetas vendidas. O volume correspondeu a uma média de 30 peças pra cada brasileiro na época. Entra em operação a fábrica na cidade de Anápolis – GO.
- 1998 – É aberta a primeira franquia da marca infantil PUC. Tem início a comercialização da marca dzarm. Ocorre a inauguração da primeira loja no novo conceito Hering Store.
- 1999 – Tem início o SGI (Sistema de Gestão Integrado), unifica os sistemas das áreas de qualidade, segurança e meio ambiente. A Hering Têxtil S.A. altera a razão social e passa a se chamar Cia. Hering.
- 2000 – A Cia. Hering (HGTX3) comemora 120 anos. Inicia suas operações no estado do Rio Grande do Norte.
- 2006 – Inaugurada a primeira Hering Store dentro do novo projeto arquitetônico, modelo flagship, no Shopping Higienópolis, em São Paulo.
- 2007 – As ações ordinárias da Cia. Hering passam a ser negociadas no Novo Mercado sob o código HGTX3.
- 2008 – Inaugurada a Hering Store de número 200, em Curitiba (PR).
- 2010 – É inaugurado o Museu Hering.
- 2012 – Inaugurada a franquia Hering Store de número 500, em São Carlos – SP.
- 2013 – A fanpage da marca Hering (HGTX3) no Facebook chega a mais de 1 milhão de fãs.
2. AÇÕES DA HERING (HGTX3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Hering (HGTX3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em meio totalmente eletrônico, proporcionado pelo sistema PUMA.
Isso torna as negociações na bolsa mais rápidas, transparentes, seguras e acessíveis.
Assim, traders e investidores de varejo estão em pé de igualdade – em termos – com companhias transnacionais gigantescas que controlam boa parte do capital do mundo.
Porém, estas estão em larga vantagem, pois tem a seu dispor programas de negociação automática que fazem milhares de negócios por segundo, se aproveitando dos menores desequilíbrios do mercado, as mentes mais brilhantes pra programá-los, os equipamentos mais eficientes e mais rápidos pra rodá-los e os dirigentes mais bem informados e competitivos pra dar um norte a tudo isso.
Nesse sentido, se estamos com acesso facilitado à bolsa, isso não quer dizer que será fácil de lidar com essa realidade: cabe o melhor tipo de preparação pra lidar com essa realidade. E, na indústria de cursos brasileira, são poucos os treinamentos que dão o preparo ideal pra encarar esse cenário.
Mas à frente, quero apresentar pra você o Raio X Preditivo, que estuda a atuação dos maiores traders e investidores da bolsa, através do volume de suas operações, e coloca você operando lado a lado com o lado vencedor, esteja ele comprando ou vendendo.
Quais ações a Hering possui?
A Hering possui apenas ações ordinárias (ON) sendo negociadas na bolsa brasileiras, pois ela faz parte do Novo Mercado da B3. Este segmento é o de mais elevada governança e com as regras societárias mais amplas.
São aquelas ações, que entre outros direitos, proporcionam a possibilidade de votar nas assembleias. Vejamos alguns desses direitos:
- Voto em Assembléia Geral Extraorinária (AGE).
- Venda das ações pelo mesmo preço que o acionista controlador, caso este decida vender sua participação majoritária na companhia (Tag Along de 100%).
- O direito ao dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social
- O direito a voto pleno.
- O direito à reembolso de capital.
- A restrição à circulação de ações.
Qual são os códigos
As ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por códigos de negociação formados, geralmente, por quatro letras e um numeral. Esse código de negociação são conhecidos como ticker. O ticker das ações da Hering é HGTX3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Hering ainda não se abriram aos mercados no exterior. Diversas ações brasileiras, no entanto, são vendidas e compradas por trader e investidores estrangeiros em suas respectivas bolsas através de programas de “recibo”, como as ADRs (American Depositary Receipts) na bolsa de Nova York. Esses “recibos” são negociados normalmente, como se fossem ações. Enquanto isso, as ações correspondentes ficam custodiadas localmente por uma entidade financeira, geralmente um banco.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA HERING (HGTX3)?
Segundo a página das ações da Hering (HGTX3) no site da B3, estes são os principais acionistas:
Nome | %ON – HGTX3 |
Ivo Hering | 7,27 |
Inv. E Part. Inpasa S/a | 7,39 |
Atmos Capital Gestão de Recursos | 10,02 |
Velt Partners Investimentos Ltda | 5,48 |
Outros | 69,73 |
Ações Tesouraria | 0,11 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA HERING (HGTX3)?
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com ações da Hering (HGTX3), bem como com outras ações da bolsa de valores. Porém, vale a pena destacar duas delas:
- Trade com ações da Hering (HGTX3): o trader compra ativos pra vender dali a algum tempo, quando eles tiverem valorizado. Esse tempo pode ser curtíssimo (day trade, operações que começam e acabam no mesmo dia), curto (swing trade, operações de dois dias a no máximo duas semanas) e position trade (operações que duram de duas semanas a poucos meses). O trader também pode vender as ações (alugando-as de um investidor) a fim de recomprá-las quando estiverem mais baratas, se ele acreditar que a tendência é de queda. A esse tipo de operação chamamos de venda a descoberto.
- Distribuição de dividendos das ações da Hering (HGTX3): esta é a opção dos investidores de longo prazo, que compram ações como uma espécie de poupança. Além de acreditar que, no longo prazo, as ações vão se valorizar, nesse meio tempo, o trader tem a esperança de que a empresa tenha lucros e, como é de lei, ela é obrigada a dividi-los com os investidores, pelo menos 25% deles. Os investidores que são bem sucedidos nesse tipo de estratégia (poucos, raras exceções) costumam adotar uma prática muito interessante que é usar os dividendos, pra comprar mais ações que, então, darão mais dividendos, que comprarão mais ações e assim por diante!
Caso queira saber mais sobre Dividendos, leia o nosso artigo sobre o tema: clique aqui!
Porém, para isso dar certo, precisamos nos certificar que a companhia pague dividendos regularmente. Sim… se não houver lucros ou se a empresa tiver outra razão para isso, não haverá dividendos.
Vejamos como foram os dividendos da HGTX3 ultimamente:
Data de Aprovação | Valor |
08 Mai 2019 | 0,126800 |
27 Mar 2019 | 0,142300 |
21 Dez 2018 | 0,247800 |
31 Out 2018 | 0,247800 |
30 Mai 2018 | 0,247100 |
28 Mar 2018 | 0,185300 |
22 Nov 2017 | 0,259500 |
30 Ago 2017 | 0,308900 |
01 Ago 2017 | 0,310000 |
31 Mai 2017 | 0,266600 |
04 Abr 2017 | 0,466100 |
30 Nov 2016 | 0,261000 |
26 Out 2016 | 0,248500 |
25 Mai 2016 | 0,261600 |
17 Dez 2015 | 0,248600 |
17 Dez 2015 | 0,212500 |
29 Out 2015 | 0,186400 |
27 Mai 2015 | 0,172500 |
27 Fev 2015 | 0,305967 |
12 Dez 2014 | 0,139500 |
08 Out 2014 | 0,303700 |
22 Mai 2014 | 0,139300 |
21 Fev 2014 | 0,303700 |
Uma forma de ter um parâmetro quanto ao valor dos dividendos: some os dividendos totais de certo ano. Verifique o preço da ação no início desse ano. Divida a soma dos dividendos por esse preço e multiplique por cem. Essa conta rápida dá uma ideia da porcentagem anual de “juros” (aspas necessárias), pagas por um hipotético investimento no início do ano. Claro que trata-se de renda variável. A ação pode ter valorizado ou desvalorizado, mas é uma forma rápida de verificar essa vertente e comparar com outras ações.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA HERING (HGTX3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Por investimento entendemos o longo e o longuíssimo prazo.
Existe um pensamento largamente difundido de que, na bolsa de valores, no longo prazo sempre haverá valorização.
Porém essa visão diz mais respeito aos índices – que reúnem uma mescla de diversas ações de diferentes empresas de distintos setores – do que ações individualmente.
O que vale para índices nem sempre vale para ações individuais, sobretudo porque os índices sempre trazem as ações de melhor desempenho. Porém, mesmo para índices há aqueles momentos da economia em que todos os ativos são altamente impactados por uma eventual desvalorização. Tanto maior o prazo, mais isso é verdade: as crises de mercado são uma constante também no longo prazo.
Nesse cenário, sobretudo para o pequeno investidor, que não tem o capital necessário para uma diversificação adequada, nos expõe a momentos de intensa desvalorização de nossos investimentos. Quanto maior o tempo, maior a exposição a fatores mais ou menos imprevisíveis, tanto na sua ocorrência quanto na interpretação de seus efeitos futuros:
- Crises setoriais.
- Crises nacionais.
- Crises internacionais.
- Atuação de grandes players, na manipulação dos preços através do controle da demanda e da oferta, proporcionada pelo controle do volume.
Enquanto os três primeiros itens estão além de nossas possibilidades de leitura, o quarto item pode ser lido no curtíssimo, curto e até médio prazo, justamente através do volume (desde que estejamos munidos dos conceitos e das ferramentas adequadas para aplicar esses conceitos).
Enquanto isso, no longo prazo, o pobre pequeno investidor terá dificuldades em um momento em que vê suas ações desvalorizarem:
- Devo aproveitar os preços baixos para comprar mais?
- Tenho dinheiro para comprar mais?
- Quero arriscar mais dinheiro em ações sobre as quais não tenho certeza se desvalorizarão ainda mais?
- Devo aceitar o prejuízo e vender minhas ações antes que elas desvalorizem ainda mais? E se elas voltarem a subir justamente agora?
- Devo deixar tudo como está? E se as ações continuarem a cair?
O problema fica ainda maior se ele comprometeu uma parte significativa de suas economias e, nesse caso, a decisão fica ainda mais difícil de ser tomada.
Por isso recomendamos a leitura do mercado a partir do volume (atuação dos grandes players), com uma parcela menos significativa das economias e em horizonte de tempo mais estreito.
Isso vale para ações da Hering (HGTX3) e para qualquer outra ação, qualquer ativo ou qualquer derivativo negociado na bolsa de valores, do Brasil ou do mundo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA HERING (HGTX3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
A negociação de ações na bolsa de valores, seja a HGTX3 ou qualquer outra, implica custos. Conheça os principais:
- Taxa de corretagem e taxa de custódia: a primeira diz respeito à execução das ordens de compra e venda dos ativos; a segunda diz respeito à “guarda” dos ativos por parte da corretora. Porém, as corretoras estão desativando esse tipo de taxa.
- Taxas da bolsa: as taxas cobradas pela bolsa de valores dizem respeito a cada negociação e equivalem a pouco mais de 0,03% sobre o valor financeiro negociado (para pessoas físicas).
- ISS: o imposto sobre serviços equivale a 5% da taxa de corretagem.
- Imposto de renda: para operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) a alíquota é de 20% sobre o lucro; para as outras operações, a alíquota é de 15% sobre o lucro (meses em que as vendas são inferiores a R$ 20 mil são isentos de Imposto de Renda).
Sobre o Imposto de Renda, temos diversos artigos que explicam essa cobrança com melhores detalhes.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas que possibilitam a leitura desses conceitos diretamente no gráfico das ações, como a HGTX3.
Os conceitos da Nova Análise Técnica concentram sua atenção no volume de ativos negociados envolvidos em cada movimento do preço. O volume, por sua vez, é a causa do movimento dos preços.
Se nos concentramos nas causas, podemos nos adiantar aos efeitos, decidindo se devemos comprar ou vender e quando fazer isso, particularmente em momentos em que o preço está em níveis de alta negociação e alta probabilidade de fazer um movimento importante, com grande possibilidade de ganhos.
A Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo, se contrapõe à Análise Técnica Tradicional que se concentra unicamente no preço que, assim, é considerado mero efeito do volume de negócios.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA HERING (HGTX3)?
Em primeiro lugar, não imagine que a bolsa de valores vai resolver seus problemas financeiros. Primeiro resolva sua vida financeira, dívidas e financiamentos: os juros de dívidas sempre serão superiores à remuneração que um iniciante pode conseguir.
A seguir, separe o dinheiro que pretende usar para negociar. Recomendamos que não seja uma parte expressiva de seu capital disponível, pois estará colocando esse dinheiro em risco.
O próximo passo é abrir a conta em sua corretora de valores preferidas, transferir o dinheiro via TED e começar.
Porém, o passo mais importante e que vai evitar perdas de dinheiro irresponsáveis é fazer um curso de trade voltado para a realidade da bolsa, focado na análise do volume (e não do preço): nossa sugestão mais forte é o Raio X Preditivo.
Veja o vídeo abaixo e aprenda como o Raio X Preditivo pode lhe ajudar a escolher boas ações na bolsa:
9. CONCLUSÃO
Sem dúvida que a Hering (HGTX3) é uma empresa forte no Brasil e, possivelmente, suas ações vão valorizar ainda mais.
Porém, o investimento no longo prazo vem se mostrando ineficiente para o pequeno investidor, salvo exceções. Não importa o ativo, não apenas para o caso da HGTX3.
Sugerimos que o iniciante se concentre em investimentos mais seguros e encare a bolsa de valores como uma opção para uma pequena parte de seu capital em operações de curtíssimo, curto e médio prazos, usando métodos de análise dos ativos concentrados no volume.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Onde vejo a data do artigo?