Conheça essa gigante que está nas cozinhas de quase todas as casas brasileiras e veja o jeito mais correto de negociar as ações da Ultrapar (UGPA3)
As ações da Ultrapar (UGPA3) representam um considerável 1,465% de peso sobre o Índice Bovespa (Ibovespa), o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), outrora conhecida como Bovespa e, posteriormente, como BM&FBovespa.
Isso significa que as 1.112.810.192 UGPA3 estão entre aquelas ações que, juntas, são responsáveis por aproximadamente 80% dos negócios realizados no mercado. Detalhe, 97,52% delas estão em “free float”, isto é, são negociadas livremente (não estão na mão de “detentores”. Isso dá 1.085.159.631 de UGPA3.
Só isso já nos permite afirmar que há um grande interesse dos investidores e traders sobre essas ações UGPA3. Por isso, vamos dedicar esse artigo para analisar a viabilidade de investimento, a história da Ultrapar, seu negócio e nosso posicionamento quanto ao investimento de longo prazo em ações da Ultrapar (UGPA3), bem como em qualquer outra ação listada na B3.
- O que é a Ultrapar e suas ações (UGPA3)?
- Ações da Ultrapar (UGPA3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Ultrapar (UGPA3)?
- Formas de ganhar com ações da Ultrapar (UGPA3)?
- Investir ou não investir em ações da Ultrapar (UGPA3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Ultrapar (UGPA3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Ultrapar (UGPA3)?
- Conclusão
1. O QUE É A ULTRAPAR E SUAS AÇÕES (UGPA3)?
Segundo a página da Ultrapar (UGPA3) no site da B3, a companhia de capital aberto assim se classifica, segundo seus setores de atuação:
- Atividade Principal: Distribuição de Combustíveis. Químicos. Armazenagem Para Granéis Líquidos E Varejo Farmacêutico.
- Classificação Setorial: Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Exploração. Refino e Distribuição.
A Ultrapar Participações S/A atua nos setores de varejo e distribuição especializada, por meio da Ultragaz, Ipiranga e Extrafarma. Isso mesmo, a companhia basicamente trabalha com gás de cozinha, combustível e, saindo da curva, produtos farmacêuticos.
E ainda atua na indústria de especialidades químicas, com a Oxiteno, e no segmento de armazenagem pra granéis líquidos, por meio da Ultracargo.
Mas não é só isso: atua no refinamento de petróleo, através de participação na Refinaria de Petróleo Rio-Grandense S/A.
- Se olharmos apenas para a Ultragaz, que pertence à Ultrapar (UGPA3), esta é a maior distribuidora de GLP no Brasil. E mais: uma das maiores distribuidoras independentes do mundo em termos de volume vendido. Para obter esse feito, a companhia tem uma rede de mais de 4,7 mil revendedores independentes.
- A Ipiranga, por sua vez, tem 6,5 mil postos revendedores, sendo a segunda maior rede de combustíveis do Brasil.
- A Oxiteno produz óxido de eteno e de seus principais derivados e é uma das maiores do segmento na América Latina.
- A Ultracargo armazena granéis líquidos e lidera o setor no país.
- A Extrafarma, por sua vez, é uma das dez maiores redes de drogarias do país, e seu centro de distribuição abrange as regiões Norte e Nordeste.
Com isso, a Ultrapar consegue presença em todo o território brasileiro. A Oxiteno tem presença física nos Estados Unidos, no Uruguai, no México e na Venezuela. Além disso, possui escritórios na Argentina, na Bélgica, na China e na Colômbia.
O que são as ações da Ultrapar (UGPA3)?
As ações da Ultrapar (UGPA3) são a menor fração possível do capital social da companhia.
Quando uma companhia lança ações pra serem negociadas na bolsa e passa a ser listada na B3, na verdade ela está obtendo recursos pra seus planos de investimento, vendendo a investidores a participação na empresa.
Por sua vez, os investidores que compram essas ações passam a ser acionistas, sócios, participando do crescimento que porventura esses recursos possam vir a gerar.
Se tudo der certo, a empresa cresce, o “bolo” fermenta e cada uma das ações cresce proporcionalmente. Aquilo que eu “apliquei” nas ações começa a valer mais. E, ainda por cima, é bem provável que a empresa passe a lucrar mais. Por lei, pelo menos 25% do lucro de um exercício deve ser dividido com os acionistas na proporção das ações que eles possuem: assim, os sócios passam a participar dos lucros da companhia.
A verdade é que uma fatia bem grande dos participantes do mercado não estão interessados em ser sócios da Ultrapar ou de qualquer empresa. Tudo o que eles querem é lucrar no curto prazo.
Assim, compram ações quando acham que elas vão valorizar e as vendem tão logo essa valorização ocorra.
Ou, então, caso considerem que as ações vão desvalorizar, alugam ações, vendem essas ações alugadas e as recompram quando estiverem mais baratas. O nome desse tipo de operação é venda descoberta.
Histórico da empresa e de suas ações (UGPA3)
- 1937 – Fundação da Empreza Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda. por Ernesto Igel, rebatizada em 1938 como Companhia Ultragaz Sociedade Anônima e que, futuramente, seria a Ultrapar.
- 1949 – Ultragaz dá início ao sistema de entrega automática: “semana sim, semana não, Ultragaz no seu portão”.
- 1959 – Pery Igel é empossado na presidência do Ultra por seu pai, Ernesto Igel.
- 1961 – A Ultragaz atinge a marca de um milhão de clientes.
- 1966 – Criação da Transultra, embrião da Ultracargo, pra atender demanda por serviços de transporte de alta qualidade e segurança.
- 1973 – Oxiteno inicia sua produção no Polo Petroquímico de Mauá (SP), um empreendimento desenvolvido desde 1969.
- 1978 – Ultra participa da fundação do Polo Petroquímico de Camaçari (BA), com a Oxiteno Nordeste, criada em 1974.
- 1979 – Inauguração do terminal Tequimar em Aratu (BA), ampliando o negócio de logística para a armazenagem.
- 1980 – Ultragaz adquire o controle acionário da Brasilgás (Bahiana de Gás), empresa que administrava desde 1979.
- 1981 – Paulo Cunha é nomeado Diretor-Presidente do Ultra.
- 1992 – Ultra conclui reestruturação e foca em três negócios: distribuição de combustíveis, química e logística.
- 1995 – Ultragaz implanta o UltraSystem, modelo inovador na distribuição de GLP.
- 1999 – Abertura de capital na BM&FBOVESPA e na NYSE em Nova Iorque.
- 2002 – Ultra incorpora ações da Oxiteno e passa a deter 100% de todos os seus negócios.
- 2003 – Aquisição da Shell Gás, possibilitando à Ultragaz alcançar a liderança no mercado de GLP. Compra da Canamex, no México, marca o início da expansão internacional da Oxiteno.
- 2005 – Início das operações do Terminal Intermodal de Santos (TIS), marco estratégico da atuação da Ultracargo na região Sudeste do Brasil.
- 2007 – Pedro Wongtschowski assume o cargo de Diretor-Presidente e Paulo Cunha permanece na Presidência do Conselho de Administração. Compra da Ipiranga faz avançar estratégia de expansão na distribuição de combustíveis. Oxiteno adquire novos ativos no México e na Venezuela.
- 2008 – Inauguração da planta Oleoquímica da Oxiteno, a primeira da América Latina a produzir especialidades químicas a partir de matérias-primas renováveis. Aquisição da União Terminais, marco na história da Ultracargo, tornando-a a maior empresa de armazenamento de granéis líquidos do Brasil.
- 2009 – Conclusão da aquisição da Texaco e início da integração de suas operações ao Ultra. Ultracargo adquire os ativos da Puma Storage do Brasil, no porto de Suape (PE).
- 2010 – Ultracargo vende seus negócios de logística interna, armazenagem de sólidos e transporte rodoviário e se concentra no negócio de armazenagem de granéis líquidos, em que ocupa posição de liderança. Aquisição da DNP, a maior distribuidora independente de combustíveis da região Norte do Brasil.
- 2011 – Ultra implementa nova estrutura de governança corporativa e migra para o Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Ultragaz adquire o negócio de distribuição de GLP da Repsol no Brasil.
- 2012 – Oxiteno adquire plantas de especialidades químicas nos Estados Unidos, no Uruguai e no Brasil. Ultracargo adquire o TEMMAR – Terminal Marítimo do Maranhão. Ipiranga cria a ConectCar, empresa para atuar no segmento de pagamento eletrônico de pedágios, estacionamentos e combustíveis.
- 2013 – Thilo Mannhardt assume o cargo de Diretor-Presidente do Ultra. Pedro Wongtschowski passa a dedicar-se ao papel de membro do Conselho de Administração. Assinatura de acordo de associação com a Extrafarma e ingresso no setor de varejo farmacêutico no Brasil.
- 2014 – Conclusão da associação com a Extrafarma. O mercado farmacêutico passa então a ser o terceiro negócio de distribuição e varejo especializado do Ultra.
- 2017 – Frederico Curado assume como Diretor-Presidente do Ultra, sucedendo a Thilo Mannhardt. Criação da ICONIC Lubrificantes, joint venture entre Ipiranga e Chevron, para produção e comercialização de lubrificantes, graxas, aditivos e coolants. Ultra comemora 80 anos de história.
- 2018 – Ultracargo adquire o TEAS, no porto de Santos (SP), terminal que já administrava e que foi incorporado às suas operações. Pedro Wongtschowski assume a presidência do Conselho de Administração em substituição a Paulo Cunha que passa a ser seu presidente emérito.
2. AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Ultrapar (UGPA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anteriormente conhecida como Bovespa e, posteriormente, como BM&FBovespa.
Todas as negociações se dão em ambiente eletrônico, sem a participação humana direta e sem papelada, como se via até 2005, na Bovespa, e até 2009, na BM&F.
Isso torna as operações com ações e outros ativos e derivativos da bolsa de valores mais acessíveis, mas também mais rápidas e mais seguras.
Você, por exemplo, para negociar ações da Ultrapar (UGPA3) só precisa de um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora. Menos que isso: se tiver um celular e uma conta na corretora já consegue fazer isso com grande facilidade.
Quais ações a Ultrapar possui?
A Ultrapar começou a ter suas ações negociadas na então Bovespa m 1999. Depois que passou a fazer parte do segmento conhecido como Novo Mercado, obrigatoriamente todas as suas ações negociadas obrigatoriamente precisam ser ordinárias.
As ações ordinárias da Ultrapar dão os seguintes direitos aos acionistas:
- Direito de tag along de 100%: a Ultrapar assegura ao investidor detentor de ações ordinárias UGPA3 o direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social: de acordo com o estatuto social da Ultrapar, 50% (cinquenta por cento) do lucro líquido ajustado do exercício social deverá ser destinado ao pagamento de dividendo obrigatório aos titulares de ações ordinárias.
- Direito a voto pleno.
- Direito a reembolso de capital: as ações ordinárias têm direito ao reembolso de capital na liquidação da Ultrapar, porém sem qualquer preferência.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores, inclusive as da Ultrapar, são conhecidas por seus códigos de negociação. Esses códigos de negociação tem o nome técnico de ticker. O ticker das ações ordinárias da Ultrapar é UGPA3.
São negociadas em quais bolsas
As ações da Ultrapar também são negociadas no exterior: Estados Unidos, Europa e México.
- Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE): American Depositary Receipt (ADR) com o código UGP.
- Na Bolsa de Valores do México, pode ser negociada pelo código UGPN.
- Na Alemanha, na Deutsch Boerse (XE), pode ser negociada sob o código 928325.
As ações da Ultrapar também são negociadas na plataforma GM do mercado de balcão norte-americano, através do código ULPPF.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3)?
Segundo a página das ações da Ultrapar (UGPA3) no site da B3, estes são os principais acionistas da companhia:
Nome | %ON – UGPA3 |
Parth Do Brasil Participações Ltda | 7,70 |
Blackrock Inc. | 5,02 |
Ultra S.A. Participações | 21,52 |
Outros | 63,36 |
Ações Tesouraria | 2,41 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3)?
Há duas formas de ganhar dinheiro com ações da Ultrapar (UGPA3) que gostaríamos de destacar, dentre muitas, não porque são as melhores ou as piores necessariamente, mas porque são as mais conhecidas e através das quais seria adequado iniciar os seus conhecimentos.
- Trade: no trade o objetivo não é investir, mas sim lucrar em um prazo mais ou menos curto. Podemos comprar ações da Ultrapar (UGPA3) a fim de lucrar com sua venda, quando tiverem valorizado. Podemos, também, imaginando que as ações vão desvalorizar, vender esses papeis com a intenção de recomprá-los quando estiverem mais baratos (pra isso, precisamos antes alugar as ações que queremos vender e, depois que recompramos, pagamos o aluguel e devolvemos ao investidor original; o nome disso é venda a descoberto ou “short”, em inglês). A duração de um trade é de poucos segundos a algumas horas (day trade), passando por poucos dias (swing trade) e indo a poucas semanas (position trade).
- Dividendos: os dividendos são para aqueles que se identificam como “investidores” de fato, que compram ações e seguram por um bom tempo, às vezes pela vida toda. A intenção, de fato é “fazer poupança” com ações. Nesse caso, a cada exercício a companhia vai dividir seus lucros com esses sócios. No caso, a Ultrapar (UGPA3), segundo seu estatuto divide uma porção bem razoável dos lucros. Enquanto por lei o mínimo é de 25%, a Ultrapar (UGPA3) divide 50% de seus lucros.
Vejamos como foram os dividendos da Ultrapar (UGPA3) nos últimos anos:
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Valor |
19 Fev 2019 | 13 Mar 2019 | 0,700000 |
19 Fev 2019 | 13 Mar 2019 | 0,350000 |
01 Ago 2018 | 20 Ago 2018 | 0,560000 |
21 Fev 2018 | 12 Mar 2018 | 0,900000 |
09 Ago 2017 | 25 Ago 2017 | 0,850000 |
23 Fev 2017 | 10 Mar 2017 | 0,870000 |
11 Ago 2016 | 22 Ago 2016 | 0,800000 |
18 Fev 2016 | 04 Mar 2016 | 0,800000 |
26 Fev 2015 | 13 Mar 2015 | 0,710000 |
26 Fev 2015 | 21 Ago 2015 | 0,800000 |
07 Ago 2014 | 22 Ago 2014 | 0,710000 |
20 Fev 2014 | 12 Mar 2014 | 0,710000 |
02 Ago 2013 | 16 Ago 2013 | 0,660000 |
22 Fev 2013 | 08 Mar 2013 | 0,660000 |
03 Ago 2012 | 17 Ago 2012 | 0,510000 |
17 Fev 2012 | 02 Mar 2012 | 0,510000 |
12 Ago 2011 | 30 Ago 2011 | 0,470000 |
25 Fev 2011 | 17 Mar 2011 | 0,470000 |
12 Ago 2010 | 27 Ago 2010 | 0,330000 |
25 Fev 2010 | 12 Mar 2010 | 0,297500 |
Uma conta interessante de se fazer para saber se vale a pena pensar nos dividendos de uma empresa é dividir os dividendos de certo ano pelo valor das ações no início daquele ano e multiplicar por 100. Isso nos dá a porcentagem de “juros” anuais que aquela aplicação teria nos dado naquele ano e podemos comparar com valores de outras ações.
De fato, muitos investidores gostam de usar os dividendos para comprar ainda mais ações e se beneficiar do efeito dos “juros sobre juros” vendo seu dinheiro se multiplicar exponencialmente.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando nos interessamos pela primeira vez em ações, como as da Ultrapar (UGPA3), muitas vezes, ignoramos todas as possibilidades. Acreditamos que precisamos comprar ações e ficar com elas para o resto da vida ou durante muito tempo, como se estivéssemos fazendo uma poupança.
De fato, essa é uma possibilidade e muitas pessoas lançam mão dela para tentar fazer o seu dinheiro render mais.
Porém não é a única.
Incentivados pelo senso comum que diz que “no longo prazo, as ações sempre apresentam alta”, muitos embarcam nessa sem saber muito bem o que estão fazendo.
Esse pensamento vem do fato de que, se olharmos para os gráficos dos principais índices da bolsa, veremos sempre que ele vai em um ziguezague ascendente, para o alto e avante.
Mas, nesse nosso início, ninguém explica que os índices são formados apenas pelas ações com o melhor desempenho. Assim, com as melhores ações, é claro que os mercados sobem.
A UGPA3, claro, hoje faz parte do índice Bovespa. Mas será que sempre será assim? E individualmente, será que ela sempre acompanhará o Ibovespa, mesmo que se mantenha nele? Afinal, o Ibovespa é uma média.
Saiba que até mesmo as mais sólidas empresas, as mais inabaláveis, muitas vezes são vítimas de crises mundiais, nacionais e setoriais. Será que você, se tivesse colocado boa parte de suas economias em UGPA3 e, por um efeito de circunstâncias, as visse dizimadas à metade do preço, aguentaria o tranco?
- Compraria mais, porque agora elas estão baratas? (Supondo que você teria dinheiro pra isso)
- Deixaria como está e aguentaria como um monge a queda das ações, porque, no longo prazo, elas vão se recuperar?
- Venderia tudo, aceitando o prejuízo de 50% em suas economias porque não aguenta mais ver seu dinheiro “diminuir”?
Mesmo diversificando, em crises como as de 2008 (que acontecem sempre, de tempos em tempos na bolsa), não há ação que passe impune.
Por isso, nossas recomendações quanto a qualquer investimento na bolsa de valores é:
- Operações de curta duração: quanto menos tempo menor exposição ao risco. Longo prazo é pedir para que o risco se concretize em algum momento.
- Operações com aportes limitados: envolver apenas uma porcentagem suportável em operações na bolsa; em momentos de prejuízo fica mais fácil tomar decisões, além de que as perdas não se tornam determinantes.
Porém, mesmo para essas operações de prazo mais curto, o recomendável é que se tenha um método de acordo com a realidade do mercado e que estude as causas dos movimentos de preço.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Para investir em ações como as da Ultrapar (UGPA3) precisamos pensar nos custos:
- Taxa de corretagem: varia de corretora para corretora, de ativo para ativo, do montante envolvido. É o preço para a execução das ordens de compra e venda.
- Taxa de custódia: quase nenhuma corretora cobra mais, mas corresponde à taxa para manter suas ações sob a guarda da corretora.
- Taxas da bolsa: geralmente pouco mais de 0,03% sobre o montante financeiro envolvido em cada compra e em cada venda.
Impostos
- ISS: o imposto sobre serviços incide em 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: 20% sobre o lucro de operações de day trade e 15% sobre as operações com mais de um pregão de duração. Há isenções e abatimentos possíveis e para saber mais sobre isso você precisa ler nossos artigos sobre o assunto.
- Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a metodologia operacional e o sistema pedagógico que corresponde à aplicação da Nova Análise Técnica.
A Nova Análise Técnica é a metodologia que através da análise dos gráficos estuda o comportamento dos preços a partir de sua causa: o volume.
O volume de negócios (número de negócios) é causado pela atuação dos grandes players, os investidores institucionais. São mega empresas financeiras que precisam buscar uma magnitude gigantesca de liquidez (financeira e em ativos) para realizar seus negócios.
Através de conceitos e técnicas, o Raio X Preditivo sistematiza a Nova Análise Técnica e ajuda os traders a se alinharem com os big players, escolhendo os lados mais fortes para fazer suas operações.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ULTRAPAR (UGPA3)?
O primeiro e indispensável passo é fazer um curso alinhado com a realidade do mercado, focado nas causas (volume e atuação dos investidores institucionais) e não nos efeitos (preço, movimento dos preços). Depois disso, treinar, estudar, se preparar e seguir as orientações de seu treinador.
Os passos seguintes são muito simples (é aí que muitos se perdem e acabam colocando o carro na frente dos bois).
Sim, para começar a comprar e vender UGPA3 e muitas outras coisas que são negociadas na B3, basta abrir uma conta na corretora, transferir o dinheiro e começar. E isso qualquer um que tenha um celular consegue fazer em poucos minutos, na palma da mão.
9. CONCLUSÃO
O mundo é movido por hidrocarbonetos. Mesmo na possibilidade ainda um tanto longínqua de um colapso dessa fonte de energia, uma companhia como a Ultrapar (UGPA3) é capaz de se reinventar e entender que seu negócio não é “gás” e afins, mas energia. Então, é claro que essa continuará sendo uma companhia grande, estável e poderosa durante muitos e muitos anos.
No entanto, nós pequenos investidores e traders não temos tempo e dinheiro o suficiente para tentarmos adivinhar como será esse caminho até que todos esses anos passem. Não poucas vezes, o caminho é tortuoso, cheio de dúvidas, subidas e descidas.
Nossa recomendação, mesmo no caso de ações de boas empresas como a UGPA3, ainda é cautela e posições no curto prazo, através de oportunidades detectadas por metodologias focadas nas causas e não nos efeitos, como é o caso do Raio X Preditivo.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Gostei muito do trabalho..Ninguém sabe quantas horas de estudo para escrever este artigo.Parabéns!!!!