Será que ações da Sabesp (SBSP3) vão entrar pelo cano? Aprenda este truque e só compre ações que têm tudo para subir enquanto ninguém está prestando atenção nelas.
As ações da Sabesp (SBSP3) correspondem a 0,901% do peso da carteira teórica que compõe o Índice Bovespa (Ibovespa), o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ao todo são 683 milhões de ações e, destas, cerca de 305 milhões ou pouco mais de 49% estão em free float, sendo negociadas livremente no mercado.
A Sabesp e suas ações SBSP3, portanto, fazem parte do seleto grupo de ações que, juntas, são responsáveis por aproximadamente 80% dos negócios na bolsa de valores brasileira.
Por isso, vale a pena que demos uma olhada nessa grande companhia, nos seus negócios, na sua história, nas suas ações e se, afinal, vale a pena investir nesses ativos. Nossa opinião a respeito de investimento na bolsa de valores é, no entanto, similar para qualquer um de seus ativos, da Sabesp ou não, e durante este artigo vamos expô-la.
- O que é a Sabesp e suas ações (SBSP3)?
- Ações da Sabesp (SBSP3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Sabesp (SBSP3)?
- Formas de ganhar com ações da Sabesp (SBSP3)?
- Investir ou não investir em ações da Sabesp (SBSP3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Sabesp (SBSP3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar.
- Como faço para comprar ações da Sabesp (SBSP3)?
- Conclusão.
1. O QUE É A SABESP E SUAS AÇÕES (SBSP3)?
Segundo a página da Sabesp (SBSP3) no site da B3, a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Atividade Principal: Abastecimento de água. Esgotamento Sanitário. Drenagem E Manejo de águas Pluviais Urbanas. Limpeza Urbana. Manejo de Resíduos Sólidos E Energia.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / água e Saneamento / água e Saneamento.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ou Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida.
Foi criada em 1973. A intenção era aplicar as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento (Planasa).
O Planasa tinha aval do governo brasileiro para o uso dos recursos do FGTS para o desenvolvimento de companhias estaduais de água e esgoto. Assim, diversas outras empresas do Estado de São Paulo que estavam atuando nessa área foram incorporadas pela Sabesp.
Hoje, a Sabesp (SBSP3) é uma empresa de economia mista. Ela fornece água, coleta e trata esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo.
Tem parceria com empresas privadas, atuando também atua em outros quatro municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.
A Sabesp (SBSP3) exporta know how, prestando consultoria no Panamá e em Honduras, além de manter parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos Estados de Alagoas e Espírito Santo.
A Sabesp (SBSP3) também atua nos mercados de drenagem, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia.
O que são as ações da Sabesp (SBSP3)?
Negociada no Mercado Bovespa desde 4 de Junho de 1997, a SBSP3 pertence à lista de ativos do Novo Mercado da principal bolsa de valores brasileira.
A abertura de capital de uma companhia, isto é, a listagem da companhia na bolsa de valores, através da venda de suas ações, é um momento em que a empresa decide que pode contar com investidores que comprarão seu capital social em forma de ações a fim de que, graças aos recursos obtidos nessa venda, ela possa investir em seu próprio crescimento.
Ações nada mais são do que “pequenos pedaços” de uma empresa. Ao comprar ações eu passo a ser sócio da companhia. Se, dos recursos que eu paguei, a empresa conseguir fazer bom uso e bons investimentos, crescendo, minhas ações passarão a valer cada vez mais. Possivelmente, a empresa tenha lucros que terá de dividir com os acionistas em forma de dividendos. Eu posso inclusive usar os dividendos que receber para comprar ainda mais ações.
A verdade é que boa parte dos participantes do mercado não estão interessados em ser sócios da Sabesp (SBSP3).
Muitos participantes querem comprar ações da Sabesp (SBSP3) hoje para vendê-las depois de um tempo mais ou menos curto, quando tiverem já valorizado, a fim de obter um lucro mais imediato.
Outra estratégia desses participantes que não estão interessados em serem acionistas permanentes das SBSP3 é a venda descoberta:
- Aluguel de ações SBSP3.
- Venda das ações alugadas.
- Recompra das ações (para se obter lucro elas precisam ter desvalorizado).
- Devolução e pagamento do aluguel das ações.
Obviamente, a venda descoberta se aplica somente quando acreditamos que determinada ação irá desvalorizar.
Histórico da empresa e de suas ações (SBSP3)
- 1973 – A Sabesp (SBSP3) surgiu em 1973 tendo o objetivo de implementar as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento (Planasa). O programa, patrocinado pelo Governo brasileiro, financiava investimentos de capital e auxiliava no desenvolvimento de companhias estaduais de água e esgotos, usando recursos do FGTS. Desde sua constituição, outras empresas públicas ou sociedades controladas pelo Estado de São Paulo, ligadas ao fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no Estado, foram incorporadas à Sabesp.
- Década de 80 – A Sabesp (SBSP3) realizou diversos investimentos dedicados à coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado de São Paulo.
- 1985 – Foi concluído o Programa de Fluoretação na Grande São Paulo, o que beneficiou, à época, 13 milhões de pessoas.
- 1992 – Assinou convênios para a despoluição do Rio Tietê e recuperação da Represa de Guarapiranga.
- 2002 – Aderiu às regras do Novo Mercado do Brasil, Bolsa, Balcão – B3, obteve o registro na Securities and Exchange Commission – SEC e suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange – NYSE, na forma de ADRs – “American Depository Receipts” – Nível III.
- 2004 – Foi realizada nova oferta pública para distribuição simultânea, no mercado brasileiro e internacional, de ações ordinárias nominativas, de titularidade do Estado de São Paulo. De acordo com a Lei Estadual n.º 119/73, que autorizou a criação da Sabesp, a Fazenda do Estado de São Paulo deve manter, direta ou indiretamente, participação mínima correspondente a mais da metade das ações com direito a voto do capital social.
- 2008 – A ampliação de sua expansão geográfica e adição de novos tipos de serviços relacionados com o saneamento ambiental e energia, conforme o comando da Lei Complementar Estadual n.º 1.025, possibilitou à Companhia desenvolver diversas iniciativas, no Brasil e no exterior, na busca de oportunidades para expandir os seus negócios.
- 2017 – Aprovada a Lei Estadual nº 16.525/17 que autoriza o Governo do Estado de São Paulo (GESP) a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações da Sabesp (SBSP3) pertencentes ao GES
2. AÇÕES DA SABESP (SBSP3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Sabesp (SBSP3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em meio totalmente eletrônico, possibilitando que eu ou você consigamos negociar ações de qualquer empresa tendo, para isso, apenas uma conta em uma corretora de valores, um computador conectado à internet e uma plataforma de negociação.
Quais ações a Sabesp possui?
Por fazer parte do Novo Mercado da B3, a Sabesp tem apenas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias, correspondendo cada ação a um voto. Assim, de nada adianta você ter 100 mil ações diante de um oceano de 683 milhões de ações. Mesmo porque o Estado de São Paulo tem mais de 50% das ações e, portanto, decide o que acontece na empresa.
Mas não tem problema. Veja os direitos que as ações SBSP3 ainda lhe garantem:
- O direito de tag along de 100%; A Sabesp assegura ao investidor detentor de ações ordinárias SBSP3 o direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- O direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social; O Estatuto Social da empresa também determina que as ações ordinárias terão direito ao dividendo minimo obrigatório correspondente a 25% do lucro liquido, após as deduções determinadas ou admitidas na lei.
- O direito a reembolso de capital; Sobre o direito dos acionistas ao reembolso de capital, nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quaisquer acionistas dissidentes de certas deliberações tomadas em assembleia geral da Sabesp poderá retirar-se do quadro de acionistas da companhia, mediante o reembolso do valor de suas ações, com base no valor patrimonial.
- E o direito de preferência para subscrever ações, partes beneficiárias conversíveis em ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na B3 têm códigos de negociação compostos de 4 letras e um numeral. O nome técnico do código de negociação é ticker. O ticker das ações da Sabesp é SBSP3.
São negociadas em quais bolsas
No exterior, as ações da Sabesp também são negociadas nos Estados Unidos. Na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), o investidor pode negociar ações ordinárias da companhia através do código SBS, uma ADR. As ADR são as American Depositary Receipts. As ADR são recibos que, no exterior, podem ser negociados do mesmo modo que ações, com a mesma agilidade, ao mesmo tempo em que as ações correspondentes ficam “travadas” no Brasil, sob a custódia de uma empresa financeira designada para essa tarefa.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SABESP (SBSP3)?
Segundo a página da Sabesp no site da B3, as ações da Sabesp (SBSP3) estão assim distribuídas.
Nome %ON – SBSP3 Secretaria Da Fazenda Do Estado de São Paulo 50,26 Outros 49,73 Ações Tesouraria 0,00 Total 100,00 Observe como a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo tem o controle acionário da empresa de saneamento do Estado.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SABESP (SBSP3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Sabesp, dentre as quais as mais populares e simples são as seguintes:
Trade
A ideia do trade é basicamente comprar ações a um preço, esperar um tempo, suficiente para que o preço da ação chegue a certo nível lucrativo e vendê-la. Óbvio que, para que isso dê certo, é preciso que a ação valorize. De outra forma, o que teremos é um belo de um prejuízo.
Outra maneira de se lucrar com o trade é na tendência de baixa, quando acreditamos que o preço das ações irá cair. Nesse caso, precisamos alugar as ações que estão na carteira de algum investidor, para, então, vendê-las e, tão logo elas desvalorizem o suficiente, nós as recompramos, pagando o aluguel, devolvendo as ações e ficando com a diferença como lucro. Claro que, mais uma vez, se as ações contrariarem nossas expectativas e valorizarem, teremos prejuízo.
O trade se classifica pela periodicidade das operações, entre outros critérios:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão, durando de míseros segundos a até algumas horas.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Dividendos
O investidor que decide comprar ações para manter em sua carteira por tempo indefinido adora dividendos.
Os dividendos são a divisão dos lucros de uma empresa com os acionistas. Por lei, as companhias precisam dividir ao menos 25% de seus lucros com seus acionistas.
Os praticantes do buy and hold, literalmente, comprar e segurar, geralmente usam os dividendos para comprar ainda mais ações e se beneficiar do fenômeno dos “juros sobre juros”.
Obviamente, para pagar dividendos, a empresa precisa ser lucrativa e os dividendos para serem vantajosos devem representar um valor considerável do valor das ações.
Vejamos os dividendos pagos pela Sabesp (SBSP3) nos últimos anos.
Data de Aprovação Data de Pagamento Valor 28 Mar 2019 28 Jun 2019 1,159000 27 Mar 2018 26 Jun 2018 1,029800 28 Mar 2017 27 Abr 2017 1,204800 28 Mar 2016 28 Jun 2016 0,219300 27 Mar 2015 29 Jun 2015 0,369130 28 Mar 2014 0,786331 07 Mar 2013 0,781667 01 Fev 2012 22 Jun 2012 0,846667 10 Dez 2010 27 Jun 2011 0,667133 16 Dez 2009 28 Jun 2009 0,050000 Uma forma de saber se os dividendos são bons é dividir o valor total dos dividendos em determinado ano pelo preço das ações naquele ano e multiplicar por cem. Isso dará os “juros” anuais sobre uma aplicação em ações daquela empresa e teremos um parâmetro comparativo com outras companhias e até mesmo com investimentos em renda fixa, mais seguros.
Outra ideia importante é ver se os dividendos são pagos com regularidade ou se há falhas em anos recentes. Se sua estratégia é comprar mais ações usando os dividendos, isso não vai funcionar se a companhia não paga dividendos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SABESP (SBSP3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Como vimos, investir no estrito senso da palavra só faz sentido se a empresa paga bons dividendos e demonstra que vem valorizando ao longo do tempo.
Há quem diga aquela frase do senso comum que “no longo prazo, as ações sempre valorizam” e que basta ter paciência.
A prática e alguns verdadeiros Titanics do mercado nos demonstram que nem sempre isso é verdade.
Até mesmo empresas incríveis como a Petrobras se encontram em um quadro de estagnação que já dura mais de uma década: veja o valor que suas ações tinham em 2008 e o valor que elas têm hoje. Se dolarizarmos a cotação, o quadro piora.
Investir é longo prazo. Bolsa de valores é basicamente risco em estado bruto. Risco em estado bruto não é um bom lugar para colocar suas suadas economias. Tudo na bolsa deve ser calculado com cuidado. Não podemos imaginar que compraremos ações, sentaremos em cima e tudo vai ficar bem. Não vai: historicamente, as crises vêm mostrando que pequenas fortunas são solapadas a metade, a um terço ou até menos do seu valor original.
Mesmo empresas fabulosas como a Sabesp (basta olhar o gráfico de suas ações para ver isso) estão a mercê de acontecimentos setoriais, nacionais e internacionais que se mostram mais poderosos que a própria solidez, importância e qualidade da companhia.
Eu pergunto: você aguenta investir na Sabesp e, mesmo sabendo que ela vale mais do que qualquer coisa, ver seu dinheiro eventualmente passar a valer metade do que você investiu? Compra mais ações? Vende as que tem, engolindo o prejuízo?
Por isso, nossa postura em relação à “investimento” na bolsa é: não invista.
Prefira trades de menor fôlego.
- Menos tempo de permanência em operações é sinônimo de menos possibilidades de encarar cataclismos.
- Menor parcela de suas economias envolvidas nas operações que porventura vier a fazer: se houver perdas, serão suportáveis.
Esse tipo de operação mais curta tem ainda mais chance de ter sucesso se adotarmos uma metodologia capaz de ler a atuação dos investidores institucionais, aqueles participantes que, através de grande poderio financeiro, capacidade técnica e tecnológica, são capazes de movimentar o preço para patamares em que se interessam por negociação de ativos.
Ao detectar esses momentos em que os preços podem se movimentar, podemos nos posicionar a favor disso e surfar movimentos de alta e de baixa, com menor risco e maior potencial de acerto.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SABESP (SBSP3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Negociar ações tem diversos custos que devem ser considerados:
- Taxa de custódia: era uma taxa adotada pelas corretoras a fim de “guardar” as ações que você comprava e mantinha em sua carteira. Diversas corretoras abandonaram sua cobrança.
- Taxa de corretagem: é a cobrança de uma taxa por ordem executada, seja de compra ou venda. Assim, uma operação sempre precisa ser iniciada com uma ordem de compra ou venda e encerrada com uma ordem de venda ou compra, respectivamente. A taxa de corretagem varia de corretora para corretora, com o tamanho financeiro da ordem, com o tipo de ativo e com o pacote de corretagem comprado pelo cliente.
- Taxas da bolsa: a bolsa cobra emolumentos equivalentes a pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido em cada ordem executada para pessoas físicas.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
O Imposto de Renda varia com a categoria da operação:
- Day trade: a alíquota de IR é de 20% sobre o lucro das operações que começam e terminam no mesmo pregão. Prejuízos de meses anteriores podem ser abatidos de lucros do mês atual. A alíquota é calculada sobre o lucro que restar.
- Operações com mais de um pregão: a alíquota é de 15% sobre o lucro sendo que nos meses em que as vendas não superarem R$ 20 mil há isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda em operações da Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo acompanha a atuação dos grandes players institucionais através da observação do volume e do grande fluxo de ordens agressivas que só esses participantes podem injetar no mercado.
O preço é mero efeito desses dois fatores (volume e fluxo). Sem volume e sem fluxo uma tendência não se sustenta e rompimentos de suporte ou resistência se revelam falsos, dando entradas errôneas.
Com o Raio X Preditivo, sistematização da Nova Análise Técnica através de ferramentas e conceitos, é possível detectar onde estão as apostas dos big players e, nesses pontos se posicionar de forma inteligente a fim de aproveitar e antecipar os movimentos de preço realmente importantes.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SABESP (SBSP3)?
Nada mais fácil do que, atualmente, comprar ações da Sabesp (SBSP3).
Com um único celular conectado à internet isso é possível em poucos minutos.
O primeiro passo é baixar o aplicativo de sua corretora de valores preferida.
Depois, preenchendo um formulário, fotografando alguns documentos e alguns outros detalhes, abrir a sua conta.
A seguir, usando o seu internet banking, fazer a transferência dos valores.
Tão logo o dinheiro “caia” você já pode comprar as ações.
Porém, se você fizer desse jeito estará pulando uma etapa importante que é a sua educação financeira para a bolsa.
Faça um curso que lhe ensine o real funcionamento da bolsa de valores e que lhe dê a real noção de como podemos ler o comportamento dos ativos nos gráficos, com a utilização de indicadores que nos mostrem o fluxo, o volume e o posicionamento dos participantes realmente importantes (a fim de que nos posicionemos a favor deles e não contra).
Veja abaixo um método incrível para investir em ações na Bolsa de Valores:
9. CONCLUSÃO
Se acompanharmos o desenvolvimento das SBSP3 ao longo dos anos, veremos que essa ação só fez valorizar.
De fato, São Paulo é um estado que só cresce e, como tal, precisa de tratamento de água e de esgoto.
Faz sentido que as ações da Sabesp se valorizem, dada a demanda por seus serviços.
Porém, apesar de essa perspectiva se manter assim, não sabemos que tipo de dificuldades a economia nacional e internacional irá enfrentar e como isso vai influenciar as ações dessa companhia incrível.
Desse modo, consideramos mais inteligente e prudente a alocação de recursos em ações da Sabesp (SBSP3) durante os períodos em que volume e fluxo demonstrarem oportunidades e sempre com uma limitação de valores que não prejudique a totalidade de sua estratégia em caso de falha.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!