Isso a sua corretora não conta sobre as ações da Renner (LREN3). O que eu vou contar pra você a respeito de “investimento” em ações pouca gente fala e, por isso, muita gente se dá mal
As ações da Renner (LREN3) fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa), o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Os ativos da companhia especializada em varejo de moda são responsáveis por um peso de 2,025% da carteira teórica do índice. A carteira teórica é formada pelas ações que juntas são responsáveis por 80% dos negócios de nosso mercado.
A Renner (LREN3) tem, ao todo, 792 milhões de ações sendo que, em free float, livremente negociadas, estão 781 milhões de ações ou pouco mais de 98% delas.
Assim, as ações das Lojas Renner (LREN3) despertam grande interesse no mercado, entre investidores e traders.
Por isso, o objetivo deste artigo é contar um pouco mais sobre esta companhia, seu negócio, sua história, bem como nosso posicionamento quanto ao investimento em ações para o longo prazo, sejam elas as LREN3 ou de qualquer outra empresa componente do índice Bovespa.
- O que é a Renner e suas ações (LREN3)?
- Ações da Renner (LREN3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Renner (LREN3)?
- Formas de ganhar em ações da Renner (LREN3)?
- Investir ou não investir em ações da Renner (LREN3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Renner (LREN3)? Veja os custos e taxas para começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Renner (LREN3)?
- Conclusão
1. O QUE É A RENNER E SUAS AÇÕES (LREN3)?
Segundo a página da B3 a respeito das Lojas Renner (LREN3), a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Atividade Principal: Loja de Departamentos (comércio Varejista).
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.
Assim, a Lojas Renner S/A (LREN3) é uma das maiores empresas do comércio varejista brasileiro. Ela atua não somente no comércio de roupas, mas também na sua fabricação. Suas linhas abrangem o vestuário feminino, masculino e infantil, moda íntima e esportiva e calçados.
Além disso, a companhia também comercializa perfumes e cosméticos (maquiagem, protetores solares, loções, cremes e batons), sob a marca própria Alchemia. As lojas da companhia também oferecem produtos de marcas de terceiros em algumas categorias.
A Lojas Renner (LREN3) tem duas subsidiárias:
- Dromegon Participações Ltda
- Renner Administradora de Cartões de Crédito Ltda
Através delas, atua na importação de produtos; investimentos em outras empresas; e intermediação de serviços financeiros, como empréstimos pessoais, financiamento de compras, cartões de crédito private label, seguros e certificados de capitalização.
O que são as ações da Renner (LREN3)?
Existem diversas opções para as empresas que decidem investir em seu crescimento. Um deles é lançar mão de empréstimos ou financiamentos. Porém, esses empréstimos, feitos por bancos, implicam juros caríssimos.
Uma opção considerada mais inteligente e, ao mesmo tempo, ousada é lançar ações na bolsa de valores, isto é, abrir capital.
Quando uma empresa abre capital, está vendendo seu capital social a potenciais sócios. Esses sócios, ao comprar ações injetam dinheiro na empresa que, a partir daí, passa a ter recursos para crescer.
Se os planos derem certo, a empresa cresce, as ações valorizam e os “sócios investidores” ficam felizes: as ações que compraram agora valem mais e como a companhia está dando lucro provavelmente também estão recebendo dividendos.
No entanto, boa parte dos participantes do mercado não está interessada em “sociedade” das companhias. Eles querem tão somente comprar as ações para vendê-las depois de um período mais ou menos curto, depois de elas terem valorizado. Claro, se as ações desvalorizarem, esses traders – como são chamados – terão de decidir se esperam mais um pouco, arriscando que desvalorizem ainda mais, ou se vendem os ativos mesmo que aceitando um certo prejuízo.
Os traders também podem vender as ações na esperança de que fiquem mais baratas e possam recomprá-las a um preço menor. Essa operação chamada venda a descoberto é possível mediante o aluguel das ações que se pretende vender. Claro, se as ações subirem em vez de atender a expectativa de quem pratica a venda descoberta, acontecerá um prejuízo. Assim, a venda descoberta só é indicada quando a probabilidade de queda for grande.
Histórico da empresa e de suas ações (LREN3)
- 1922 – Foi como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS) que a Renner inaugurou, na capital gaúcha, seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis.
- 1940 – Ainda como uma empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos.
- 1965 – Devido ao crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam. Na ocasião, foi constituída a companhia Lojas Renner S.A. e marca o nascimento da rede como é conhecida atualmente.
- 1967 – A Companhia transformou-se em uma empresa de capital aberto.
- 1990 – Após décadas de bom desempenho, a empresa passou por uma profunda reestruturação e começou a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda, totalizando oito operações, a Renner expandiu para além do Rio Grande do Sul. Chegou aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda tendo mercadorias de qualidade a preços competitivos.
- 2002 – As coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de cinco estilos de vida, refletindo um jeito de ser e de vestir, com base em atitudes, interesses, valores, personalidades e hábitos dos clientes. Assim nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.” Os produtos começaram a ser expostos de forma coordenada, agrupando roupas, calçados e acessórios em seis marcas próprias que refletem os lifestyles, facilitando a escolha do cliente e otimizando o seu tempo de compras.
- 2005 – A empresa já atuava com 64 pontos de venda. A J.C. Penney, em conjunto com os administradores da Renner, optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Renner entrou então no Novo Mercado da Bovespa como a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.
- 2006 – O plano de expansão foi intensificado e a Renner (LREN3) iniciou sua atuação no Nordeste, com a abertura de unidades nos Estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. No mesmo ano, foi implantada a área de Produtos Financeiros, com a oferta de Empréstimo Pessoal e Saque Rápido, posteriormente complementada com Seguros.
- 2007 – Chegada à região Norte, com a abertura de loja no estado do Amazonas.
- 2010 – A área de Produtos Financeiros consolidou-se com o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MasterCard. Nesse mesmo ano, foi lançado o e-commerce da Renner (LREN3).
- 2011 – A Lojas Renner S.A. (LREN3) adquiriu a Camicado, empresa no segmento de casa e decoração.
2013 – Lançou a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada. - 2014 – A primeira loja dentro do projeto Renner Sustentável teve sua abertura em 2014, no Riomar Shopping Fortaleza.
- 2015 – A Lojas Renner S.A. foi selecionada para compor a carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, hoje B3.
2. AÇÕES DA RENNER (LREN3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Lojas Renner (LREN3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, em um ambiente totalmente eletrônico.
Por isso, basta ter conta em corretora de valores, um computador conectado à internet e plataforma de negociação para comprarmos e vendermos ações da Renner num piscar de olhos, bem como qualquer ação negociada nos nossos mercados.
Se podemos negociar ações a partir de nossas próprias casas, por outro lado, entramos em um ambiente dos mais agressivos, com a presença dos grandes players institucionais, capazes de movimentar as cotações dos ativos a seu bel prazer só tendo competição à altura na figura de outros grandes players.
Sem conhecimento disso e de como essa dinâmica se dá, ficamos à mercê da atuação desses participantes que contam com o que há de melhor em tecnologia, recursos humanos, de hardware e de volume financeiro.
Quais ações a Renner possui?
Como integrante do segmento Novo Mercado da B3, a Lojas Renner só tem ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias. Mas não acredite que ter apenas 100 mil ações da companhia é suficiente para você ter uma voz nessas reuniões. Considere que são quase 800 milhões de ações e cada ação corresponde a um voto. Mesmo um milhão de ações seria uma porcentagem muito pequena para fazer parte das decisões realmente importantes.
As ações ordinárias da Renner dão os seguintes direitos aos acionistas:
- O direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
- Ainda de acordo com o regulamento de listagem no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, a empresa também se compromete a manter em circulação uma parcela mínima de ações representando 25% de seu capital social (free float mínimo de 25%).
- Outros direitos garantidos pela Lojas Renner ao acionista LREN3 são: o direito ao dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social; o direito a voto pleno; e o direito de preferência na subscrição de ações, debêntures conversíveis em ações ou bônus de subscrição.
Qual são os códigos
Todas as ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) têm códigos de negociação compostos de quatro letras e um numeral. O nome técnico desse código de negociação é ticker. O ticker das ordinárias da Renner é LREN3.
São negociadas em quais bolsas
A Lojas Renner S/A não possui valores mobiliários disponíveis para negociação no exterior.
Algumas ações negociadas na B3 também são negociadas em outras bolsas do mundo. Para isso, se recorre ao recurso de recibos. Por exemplo, nos Estados Unidos, as ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados em seus mercados originais como se fossem ações enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil, sob a guarda de uma entidade financeira escolhida.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RENNER (LREN3)?
Segundo a página da Renner (LREN3) no site da B3, os principais acionistas, atualmente, são os seguintes:
Ações Ordinárias | (%) | |
Standard Life Aberdeen PLC. | 68.403.393 | 9,50% |
T. Rowe Price Associates, Inc. | 71.043.206 | 9,86% |
J.P. Morgan Asset Management H.Inc. | 49.293.866 | 6,85% |
Outros | 529.619.383 | 73,56% |
Ações em Tesouraria | 1.664.650 | 0,23% |
Total | 720.024.498 | 100,00% |
Observe que nenhum dos acionistas sequer chega perto de possuir o controle acionário (mais de 50% das ações ordinárias LREN3).
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RENNER (LREN3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações como as ações da Renner (LREN3). Comprar e vender é apenas uma delas. No entanto, de fato, as mais populares são as seguintes:
- Fazer trade com LREN3: compramos as ações já com a intenção de vender quando elas valorizarem depois de um prazo mais ou menos curto. Esse prazo pode ser de alguns segundos a um dia (day trade), poucos dias (swing trade), algumas semanas (position trade). O trade pode ser feito tanto na compra (quando queremos que a ação suba), quanto na venda (quando queremos que a ação caia).
- Dividendos: este é para aqueles que querem comprar as ações e “sentar em cima”, não vender nunca mais. Esse tipo de investidor acredita que está adquirindo ações de uma empresa importante, boa e sólida que, à medida que for crescendo, vai dividir o lucro com ele. Geralmente, enquanto está acumulando ações, o investidor usará os dividendos para comprar mais ações e se beneficiar dos “juros sobre juros”.
Vejamos como se comportaram os dividendos das Renner (LREN3) nos últimos anos. Os dividendos nada mais são do que a divisão de parte do lucro da empresa (pelo menos 25%) com os acionistas.
Data de Aprovação | Data de Pagamento | Valor |
12 Abr 2019 | 0,254186 | |
12 Abr 2019 | 29 Abr 2019 | 0,231078 |
21 Mar 2019 | 0,254186 | |
18 Mar 2019 | 0,092945 | |
19 Dez 2018 | 0,089644 | |
19 Set 2018 | 01 Jan 0001 | 0,079685 |
19 Jun 2018 | 0,073243 | |
15 Mar 2018 | 0,072964 | |
14 Dez 2017 | 0,074300 | |
19 Set 2017 | 0,070408 | |
20 Jun 2017 | 0,064743 | |
30 Mar 2017 | 28 Abr 2017 | 0,108742 |
16 Mar 2017 | 0,074760 | |
16 Mar 2017 | 0,067964 | |
13 Dez 2016 | 0,072600 | |
21 Set 2016 | 0,069810 | |
23 Jun 2016 | 0,064180 | |
23 Mar 2016 | 29 Abr 2016 | 0,186000 |
16 Mar 2016 | 0,063650 | |
18 Dez 2015 | 29 Abr 2016 | 0,051000 |
23 Set 2015 | 29 Abr 2016 | 0,233300 |
19 Jun 2015 | 29 Abr 2016 | 0,041720 |
19 Mar 2015 | 29 Abr 2016 | 0,037360 |
09 Mar 2015 | 24 Abr 2015 | 0,183148 |
18 Dez 2014 | 0,029260 | |
18 Set 2014 | 0,028960 | |
18 Jun 2014 | 0,028240 | |
19 Mar 2014 | 0,027580 | |
12 Mar 2014 | 28 Abr 2014 | 0,167256 |
29 Nov 2013 | 28 Abr 2014 | 0,023898 |
28 Ago 2013 | 28 Abr 2014 | 0,023620 |
29 Mai 2013 | 28 Abr 2014 | 0,022860 |
23 Mar 2013 | 26 Abr 2013 | 0,298220 |
28 Fev 2013 | 28 Abr 2014 | 0,022240 |
21 Mar 2012 | 27 Abr 2012 | 0,286978 |
04 Mar 2011 | 20 Abr 2011 | 0,262840 |
24 Mar 2010 | 30 Abr 2010 | 0,160020 |
Para ter uma estimativa de se os dividendos valem a pena, some os valores de determinado ano, divida pelo valor médio da ação naquele período e multiplique por 100.
Isso nos dá os “juros” anuais sobre sua aplicação e, assim, teremos uma base para comparar com outros investimentos.
Também verifique se os juros são pagos em todos os anos ou se há falhas. Se o objetivo é receber dividendos, o mínimo que se espera de uma companhia é que esse pagamento seja regular.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RENNER (LREN3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos em investimento, naturalmente, estamos falando de longo prazo. Ações, de fato, podem ter intensas valorizações ao longo dos anos.
Porém, estamos falando de renda variável. Mesmo ações de companhias poderosas como a Renner (LREN3) podem ter reveses com o passar do tempo.
Ainda que seja uma empresa sólida e confiável como essa, sempre em crescimento, a cotação de seus papeis sempre estará exposta a fatores econômicos nacionais e internacionais muito maiores que ela.
Sem falar na possibilidade de ataques especulativos ou mesmo crises econômicas monumentais como a de 2008 e, por que não lembrar, a de 1929.
Quanto mais tempo nos posicionamos nesse tipo de papel, mais tempo ficamos expostos a algum cataclismo financeiro.
Então, o nosso posicionamento é que entremos em operações em ações já com o viés de sairmos em algum momento, sabendo a hora de sair, seja com lucro, seja com prejuízo.
Porém, mesmo assim, é necessário ter o entendimento de que é preciso ter uma estratégia, uma leitura do mercado que nos auxilie a determinar esses momentos de entrada e de saída, para termos uma maior probabilidade de ganhos.
Nossa sugestão para descobrir esses momentos de entradas e saídas em operações com ações é o Raio X Preditivo de que falaremos a seguir.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RENNER (LREN3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
Comprar e vender ações envolve taxas que deverão ser consideradas na hora de efetivar suas estratégias de investimento e de trade:
- Taxa de custódia: as corretoras estão abandonando a cobrança da taxa de custódia que, basicamente era uma taxa para guardar as ações que você comprasse.
- Taxa de corretagem: taxa para a compra e a venda de ações, para executar as ordens. Varia de acordo com a corretora, de acordo com o volume financeiro envolvido, com o pacote de corretagem que você comprou e até com o tipo de ativo negociado.
- Taxas da bolsa: os emolumentos correspondem a 0,03%, pouco mais que isso, em cima do volume financeiro negociado.
- ISS: o Imposto Sobre Serviço é de 5% sobre o valor da corretagem.
Temos ainda o Imposto de Renda. O Imposto de Renda varia de acordo com a categoria da operação:
- Day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão): 20% de alíquota sobre o lucro. Meses anteriores que tiveram prejuízo podem ser descontados do lucro atual. O cálculo da alíquota é feito sobre o que sobrar.
- Outras operações (com mais de um pregão): 15% sobre o lucro. Porém, em meses em que as vendas não superaram R$ 20 mil há isenção.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é uma metodologia que, antes de tudo, analisa o volume de ativos negociados.
Grandes volumes negociados demonstram que uma tendência é de alta ou baixa é consistente.
Grandes volumes em uma mesma faixa de preço indicam que há grande interesse naquele nível de valor. A partir dali, todos os que se posicionaram na compra podem ter que correr para fechar suas posições caso uma queda se comprove. Do mesmo modo, a partir desse nível, se se iniciar uma alta, quem se posicionou na venda, terá que fazer compras para fechar suas posições.
Dependendo do contexto, grandes volumes podem indicar pânico extremo ou euforia máxima, mostrando que uma tendência está no final.
Sem a análise do volume, a observação pura e simples do preço fica oca, porém é o que se observa nas metodologias tradicionais da Análise Técnica que, cada vez mais, sofre com entradas em falsos rompimentos.
Com o volume, analisamos o combustível do mercado. A atuação dos grandes investidores institucionais é a única que confere esse nível de robustez ao sobe e desce das cotações.
Pode-se dizer que o Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas, ferramentas que são os indicadores que colocam a teoria dos conceitos aplicada à prática.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RENNER (LREN3)?
É muito fácil comprar e vender ações da Renner (LREN3) hoje em dia.
Basta abrir uma conta em uma corretora (qualquer um com um computador ou um celular é capaz disso), transferir o dinheiro e começar a negociar.
Porém essa aparente facilidade não deve encorajar que façamos isso sem um devido preparo.
É fundamental que o primeiro passo, antes, seja um curso que nos dê uma real noção da verdade do mercado, como ele funciona e quais são as leis que o regem.
Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Veja como a metodologia do Raio X Preditivo pode lhe ajudar na hora de comprar e vender ações:
9. CONCLUSÃO
Sem dúvida nenhuma a Lojas Renner (LREN3) continuará a ser uma potência do mercado durante muito e muito tempo, sobretudo em seu setor de atuação.
É muito provável que, ao longo das décadas, suas ações se valorizem mais e mais.
Porém, antes de isso acontecer, muita água vai rolar por debaixo da ponte e, se você ainda assim, está disposto a investir pensando no longo prazo, cabe pensar se é capaz de resistir as intempéries e ver suas economias, eventualmente, valendo metade do valor inicial. Sim, isso é possível, mesmo no caso de grandes empresas como a Renner (LREN3).
Por isso, nossa recomendação é sempre encarar a bolsa de valores e ações não como investimento, mas como ambiente de especulação e, nesse cenário, usar o Raio X Preditivo como aliado.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!