As ações da Engie Brasil (EGIE3) vão cair ou subir? Veja como eu parei de me preocupar com o destino das empresas no longo prazo e como passei a olhar para o curto com menos risco. Aprenda sobre a Engie Brasil e sua história
As ações da Engie Brasil (EGIE3) fazem parte do Índice Bovespa (Ibovespa). Só isso é suficiente para sabermos que elas são muito negociadas no mercado.
Sim, porque, afinal, apenas ações com muita liquidez fazem parte do mais importante índice de nossa bolsa. Ele é composto pelos papeis que, juntos, são responsáveis por 80% dos negócios realizados nesse mercado.
Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre essa interessante empresa de origem belga, que tem um de seus braços com atuação no Brasil, a Engie Brasil. E, sobretudo, a lição que deve ficar aqui é que, por mais que uma empresa seja interessante, a compra de ações, como a EGIE3, pensando-se no longo prazo, deve ser vista com cautela pelos pequenos investidores.
- O que é a Engie Brasil e suas ações (EGIE3)?
- Ações da Engie Brasil (EGIE3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de Ações da Engie Brasil (EGIE3)?
- Formas de ganhar com Ações da Engie Brasil (EGIE3)?
- Investir ou não investir em Ações da Engie Brasil (EGIE3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em Ações da Engie Brasil (EGIE3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar Ações da Engie Brasil (EGIE3)?
- Conclusão
O Ibovespa é formado por uma carteira teórica de ações. Cada ação tem um peso diferente no Ibovespa (como se algumas tivessem sido compradas em maior número que outras pra formá-lo). Por exemplo, se eu tivesse uma carteira com todas as ações do Ibovespa, na mesma proporção, as ações da Vale seriam responsáveis por 10% dessa carteira e a EGIE3 por 0,692%.
1. O QUE É A ENGIE BRASIL E SUAS AÇÕES (EGIE3)?
A história da Engie, no mundo, tem mais de um século, mas, no Brasil, ela atua desde 1998, com sede em Florianópolis. Até pouco tempo atrás, ela se chamava Tractebel Energia, sendo a maior geradora de energia privada no Brasil, mas também no mundo.
Por aqui, sua participação no mercado energético é de 6,2%, com capacidade instalada de 7.868,1 MW,
São 31 usinas por ela operadas: onze são hidrelétricas, três termelétricas e dezesseis complementares (3 a biomassa, 9 eólicas, 2 pequenas centrais hidrelétricas e 2 solares. Segundo os últimos levantamentos, 85% de suas fontes são consideradas limpas e renováveis.
O grupo franco-belga Engie controla a Engie Brasil e, recentemente, a operação brasileira passou a operar também na transmissão de energia.
O que são as ações da Engie Brasil (EGIE3)?
Ações são pequenos pedaços do capital social de uma empresa.
Por exemplo, 816 milhões de ações (EGIE3), 816 milhões de pedaços do capital social. Se cada um desses pedaços vale, hoje, cerca de R$ 40, concluímos que o capital social total ou valor de mercado da companhia é de mais ou menos R$ 32 bilhões.
Uma empresa abre capital na bolsa de valores para captar recursos para crescer vendendo esses pedaços. Ao comprar ações, eu me torno sócio da companhia. Se a companhia fizer bom uso do dinheiro “arrecadado”, investindo em um crescimento sólido, as ações vão valorizar e o valor potencial do meu investimento também.
Histórico da empresa e de suas ações (EGIE3)
Para entendermos a Engie Brasil, precisamos compreender, antes de mais nada diversas outras empresas que foram, ao longo de uma história de mais de 100 anos que começa na Bélgica, adquiridas e unidas a esse complexo ecossistema que orbita em torno da energia elética. A Engie tem atuação no mundo todo, praticamente, e a Engie Brasil é apenas um de seus braços, com atuação local em nosso país.
- 1862 – Nascida Tractionel, mais tarde se tornaria Tractebel em 1929. Na verdade, ela surgiu da união entre é a Compagnie Générale pour l’Éclairage et le Chauffage par le Gaz, criada em 1862, a Société Générale des Chemins de Fer Économiques (1880) e a Société Générale Belge d’Entreprises Électriques (1895).
- 1890 – Em 1890, a empresa W. Lahmeyer & Co foi fundada em Frankfurt por Wilhelm Lahmeyer, um empreendedor da indústria elétrica emergente, com invenções e descobertas. O Departamento de Engenharia da antiga Lahmeyer AG tornou-se o núcleo da Lahmeyer International quando a empresa foi fundada em 1966 como uma empresa de consultores em engenharia.
- 1947 – A Coyne et Bellier foi criada por André Coyne em 1947 como consultoria em engenharia André Coyne et Jean Bellier (ACJB). André Coyne é um renomado engenheiro civil francês que projetou 70 represas em 14 países, entre as quais estão a represa de Kariba, na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia e a represa Daniel-Johnson, em Quebec, para citar apenas alguns exemplos.
- 1965 – Fundada em 1965, a LEME Engenharia é responsável pelo planejamento, projeto e supervisão de obras da maioria das usinas hidrelétricas brasileiras existentes. Além de ser uma das principais empresas para implementação de projetos hidrelétricos, a LEME Engenharia projetou e estudou mais de 80 subestações de alta tensão e 25.000 km de linhas de transmissão, entre as quais está a recente Linha de Transmissão do Madeira (± 600 kV/2.375 km) e a Linha de Transmissão de Belo Monte (± 800 kV / 2.092 km). A infraestrutura hídrica é outro setor chave para a empresa. Um projeto importante que contou com o know-how de seus especialistas foi a macrodrenagem da Bacia UNA para a expansão do sistema de abastecimento de água da cidade de Belém, no norte do país, beneficiando cerca de 2 milhões de habitantes.
- 1976 – A ACJB se uniu à Tractionel em 1976, que se funde com a Electrobel mais tarde. A empresa realizou cerca de 600 projetos de represas em mais de 70 países no mundo todo, 90 usinas hidrelétricas com capacidade potencial total de mais de 70.000 MW, design de engenharia civil da ilha nuclear de 60 usinas nucleares e outros grandes projetos de infraestrutura, como vias navegáveis, ferrovias, estruturas subterrâneas e edifícios especiais.
- 1982 – A Tractebel é co-accionista da International Marine and Dredging Consultants (IMDC), fundada na Bélgica em 1982. Por quase três décadas, a empresa vem adquirindo vasto know-how através de estudos hídricos, tais como avaliação de riscos de inundação, modelagem hidráulica, proteção costeira, riscos de sedimentação, engenharia de dragagem, energia azul, capacitações em operações fluviais, navegação interior, infraestruturas portuárias e instalações offshore.
- 1995 – Em 1995, a Tractebel reforçou sua participação no setor de infraestrutura belga com a fundação da Technum a partir da fusão de várias agências flamengas menores. Alguns projetos importantes, como o Plano Diretor de Mobilidade da Antuérpia, os Edifícios do Parlamento da UE de Bruxelas e a Doca Albert II no Porto de Zeebrugge contaram com o know-how da Technum, que foi renomeada Tractebel em 2016.
- 2000 – A LEME Engenharia foi adquirida pela Tractebel em 2000 e é hoje uma das mais importantes empresas de consultoria em engenharia da América Latina para os mercados de energia, água e infraestrutura.
- 2014 – A Tractebel adquiriu o Grupo Lahmeyer em dezembro de 2014. Atualmente, engenheiros, cientistas naturais e economistas especializados de mais de 30 setores, empregando a mesma filosofia, prestam serviços nos setores energético, energia hidrelétrica e recursos hídricos, bem como construção e transporte.
- 2016 – Em 2016, a GKW também entrou para a família Tractebel. A GKW Consult é uma empresa internacional de consultoria independente em engenharia ambiental, focando especialmente nos campos de abastecimento de água, tratamento de esgoto e eliminação.
- 2016 – À frente da transição energética, a Tractebel adquiriu a RED, uma empresa premiada especializada em design de construção de baixo consumo de energia, em outubro de 2016. Desde a sua fundação em 2004, a RED entregou mais de 200 designs de projetos do centro de dados, muitos deles atingindo novos indicadores energéticos. Sediada em Londres e com centros internacionais em Dubai e Cingapura, a RED se beneficia do seu Centro de Design Global, localizado em Manila, ao desenvolver modelos de software de última tecnologia em eficiência energética, Modelo de Informação da Construção (BIM), cálculos e desenhos de engenharia de forma mais rápida e eficiente do que os modelos tradicionais permitem.
2. AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As EGIE3 são negociadas na bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anteriormente conhecida como Bovespa e, mais tarde, como BM&FBovespa.
Todas as negociações são feitas em meio eletrônico, em grande volume e em grande velocidade, a exemplo de ações de outras empresas que, assim como a Engie Brasil, possuem ativos no mercado.
Com o mercado eletrônico, podemos comprar EGIE3 tendo tão somente um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores.
Quais ações a Engie Brasil possui?
A Engie Brasil possui somente ações ordinárias sendo negociadas na bolsa de valores brasileira. É uma tendência atualmente que as empresas já abram capital na B3 com apenas esse tipo de papel. Empresas há mais tempo no mercado poderão ter também ações preferenciais.
As ações preferenciais dão preferência no pagamento de proventos (dividendos, juros sobre capital próprio e outros) mas não dão direito à voto. As ordinárias dão direito à voto, mas obviamente para poder participar de assembleias ativamente é preciso ter um número considerável de ações. As ordinárias também recebem proventos, embora não tenham preferência (podem vir a receber depois ou nem isso, em situações especiais).
Qual são os códigos
Todas as ações são negociadas por meio de tickers, códigos formados por quatro letras e um número. O Ticker da Engie Brasil é EGIE3.
São negociadas em quais bolsas
As ordinárias da Engie Brasil (EGIE3) são negociadas apenas na B3. Não estão incluídas em nenhum programa de recibos em bolsas estrangeiras, como a de Nova York, que, para isso, faz uso das ADRs. Esses recibos são negociados como ações nesses mercados enquanto “travam” por aqui as ações correspondentes que ficam custodiadas por uma entidade financeira.
Porém, a Engie internacional é negociada em diversos mercados: está representada nos principais índices do mercado de capitais europeu: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3)?
Nome | %ON – EGIE3 |
Banco Clássico S.A. | 10,00 |
Engie Brasil Participações Ltda. | 68,71 |
Outros | 21,29 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
Rapidamente vemos que o controle acionário da Engie Brasil pertence à própria Engie, que possui quase 70% das EGIE3.
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3)?
Existem diversas formas de ganhar com ações como as da Engie Brasil (EGIE3).
- Trade: destacamos este modo. Através da Nova Análise Técnica podemos detectar a atuação dos grandes investidores institucionais e antecipar, assim, os movimentos de preços mais importantes. Assim, compramos quando achamos que vai subir e vendemos rapidamente, tão logo o preço atinja o alvo esperado. Também podemos vender, se achamos que vai cair. Essas operações de curto prazo podem durar de segundos (day trade) a meses (position trade).
- Distribuição de dividendos: se, no entanto, o investidor quiser ficar com as ações compradas durante um longo período de tempo expondo seu dinheiro às flutuações de um mercado incerto no longo prazo, existe a opção do “buy and hold”. Literalmente, comprar e segurar, não importa o que aconteça. Os dividendos são 25% dos lucros da empresa que são divididos entre as ações e distribuídos a seus possuidores, os investidores. Se a empresa não lucrar em determinado trimestre ou ano, não há dividendos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3): QUAL DECISÃO TOMAR?
- Pontos positivos e negativos: ao investir em ações, como as da Engie Brasil (EGIE3) ou de qualquer companhia do mercado devemos levar em conta de que se trata de renda variável. Portanto, a primeira vantagem é a possibilidade de lucro superior à rentabilidade média da renda fixa. Porém, o mercado apresenta riscos e eles devem ser encarados seriamente. Muita gente perde dinheiro quando investe em ações e não sabe o que está fazendo.
- Riscos de Investir em Ações da Engie Brasil (EGIE3): (Liquidez, Mercado): o risco de mercado, como vimos no tópico anterior é inerente às ações. Podemos ganhar ou perder, sobretudo perder se comprarmos em uma grande valorização, antes de uma queda. Quanto a liquidez – a nossa capacidade de transformar uma aplicação em dinheiro líquido -, o risco é baixo: as ações da Engie Brasil fazem parte do Índice Bovespa. Embora sua participação no índice seja pequena, espera-se que exista o tempo todo investidores e traders interessados em comprar e vender esses papeis.
Este é o momento em que fazemos o alerta a qualquer iniciante que esteja pensando em fazer “investimento” ou “poupança” com ações.
Quanto mais tempo ficamos investidos em ações – sem uma perspectiva de saída, seja na alta ou na baixa -, mais tempo nos expomos a riscos desconhecidos que podem ser tão impactantes quanto imprevisíveis no horizonte distante do mercado.
Por mais que a empresa seja incrível como essa, há:
- Riscos setoriais
- Riscos da economia nacional
- Riscos da economia internacional
- Riscos de ataques especulativos por parte dos grandes players (investidores institucionais estudados pelo Raio X Preditivo)
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
A compra e a venda de ações como as da Engie Brasil (EGIE3) envolve custos.
- Custos da corretora: O primeiro é a taxa de corretagem. Cada ordem de compra e venda tem uma taxa de corretagem. Geralmente ela é pautada pelo valor financeiro envolvido naquela ordem. Ou pode ser um custo fixo. Por exemplo, na XP Investimentos, o custo é de R$ 18,90 por ordem. Também existe a Taxa de Custódia, que é a taxa que a corretora cobra para manter suas ações em custódia. Porém, diversas empresas estão abandonando essa cobrança.
- Custos da bolsa: a bolsa de valores cobra os emolumentos, que são as tarifas sobre a negociação, registro e liquidação. Isso dá 0,0345% sobre o total negociado para pessoas físicas.
- ISS: incidência de 5% de Imposto Sobre Serviços cobrada sobre o preço da corretagem.
- Imposto de renda: se houver lucro tem Imposto de Renda. Para operações no mesmo dia (day trade), a alíquota é de 20% sobre o lucro. Para operações que durem mais de um pregão, a incidência é de 15% sobre o lucro (nestas, se no mês as vendas forem inferiores a R$ 20 mil, há isenção). Ao final do mês, o próprio investidor tem que contabilizar se houve lucro e prejuízo e pagar até o final do mês seguinte o imposto devido via Darf. Prejuízos de meses anteriores podem ser descontados de lucros atuais. Veja nosso artigos sobre imposto de renda em operações na Bolsa de Valores.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a metodologia que está ensinando pioneiramente a Nova Análise Técnica no Brasil.
A Análise Técnica tradicional, antiga, observa o comportamento do preço dos ativos, como os da Engie Brasil (EGIE3), para tentar prever o seu futuro. Porém, o preço quando aparece no gráfico do ativo, já é passado e, embora possa ter um grau de acerto e uma fundamentação estatística, ele se baseia em comportamentos anteriores que podem ou não se confirmar.
A Nova Análise Técnica se baseia na atuação dos grandes investidores institucionais, denunciada pelo grande volume de dinheiro e ativos que eles movimentam. Os grandes movimentos de preço, sem dúvida, são meros efeitos dessa causa anterior, o comportamento dos Big Players.
O Raio X Preditivo desenvolveu os conceitos e ferramentas para ler essas causas e se adiantar aos movimentos do preço. Assim, com ela, você pode determinar com mais precisão o momento de comprar ou vender ações da Engie Brasil (EGIE3).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ENGIE BRASIL (EGIE3)?
O primeiro passo, muitas vezes ignorado pelos iniciantes é fazer um curso sobre bolsa de valores e trade, um curso que ensine uma metodologia realista e que auxilie na leitura da atuação dos investidores institucionais. A nossa recomendação é o Raio X Preditivo, pioneiro no Brasil neste tipo de leitura.
Os passos seguintes são relativamente simples e, por assim serem, acabam levando iniciantes à desistência ou à falência, porque deixaram de lado o passo relatado no primeiro parágrafo. Eles acabam achando que a bolsa de valores é um passeio no parque:
- Abrir a conta na corretora
- Transferir o dinheiro
- Comprar ações da Engie Brasil (EGIE3)
Só isso? Só isso. Mas não se engane. A bolsa surpreende muitas pessoas.
Veja um metodo incrivel para começar a investir em ações na Bolsa de Valores:
9. CONCLUSÃO
Se olharmos apenas para a Engie Brasil (EGIE3), estaremos olhando apenas para a ponta do Iceberg.
É claro que uma empresa com atuação em outros 70 países tem interesse num mercado como o do Brasil. Sobretudo com a possibilidade de privatizações num futuro próximo.
Nesse cenário, as ações dessa companhia podem valorizar? Sim. Podem. Isso é certeza? Não. No longo prazo, quanto mais distante, mais nebuloso fica o destino do preço de um ativo.
Assim, recomendamos estratégias até o limiar de visão dos melhores métodos preditivos. Não poderia recomendar com menos ênfase a metodologia do Raio X Preditivo para isso.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Gostei das informações que li.
Olá, boa noite tdb. sou uma pessoa consciente, sei que a bolsa não é um lugar p/se aventurar, sei tem que estar com os pés no chão p/não fazer besteira, pôr isso temos pessoas como vc’s. p/nos auxiliar, gostaria muito do auxilio, de pessoas como vc’s obrigado 👍.