Quero apresentar aqui algumas expressões da bolsa de valores que, provavelmente, apenas os praticantes da Nova Análise Técnica e que a aprenderam através do Raio X Preditivo conhecem.
De fato, algumas dessas expressões representam conceitos que são melhor desenvolvidos em outros de nossos artigos. Mas aqui quero apenas atiçar a sua curiosidade para venha, em algum momento, a aprender mais sobre eles.
Investidores Institucionais – São os investidores que realmente têm poder para deslocar o preço com suas posições. Seus problemas não estão em adivinhar para que lado o preço vai, mas em obter liquidez a fim de montar posições gigantescas em determinadas faixas de preço, sem deslocar as cotações devido a uma demanda ou a uma oferta excessiva. Estima-se que os grandes players são representados por algo entre cinco e seis dezenas de empresas com atuação mundial e presença forte nas bolsas de valores.
Armadilhas de fundo e de topo – Os grandes players, através da atuação de seus robôs de negociação de alta frequência e outras estratégias, conseguem fazer o preço romper o último fundo ou o último topo. Isso induz a entrada, respectivamente, na venda e na compra por investidores menos preparados. A seguir o preço volta ao patamar inicial, levando os traders inexperientes a stopar suas operações. Vão dizer que foram falsos rompimentos. Falso nada: está tudo saindo como planejado.
Absorção – Os grandes players, muitas vezes, agem na passividade, absorvendo ordens de compra durante uma alta (isto é, vendendo passivamente, mesmo durante a subida) e absorvendo ordens de venda durante uma queda (isto é, comprando passivamente, mesmo durante uma queda). Em ambos os casos estão dando liquidez aos movimentos. O objetivo é, quando oferta e demanda secarem, provocar uma alta ou uma queda, rentabilizando a posição gigantesca que criaram. A ideia de comprar em uma queda ou vender em uma alta parece estranha, mas, acredite, é isso o que os institucionais fazem.
Spoofing – São os grandes players jogando sujo. Posicionam ordens de compra que nunca serão executadas para induzir a subida do mercado, quando na verdade o que eles querem fazer é vender, mais acima. Ou posicionam ordens de venda que nunca serão executadas, para fazer o preço cair.
Range – Uma área em que o preço andou de lado. Pode representar tanto uma acumulação de ativos ou uma distribuição. A grande verdade é que uma grande aposta foi feita nessa área e ela será defendida com força. É um excelente lugar para fazer trades em qualquer direção que os indicadores usados apontem força (ou na direção oposta da qual eles apontem fraqueza).
Ordens iceberg – Como comprar centenas de milhares de ativos sem causar uma alta de preço que prejudicaria o preço médio de minhas aquisições? É com esse tipo de problema que os investidores institucionais lidam. Para isso, os robôs HFT executam ordens de compra de pequenos lotes a cada milissegundo, tentando disfarçar suas intenções. Ao fim de alguns minutos, horas ou dias, a posição está montada e (quase) ninguém percebeu.
Robôs HFT – São robôs que operam em alta frequência. São programados para tomarem decisões sozinhos e fazerem milhares de operações em poucos segundos. Muitas vezes posicionam ordens sem a intenção de que sejam executadas, apenas para movimentar o preço em direção a um patamar desejado para compra ou venda (spoofing).
Spike – Acontece depois de uma fase de Acumulação ou Distribuição. Às vezes até antes, logo após a Absorção. O preço vinha caindo e, de repente, tem uma alta intensa inesperada. Tão intensa que quem vinha vendendo fica preso no prejuízo sem saber o que fazer (se espera voltar a cai ou se realiza o prejuízo naquele instante). Pode acontecer também no sentido contrário, ocasionando uma queda.
Spike Channel – Os institucionais não estão mais atuando, mas os investidores menos capacitados financeiramente e conceitualmente continuam as compras. O preço vai continuar a subir, com menos intensidade e com menos volume, na base da inércia. Pode acontecer no sentido contrário também: depois de um spike de queda, vem um spike channel de queda.