Sato’s Result é um indicador que ajuda você a ler se o esforço do volume (causa) está tendo um efeito proporcional no movimento do preço
O Sato’s Result é uma das muitas ferramentas do arsenal do Raio X Preditivo ao lado de outros indicadores como o Sato’s Bar, o Sato’s Force Histograma e o Sato’s Defense. Todas elas são focadas em seguir a atuação institucional, denunciada pelo volume e pelo fluxo de mercado.
O Sato’s Result é especialmente indicado para operar baseado na Lei do Esforço Versus Resultado, que explicaremos a seguir.
Assim, vamos aprender um pouco mais sobre o Sato’s Result;
- O que é o Satos Result?
- Quais as funções e vantagens do indicador Satos Result?
- Como operar utilizando a Satos Result ao seu favor
- Saiba como plotar o Satos Result no Gráfico
- Usando o Satos Result e outros indicadores para operar
- Conheça o Raio X Preditivo
- Conclusão
Com o Sato’s Result e outros indicadores do Raio X Preditivo, operar o mercado se torna atividade focada nas causas dos movimentos dos preços e não somente a observação dos efeitos.
1. O QUE É O SATOS RESULT?
O Sato’s Result é um dos indicadores do Raio X Preditivo que, por sua vez, é a metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica.
A Nova Análise Técnica se especializa em seguir as causas das movimentações de preço: o volume e o fluxo de negócios. Diferentemente da Análise Técnica Clássica, que segue a própria movimentação do preço que, nesse caso, é mero efeito.
O papel do Sato’s Result ao operar é medir o deslocamento de cada pernada de alta e de baixa, de maneira a termos um acompanhamento simples, visual e intuitivo da frequência do mercado, seja nas movimentações de queda ou de alta.
2. QUAIS AS FUNÇÕES E VANTAGENS DO INDICADOR SATOS RESULT?
Pode-se dizer que o Sato’s Result é um dos poucos indicadores do Raio X Preditivo que observará a movimentação do preço em si. A cada pernada ele mostra quanto o preço se deslocou. O momento de começar a medir nova pernada de baixa ou de alta é determinado pelo número de ticks escolhido pelo trader a fim de que a alternância aconteça.
Digamos que o trader determinou variação de R$ 0,15 (15 ticks no caso de ações), enquanto estivermos numa pernada de alta, não mudaremos para pernada de baixa enquanto o preço não se deslocar 15 centavos pra baixo. Enquanto não se registrar um movimento de 15 ticks no sentido contrário, o deslocamento do Sato’s Result acumulará no sentido atual, seja ele de alta ou de baixa.
Foco no Resultado da força empregada
Os outros indicadores do Raio X Preditivo concentram-se no volume acumulado em cada pernada de alta ou de baixa e isso é muito útil, dado que é o volume que dá o combustível pra que o preço suba ou desça em diferentes intensidades e com diferentes durações ao longo dos períodos.
Porém, o que pensar quando há injeção enorme de volume e o preço não se desloca em determinada pernada?
Resultado obtido em um swing (pernada)
Imagine que o Sato’s Force Histograma revela que em determinado swing ou pernada de alta foi injetado um grande volume, foram negociados muitos contratos, minicontratos ou ações.
Muito volume corresponde dizer que tivemos muito combustível. Se há muito combustível, esperamos que o ativo suba com força.
Em um mercado perfeito e equilibrado é isso que deveria acontecer. De fato, é comum vermos histogramas do Sato’s Force – que indicam grande presença institucional (big players) -acompanhados de grandes deslocamentos indicados pelo Sato’s Result.
Mas e se isso não acontece?
Isso indica que na região em que houve essa injeção de volume, pode haver um grande player a operar na absorção: absorvendo as agressões de compra nos movimentos de alta e absorvendo as agressões de venda nos movimentos de baixa, impedindo o preço de seguir em frente.
O que vemos, ao operar nesses momentos, que, por um lado temos grandes histogramas do Sato’s Force e pequenos deslocamentos medidos pelo Sato’s Result.
3. COMO OPERAR UTILIZANDO A SATO’S RESULT AO SEU FAVOR
O Sato’s Result é excelente pra detectarmos dissonâncias entre esforço (do volume) e resultado (do deslocamento de preço).
Imagine que observamos que isso – muito esforço e pouco resultado – acontece em área que detectamos, por razões diversas, como resistência ou suporte?
Não precisamos ser muito espertos a fim de entendermos que ali há uma forte tensão se formando. Muitas posições vendidas e muitas posições compradas estão comprimindo o preço em uma região bastante estreita. Nesse caso, podemos entender que pra onde quer que o preço vá, vai detonar uma reação em cadeia que envolve agressões daqueles big players que estão na direção “certa” do mercado (intencionalmente com o objetivo acelerar o movimento) e stops daqueles que estavam colocando fichas na direção contrária.
Essa é apenas uma das muitas leituras possíveis que o Sato’s Result nos dá em conjunção com os outros indicadores do Raio X Preditivo para operar.
Como nenhum desses indicadores funciona isoladamente ou com fórmulas prontas, o mais importante é que se aprenda a ler o gráfico no contexto do mercado, sabendo-se interpretar os diferentes contextos que os ativos nos apresentam a cada dia: o Raio X Preditivo não lida com sinais de compra e venda. O trader precisa saber “ler e escrever”. E não apenas “desenhar as letras”, sem saber exatamente o que está fazendo.
4. SAIBA COMO PLOTAR O SATO’S RESULT NO GRÁFICO
Para plotar o Sato’s Result em seu gráfico, é preciso que você tenha instalada na sua plataforma gráfica (Meta Trader 5, por exemplo) a Boleta Sato, que inclui todos os indicadores usados pelo Raio X Preditivo.
Ao começar a operar um ativo, arraste a partir da janela “navegador” o termo “Boleta Sato” até o gráfico.
A seguir, clique em “2” e na aba que abrir a seguir, clique em “SR”. O Sato’s Result será plotado logo abaixo do gráfico.
Para definir o tamanho das pernadas, precisamos teclar “ctrl+i”. Clique duas vezes em “Sato’s Result” e, nas opções, clique em duas vezes em “ticks”. A seguir coloque o tamanho mínimo da pernada em ticks.
Esse número pode variar de ativo pra ativo. Por exemplo, no mini índice, o tick é de 5 pontos. É bastante comum que os traders usem o valor 15 neste campo, o que significa que a direção do Sato’s Result muda em pernadas maiores que 75 pontos (5 vezes 15).
Valores menores darão pernadas menores e mais frequentes. É importante que o trader encontre valores ideais para que não tenha pernadas frequentes demais ou pouco frequentes.
5. USANDO O SATO’S RESULT E OUTROS INDICADORES PARA OPERAR
O Raio X Preditivo dispõe de diversos indicadores pra operar:
- Sato’s Result: mede o resultado de uma pernada de alta ou de baixa de um ativo, muito útil a fim de ver se um esforço em volume teve uma conclusão proporcional
- Sato’s Force Histograma: mede o volume de negócios a cada pernada, ideal pra medir a presença institucional em movimentos mais ou menos longos
- Sato’s Bar: mede o volume em barras isoladas em um sistema de cor que inclui azul (baixíssimo volume), branco (volume baixo), amarelo (volume médio), laranja (volume alto) e vermelho (volume altíssimo); as duas últimas indicam provável presença de atuação institucional em uma única barra
- Sato’s Defense: traça o preço médio dos comprados e vendidos a partir de um ponto específico do gráfico.
Quais as vantagens
Entre as principais vantagens dos indicadores como o Sato’s Result está o fato de nos focarmos nas leis mais importantes do mercado: a oferta e a procura. Os únicos participantes que realmente podem provocar uma oferta e uma procura realmente volumosa capaz de causar uma movimentação consistente pra baixo e pra cima nos preços, respectivamente, são os institucionais. E os indicadores Sato’s são especializados nessa detecção.
A outra vantagem é que esses indicadores fazem com que o trader invista em uma leitura apurada do mercado, sem precisar contar com indicadores que “pegue em sua mão” e o faça clicar no mouse na hora “certa”. Esses indicadores são conhecidos como indicadores de sinal e eles não desenvolvem a interpretação do contexto da bolsa, sempre diferente a cada dia.
6. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica. A Nova Análise Técnica é concentrada na leitura das causas do sobe e desce do preço dos ativos da bolsa de valores. As causas estão diretamente ligadas aos volumes provocados pelos grandes players institucionais.
Os grandes players institucionais são os participantes de mercado que realmente tem a capacidade de gerar os volumes necessários para movimentos de alta e de baixa com sustentação.
Quem seriam esses grandes players: um levantamento recente de 2011 de uma universidade de Zurique mostrou que 40% de todo o capital mundial está na mão de aproximadamente 140 companhias transnacionais. Considerando que desde então essa concentração aumentou, podemos estimar que 100 empresas pelo menos têm uma grande concentração de poder financeiro. Destas, pelo menos metade, ou 50 têm forte atuação nos mercados internacionais. Ou seja: apenas 50 empresas têm forte atuação na bolsa, mais do que todas as demais pessoas físicas e jurídicas presentes.
O mercado de varejo, eu ou você, não tem como ir contra tamanho poderio. Porém, o Raio X Preditivo lhe dá os conceitos e ferramentas para ler o volume que essas companhias provocam na bolsa de valores, em sua luta por liquidez em determinadas faixas de preço, e, dessa forma pode-se escolher o lado certo da batalha.
7. CONCLUSÃO
O Sato’s Result é apenas um dos indicadores, uma de muitas ferramentas, que pode lhe auxiliar na tomada de decisões ao observar os gráficos da bolsa de valores.
Podemos dizer que isoladamente ele é uma ferramenta incompleta. Juntamente com os indicadores de volume do Raio X Preditivo, ele é uma arma excelente para medir os resultados de esforços maiores ou menores em termos de volume.
Nunca é demais lembrar que os indicadores dessa metodologia funcionam melhor em conjunto e dependem da leitura que conseguimos fazer daquilo que estão nos dizendo. Combinados, eles aumentam em muito as probabilidades de acerto nos trades independentemente de seu estilo de fazer trades.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!