Quando o tema é coisas absurdas da bolsa de valores, a quantidade de absurdos que se fala é enorme.
As coisas absurdas da bolsa que se cometem são tão numerosos!
Para evitar alguns dessas coisas absurdas da bolsa, decidi listar alguns deles, para que você não caia em nenhuma dessas armadilhas.
1. Investir na bolsa é um cassino: na bolsa só tem apostadores
Se você entrar na bolsa de valores com a mentalidade de um “apostador”, com certeza vai se dar mal. E se deixar de entrar porque acredita nessa baboseira simplesmente vai deixar de investir pelo motivo errado. Deixe de investir na bolsa se quiser, mas pelos motivos certos. A bolsa é um jogo sim – sob certos aspectos -, mas não um jogo de azar e sim um jogo de estratégia, do mesmo modo como o pôquer há muito tempo não é considerado um jogo de azar e sim de estratégia. Então, para negociar na bolsa, o segredo não é a sorte mas essa palavrinha que repeti diversas vezes: estratégia.
2. Se eu acompanhar as notícias vou saber a hora de comprar e de vender ações
Chega a ser engraçado acompanhar fóruns tentando adivinhar se a bolsa vai cair ou subir e quando se aquele ou aquele outro político for preso. Uma das virtudes (ou defeitos) da bolsa é surpreender quanto às reações às notícias. É muito imprevisível e, ainda que seja previsível existem dois fatores importantes. O preço quase sempre reage antes de a notícia chegar a seus olhos: afinal quem sabe mais e com mais antecedência o gestor de um fundo bilionário ou o estagiário que publica as notas no portal jornalístico? Além disso, não sabemos quantos pontos na cotação de um ativo determinada notícia vai movimentar e esse número, para o gerenciamento de risco é fundamental.
3. Se você investir na bolsa de valores vai perder todo o seu dinheiro
Só existe uma maneira de você perder tudo na bolsa de valores e, ainda assim, com ressalvas: investindo tudo na bolsa de valores. Nem mesmo investidores agressivos, talvez poucos deles, colocam tudo o que têm no mercado de ações. Além disso, existe um ferramental chamado gerenciamento de risco que você deve aprender para que, mesmo que aconteçam perdas, elas sejam assimiláveis e você possa continuar num ritmo que, no longo prazo, vai dar bons resultados.
4. Os “tubarões” pegam o dinheiro dos “sardinhas”
O dinheiro dos “sardinhas” pequenos investidores é tão pequeno que chega a ser ridículo. Os grandes investidores institucionais – cerca de 50 megacorporações que dominam os mercados – estão atrás do dinheiro de fundos de hedge e governamentais. Os “sardinhas” perdem dinheiro porque não entendem essa dinâmica, sendo mera formigas sendo pisadas em uma arena de gladiadores gigantescos. E os gladiadores nem tomam conhecimento delas enquanto brigam. O resto é teoria da conspiração e tentar justificar a falta de responsabilidade, gerenciamento de risco e estratégia.
5. O bom trader sempre acerta
Não, o bom trader não acerta sempre. Ele erra. A diferença é que ele não se importa de que uma operação tenha dado perda. Ele não hesita em deixar o stop ser acionado no ponto em que definiu em sua estratégia. Claro que o bom trader tem mais operações vencedoras que perdedoras, mas para ele o mais importante é que as operações perdedoras tenham prejuízos pequenos e as vencedoras lucros enormes. O mau trader permite que os prejuízos se tornem enormes num diálogo interno que lhe diz “não, não, vou ficar na operação mais um pouco, vai voltar a subir” e, por outro lado, quando a operação vai bem “melhor encerrar agora enquanto estou no lucro, lucro bom é lucro no bolso” e sai antes de atingir seu objetivo financeiro naquele trade. Isso resulta em perdas maiores que os lucros no longo prazo e, por fim, prejuízos e mais prejuízos.
6. Ficou para o longo prazo
O sujeito compra ações de uma empresa achando que elas vão subir para a semana que vem. Elas começam a cair, cair, cair sem parar. Ele não vende porque… porque… porque… ora, porque ele está certo! Finalmente, quando o valor de suas ações já está na metade do preço original ele se convence de que, desde o início, ele tinha comprado aquelas ações para “encarteirar” porque em alguns anos elas vão valer muito mais. Vai vendo.