O Spike Channel vai abrir seus olhos para quando as hienas estão comendo os restos que os leões deixaram: você prefere ser hiena ou leão?
O Spike Channel é uma das fases importantes dos Ciclos de Mercado estudados na Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo.
O Raio X Preditivo é a sistematização de conceitos e ferramentas que analisam o comportamento dos grandes players institucionais a fim de, através do efeito causado pelo grande volume de suas posições, se adiantar aos efeitos: os efeitos são os movimentos de preço mais importantes.
Por isso, a Nova Análise Técnica foca nas causas e não nos efeitos. O Spike Channel é um dos conceitos que nos ajuda a entender esse conjunto de causas e efeitos.
Os ciclos de mercado são compostos das seguintes fases:
- Absorção: o começo dos ciclos de mercado
- Acumulação/Distribuição: preparando o bote dos ciclos de mercado
- Teste de oferta/Teste de demanda: verificando se o mercado está maduro nos ciclos
- Spike: o ataque dos ciclos de mercado
- Spike Channel: o último suspiro dos ciclos de mercado
Estudamos cada um deles em artigos independentes e também temos um artigo em que detalhamos os ciclos como um todo.
Como podemos ver, o Spike Channel seria a última fase dos ciclos de mercado, mas nem por isso ele deixa de ser importante.
Vamos aprender o seguinte neste artigo:
- O que é o Spike Channel
- Objetivos do Spike Channel
- Exemplo de Spike Channel
- Como ganhar com um Spike Channel
- Conheça o Raio X Preditivo
- Conclusão
O Spike Channel denuncia muitas vezes o final dos ciclos de mercado, porém, ele também pode ser surfado pelos traders que o conhecem. Ao mesmo tempo, o mercado é dinâmico e ele pode anunciar o começo de novos ciclos, tanto na direção anterior como também na direção contrária.
1. O QUE É O SPIKE CHANNEL
Imagine um monte de gente surfando.
Aí os surfistas mais profissionais veem o sinal de que uma grande onda vai se formar e já se preparam, colocam seus peitos em cima da prancha e começam a remar. E pegam uma bela onda, forte, grande, bem formada.
Os menos experientes olham aquilo, ficam admirados e acreditam que é a vez deles. E pegam a próxima onda. Porém, embora seja uma boa onda ela nunca será tão boa como a primeira, mas diversos surfistas, bem mais numerosos que os primeiros pegam aquela ondinha. E até se divertem. Mas é isso. Eles entraram atrasados e foi o máximo que conseguiram tirar do mercado.
Quando é formado o Spike Channel?
O Spike Channel acontece depois de um Spike.
O Spike, por sua vez, é um movimento violento, rápido e volumoso numa das direções do mercado provocado pelos grandes traders.
Para cima, depois de terem acumulado ativos, e para baixo, depois de terem distribuído.
Os traders menos experientes ficam empolgados e querem embarcar naquela onda e, mesmo com os big players começando a tirar seus times de campo, há demanda suficiente para provocar um canal de alta, porém mais suave.
Quem atua no Spike Channel
O Spike Channel é formado justamente pelos traders que entram no mercado motivados pelo forte movimento do spike.
São os atrasados.
Quem conhece as fases que compõem os ciclos do mercado tem a chance de se posicionar antes do Spike: sua entrada pode ser feita após a absorção, ou quem sabe durante a acumulação/distribuição, ou nos testes de oferta/demanda.
O Spike chama o grande público para o mercado, pois ele acontece de forma rápida e forte.
Ainda dá para ganhar com o movimento, mas já estamos chegando próximos do fim do ciclo.
Pense da seguinte maneira: os leões já comeram; agora é a vez dos predadores de menor porte tentarem se refestelar com o que sobrou.
É a festa acabando e os garçons estão colocando as cadeiras de perna para o ar sobre as mesas.
2. OBJETIVOS DO SPIKE CHANNEL
O Spike, que antecede o Spike Channel é um movimento de grande volatilidade. Vamos imaginar um Spike de alta.
Os possuidores fracos venderam todos os seus ativos para os grandes players que já vinham absorvendo essas agressões de venda quando os preços ainda estavam caindo.
Diversos possuidores fracos, inclusive, abriram posições de venda descoberta.
Depois que os grandes investidores institucionais encheram ainda mais o carrinho de ativos durante a fase de Acumulação, quando ficaram satisfeitos, passam a comprar, mas desta vez agredindo e, portanto aumentando a demanda.
Aumento da demanda, faz o preço ter um pico.
Quem estava com posições vendidas (acreditando na continuidade da queda), precisa acionar seus stops de proteção.
Como stops para posições de venda descoberta são compras, a demanda aumenta mais ainda, alimentando ainda mais a alta.
Isso quando o spike não é tão forte que deixa os vendedores fracos perplexos, presos em suas posições, sem saber o que fazer.
Como podemos ver, esse movimento é o que chamamos de movimento de alta volatilidade, alta oscilação.
Diminuição da Volatilidade
Depois de o mercado pegar fogo, sobram as brasas. Talvez quem tenha sido stopado por estar em uma posição vendida tenha sentido que entrou na direção errada do mercado e, agora, vai tentar aproveitar a nova tendência de alta. Talvez até mesmo traders que estavam de fora resolvam aproveitar a empolgação do mercado. O fato é que esse comportamento causa uma continuidade da alta.
Porém, o que vamos observar:
- Menor volatilidade: a oscilação dos preços embora positiva, com topos e fundos ascendentes, será menor.
- Menor volume: os big players já estão se retirando do mercado e indicadores como o Sato’s Bar e o Sato’s Force Histograma vão indicar essa atuação de menor porte.
Este ciclo do mercado especificamente, portanto, já está no fim. Não quer dizer que o mercado vai mudar de tendência, mas já é hora de procurarmos outro ponto de entrada para nossas operações.
Nesta explicação, usamos um exemplo de um Spike e de um Spike Channel de alta, mas o processo para um movimento de queda é o mesmo, só que desta vez, os Big Players vão agredir na venda para dar ignição ao stop. E os traders fracos, nesse momento, terão todos comprado ativos.
3. EXEMPLO DE SPIKE CHANNEL
Nesta imagem, temos um exemplo clássico de ciclos de mercado.
Por favor, porém, fique atento apenas ao Spike e ao Spike Channel.
Note como o Spike é caracterizado por um grande deslocamento de preço e também por um grande volume denunciado pelas barras laranja e vermelhas do Sato’s Bar (indicação de atuação institucional).
No Spike também vemos histogramas maiores do que os demais no Sato’s Force Histograma sobretudo nas pernadas que vão em direção ao movimento (abaixo no gráfico).
Observe como já no Spike Channel, marcado no gráfico acima, porém, as barras começam a ficar amarelas, brancas e até mesmo azuis, sinal de pouca atividade, provavelmente de traders de menor porte e traders do varejo, pessoas comuns como você ou eu. Eles estão aproveitando a inércia do mercado e a demanda é suficiente para dar continuidade ao movimento ainda que de forma mais suave. Os histogramas do Sato’s Force também estão gradualmente menores.
4. COMO GANHAR COM UM SPIKE CHANNEL
Como explicamos anteriormente, o ideal é entrar numa operação que antecipe o Spike e não o Spike Channel.
Como o Spike Channel é mais suave, isso demanda que fiquemos mais tempo em uma operação e portanto mais tempo expostos aos riscos que ela oferece.
Embora seja possível ganhar um Spike Channel, nós sabemos que nada no mercado é escrito em pedra: podemos ter um comportamento padrão clássico dos ciclos de mercado, mas é menos garantido do que se anteciparmos um Spike propriamente dito.
Para isso, precisamos ter uma leitura bastante adequada do que acontece antes de um Spike.
Devemos saber perceber quando os investidores institucionais estão absorvendo, quando estão acumulando ou distribuindo e quando fazem seus testes para ver se o mercado está pronto para ser “ceifado”.
5. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
O Raio X Preditivo é a sistematização de conceitos e ferramentas para aplicação da Nova Análise Técnica.
A Nova Análise Técnica é a extrapolação da Análise Técnica Clássica. Enquanto a Análise Técnica Clássica se funda na observação da movimentação dos preços (efeitos), a Nova Análise Técnica se funda na observação do fluxo do mercado (causa).
O fluxo do mercado, por sua vez, é o grande volume de negócios que só os grandes players são capazes de movimentar, de maneira a controlar a movimentação dos preços.
O Raio X Preditivo, ao focar nas causas, consegue se antecipar a movimentos importantes de preço com mais precisão, reduzindo riscos e aumentando o potencial de acertos. Ao mesmo tempo, essa metodologia se preocupa em localizar essas zonas de trade location, onde é possível aguardar com mais segurança para escolher o lado vencedor de uma operação.
6. CONCLUSÃO
O Spike Channel é uma fase interessante dos Ciclos de Mercado. É o momento em que os leões já comeram e é a vez das hienas. Nada de errado em querer aproveitar essa fase. Mas o ideal é se juntar aos leões.
Para se juntar aos leões, não espere por indicadores que deem sinais do momento certo de entrar comprando ou vendendo, como um passe de mágica.
Por isso, o Raio X Preditivo se funda na leitura do mercado e não em sinais: os indicadores são apoios para tomada de decisão e não maquininhas de setup. Eles não tomam você pela mão e dizem que agora é a hora de apertar o botão do mouse.
Para entender de fato os ciclos de mercado e, dentro dele, o Spike Channel, é necessária uma capacidade de interpretação de contexto que só o Raio X Preditivo é capaz de dar.
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