A renda variável, como o nome explica, diferentemente da renda fixa, é aquela em que não se tem certeza do quanto se pode ganhar (ou perder) ao fim do investimento: o investidor assume alguns riscos calculados.
O risco é contrabalançado pela possibilidade de se ganhar mais do que na renda fixa.
Existem dezenas de tipos de ativos em que se pode investir em renda variável.
Se formos incluir as maneiras de investir em renda variável, chegaremos fácil às centenas de formas de fazê-lo.
Se incluirmos nessa conta, combinações de diferentes tipos de ativos e derivativos de uma estratégia, teremos milhares de jeitos de fazer investimentos em renda variável.
Mas o objetivo, aqui, não é complicar e sim mostrar as opções mais imediatas para quem quer começar na renda variável de forma mais imediata.
AÇÕES
Longo prazo – Comprar ações é fácil hoje em dia, mas lembre-se de que, se o objetivo é o longo prazo, elas devem ser muito bem escolhidas. Lembre-se mais ainda de que a promessa de que as ações sempre se valorizam no longo prazo nem sempre se cumpre. Então, além de escolher bem suas ações, tenha uma estratégia e critérios para vender suas ações caso elas comecem a cair demais.
Day trade – O day trade, operações que começam e terminam no mesmo pregão, permite que você aproveite variações mais curtas nas cotações das ações. Ele também permite que você opere minicontratos. O uso da margem de garantia possibilita a operação de um volume de papeis muito maior do que o dinheiro que você tem em conta permitiria.
Embora isso seja um convite aos iniciantes, que têm menos dinheiro no início, deve ser uma opção olhada com cautela, visto que essa alavancagem pode levar todas as reservas no caso de um prejuízo. Considere fazer um curso para aprender a operar com mais segurança.
FUNDOS DE AÇÕES
Uma boa opção para quem gostaria de fazer uma carteira de ações bem diversificada mas não tem volume financeiro suficiente para isso. O fundo de ações apresenta esse mix diversificado, amortizando o risco, distribuindo-o em diversos papéis diferentes, mas não é necessário comprar grandes volumes de ativos: cada cota do fundo de ação representa uma pequena parte desse mix. Além de tudo, a composição do fundo é preparada por profissionais.
COE
O certificado de operações estruturadas mistura a segurança da renda fixa com os ganhos da renda variável. Claro, há riscos, mas eles são bem menores do que investir diretamente em ações.
Existem tipos diferentes de COE, mas ele costuma consistir na observação de três ou quatro ações, de seis em seis meses, durante um período que vai de dois a cinco anos. Se em uma das observações todas as ações estiverem acima do preço que tinham no início do COE, o investidor recebe todos os cupons de juros acumulados até a data em que essa condição foi atingida. Se a condição de todas as ações estarem acima do preço inicial nunca for atingida até o vencimento do COE, o investidor recebe todo o seu dinheiro de volta. O risco consiste em perder a remuneração que poderia ter sido obtida através de outro investimento.
Também existem COE sem proteção do capital, mas naturalmente eles envolvem mais riscos.