Larry Hite era roqueiro. Isto é, pelo menos ele era promotor de bandas e organizava shows. Era ator e outras coisas ligadas às artes. Até escreveu algumas peças. Mas, aos poucos, se convenceu de que o melhor, para ele, era se tornar corretor de valores e negociante de ações em 1968.
Nessa época, um professor explicava os diversos mercados. O de ações, os derivativos e, finalmente, o mercado futuro. Foi quando falou de alavancagem, explicando como que, por 5% do valor, podia-se lucrar como se estivesse investido em 100%. O professor explicou que aquilo era loucura e como era comum. Todos riram, menos ele, que considerou que fazia todo o sentido, e começou a pesquisar aquela “loucura” cada vez mais a fundo.
Larry Hite é co-fundador da Mint Investments, criada em 1981. Em 1990, ele se tornou o maior consultor de negociação com commodities do mundo no critério de ativos sob sua atenção. O autor Jack Schwager chegou a lhe dedicar um capítulo inteiro de seu livro best-seller Magos do Mercado, em 1990, por conta da filosofia de gerenciamento de risco de Hite.
Foi justamente em 1990 que Hite decidiu adicionar à sua metodologia um jeito de negociar que automatizava as operações do portfólio de contratos futuros gerenciados pela Mint Investments. Um amigo certa vez perguntou se automatizar os trades não era chato. Ele respondeu que não fazia trades para se emocionar, mas para ganhar dinheiro.
Não precisa nem explicar que Larry Hite é partidário dos trades automatizados, dos robôs de alta frequência e dos algoritmos avançados para negociar na bolsa de valores. Por outro lado, ele não privilegia a gestão dos ativos e sim a gestão do risco inerente aos ativos. Ele mexe com dinheiro, não mercados.
Enquanto isso, ele fez uma parceria com o Man Group, sendo pioneiro em diversos conceitos aplicados a esse hedge fund, com sucesso em produtos estruturados e engenharia financeira.
Em 1994, pendurou as chuteiras quanto ao seu papel de gerente do fundo da Mint Investments, mas se manteve no cargo de diretor-gerente da HIte Capital LLC. Mas, finalmente, em 2000, escolheu se concentrar nas atividades de seu escritório familiar, focando no desenvolvimento do tipo de trade que adotou com sucesso a partir de 1990, o “systematic trading”. Com ex-membros da Mint, acabou criando a Hite Capital Management.
Ainda no início deste século, Larry Hite se tornou investidor principal e o presidente da região da América do Norte da Metropolitan Venture Partners, empresa de capital de risco especializada em empresas de base tecnológica.
Algumas das regras que Larry Hite costuma seguir à risca, retiradas do livro Magos do Mercado, de Jack Schwager:
- Nunca arrisque mais do que 1% em um trade.
- Sempre opere na tendência: nunca compre quando o ativo estiver caindo e nunca venda se o ativo estiver subindo.
- Diversificar não só os ativos, mas a distribuição geográfica desses e a distribuição sazonal.
- Evitar mercados excessivamente voláteis.
- Investimento bem sucedido é uma questão de probabilidades. Se você puder computar as probabilidades, poderá encontrar e testar métodos que consigam vencer o mercado.
- O que torna esse negócio tão fabuloso é que, embora você não possa saber o que acontecerá amanhã, pode ter uma ideia muito boa do que irá acontecer no longo prazo.
- Nós sabemos que não sabemos. Não importa qual informação você tenha, não importa o que esteja fazendo, você pode estar errado.
- Se você nunca apostar seu estilo de vida, de um ponto de vista operacional, nada de mau irá lhe acontecer algum dia.
- Se você sabe qual é o pior resultado possível, isto lhe dá uma tremenda liberdade.
- Embora você não possa quantificar a recompensa, pode quantificar o risco.
- O especulador tem a vantagem de não ser obrigado a jogar. Ele pode escolher operar somente quando as probabilidades estão a seu favor.
- Se você operar qualquer ativo, controlar o seu risco e seguir a tendência, simplesmente tem que funcionar.