O indicador Sato’s Histograma é uma das ferramentas que vai mudar o seu jeito de ler os gráficos: você estava o tempo todo olhando para os efeitos quando devia olhar para as causas (por isso, pode ter perdido muito dinheiro como eu estava)
O Sato’s Force Histograma é o indicador certo a fim de acompanharmos o nível de combustível do mercado.
Os preços dos ativos sobem e descem. Mas, em ambos os movimentos, é preciso que exista esse combustível.
A falta dele pode indicar que um movimento de alta ou de baixa está perdendo a força, que esse movimento não tem sustentação.
Por outro lado, quando detectamos sua presença, isso pode indicar que há força no mercado movendo uma continuidade.
E esse combustível é o volume acumulado em cada swing no gráfico, quantas ações e quantos contratos e minicontratos foram negociados em cada movimentação.
É isso o que o Sato’s Force Histograma faz: a cada pernada, de tamanho determinado por número de ticks pelo próprio trader, esse indicador mede o número de papeis acumulados (sejam ações ou contratos e minicontratos futuros).
Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor esse indicador que faz parte da família Sato’s de indicadores.
- O que é? Para que serve o Sato’s Force Histograma?
- Quais são as funções do Sato’s force Histograma
- Entenda o posicionamento dos grandes players em cada swing
- Como operar utilizando o Sato’s Force Histograma?
- Como conseguir o indicador Sato’s Force Histograma?
- Conheça o Raio X Preditivo
- Conclusão
1. O QUE É? PRA QUE SERVE O SATO’S FORCE HISTOGRAMA?
O Sato’s Force Histograma é um indicador que permite a visualização simples, intuitiva e imediata do nível de comprometimento dos players do mercado com determinado movimento de alta ou de baixa.
Podemos visualizar de imediato através do histograma o acúmulo de negociação de papeis em cada movimento, seja pra cima ou para baixo.
O que vai determinar que certo movimento constitui uma única pernada é o número de ticks que o trader pré-programar. Se, nos minicontratos de índice ele estipular que são 5 ticks, sabemos que sempre que o preço se movimentar pelo menos 25 pontos, teremos uma pernada.
Nessa pernada de 25 pontos ou mais saberemos se foram negociados muitos ou poucos ativos.
Histogramas altos, grandes, indicam alto nível de comprometimento no mercado. Certamente muitos players compraram e muitos players venderam nessa movimentação.
Histogramas pequenos indicam que os players, sobretudo os big players, não estavam muito interessados nesse movimento.
2. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO SATO’S FORCE HISTOGRAMA
É surpreendente o número de funções que um indicador como o Sato’s Force Histograma pode ter, sobretudo se pensarmos na simplicidade de sua leitura e das informações finais.
Não se engane: ele é um indicador sofisticado, sobretudo se for combinado com outros da família Sato’s de indicadores.
Por exemplo, como vimos no tópico anterior, isoladamente, podemos verificar com ele o grau de comprometimento dos big players com certo movimento do preço. Isto nos dirá se um movimento de alta é consistente, se um rompimento de resistência ou suporte tem mais probabilidade de ser falso ou verdadeiro.
Combinado com o indicador Sato’s Result, podemos saber se tal comprometimento, tal esforço de uma parcela de grandes investidores institucionais, é equivalente ao resultado: muito fluxo, muito volume, mas com pouco deslocamento pode significar que algum grande player está absorvendo ordens de compra ou venda com o objetivo de trabalhar no sentido oposto.
3. O POSICIONAMENTO DOS PLAYERS EM CADA SWING ATRAVÉS DO SATO’S FORCE
Vamos entender, primeiro, o Sato’s Force Histograma isoladamente.
Quando olhamos um gráfico e identificamos que a tendência é de alta, podemos olhar, sob o gráfico desse ativo os histogramas.
Como eles refletem a injeção de combustível que movimenta o preço
Histogramas decrescentes indicam que o mercado está perdendo a força naquela direção: imagine um carro num aclive e com cada vez menos combustível e potência. É bem provável que, ao chegar no topo, ele comece a voltar pra baixo. Talvez até antes!
Os problemas dos big players são bem diferentes dos nossos. Eles não precisam apenas que o preço vá em determinada direção quando se posicionam na compra ou na venda. Eles precisam também de liquidez. Muita liquidez. Porque eles não compram dez ou vinte minicontratos de dólar de cada vez. Eles compram milhares. Dezenas ou centenas de milhares.
E esses posicionamentos são facilmente detectados pelo Sato’s Bar Histograma.
Como utilizar o Satos Force Histograma para identificar a atividade dos grandes players e se posicionar?
Mas veja: os grandes players não podem comprar ou vender essas centenas de milhares de ativos de uma vez só. Isso geraria uma demanda ou uma oferta excessiva. Demanda excessiva faria o papel subir de preço muito rápido. Oferta excessiva faria cair muito rápido.
Então é uma prática comum dos big players esconder essas aquisições em centenas ou milhares de aquisições menores ao longo do tempo. Com esse objetivo eles usam robôs de negociação de alta frequência, mas o que esses algoritmos avançadíssimos são capazes de fazer é assunto para outro artigo.
Porém, se de um modo imediato essa movimentação enorme de dinheiro e ativos fica escondida, ela vai se acumulando ao longo do tempo. E isso, desde que se tenha as ferramentas certas, é impossível de esconder.
O Sato’s Force Histograma é apenas um dos indicadores Sato’s capaz de detectar a atuação discreta dos traders institucionais.
4. COMO OPERAR UTILIZANDO O SATO’S FORCE HISTOGRAMA?
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Sato’s Force Histograma para começar a operar com ele é aquilo que ele não é.
O Sato’s Force Histograma não é um indicador que vai dizer magicamente para você a hora de entrar na operação.
Aliás, nenhum dos indicadores Sato’s faz isso. Assim como os demais, esse indicador é um poderoso auxiliar na tomada de decisões, auxiliando na interpretação do contexto de um ativo, através da leitura do fluxo do mercado.
O que você precisa ter em mente é que, a cada pregão, a bolsa de valores apresenta situações diferentes. Saber entender essas situações e tomar suas decisões por conta própria tem mais chance de sucesso do que esperar por indicadores que acendam uma luzinha brilhante cada vez que for hora de entrar numa operação.
A forma correta de usar o indicador Sato’s Force Histograma é ensinada no treinamento Raio X Preditivo, que está trazendo para o Brasil a Nova Análise Técnica.
Com a sistematização de ferramentas e conceitos, esse curso está ensinando de maneira acessível e didática aprimorada aos traders de varejo a lerem o mercado como profissionais, observando a atuação dos big players.
5. COMO CONSEGUIR O INDICADOR SATOS FORCE HISTOGRAMA?
Atualmente todos os indicadores da família Sato’s de indicadores são fornecidos gratuitamente aos alunos do curso Raio X Preditivo.
Você pode obtê-los separadamente, mas, sinceramente, é o mesmo que adquirir uma Ferrari sem saber dirigir.
6. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
O Raio X Preditivo é a sistematização, em ferramentas e conceitos e em forma de treinamento, da Nova Análise Técnica, trazida ao Brasil pelo trader Luiz Sato.
Luiz Sato tem 20 anos de experiência como trader nos mercados de risco. Já passou por diversas crises financeiras como a asiática (1997), a da Rússia (1998), o estouro da bolha da Nasdaq (2000), os efeitos ataque terrorista Word Trade Center (2001) sobre o mercado, a quebra do Lehman Brothers (2008) por ocasião da crise dos subprime nos EUA.
Em 2002 durante um pregão na BM&F no meio da gritaria dos operadores, teve um prova real de como os grandes players dominam os mercados financeiros.
A partir daí, começou a se aprofundar na leitura profissional sobre a atuação dos investidores institucionais, aqueles que possuem realmente o poder de mover os preços. Nessa empreitada, teve ajuda de um amigo gestor de um fundo de 100 milhões de reais.
Segundo Sato, sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas – o Sato’s Force, entre outras -, aumentando as probabilidades de ganhos nesse mercado altamente competitivo e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).
Mas qual o ponto central do Raio X Preditivo?
Durante muito tempo o mercado de varejo foi dominado pela Análise Técnica Clássica, que observa principalmente o preço e suas variações. Todas as metodologias da Análise Técnica Clássica ficam atentas a padrões (desenhos) que o preço faz no gráfico, se ele rompe ou não rompe certos patamares, se ele mantém, ou não, linhas de tendência de alta ou de baixa, como ele se comporta paralelamente a indicadores que, de uma forma ou de outra, derivam do preço.
Acontece que, pela experiência de Luiz Sato, o preço é apenas um efeito. Se ele sobe, há um motivo por trás disso. Se ele desce também. Não seria muito mais prudente e inteligente estudar as causas desses efeitos em vez de ficar baseando nossas decisões apenas em fatos que já aconteceram e que não necessariamente repetirão comportamentos passados?
Mas qual é a causa dos movimentos na bolsa? A lei de oferta e de procura. Muitos querem comprar? O preço sobe, sobretudo se a oferta for pouca. Muitos querem vender? O preço cai, sobretudo se a demanda for baixa a certos patamares de preço elevados.
Mas essa oferta e essa procura não são banais. Os verdadeiros personagens capazes de realmente provocar um nível de oferta e procura suficiente para fazer o mercado se mexer são os grandes investidores institucionais. O principal problema deles é justamente obter liquidez de dimensões titânicas. É isso o que faz o mercado se mexer.
Por isso, Sato desenvolveu indicadores como o Sato’s Force Histograma, que são especializados em determinar, detectar e denunciar fluxos do mercado que mostram como e onde os big players estão se posicionando.
Assim, enquanto a Análise Técnica Clássica olha para o passado para determinar o futuro, a Nova Análise Técnica consegue observar o presente para determinar os mais prováveis efeitos desse presente. A analogia mais imediata é a que compara a primeira com um motorista que tenta dirigir de uma cidade à outra olhando pelo retrovisor apenas e o motorista que, simplesmente olha para frente: ele enxerga cinquenta ou sessenta metros adiante, mas, desse modo, consegue dirigir centenas de quilômetros.
7. CONCLUSÃO
O Sato’s Force Histograma é apenas um dos indicadores do arsenal de indicadores do Raio X Preditivo. Nenhum deles, no entanto, tem a pretensão de apontar o momento de comprar ou de vender ativos.
Ele, assim como os demais, é destinado para traders que esperam ter uma atuação profissional e responsável e que não querem a tutela de um indicador ou de um analista de corretora de valores pegando na sua mão na hora de clicar no mouse e entrar em uma operação.
O Sato’s Force Histograma pede estudo e dedicação e cruzamento com as informações dos demais indicadores. Finalmente, é um indicador feito para quem espera ler de fato o mercado nas informações que o gráfico fornece e que, muitas vezes, fica oculta daqueles que se dedicam apenas à Análise Técnica, atentos apenas ao preço dos ativos.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!