O Sato’s Bar é uma ferramenta absurda! Plotado no gráfico de candletstick é uma forma simples e visual de identificar as grandes oportunidades
O indicador Sato’s Bar permite que acompanhemos de perto a atividade daqueles investidores que, de fato, têm o poder de movimentar o mercado direcionalmente, isto é, provocar aumento ou diminuição do preço de um ativo apenas com sua atuação: são os grandes bancos de investimento, as mega corporações financeiras, as companhias que trabalham com volumes tão grandes de dinheiro que mal conseguimos imaginar.
O Sato’s Bar é uma das ferramentas do arsenal do Raio X Preditivo voltado a observar o fluxo de mercado provocado por esses personagens protagonistas.
Enquanto alguns dos indicadores vigiam a atividade institucional a cada pernada de alta ou de baixa – caso do Sato’s Force Histograma – e outros a cada faixa de preço – caso do Market Profile -, o Sato’s Bar faz isso a cada candle com um sistema de cores extremamente simples de ser lido.
Assim o indicador Sato’s Bar é uma ferramenta que você precisa conhecer.
- Qual a função do indicador Sato’s Bar?
- Como o indicador ajuda a entender a atividade de players institucionais
- O que significam as cores no indicador Sato’s Bar?
- Como operar utilizando o indicador Sato’s Bar?
- Exemplo de Insight Bar
- Conheça o Raio X Preditivo
- Conclusão
1. QUAL A FUNÇÃO DO INDICADOR SATO’S BAR?
O indicador Sato’s Bar nos ajuda a identificar, a cada candle formado no gráfico de um ativo, o nível de atividade profissional.
Considerando que cada candle representa a menor porção de tempo de determinado gráfico, concluímos que:
- Se estamos olhando no gráfico de um minuto, conseguimos saber se, a cada minuto, houve maior intensidade de atividade profissional.
- Se estamos olhando no gráfico diário, conseguimos saber, a cada dia, se houve maior atividade profissional.
O que é a atividade profissional?
Sabemos que há atividade profissional quando observamos, em determinando momento, que houve movimentação maior em números de ativos negociados, sejam eles ações, contratos futuros ou opções.
2. COMO O INDICADOR AJUDA A ENTENDER A ATIVIDADE DE PLAYERS INSTITUCIONAIS
Quando olhamos o indicador Sato’s Force Histograma, na parte de baixo do gráfico, sabemos, a cada pernada de alta ou de baixa, a quantidade relativa de ativos negociados acumulada naquela pernada.
Um grande histograma, em comparação aos outros, demonstra que muitas “apostas” foram feitas naquele movimento, muito dinheiro e muitos papeis trocaram de mão.
Porém, a fim de que um histograma termine de ser formado, é preciso que o preço se movimente a quantidade de ticks pré-determinada para que aquele movimento seja considerada uma pernada. Assim, pode demorar um pouco, sobretudo em momentos de lateralização, para que um histograma se forme.
O indicador Sato’s Bar vem, então, para conseguirmos identificar a atividade institucional imediatamente.
Veja o vídeo abaixo e entenda como os grandes players atuam no mercado e como o Sato’s Bar revela suas jogadas;
A razão de acompanhar as grandes atividades é simples: se em determinada barra houve grande atuação profissional, ali é um ponto importante onde Players atuaram e acreditaram no início de um movimento (Insight Bar) ou, então, entraram apostando em um movimento contrário (topo e fundo).
No caso de fins de movimento, barras com grande atividade profissional marcam o Desespero Extremo (o fundo em que os possuidores fracos vendem tudo antes do ativo voltar a subir) e de Euforia Máxima (o topo em que os possuidores fracos compram antes do preço entrar em tendência de baixa): momentos de frenesi do mercado.
Mesmo, no caso de candles passados, o Sato’s Bar nos aponta regiões sensíveis do preço em que um ou mais investidores institucionais se posicionaram com maior ímpeto, regiões, portanto, que têm grande possibilidade de serem por eles defendidas.
Reconhecendo essa atividade dos grandes players podemos também nos posicionar estrategicamente, de maneira a tirar proveito com trades de alta probabilidade.
3. O QUE SIGNIFICAM AS CORES NO INDICADOR SATO’S BAR?
Entender o indicador Sato’s Bar é muito simples, graças a um sistema de cores de leitura imediata e intuitiva:
Barra azul: baixa atividade institucional
Provavelmente, não há nenhum big player atuando naquela barra. Isso significa que somente o varejo e investidores menores estão trocando ativos e dinheiro naquele momento.
Barra branca: atividade profissional mediana
Já temos mais interesse institucional naquele momento, mas nada significativo.
Barra amarela: atividade profissional acima da média
Um volume considerável de ativos circulou naquele momento.
Barra alaranjada: elevada atividade profissional
Sem dúvida há investidores institucionais comprando e vendendo ativos na região em que uma barra assim surgir.
Barra vermelha: ultra atividade profissional
O mercado em frenesi. Pode ser um momento em que um institucional tomou a iniciativa, iniciando um movimento direcional ou pode ser o fim de um movimento de alta, marcado pela Euforia Máxima, ou o fim de um movimento de baixa, marcado pelo Desespero Extremo.
4. COMO OPERAR UTILIZANDO O INDICADOR SATO’S BAR?
Existem diversas maneiras de se utilizar o Sato’s Bar para operar.
Imagine, por exemplo, longa lateralização. Se essa lateralização é rompida com barra vermelha, indicando ultra atividade profissional, há grande possibilidade de que esse rompimento não seja falso.
Num movimento de alta, de repente, vemos grande barra vermelha, indicando, outra vez um grande volume de ativos trocados. Esse é um forte sinal de topo, num momento em que os possuidores fracos (os que não são os big players) estão em euforia máxima.
Eles estão comprando tudo, imaginando que vai subir ainda mais.
Num movimento de baixa, uma barra vermelha pode indicar um fundo, sinalizando Desespero Extremo, com os possuidores fracos jogando a toalha momentos antes de o mercado retomar a alta, para maior decepção de quem perdeu dinheiro.
Outra forma de operar o indicador Sato’s Bar é, no caso de ele já estar no passado do gráfico, marcar a região em que ele ocorreu com linhas horizontais.
Se houve intensa participação de big players naquela barra é óbvio que muitas daquelas posições, compradas ou vendidas serão defendidas constituindo um ponto sensível do preço. Ali temos uma espécie de resistência ou suporte.
Nada no Raio X Preditivo, porém, é tomado isoladamente. Logo precisamos do apoio dos outros indicadores para decidir se, numa região dessas compramos ou vendemos.
Por exemplo, o Sato’s Force Histograma nos diz se numa queda um fluxo de volume superior garantirá o rompimento de uma região dessas. Ou, então, uma frequência muito alta – apontada pelo Sato’s Result – nos revelará se um movimento já está esticado demais.
A combinação desses dois últimos, além disso, nos diz se um fluxo muito alto com uma frequência baixa nos denuncia um excesso de esforço para um baixo resultado, denunciando que um grande player está absorvendo as agressões e que, daquele ponto, o preço provavelmente não passa.
5. EXEMPLO DE INSIGTH BAR
A insight bar é uma grande barra vermelha que dá o início a um forte movimento direcional.
O que acontece numa barra dessas?
Imagine novamente uma lateralização.
Durante o tempo em que o preço oscilou nessa estreita faixa, muitos players, de todos os tamanhos, compraram e venderam. Uns compraram, apostando no rompimento para cima. Uns venderam, apostando no rompimento para baixo.
Veja um exemplo na imagem abaixo.
De repente, um dos participantes, um big player resolve comprar ativamente, agredindo com um grande número de ordens. Só isso já seria suficiente para provocar uma grande barra vermelha.
Acontece que, agora, quem estava numa posição vendida precisa fazer o chamado short covering, fechar suas posições.
Para fechar uma posição vendida, é preciso fazer uma compra. Agora, imagine centenas, talvez milhares de trades, passando a comprar como se não houvesse amanhã, todos com medo de perder: porque eles acham que, agora, o mercado decola, uma verdadeira profecia auto realizadora.
Fazendo compras – e falamos de milhares e milhares de ativos em poucos minutos, talvez segundos -, o preço sobe ainda mais: mais deslocamento de preço e mais volume.
Isso é suficiente para em um curto período de tempo, uma única barra, dar impulso, momento e inércia para o mercado continuar subindo forte por mais um tempo.
6. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO
O indicador Sato’s Bar é apenas um dos muitos indicadores do Raio X Preditivo. Ele é intuitivo, fácil de entender e de usar.
Porém, como tudo no Raio X Preditivo, não se trata de um indicador que aponta o momento de comprar e de vender.
Ele é um indicador de apoio à leitura do mercado. Você pode escolher ser um trader daqueles que pegam na mão para atravessar a rua ou pode ser um trader que atravessa a rua sozinho, olhando para os dois lados.
O Raio X Preditivo é um treinamento voltado à interpretação do contexto de um ativo da bolsa de valores a partir da observação do fluxo e da atividade dos grandes players institucionais.
Para isso, em vez de focar no preço, leva toda a sua atenção ao fluxo do mercado.
A Análise Técnica Clássica se concentra no preço e nos seus movimentos. No entanto, essas informações são efeitos de causas anteriores. Se são meros efeitos, então, são uma informação atrasada. Mesmo os indicadores da Análise Técnica Clássica derivam do preço.
A Nova Análise Técnica, que é o que o Raio X Preditivo ensina com exclusividade no Brasil observa detalhadamente o fluxo, evidente no volume. O volume é o combustível das movimentações do preço.
Os personagens responsáveis por essa injeção de volume são os grandes investidores institucionais. O principal problema desses big players é a liquidez: onde e como conseguir comprar milhões de ações ou contratos futuros a um preço vantajoso sem alvoroçar o mercado?
Considerando essa questão, as maneiras que de os big players a resolverem e as ferramentas que usam nesse objetivo – algoritmos, robôs HFT e outros -, o Raio X Preditivo consegue determinar áreas de trade com grande probabilidade de acerto e risco financeiro reduzido (stop curto com potencial pra uma virada de mão).
7. CONCLUSÃO
Nenhum dos indicadores do Raio X Preditivo se enquadra na categoria de sinal de compra e venda. O sinal de compra e venda sempre vem do próprio trader, depois de criteriosa interpretação do contexto do mercado no gráfico.
O mesmo se dá com o indicador Sato’s Bar. Inclusive, sozinho, talvez ele tenha pouca utilidade, sobretudo a quem não for iniciado por um professor experiente na dinâmica do fluxo do mercado.
Porém, combinado com ferramentas notáveis – e ao mesmo tempo simples de serem entendidas -, como a Sato’s Force Histotrama, o Sato’s Result, a Sato’s Defense e o Market Profile, essas barras coloridas se tornam uma verdadeira forma de decifrar, dentro do que é possível o pensamento dos big players.
O Sato’s Bar serve justamente pra detectar aqueles momentos bem específicos, com duração de, às vezes, poucos segundos em que os investidores profissionais decidiram se posicionar com força em determinado ativo.
Para muitos trades, esses momentos ficam perdidos no meio do gráfico, incógnitos, escondidos, uma vez que não têm esse raio x a disposição.
Assim, o Sato’s Bar é quase como que jogar pôquer sabendo das cartas do adversário.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!