Enquanto o bailarino investidor Nicolas Darvas passou a sua vida inteira sem fazer uma venda descoberta sequer – isto é, vender ações apostando que elas vão cair -, o trader deste artigo, William O‘Neil tem um livro chamado How To Make Money Selling Stocks Short. Traduzindo quase que literalmente: Como Ganhar Dinheiro Vendendo Ações a Descoberto.
O estadunidense O’Neil nasceu em 1933 e fundou a sua corretora de ações aos 30 anos, a William O’Neil & Co. Inc. Dizem que muito do seu método de fazer trades, o chamado CAN SLIM é justamente inspirado no método de Nicolas Darvas.
O estilo de O’Neil pode ser definido como focado em ações com crescimento possível nos dois ou cinco anos seguintes.
Quando começou como corretor de ações, em 1958, estudou cuidadosamente os fundos de ações com melhores performances no seu país. O diagnóstico: os melhores fundos eram aqueles que adquiriam ativos que estavam ainda no início de um rali de alta. Eram ações que estavam rompendo resistências e padrões de estagnação. De fato, bastante parecido com o padrão ensinado por Darvas.
Copiando esse padrão de comportamento, O`Neil transformou R$ 5 mil em R$ 200 mil em um ano. Durante a vida, teve um retorno médio de 40% ao ano sobre seus investimentos pessoais.
Em 1983 ele lançou um jornal financeiro chamado Investor’s Daily, para competir com o Wall Street Journal, obtendo relativo sucesso, graças aos conselhos e dicas dadas aos pequenos investidores.
O método de O’Neil era formado pelo acrônimo CAN SLIM:
C – lucros trimestrais correntes: procure ações cujas companhias tenham anunciado aumento de lucros acima de 40%
A – crescimento de lucros anuais: o primeiro item não basta. O crescimento deve ter sido constante nos últimos cinco anos
N – Coisas novas: produtos, administração e preços. Essas novidades devem ter provocado os preços para um novo patamar.
S – Suprimento e demanda: se há poucas ações, o menor movimento comprador pode estimular a alta, que por sua vez estimula mais compra e mais alta. O trader procura por empresas com não mais que 30 milhões de ações e cujo aumento de volume de negócios seja superior a 50%
L – Líderes e perdedoras: procure pelas ações de empresas que estão acima da média dentro de seu setor. Evite aquelas que estão abaixo de seu próprio mercado nos últimos meses
I – Investidores Institucionais – é uma ação com interesse de grandes fundos e outros investidores institucionais?
M – Tendência do Mercado: fique atento a grandes reversões.
O’Neil também adotava uma rígida política de stop loss: qualquer ação que caia abaixo de 7% do ponto de entrada deve ser vendida imediatamente sem a menor ponderação. Um de seus adágios era: o segredo de ficar rico com ações é perder o mínimo possível quando estiver perdendo.
Ele também tinha um stop de tempo: ações que não subiram mais de 20% em três meses também deviam sair do portfólio. Como você pode ver, a estratégia de O’Neil é voltada para prazos mais longos, como position trader.
Outra dica de O’Neil: um bom investidor fica longe de ações que valem centavos. Opções são usadas só para hedge. Lançamentos de ações podem ser um problema.