As ações da São Paulo Turismo (AHEB5) merecem sua atenção? Temos um método que mostra se os grandes investidores estão interessados em uma ação
As ações da São Paulo Turismo (AHEB5), uma empresa intrinsicamente ligada ao forte turismo da cidade de São Paulo, seriam interessantes para investir? Embora listada entre as companhias da B3 temos que admitir que se trata de um ativo bastante obscuro, pouco citado nas notícias ligadas à bolsa de valores. Mas só isso torna uma ação inelegível para, ao menos, nossa atenção?
As ações da São Paulo Turismo (AHEB5) são o tema deste artigo e acima de tudo para um tipo de comportamento que pode chamar a atenção de nossa metodologia, que fica atenta ao comportamento dos big players, os investidores institucionais, aqueles que são capazes de movimentar o preço das ações através da montagem de grandes posições compradas ou vendidas.
- O que é a São Paulo Turismo e suas ações (AHEB5)?
- Ações da São Paulo Turismo (AHEB5): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da São Paulo Turismo (AHEB5)?
- Formas de ganhar em ações da São Paulo Turismo (AHEB5)?
- Investir ou não investir em ações da São Paulo Turismo (AHEB5): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da São Paulo Turismo (AHEB5)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da São Paulo Turismo (AHEB5)?
- Conclusão
A São Paulo Turismo tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 8.407.877 |
Preferenciais | 136.017 |
Total | 8.543.894 |
E, destas, apenas uma pequena quantidade está em livre negociação na bolsa de valores:
Quantidade de Ações Ordinárias | 170.215 | 1,99 |
Quantidade de Ações Preferenciais | 107.515 | 1,26 |
Total de Ações | 277.730 | 3,25 |
1. O QUE É A SÃO PAULO TURISMO E SUAS AÇÕES (AHEB5)?
Segundo a página das ações da São Paulo Turismo (AHEB5) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Cessão de áreas Para Eventos
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Viagens e Lazer / Produção de Eventos e Shows
A São Paulo Turismo S/A, como o nome indica, está ligada à indústria do turismo. Ela organiza e opera exposições, feiras, eventos, carnavais, conferências e vagas de estacionamento, bem como na prestação de outros serviços de turismo e lazer.
A empresa gerencia:
- O Parque Anhembi: composto pelo Pavilhão de Exposições, que possui uma infraestrutura para exposições e feiras; o Palácio das Convenções, que serve de centro de conferências, e o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, onde são organizados vários eventos
- O Autódromo José Carlos Pace: inclui um hipódromo, uma pista de corrida de kart e áreas abertas
- O Terminal Turístico de Compras 25 de Março: terminal de ônibus localizado na cidade de São Paulo
O que são as ações da São Paulo Turismo (AHEB5)?
As ações de uma companhia são a menor fração possível de seu capital social. Capital social, em tese, é tudo o que uma empresa vale, também chamado nos mercados de “capitalização”.
Uma empresa vende parte de seu capital social nos mercados, na bolsa de valores, a fim de captar recursos pra investir em seu próprio crescimento ou mesmo pra pagar dívidas.
Essa oportunidade poderia ser aproveitada através de empréstimos ou financiamentos, mas por vezes, o valor necessário pra esses planos é muito vultoso e, por outras vezes, empréstimos e financiamentos têm custos muito altos em termos de juros. O mesmo pra emissões de debêntures.
Então a empresa faz o que se chama de abertura de capital e, depois de todo um processo preparatório, lança ações na bolsa n o chamado IPO, do inglês Oferta Pública de Ações.
Os investidores compram essas ações e literalmente, enquanto estiverem com essas ações, se tornam “donos” de “pedacinhos” da empresa. São sócios, acionistas. Eles aceitaram, com isso, dividir os riscos do empreendimento, pra obter a possibilidade de crescimento da companhia.
Se os recursos captados com a venda das ações forem bem aproveitados, a empresa passará naturalmente a valer mais. Se a empresa vale mais, é de se esperar que seus “pedacinhos”, as ações, passem a valer mais na mesma proporção. Ou seja, elas valorizam.
Não só isso: uma empresa maior deve por consequência ter mais lucros. E, por lei, empresas de capital aberto devem dividir parte de seus lucros líquidos com os acionistas (geralmente, 25%) em forma de dividendos. Isso se torna uma outra forma de os investidores remunerarem seus investimentos.
Porém, existem outros participantes que não estão interessados em serem sócios, investidores, acionistas. Tudo o que querem os traders é comprar ações visando o lucro no curto ou no curtíssimo prazo. Tão logo elas valorizem o suficiente eles as vendem. Ou, então, se acreditam que elas vão desvalorizar as vendem – mesmo sem tê-las, numa operação chamada venda a descoberto – e a recompram mais baratas logo mais (eu explico essa operação, mais adiante, quando falarmos de trade com ações da São Paulo Turismo (AHEB5).
2. AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da São Paulo Turismo (AHEB5) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente totalmente eletrônico através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).
As operações são totalmente eletrônicas, rápidas, seguras e acessíveis.
Milhões de brasileiros entraram na bolsa nos últimos meses, sobretudo com a chegada aos 100 mil pontos do Ibovespa. Diversas dessas pessoas já estão arrependidas depois de encararem a crise do Novo Coronavírus, vendo seu dinheiro desvalorizar.
Alguns venderam ações com prejuízo, dando liquidez aos investidores institucionais que compraram ações “baratas” em grande quantidade, apostando na retomada dos preços no médio e no longo prazo.
Os grandes players são megacorporações financeiras que, além do poder econômico, contam com tecnologia e recursos humanos altamente qualificados pra se aproveitarem das menores distorções do mercado. Elas precisam de muita liquidez e momentos de crise como o atual são os melhores pra “encher o carrinho”.
Não importando o prazo das operações, o ideal é analisar o comportamento desses participantes fortes, através do volume, para decidir o que fazer. Uma metodologia que nos dá a leitura do volume e da atuação dos big players é o Raio X Preditivo.
Quais ações a São Paulo Turismo possui?
A São Paulo Turismo (AHEB5) tem ações ordinárias e preferenciais.
As ações ordinárias são reconhecíveis pelo código de negociação terminado no dígito 3.
As ordinárias são as ações que dão direito a voto nas assembleias.
Elas também recebem dividendos.
As ações preferenciais não têm direito a voto, mas elas têm prioridade no pagamento dos proventos e outros direitos.
Qual são os códigos das ações da São Paulo Turismo
Os códigos de negociação das ações da São Paulo Turismo são AHEB3, AHEB5 e AHEB6. O primeiro diz respeito às ações ordinárias e os outros dois às ações preferenciais.
É padrão: quatro letras que identificam a companhia e um numeral que identifica o tipo de ação: se é preferencial (de diferentes classes), ordinária, units. Outros tipos de ativos e derivativos terão códigos ligeiramente diferentes.
As ações da São Paulo Turismo (AHEB5) são negociadas em quais bolsas?
No momento, as ações da São Paulo Turismo (AHEB5) são negociadas unicamente na bolsa de valores brasileira.
No entanto, nada impede de que, no futuro, as ações da companhia sejam negociadas em bolsas estrangeiras, como a de Nova York, onde isso é possível através de um programa de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados no estrangeiro normalmente, como se fossem ações, enquanto as ações correspondentes ficam custodiadas no Brasil por uma empresa responsável pra tanto.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da São Paulo Turismo (AHEB5) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Prefeitura Do Município de São Paulo | 97,97 | 20,41 | 96,74 |
Outros | 2,02 | 79,05 | 3,25 |
Ações Tesouraria | 0,01 | 0,54 | 0,01 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)?
Na bolsa de valores existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações. Duas delas são as mais comuns e conhecidas.
Trade com ações da São Paulo Turismo (AHEB5)
O trade são operações de curto ou curtíssimo prazo que podem durar semanas, dias, horas, minutos e até mesmo segundos. Às vezes até menos ainda. São rápidas.
O trader, portanto, não está interessado em ser sócio ou investidor.
- Se ele acha que a ação fará um movimento de alta, ele compra. Assim que subir, ele vende. Se a ação cair, terá de vender para parar o prejuízo.
- Se ele acha que a ação fará um movimento de baixa, ele vende. Assim que cair, ele recompra, conseguindo seu lucro. Mas, se a ação subir, ele vai ter de recomprar de qualquer maneira, ou vai ficar com um prejuízo ainda maior se a tendência se mantiver.
É possível fazer trades de venda sem termos as ações. Para isso, alugamos as ações que queremos vender. Vendemos e o dinheiro entra em nossa conta. Quando as ações caem de preço, recompramos e pagamos com o dinheiro que entrou na operação de venda. Mas como o preço é menor, sobra um “troco”. Esse é nosso lucro. Devolvemos as ações e pagamos o aluguel. Essa operação é bem comum e o aluguel é facilitado pelas corretoras.
SÃO PAULO TURISMO Quando falamos de dividendos, ganhar dinheiros com os dividendos de ações como as da São Paulo Turismo (AHEB5), geralmente estamos falando de investimento no longo prazo. Efetivamente investir em ações.
Os dividendos são parte do lucro (geralmente 25%) da companhia que deve ser dividido entre os acionistas na proporção de ações que esse acionista tem.
Quer dizer, a empresa divide o seu lucro por ações.
Se você está pensando em investir para obter dividendos procure saber como foram as distribuições nos períodos anteriores. Geralmente as empresas distribuem de três em três meses, quando divulgam seus resultados. Porém, se a empresa não tem lucros, ela não tem o que distribuir.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5): QUAL DECISÃO TOMAR?
De um modo geral, vemos o investimento de longo prazo em ações com certa cautela. A bolsa de valores tem uma característica predominantemente especulativa e, no longo prazo, esse cenário é ainda mais incerto. Veja o que aconteceu com os milhões de brasileiros que investiram em ações recentemente, pensando em longo prazo, e viram, com o Novo Coronavírus, diversos de seus papeis desvalorizarem.
No entanto, é justamente no auge dessas crises que começamos a ver vantagem no posicionamento de longo prazo para algumas companhias. Devemos:
- Escolher empresas capazes de sobreviver aos períodos mais agudos da crise, de seu desenvolvimento e de seus desdobramentos
- Observar o comportamento dos grandes players, analisando o volume de negócios (eles estão comprando ou vendendo?). Esse tipo de análise é possível através de ferramentas oferecidas pelo Raio X Preditivo
- Levar em consideração que novas quedas podem acontecer: não entrar em ações achando-se que já se chegou ao fundo. Pode cair mais. Tenha dinheiro extra para aguentar emocionalmente e para fazer novas entradas com as ações ainda mais baratas
- Esteja ciente que a colheita dos frutos desse tipo de estratégia pode demorar décadas
De um modo geral, no entanto, na bolsa aconselhamos operações de mais curto prazo, movidas pela observação do comportamento do big players, denunciados pelo volume de negócios que só eles conseguem movimentar.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)?
As ações da São Paulo Turismo (AHEB5) obedecem às leis de mercado de oferta e de demanda como qualquer outro ativo negociado na bolsa. Por isso, a análise do volume de negócios é fundamental para o entendimento do comportamento do preço dessa e qualquer outra ação.
O Raio X Preditivo é a sistematização de ferramentas e conceitos que, aplicados ao volume, dá um caráter preditivo ao comportamento do preço.
Para o Raio X Preditivo, o preço é o efeito apenas. Sendo que o volume é a causa desse efeito. Se sabemos ler as causas, temos maior chance de nos adiantar aos efeitos. O volume, para essa metodologia, é o combustível que faz o preço se movimentar.
Também podemos entender o Raio X Preditivo como o estudo da atuação dos grandes players (investidores institucionais), no sentido de que são eles os responsáveis pela maior parte do volume de negócios dos mercados mundiais (estimativamente mais de 80% ou 90%).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)?
O primeiro passo para começar a negociar ações da São Paulo Turismo (AHEB5) é, sem dúvida alguma, se matricular em um curso sobre bolsa de valores, sobre mercado, sobre trade e investimento.
Sem isso, não há chance alguma de conseguir algum sucesso nesse empreendimento. Sabemos que se trata de um dos mercados mais competitivos do mundo.
Ouso dizer que, mesmo com um curso, as chances de sucesso são mínimas. Diversos cursos presentes no mercado estão repletos de irrealidades, baseando a análise de ativos tão somente na variação do preço e ignorando a importância inegável do volume de ativos negociados.
Depois de se matricular em um curso – e nossa indicação, pelo motivo acima, é o Raio X Preditivo -, aí sim, é hora de abrir uma conta em uma corretora de valores. Mas não deposite dinheiro ainda. Ainda não é hora.
A abertura de conta é gratuita, sem taxa alguma, sequer de manutenção da conta, e dispensa saldo mínimo.
Enquanto a sua conta está zerada, você pode fazer uso de duas coisas também gratuitas: a conta demo e uma plataforma gráfica de negociação.
Na conta demo você faz negociações com “dinheiro simulado” e poderá testar as estratégias de compra e venda que está aprendendo no curso.
Muitos dizem que o ideal é começar na conta real, que nem vale a pena começar na conta demo.
Porém, dificilmente você terá sucesso na conta real se nem na conta demo conseguir isso. A conta real é mais difícil, pois o fator emocional pesa muito quando temos dinheiro de verdade em jogo. E o fator emocional é mais forte se você ainda não tem plena confiança nas técnicas que está usando.
Depois de treinar por algumas semanas ou meses, só então deposite seu dinheiro e comece a operar ações reais como a AHEB5 e outros ativos da bolsa de valores.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA SÃO PAULO TURISMO (AHEB5)
As ações da São Paulo Turismo não são as mais populares da B3. Isso não quer dizer que sejam ruins necessariamente. Mas observamos sua baixa liquidez, muito ligada ao fato de que quase 100% delas estarem nas mãos do município de São Paulo. No entanto, nada impede que, no futuro, esses ativos apresentem surpresas. Porém, só devemos nos posicionar em ativos que demonstrem participação de grandes players do mercado. Será que não é possível que isso aconteça em uma companhia ligada a uma das cidades mais poderosas do mundo? Quem sabe. Para acompanhar a movimentação dos institucionais nesse ativo, recomendamos o Raio X Preditivo!