A verdade sobre os robôs de investimento: será que eles vão ajudar seu dinheiro a se multiplicar? Aprenda como eles podem ser uma mão na roda pra você
Quando ouvimos falar de robôs de investimento na bolsa de valores pela primeira vez, talvez seja inevitável pensar que já estamos naquele cenário de filmes como Blade Runner: o Caçador de Androides.
Até seria divertido ter uma máquina na forma humana que, além de preparar o café da manhã, ganhasse (muito) dinheiro para a gente na bolsa de valores.
Mas robôs de investimento nada mais são que algoritmos, programas que rodam sobre plataformas gráficas de negociação.
Eles não vão fazer o café da manhã e, para que os robôs de investimento ganhem (muito) dinheiro, você precisa programa-los com eficiência.
No Brasil, a plataforma gráfica de negociação mais popular é o Meta Trader 5 que é inclusive usada por quem prefere operar na mão e sem usar robôs de investimento.
Como funciona, basicamente um robô de investimento?
Explicando de uma maneira muito simplista, esse programa, esse robô de investimento, recebe os nossos parâmetros de entrada e saída em uma operação e passa, então, a fazer operações sozinho.
Se as condições de entrada foram atingidas, assim como se as condições de lucro ou prejuízo, o robô de investimento faz uma compra ou uma venda.
Qual o sentido disso? Eu não poderia pessoalmente cuidar de meus próprios setups e de minhas próprias entradas?
Sim, poderia. Mas imagine que já temos um trabalho e temos mais o que fazer além de ficar de olho no mercado.
E mais: existem centenas de ações para observar simultaneamente, quem é que tem tempo pra olhar todas?
Um robô de investimento está sempre alerta e “disposto”, consegue fazer todas essas tarefas ao mesmo tempo e, melhor de tudo, pode-se ocupar com outras coisas, nem mesmo com prejuízos. Afinal, os stops também estão programados.
Aliás, esse é um fator bem importante: um robô nunca tem emoções. Ele nunca hesita na hora de entrar.
O robô de investimento nunca mexe no stop (a não ser que se tenha programado um stop móvel) enquanto nós podemos, na dificuldade de aceitar uma pequena derrota, descer o stop, aumentando ou agravando seriamente uma perda que, de outro modo seria assimilável.
Ou seja: um robô de investimento é disciplinado como nós nunca seremos. Desde que o seu setup seja bom ele o seguirá e, no longo prazo, haverá um bom lucro.
Mas como saber se o setup é bom?
Essa é uma outra vantagem do robô de investimento: você pode testá-lo ao longo de semanas, meses ou anos em questão de minutos no simulador, usando os gráficos de períodos passados, o chamado backtest.
Os backtests são uma questão meio polêmica porque o mercado nunca repete exatamente os movimentos que já passaram, mas isso é tema destinado a outro tópico mais à frente.
Existem robôs de investimento na bolsa de valores que usam médias móveis, bandas de Bollinger, Bulls and Bears, HiLo, HMA, SAR, Estocástico, Heiken Ashi, IFR, Keltner Channel, MACD e muitos outros indicadores da bolsa de valores, alguns mais conhecidos e alguns obscuros.
Alguns robôs combinam dois deles, três dos indicadores e outros que oferecem a possibilidade de combinar diversos simultaneamente, sendo verdadeiros canivetes suíços de indicadores.
A maior parte do trabalho de quem decide lidar com robôs de investimento é fazer a programação dos parâmetros, a fim de que ele atue de acordo a um setup vencedor na bolsa de valores.
Ah, não! Tem que saber programar? Eu não entendo nada de programação! Calma, cara-pálida! A programação do robô de investimento já está feita. Tudo o que se precisa fazer é preencher uma tabela no Meta Trader 5 para ajustar os parâmetros.
E isso é relativamente fácil, embora achar os parâmetros mais adequados para este ou aquele ativo ou, ainda, para este ou aquele tempo operacional (day trade ou swing trade, por exemplo) não seja tão rápido: é preciso testar, testar e testar. Falarei sobre isso mais adiante.
E você precisa ter um conhecimento ao menos básico de análise técnica, do indicador que você vai usar e de gerenciamento de risco. Bom… mas isso é básico para quem quer investir na bolsa de valores.
Depois, é só deixar ele funcionando no Meta Trader 5 em um computador conectado à internet.
Neste artigo, eu quero contar tudo o que se precisa saber sobre robôs de investimento a fim de atuar automaticamente na bolsa de valores.
Veja só sobre o que vamos falar:
- O que é um robô de investimento?
- Que ativos um robô de investimento é capaz de operar na bolsa de valores?
- Um robô de investimento acerta mais vezes nas operações?
- Quais as vantagens de se trabalhar com um robô de investimento?
- Quais são as desvantagens de se trabalhar com um robô de investimento?
- Para quem é o robô de investimento?
- O que é necessário saber antes usar um robô de investimento
- Robôs de investimento, comece ainda hoje!
- O que é necessário saber para“programar” o seu robô trader
- O que são os backtests do robô trader? Eles são confiáveis?
- O que é um robô de investimento black box?
- Onde eu acompanho o desempenho de robôs?
- Vou ter que deixar meu computador ligado 24 horas por dia com o objetivo de operar utilizando robôs de investimento?
- Riscos de se trabalhar com um robô de investimento
- Quais são os custos de se usar um robô de investimento?
- Quanto um robô de investimento é capaz de ganhar na bolsa de valores?
- Dicas pra programar o seu robô de investimento
- Afinal, vale a pena usar um robô de investimento?
- Investir com robôs de investimento é confiável?
- Conclusão
Fique comigo e você vai saber tudo sobre robôs de investimento ou robôs traders.
1. O QUE É UM ROBÔ DE INVESTIMENTO?
Cada vez mais os robôs de investimento estão conquistando os investidores pessoas físicas.
A comodidade, a segurança e a agilidade de um robô de investimento atraem pessoas como nós, que querem aumentar a sua renda negociando na bolsa de valores. Muitas vezes, temos pouco tempo para acompanhar o mercado durante o dia, queremos fazer day trade, swing trade ou mesmo assumir posições mais alongadas.
Enquanto as operações dos grandes investidores institucionais são feitas por robôs avançadíssimos, os HFTs são capazes de lidar com o grande volume de ordens que essas empresas demandam, a maior parte das operações de pessoas físicas ainda é feita na mão, no clique do mouse.
Mas muita gente já está experimentando a novidade. Muitos robôs de investimento são gratuitos. Porém, alguns são pagos e alguns têm mensalidades. A verdade é que os robôs de investimento são bem acessíveis. Basta ter uma conta numa corretora, um computador e uma conexão com a internet.
Um robô de investimento nada mais é do que um programa. Um robô trader é um algoritmo que pode ser programado e aperfeiçoado através de informações passadas do comportamento do preço de um ativo ao longo do tempo.
O investidor é capaz de colocar no robô trader os parâmetros que ele mesmo, pessoalmente, usaria no objetivo de entrar e sair de uma operação.
Feito isso, o robô opera sozinho. Compra, vende e zera operações na bolsa de valores. Sem a necessidade de um ser humano estar envolvido, o robô de investimento é capaz de fazer tudo sozinho.
2. QUE ATIVOS UM ROBÔ DE INVESTIMENTO É CAPAZ DE OPERAR NA BOLSA DE VALORES?
Em tese, um robô de investimento é capaz de operar qualquer ativo da bolsa de valores que seja operável por um humano: ações, opções, minicontratos, commodities e outros.
Esses robôs vão usar parâmetros da análise técnica para investir, no entanto, o ideal é que o ativo ou derivativo operado ofereça um gráfico de boa leitura: precisa ter um volume de operações no tempo gráfico que se vai operar que traga dados consistentes.
Ativos com poucas operações, são mais difíceis de trazerem dados relevantes para análise técnica.
Quanto menor é a periodicidade que se vai operar, mais liquidez é necessária. Geralmente, quem usa robô trader no objetivo de operar o utiliza para fazer day trade. Logo, apenas as ações de maior liquidez e os minicontratos são os preferidos para o uso de robôs de investimento, nesse tipo de caso.
Quantos ativos eu posso operar usando um robô de investimento?
Em tese, diversos ativos ao mesmo tempo. Vai depender da capacidade de processamento de seu computador, visto que ele roda em um programa – possivelmente o Meta Trader 5 – que está instalado em sua máquina.
Mas, de qualquer forma, isso é uma grande vantagem: imagine que está acompanhando dez ativos ao mesmo tempo. Isso exige demais de sua capacidade mental. Para o robô de investimento isso é simples.
Inclusive, pode-se usar um robô de investimento de médias móveis em um ativo e usar um robô de investimento que utiliza as bandas de Bollinger em outro papel, pois detectou que esse indicador tem melhores resultados naquela ação. As possibilidades são numerosas.
3. UM ROBÔ DE INVESTIMENTO ACERTA MAIS VEZES NOS INVESTIMENTOS?
Um robô de investimento não é um gênio da lâmpada que se instala na sua plataforma gráfica de negociação e vai começar a fazer dinheiro automaticamente.
Em primeiro lugar, vamos programá-lo de acordo com um setup.
O que é um setup? Setup é uma condição que, se atingida, nos faz entrar numa operação, numa negociação, num trade na bolsa de valores em determinado papel.
Esse setup que estamos programando seria o mesmo que nos motivaria a entrar comprados ou vendidos se estivéssemos operando à mão.
Ou seja, o robô de investimento vai fazer exatamente aquilo que nós faríamos se estivéssemos olhando a tela do nosso computador.
Então concluímos que um robô será tão bom quanto o seu setup é. Mas há algumas diferenças: ele não hesita, ele segue as regras sem mudanças de última hora, ele não se importa em perder e nem se entusiasma ao ganhar.
Além disso, pode-se adaptar sua estratégia à medida que o tempo passa, de acordo com as movimentações de preços passadas, de maneira que o robô estará mais adaptado à atual volatilidade do mercado.
Inclusive, algumas empresas trabalham com robôs de investimento específicos e há um funcionário especializado que é responsável por entregar parâmetros atualizados semanalmente.
4. QUAIS AS VANTAGENS DE SE TRABALHAR COM UM ROBÔ DE INVESTIMENTO?
As vantagens de se trabalhar com um robô trader na bolsa de valores são inúmeras.
Algumas delas:
- Você pode se ocupar com outras coisas tendo a certeza de que o seu robô de investimento está de olho no mercado para você, aproveitando as oportunidades, evitando prejuízos e realizando lucros. Claro, ele vai cuidar dos ativos em que você o deixou rodando no Meta Trader 5. E, sim, o computador tem que ficar ligado e a conexão com a internet tem que ser de confiança. Sobre como solucionar isso, vou falar mais adiante.
- É desnecessário ficar o dia inteiro olhando a tela do computador, mesmo que sua intenção seja operar fazendo day trades. Ou, então, você pode escolher um ativo e operar pessoalmente, na mão, e deixar os robôs de investimento rodando em outros ativos, em background… como já falamos, ficar de olho em 20 ativos no gráfico do minuto é humanamente impossível, salvo exceções.
- Você pode usar um robô de investimento até mesmo para testar uma estratégia que pretende usar operando manualmente: você coloca seus parâmetros de setup no testador de estratégia, escolhe o período que gostaria de testar e vê o resultado: quanto ganharia ou perderia, os maiores lucros, os piores prejuízos, o maior recuo de capital (dropdown). Não só isso: o próprio testador de estratégia combina variações de parâmetros de uma mesma estratégia, fazendo milhões de combinações diferentes e apontando qual seria a melhor.
- O robô de investimento não tem emoções. Enquanto nós somos influenciados pelo medo e pela ganância, mesmo quando estamos agindo sobe rígidos parâmetros racionais e matemáticos, um robô não sofre com isso. Ele vai cumprir as regras programadas disciplinadamente dando a você um resultado confiável quanto ao que funciona e o que não funciona em sua estratégia.
- A velocidade de um robô de investimento é incomparável. Enquanto nós levamos um ou dois segundos entre a tomada de decisões na bolsa de valores, um robô trader não leva tempo nenhum, essa diferença em uma operação de day trade pode ser fundamental em um bom resultado.
Então um robô trader, na bolsa de valores, tem vantagens que reúnem comodidade, velocidade, agilidade e praticidade ao investidor.
5. QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DE SE TRABALHAR COM UM ROBÔ DE INVESTIMENTO?
Obviamente, nem tudo são flores quando falamos sobre o robô de investimento.
Há algumas desvantagens:
- Lucros passados não significam lucros futuros: por mais que você faça ajustes definindo os parâmetros mais lucrativos pra um robô de investimento em relação ao que aconteceu na bolsa de valores na semana passada, no mês passado ou mesmo nos dois anos anteriores, nada garante que os preços irão se comportar da mesma forma na semana que vem no mês que vem, nem no ano que vem.
- Se você não estiver preparado para enfrentar eventuais recuos de capital operando manualmente, não estará preparado pra enfrentar recuos de capital com um robô trader. Sim, mesmo com os melhores parâmetros, com o melhor setup para aquele robô de investimento, haverá momentos em que ele fará trades negativos. Às vezes em sequência. Antes de mudar tudo, é preciso esperar um pouco e ter certeza de que o problema é com a estratégia ou se a questão é com o mercado que está atípico. Se ficarmos mudando os parâmetros de entrada com muita frequência, nunca saberemos o que funciona e o que não funciona para um determinado robô trader.
- A conexão com a internet deve ser de alta confiabilidade: imagine o seu robô perder diversas oportunidades de entrada porque a internet caiu! Ou, pior, entrar em uma operação na bolsa de valores e, no momento de realizar um lucro ou sair de uma posição perdedora, o computador não estar conectado. O investidor pode perder lucros importantes ou, pior, levar prejuízos consideráveis. Imagine então se alguém de sua família, desavisadamente, desligar o computador em que o seu robô de investimento está rodando! Melhor nem pensar! Há uma solução simples. Daqui a pouco eu explico pra você.
- O robô de investimento não é uma solução mágica que você liga e ele sai ganhando dinheiro. Você precisa programar os parâmetros de entrada e saída. E, pra isso, você precisa entender um mínimo de análise técnica e do indicador em quem o robô trader é especializado. Como eu expliquei antes, as corretoras e as empresas de agentes autônomos de investimento costumam ter um especialista que distribui parâmetros semanais para alguns robôs, mas nem sempre isso acontece.
Como todas as desvantagens, ao conhece-las podemos lidar melhor com elas.
6. PARA QUEM É O ROBÔ DE INVESTIMENTO?
Existem algumas características que definem o perfil das pessoas a quem os robôs de investimento se enquadram bem:
Para quem quer aproveitar a volatilidade diária dos ativos, fazendo day trade mas não pode ficar o dia inteiro acompanhando os gráficos ou para quem quer acompanhar mais do que dois ou três papéis sem, no entanto, se desgastar mentalmente.
Os robôs de investimento conseguem acompanhar vários papeis ao mesmo tempo sem nenhuma dificuldade. Até mesmo os que desejam fazer trades mais alongados como o do swing trade, sem precisar ficar monitorando gráfico por gráfico em busca da oportunidade perfeita.
Qualquer um desses perfis deve ter algum conhecimento de análise técnica e ter um tempo prévio a fim de fazer a programação dos parâmetros do robô, testando parâmetros no testador de estratégias.
Vale dizer que não é preciso ter muito capital disponível: alguns robôs de investimento de qualidade são gratuitos. A única coisa realmente necessária é um computador que esteja ligado durante todo o pregão e também conectado à internet
Geralmente o perfil do usuário de um robô trader é agressivo: se o investidor não tem características que o façam suportar o risco, eventuais perdas, não é recomendado o uso de robôs de investimento.
Já o capital usado no investimento com robôs traders, supostamente deve estar destinado ao risco, supondo que outra parte desse capital, de tamanho que varia com o perfil de risco do investidor, está protegido em renda fixa ou em aplicações mais conservadoras
Então? Os robôs de investimento são pra você? Vamos ver o que é necessário saber para usá-los.
7. O QUE É NECESSÁRIO SABER ANTES DE USAR UM ROBÔ DE INVESTIMENTO
Antes de começar a usar um robô de investimento, você precisa saber de algumas coisas. Outras são desnecessárias, como o primeiro item desta lista:
- Não é preciso saber programação de computadores pra usar robôs de investimento. Essa parte já foi feita por profissionais.
- É preciso estar relativamente familiarizado com o uso do Meta Trader 5 – ou com a plataforma que você for usar. Isso não é um problema muito grande, pois as corretoras, as empresas de agentes autônomos de investimento fornecem tutoriais de instalação do Meta Trader 5 e dos robôs, bem como a configuração para o uso.
- É preciso saber o básico de análise técnica, visto que o robô trader vai funcionar com base em um ou mais indicadores desse universo de conhecimento.
- É preciso saber que o robô trader não é a solução ao risco. O risco continua a existir e o tamanho dele é determinado pelo gerenciamento de risco, agora há algumas coisas que você precisa dominar antes de tudo: o tamanho de suas posições, quanto se pode perder em cada operação, o mínimo aceitável a ganhar em uma operação vencedora, se se vai usar stops móveis, se vai se realizar lucros parciais… tudo isso pode-se programar nos parâmetros dos robôs de investimento, mesmo nos gratuitos.
8. ROBÔS DE INVESTIMENTOS COMECE AINDA HOJE: SAIBA COMO!
Parece algo distante de nossa realidade em um primeiro momento, mas já está ao seu alcance.
Primeiro, é preciso abrir a conta em uma corretora. Isso é simples. Basta preencher um formulário online, esperar um pouco e logo você terá um número de conta ao qual fará uma transferência em forma de TED dos valores que deseje operar.
A seguir, vai baixar o programa sobre o qual o robô de investimento vai rodar. Recomendo o Meta Trader 5, o mais popular no Brasil e que é fornecido pela XP Investimentos, entre outras corretoras.
O seu agente autônomo de investimento vai lhe recomendar alguns robôs de investimento se você demonstrar interesse. Estude qual se adequa melhor ao seu estilo, baixe e, seguindo as instruções dadas pelo agente autônomo, instale no Meta Trader 5.
Talvez o agente lhe indique alguns arquivos com os parâmetros já prontos do robô. Basta baixar também e pronto (o processo de instalação de parâmetros também é bem simples).
Porém para quem ainda não se sente muito seguro com os robôs de investimento, com os parâmetros que está usando, a recomendação é que você o deixe rodando em uma conta simulada.
Pronto, você já começou a usar robôs de investimentos!
9. O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA “PROGRAMAR” O SEU ROBÔ TRADER
Estas dicas são tão somente baseadas na programação de parâmetros do Meta Trader 5, supondo que você já baixou esse programa e já instalou nele o robô de investimento que você pretende usar:
- Na janela navegador (se não estiver aparecendo, clique no menu “Exibir” e, depois, em “Navegador”. Procure por “Expert advisors”. Nessa pasta está o robô que, supostamente já foi instalado
- Clique no robô, arraste e solte em cima do gráfico. Vai abrir uma caixa de diálogo. Uma das abas dessa caixa será “Comum” e a outra será “Parâmetros de Entrada”
- Em “Parâmetros de entrada” estarão todas as variáveis que se pode usar. Que informações, números e outros dados serão colocados ali depende de sua estratégia. Por isso é necessário ter um conhecimento prévio de análise técnica ou então usar o arquivo que, eventualmente uma empresa especializada vai lhe fornecer. Se preferir levantar pessoalmente seu parâmetros, pode-se fazer o back test, testando todas as variáveis possíveis.
10. O QUE SÃO OS BACKTESTS DO ROBÔ TRADER? ELES SÃO CONFIÁVEIS?
Vou usar um exemplo bem simples para o entendimento do que são os backtests dos robôs de investimento.
Digamos que eu tenho um robô com um único parâmetro que pode ser programado (isso não existe, normalmente são dezenas): entrar comprado quando uma média móvel rápida cruza para cima a média móvel lenta (1) ou então entrar vendido quando a média móvel rápida cruza a lenta para baixo (2).
Escolhemos primeiro o tempo gráfico em que o robô vai rodar: no gráfico de um minuto, de um dia, de cinco minutos, uma hora ou outro.
Depois, escolhemos o tamanho do período que queremos testar. Por exemplo, um ano. O Metatrader 5 vai usar todos os preços reais de todo esse período para ver o melhor resultado.
A seguir, o testador de estratégia vai rodar em alguns minutos o robô de investimento nesse tempo gráfico por todo o período escolhido, usando em sequência todas as variáveis. No caso só duas.
Ao final, ele vai apresentar a variável que teve os melhores resultados. Não é só a variável financeira que deve ser levada em conta. Existem outras, como o maior recuo financeiro, o número de posições vencedoras e perdedoras, a média financeira dos lucros e dos prejuízos…
Baseados nessas informações colocamos a variável vencedora no campo correspondente na janela “parâmetros de entrada”.
Os backtests, no entanto, não trabalham apenas com duas variáveis. Imagine que você precisa escolher qual o tamanho da média rápida e qual o tamanho da lenta.
Pode então fazer um teste em que serão avaliadas todas as médias rápidas de 3 períodos até 7, pulando de dois em dois (portanto a de 3, a de 5 e a de 7) combinadas com todas as que vão de 21 a 27 (de um em um, 7 variáveis portanto. Só aí temos 21 combinações diferentes.
Qual dessas traria melhores resultados? Agora imagine a possibilidade de testar outros 30 parâmetros cada um com dezenas de possibilidades.
Isso mesmo. Um backtests é capaz de testar milhões de variáveis para trazer até você a melhor de acordo com o seu critério.
Isso quer dizer que matematicamente um backtest vai me apresentar os melhores resultados obrigatoriamente quando eu colocar meu robô de investimento para rodar numa conta real?
Aí é que está… o comportamento do mercado nunca é igual ao do passado, embora seja muito parecido. Então, bons backtests trazem melhores resultados, mas nada garante que eles serão “o” melhor resultado. É a velha história da renda variável: ganhos passados não garantem ganhos futuros.
11. O QUE É UM ROBÔ DE INVESTIMENTO BLACK BOX?
Existem robôs de investimento sobre os quais não podemos mudar nenhum parâmetro. Eles já vêm programados e, geralmente, são atualizados pelos próprios criadores.
Geralmente, os parâmetros e a maneira como eles atuam fica em segredo e paga-se uma mensalidade para usá-los. São os chamados robôs de investimento black box.
Mas como eu sei se um robô de investimento é realmente bom?
12. ONDE EU ACOMPANHO O DESEMPENHO DE ROBÔS?
O Metatrader 5 tem um site em que diversos criadores de robôs, black box ou não, divulgam o resultado de seus robôs de investimento em tempo real.
Esse site também fornece os sinais de operadores que um investidor pode assinar. Quer dizer, de acordo com o desempenho de um operador ou de um robô de investimento, você escolhe, assina, pagando uma mensalidade e o seu Metatrader 5 passa a fazer as mesmas operações que esse operador ou robô de investimento.
13. VOU TER QUE DEIXAR MEU COMPUTADOR LIGADO 24 HORAS POR DIA COM O OBJETIVO DE OPERAR UTILIZANDO ROBÔS DE INVESTIMENTO?
Em tese, você precisa que um computador funcione durante o período em que pretende que o seu robô de investimento opere, portanto durante o pregão.
Na prática, um computador precisa ficar ligado durante 24 horas por dia, pois nem sempre vai estar lá para ligar a máquina.
A melhor solução é contratar uma “máquina virtual”. É como se você tivesse um computador ligado o tempo inteiro em alguma parte do planeta e você pudesse acessá-lo remotamente a partir de seu PC que, então, não precisaria ficar ligado sempre.
Esses serviços têm alta confiabilidade e são fornecidos a preços módicos por empresas como a Amazon. Olha, às vezes a máquina virtual é mais potente que o seu próprio computador.
Se a empresa de agentes autônomos de investimento ligada a você tiver uma política de incentivo ao uso de robôs traders é possível que ela forneça gratuitamente este serviço. Aí você só terá o trabalho de instalar o Meta Trader 5, o robô de investimento e os parâmetros de entrada.
14. RISCOS DE SE TRABALHAR COM UM ROBÔ DE INVESTIMENTO NA BOLSA DE VALORES
Como explicamos anteriormente, os riscos sempre serão determinados pelo investidor:
- O tamanho das posições
- O tamanho dos stop loss
- A perda aceitável por dia
- O mínimo de lucro aceitável em uma posição vencedora
- A qualidade da estratégia
Esses conceitos valem tanto para as operações manuais quanto para as operações por robô. Mas com o robô trader dois fatores de risco importantes desaparecem: a emocionalidade e a falta de habilidade operacional.
Então, pelo menos sob esse ponto de vista, operar com robô de investimento é menos arriscado do que operar manualmente.
15. QUAIS SÃO OS CUSTOS PARA SE USAR UM ROBÔ DE INVESTIMENTO?
Os custos de uma operação por robô de investimento são os mesmos de uma operação manual: taxa de corretagem, emolumentos, ISS e outras. Não muda nada, nem os impostos.
O que pode ser diferente é que alguns robôs têm custos que podem vir em forma de valor de aquisição ou uma mensalidade, esta principalmente no caso de robôs black box.
16. QUANTO UM ROBÔ DE INVESTIMENTO É CAPAZ DE GANHAR NA BOLSA DE VALORES?
Esta é a pergunta de um milhão de dólares. Literalmente. Mas, infelizmente, não é possível responde-la com certeza sem mentir. De fato, se alguém disser que vai dobrar seu dinheiro ou triplicar seu dinheiro com um robô trader, essa pessoa está mentindo.
A renda variável operada manualmente é tão variável quanto a renda operada por robôs de investimento.
Então, não é possível determinar quanto você vai ganhar. O que se pode determinar sempre é o tamanho das posições, o tamanho do risco em cada operação, o tamanho do capital exposto em renda variável frente ao que está em investimentos mais conservadores. O tamanho do lucro, não.
17. DICAS PARA PROGRAMAR O SEU ROBÔ DE INVESTIMENTO
Ao começar a programar o seu robô de investimento no Metatrader 5 você deve ficar ligado em quatro detalhes básicos entre muitos outros:
- Aprenda o significado de todos os parâmetros e teste ao máximo todos eles: realização de lucro parcial ou não, desligamento do robô por horário para não operar no começo ou no final do pregão, stop móvel, critério de saída (por stop ou por mudanças nos indicadores)
- Aprenda a programar o máximo de perdas por dia, por semana ou por mês (no caso de ser atingido, o robô de investimento não opera mais no período correspondente)
- Faça perguntas do tipo: qual o índice ou estudo é mais eficiente? Devo usar um robô que combine dois índices diferentes?
- Determinar o período gráfico pode ser decisivo. Por exemplo, se você quer que o robô opere no day trade, a escolha óbvia
pode ser o gráfico de um minuto. Mas será que o gráfico de três minutos não traria um resultado melhor?
18. AFINAL, VALE A PENA USAR UM ROBÔ DE INVESTIMENTO
Sim, vale a pena se você quiser diversificar não só o risco de seus investimentos como também a metodologia.
O robô de investimento pode ser útil se você tem a intenção de acompanhar mais de um ativo ou se não tiver tempo de ficar olhando a bolsa o tempo todo.
Às vezes é fácil encontrar oportunidades sozinho, com a bolsa parada, mas às vezes elas surgem no decorrer do dia. O robô trader estará de olho para você.
19. INVESTIR COM ROBÔS DE INVESTIMENTO É CONFIÁVEL?
A confiabilidade de um robô de investimento é diretamente proporcional à qualidade de sua estratégia. Se for usar um robô gratuito, procure consultar o que diz o seu agente autônomo de investimento especializado para ter uma opinião.
Mas, basicamente, se ele consegue replicar sua estratégia, comprovadamente através de backtests, ele é um bom robô trader.
A questão de confiança, então, fica por conta da estrutura por trás da operação do robô investidor: a comunicação entre seu computador e a corretora, entre a corretora e a bolsa, o seu próprio computador, a internet ou, se contratamos uma máquina virtual, a confiabilidade dessa máquina (a Amazon é altamente confiável nesse sentido).
20. CONCLUSÃO
Robôs de investimento estão altamente acessíveis a todas as pessoas que estariam de qualquer forma, dispostas aos riscos intrínsecos à renda variável.
Atualmente, inclusive, são a porta de entrada para muitos investidores para a análise técnica, para o day trader e periodicidades mais longas pelo fascínio que provocam.
Financeiramente, o custo é baixo, podendo vir a ser gratuito: você só paga pelas operações que vier a fazer.
Com uma boa estratégia o resultado tende a ser de lucro no longo prazo, mas como em qualquer outro investimento em renda variável, deve-se estar pronto para eventuais prejuízos que sempre acontecem.
A questão, como nas operações manuais, é saber se uma estratégia tem consistência no longo prazo: um robô de investimento pode até ter mais posições perdedoras, desde que as posições vencedoras ainda que em menor número superam financeiramente as perdas.
Gostou do Artigo?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o nosso material!
Ótimo artigo! Muito ilustrativo!
Gostei muito.
Ficamos felizes que tenha gostado Edna! Grande abraço.
Gostei muito da exploração
Boa tarde quando custa o robô??
Gostei do artigo, foi tirado muitas dúvidas que eu tinha referente ao Robô.
Gostei muito vou trabalhar em cima desse assunto
Excelente artigo. Parabéns!. Entretanto, o que eu gostaria de ter é, um conta numa corretora que faça tudo para mim. Eu apenas tenho que definir o perfil da carteira e o capital a ser investido e o robô opera tudo. Quem faz isso?
Excelente artigo parabéns. Aprendi muito e solucionei várias dúvidas tudo num texto só.
Excelente artigo, esclarece bem o mercado financeiro.