As ações da Armac (ARML3) podem subir de repente? Aprenda esse método que acompanha os participantes que controlam o mercado
As ações da Armac entraram em negociação na bolsa de valores movimentando R$ 1,5 bilhão com uma oferta primária (novas ações da companhia) e secundária (venda de papéis dos atuais acionistas). Os recursos obtidos serão usados para a compra de máquinas e equipamentos. As ações da Armac (ARML3), nesse sentido, são boas para investir?
As ações da Armac (ARML3), por isso, são o tema deste artigo. Mas acima de tudo queremos mostrar o contexto em que essas e outras ações da bolsa são negociadas e o melhor método para negociá-las, através da observação do volume de negócios e da consequente detecção da atuação dos investidores institucionais, que controlam os preços dos ativos através de diversos fatores.
- O que é a Armac e suas ações (ARML3)?
- Ações da Armac (ARML3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Armac (ARML3)?
- Formas de ganhar em ações da Armac (ARML3)?
- Investir ou não investir em ações da Armac (ARML3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Armac (ARML3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Armac (ARML3)?
- Conclusão
A Armac tem 345.759.521 de ações ordinárias e, destas, 170.115.256 (49,20%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A ARMAC E SUAS AÇÕES (ARML3)?
Segundo a página das ações da Armac (ARML3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Locação de máquinas e equipamentos pesados.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Máquinas e Equipamentos / Máquinas e Equipamentos Industriais.
A Armac é uma plataforma brasileira de locação de equipamentos multicategoria. No portfólio, plataformas elevatórias, caminhões-pipa, basculantes e, principalmente, máquinas de linha amarela: pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, tratores de esteira, mini carregadeiras, mini escavadeiras, motoniveladoras, rolos compactadores, tratores agrícolas, manipuladores telescópicos e vibroacabadoras.
A empresa se afirma como líder na locação deste tipo de equipamento no Brasil, ainda que tenha menos de 0,5% de participação de mercado. O modelo de negócio consiste na conversão da máquina em serviço para o cliente, em contratos que incluem disponibilidade para manutenção 24 horas por dia e flexibilidade para devolução ou substituição do equipamento.
Com mais de 1.403 equipamentos na frota, serve uma grande base de clientes, distribuída por todo o país, em especial dos setores de logística agrícola, agroindustrial, fertilizantes, mineração, papel e celulose, transportes e infraestrutura.
Os contratos de locação incluem 100% da manutenção necessária nos equipamentos, realizada com equipe própria especializada.
O que são as ações da Armac (ARML3)?
As ações de qualquer empresa, inclusive as ações da Armac (ARML3) nada mais são do que a menor fração possível do capital social da companhia. Podemos entender como capital social o valor total da empresa, sua capitalização.
Uma companhia abre capital, torna social o seu capital, como uma forma de captar recursos para seus projetos, para sua expansão e até para pagar dívidas. Isso poderia ser feito através de empréstimos ou financiamentos, mas os juros dessas possibilidades, por vezes, tornam isso inviável ou se mostra estrategicamente menos lucrativo, limitando as possibilidades.
O lançamento de ações acontece num evento chamado IPO, sigla do inglês que, em português, significa Oferta Pública de Ações. Na Oferta Pública de Ações, os investidores comprarão essas frações do capital social, as ações. Nesse processo, a companhia capta recursos.
Assim, esses investidores se tornam acionistas, sócios, donos de um pequeno pedaço da empresa.
Se os recursos captados na IPO forem bem usados, a companhia irá crescer. Crescendo, passa a valer mais. As ações, por outro lado, tendem a acompanhar esse movimento, valorizando-se proporcionalmente. Assim, os acionistas veem também seu patrimônio financeiro crescer, como recompensa de terem dividido o risco com a companhia, no caso de os investimentos não terem ido tão bem assim.
Uma empresa que cresce, então, pode vir a lucrar mais. E, por lei, empresas de capital aberto precisam dividir com seus acionistas parte dos lucros líquidos em forma de dividendos. Muitos investidores compram ações com a intenção de receber esses dividendos que, em tese, deveriam ser cada vez maiores à medida que a companhia cresce.
No entanto, existem diversos participantes do mercado que não estão interessados em investir no longo prazo ou serem sócios das companhias. Eles compram ações já com a intenção de vende-las em prazos menores tão logo elas atinjam um valor mais interessante.
E, se acham que o preço das ações vai cair, eles as vendem – mesmo sem tê-las, em uma operação chamada venda descoberta, que explicarei mais à frente -, e as recompram mais baratas, lucrando na diferença de preço das duas operações.
História da Armac (ARML3)
- 1994: Anos após a aquisição da sua primeira máquina, com a qual trabalhou de maneira autônoma na prestação de serviços de terraplanagem para os setores de construção e infraestrutura, José Augusto Carvalho Aragão, juntamente com sua esposa, Lucia Rosa Pereira Aragão, formalizam a fundação da Armac Locação e Equipamentos Ltda. Até 2009, a Companhia manteria essencialmente seu foco original: clientes locais em pequenos projetos.
- 2009: Ao visualizar oportunidades de crescimento em novos segmentos, a Companhia decide priorizar o aluguel de máquinas e equipamentos pesados – aqueles que até então eram utilizados como ferramenta de trabalho e que já acompanhavam a família Aragão há décadas.
- 2013: Após os primeiros anos de operação com foco no aluguel de máquinas e equipamentos, em 2013, José Augusto Pereira Aragão, filho mais jovem dos fundadores, junta-se à Companhia com o objetivo de reformular a maneira como se oferece locação de equipamentos no Brasil, a começar pela revisão da estratégia de longo prazo e posicionamento. Apesar do pequeno porte, a Companhia passa a assumir protagonismo no mercado.
- 2015: Após cinco anos de atuação no mercado financeiro, Fernando Pereira Aragão, também filho do casal fundador, chega à Armac para, ao lado do irmão, dar sequência à implementação da estratégia da Companhia e fortalecer a capacidade de desenvolvimento comercial e crescimento.
- 2018: Com um modelo de negócios com foco no cliente e direcionado a entregar benefícios operacionais e economia, a Armac começa a consolidar a confiança dos clientes no Brasil, produzindo resultados superiores e transformando a Companhia em um dos maiores players no mercado brasileiro de locação de equipamentos e máquinas pesadas.
- 2020: Com o objetivo de acelerar ainda mais o crescimento, a Armac recebe um aporte de R$ 125 milhões do fundo SPEED, gerido pela Gávea Investimentos, o que viabiliza um novo ritmo de investimentos e crescimento. A Armac encerra o ano de 2020 com 1.046 equipamentos na frota, em franca expansão.
- 2021: Diante dos novos desafios do mercado e a fim de suportar as estratégias de geração de valor para o negócio no longo prazo, a Armac fez sua oferta pública inicial (IPO) na B3. Além de se tornar uma companhia aberta a Armac decide reposicionar sua marca de forma a difundir de maneira mais clara o conceito de Asset Sharing – compartilhamento de ativos – aplicado ao mercado de máquinas e equipamentos.
2. AÇÕES DA ARMAC (ARML3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Armac (ARML3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todos os negócios são possibilitados por um sistema chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativo). Assim as negociações são totalmente eletrônicas.
- Rápidas: milhares e milhares de negócios acontecendo a cada segundo
- Seguras: maior segurança na execução das ordens de compra e venda
- Acessíveis: atualmente podemos comprar e vender ações de empesas como a Armac (TEND4) bastando somente um computador conectado à internet, uma conta na corretora e uma plataforma gráfica instalada
O item de acessibilidade é muito atraente e, por isso, cada vez mais o varejo da bolsa (pessoas comuns como você ou eu) está presente e atuante nos mercados.
O problema disso é que muitas pessoas entram na bolsa de valores com certa ingenuidade, ignorando o cenário em que estão se metendo.
Acontece que 80% dos negócios, possivelmente mais que isso, visto que é só uma estimativa, são realizados por aqueles que chamamos de investidores institucionais: grandes empresas transnacionais que, juntas dominam metade do capital mundial (segundo um estudo de 2011).
Metade dessas empresas, cerca de 50, tem intensa atuação nos mercados financeiros. A seu lado não têm apenas o poderio monetário, mas também contam com alta tecnologia (algoritmos que se aproveitam de qualquer desequilíbrio dos mercados) e recursos humanos altamente especializados (matemáticos e programadores e CEOs altamente competitivos).
Estima-se que os robôs HFT (robôs de alta frequência de negociação) sejam hoje responsáveis por 80% ou mais dos negócios realizados em qualquer bolsa.
Nesse cenário, é fundamental que o trader saiba como funciona a dinâmica dos preços, sobretudo baseando-se no volume imenso de negócios que esses participantes movimentam.
Assim, recomendamos o curso Raio X Preditivo, que visa colocar o trader lado a lado com esses big players, a partir da leitura de sua atuação. Tudo isso por motivos que veremos em um tópico mais adiante.
Quais ações a Armac possui?
A Armac (ARML3) possui somente ações ordinárias (ON).
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias. Cada ação corresponde a um voto. Quanto mais ações se tem, mais influência se possui. Portanto, num universo de milhões de ações, não adianta muito ter mil ou dez mil ações apenas.
Elas também recebem dividendos, embora não tenham prioridade a eles frente a ações preferenciais.
No entanto, a Armac (ARML3) não possui ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Armac
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
No caso, as ações da Armac são conhecidas pelo código de negociação ARML3.
As ações da Armac (ARML3) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente as ações da Armac (ARML3) são negociadas somente na bolsa de valores brasileira, a B3.
No entanto, nada impede de que, no futuro, seus papéis, a exemplo de outras ações de companhias brasileiras, estejam em mercados estrangeiros através de programas de recibos.
O mais conhecido deles são as ADR (American Depositary Receipts), que permitem que ações brasileiras sejam negociadas no mercado estadunidense.
As ADR são negociadas como se fossem ações, com a mesma facilidade, porém as ações a elas correspondentes ficam custodiadas por uma instituição financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ARMAC (ARML3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Armac (ARML3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Speed Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia | 25,51 | 0,00 | 25,51 |
José Augusto Carvalho Aragão | 8,38 | 0,00 | 8,38 |
Lúcia Rosa Pereira Aragão | 8,38 | 0,00 | 8,38 |
Fernando Pereira Aragão | 16,76 | 0,00 | 16,76 |
José Augusto Pereira Aragão | 16,76 | 0,00 | 16,76 |
Outros | 24,21 | 0,00 | 24,21 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ARMAC (ARML3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Armac (ARML3). Porém, podemos destacar duas.
Trade com ações da Armac (ARML3)
O trade é conhecido na linguagem popular como “especular”. Isto é, comprar a um preço para lucrar na venda, a um preço mais alto. Ou vender, para lucrar na recompra, a um preço mais barato.
O trader não tem a intenção de acumular ações. Tudo o que ele quer é ganhar dinheiro no prazo mais curto possível de acordo com sua estratégia e sua periodicidade operacional (day trade, swing trade ou position trade).
- Se o trader acredita que as ações vão subir de preço: nesse caso, ele compra. Tão logo atinjam um certo valor mais elevado, ele vende e embolsa o lucro. Mas se as ações caírem de preço ele terá que vender, mesmo que com prejuízo (para evitar que esse prejuízo fique ainda maior)
- Se o trader, de acordo com sua análise crê que as ações vão cair de peço: nesse caso, ele fará uma operação chamada venda a descoberto ou short. Ele, com intermédio da corretora de valores, alugará ações de um investidor. Aí ele vai vender essas ações. Quando elas ficarem mais baratas, ele recompra. O lucro é a diferença entre a venda e a recompra (descontado o aluguel das ações e as taxas). Porém, se as ações ficarem progressivamente mais caras, ele terá de comprar de qualquer maneira, sob a pena de ver seu prejuízo se avolumar)
O trade também pode ser classificado de acordo com a periodicidade ou com a duração das operações:
- Day trade: as operações começam e terminam num mesmo pregão.
- Swing trade: as operações de compra e venda chegam a durar alguns dias.
- Position trade: os trades têm a duração de algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Armac (ARML3)
O investidor que quer remunerar seu investimento com dividendos, em primeiro lugar, deve escolher ações que paguem dividendos regularmente. Além de pagar dividendos regularmente, esses dividendos devem ter um valor que valha a pena. Vale a pena consultar um indicador chamado dividend yield, que é uma porcentagem que diz quanto os dividendos valem frente ao valor da ação.
Os dividendos nada mais são do que parte do lucro líquido da companhia em determinado exercício (geralmente trimestral) dividido entre as ações.
Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo. Se eu usar os dividendos para comprar mais ações, no próximo exercício receberei ainda mais dividendos. Que usarei para comprar mais ações e assim por diante, até que, ao longo dos anos, acumulei muitas e muitas ações.
Mas repito: a empresa deve pagar dividendos e os dividendos devem ter um valor considerável frente ao valor da ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ARMAC (ARML3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente de qualque coisa, quando falamos de investimento, estamos nos referindo a longo prazo. Quando compramos ações de uma empresa sem intenção de vendê-las, não importa o cenário, estamos sujeitos a suas variações ao longo dos anos e das décadas.
Se, por um lado, as ações podem valorizar, por mais que se diga que as ações, no longo prazo sempre apresentam um cenário favorável, geralmente essa informação está ligada ao que se observa nos índices e não nas ações individualmente.
Note que os índices sempre são formados pelas ações com melhor desempenho. São muitos os exemplos de ações que estavam entre essas e por começarem a desempenhar mal, mesmo com alto volume de negociações, foram retiradas das composições.
Nesse caso, indicamos que o comprometimento com uma posição comprada seja mais flexível, atentando para o comportamento do volume e da atuação dos grandes players, que sempre compram no fundo e vendem nos momentos de euforia, quando os topos são formados.
Desse modo, conseguimos aproveitar melhor apenas as grandes oportunidades e até mesmo em momentos em que os ativos estão em tendência de queda, através da venda a descoberto.
Para ter essa leitura, indicamos a metodologia do Raio X Preditivo, que explicamos logo mais abaixo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ARMAC (ARML3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ARMAC (ARML3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que baseia suas decisões no comportamento do volume, primordialmente. Para tal metodologia, o volume e o fluxo de ordens de compra e venda são a causa primeira dos movimentos do preço, determinando o que acontecerá a seguir com o preço. Nesse contexto, o preço, então, é mero efeito. Mesmo assim, sabemos que boa parte das metodologias divulgadas no mercado de trade se baseia nele. No entanto, concluímos que concentrando nossos esforços na leitura e na interpretação das causas, temos maiores chances de antecipar os efeitos.
Desse modo, o Raio X Preditivo visa encontrar regiões saudáveis de trade. Por regiões saudáveis de trade entendemos não um ponto em que sabemos com certeza o que o preço fará, mas sim que se trata de uma região em que as entradas apresentam uma excelente relação entre risco e ganho: se perdermos, perdemos pouco, mas se ganharmos, ganhamos muito. Isso se dá, porque o Raio X Preditivo tem especialidade em reconhecer os pontos de decisão dos grandes players institucionais, que tem suas intenções denunciadas pelo volume que movimentam.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ARMAC (ARML3)?
O primeiro passo sempre é fazer um curso sobre a bolsa de valores e sobre trades, antes mesmo de abrir uma conta em uma corretora de valores com a intenção de negociar ações. Se você tiver começado sem isso, pare enquanto é tempo.
Depois de matriculado e ter começado seus estudos, sim: a conta na corretora é grátis, sem taxas de manutenção e sem saldo mínimo de permanência. E tem outra coisa gratuita. A conta demo: com uma plataforma gráfica, também grátis, você vai usá-la para treinar as habilidades que está aprendendo no curso (recomendamos, de acordo com o tópico acima, o Raio X Preditivo).
Não se envergonhe de usar a conta demo: é bem diferente de operar com dinheiro “de verdade”, mas esteja certo de que, se você não tiver sucesso na conta demo, não é na real que você terá.
Depois de treinar o tempo que você julgar necessário e com bons resultados, só então, passe para a conta real. Para isso transfira o dinheiro que deseja usar nas suas operações e comece a comprar e a vender ações da Armac e outras empresas negociadas na bolsa.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ARMAC (ARML3)
Chama a atenção o fato de a Armac ser uma das líderes de seu setor (afirma ser “a” líder”) mesmo tendo apenas uma fatia de 0,5% do mercado. Isso mostra que ainda há muito espaço para crescimento e, de fato, suas ações podem vir a se valorizar muito. No entanto, devemos basear nossas decisões de investimento em fatos concretos. E, na bolsa, nada mais concreto que o volume de negócios ao longo do tempo e ao longo de certas faixas de preço, que demonstra o interesse dos investidores institucionais nesta ou naquela ação. Por isso, recomendamos uma metodologia que proporcione uma leitura correta destes parâmetros, de maneira que possamos ter esses big players como aliados em nossas tomadas de decisão.