As ações da Blau (BLAU3) merecem estar na sua carteira de investimentos? Conheça a empresa e o método que ensina a ler o que os big players estão pensando
As ações da Blau (BLAU3) estão ligadas ao setor farmacêutico e de saúde, um campo bastante concorrido no mercado, se considerarmos as gigantes estrangeiras e nacionais. Suas ações estrearam em abril de 2021 na B3 e, com a oferta de ações, a companhia visou seu crescimento e investimentos para poder abrir caminho nesse mercado.
As ações da Blau (BLAU3), seriam interessantes para investirmos? Neste artigo, vamos falar um pouco da empresa e de suas ações, mas, sobretudo, queremos apresentar a metodologia do Raio X Preditivo, cujo objetivo é acompanhar a atuação institucional (big players) através do volume a fim de verificar o interesse desses participantes fortes nestes e em qualquer ativo da bolsa, seja na compra e na venda. Deste modo, encontramos regiões de preço com maior vantagem para entrar em operações, seja para fazer trade, seja para fazer investimento.
- O que é a Blau e suas ações (BLAU3)?
- Ações da Blau (BLAU3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Blau (BLAU3)?
- Formas de ganhar em ações da Blau (BLAU3)?
- Investir ou não investir em ações da Blau (BLAU3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Blau (BLAU3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Blau (BLAU3)?
- Conclusão
1. O QUE É A BLAU E SUAS AÇÕES (BLAU3)?
A Blau Farmacêutica, há mais de 30 anos no mercado, é atualmente uma das principais empresas farmacêuticas da América Latina, produzindo medicamentos de alta complexidade e hospitalares essenciais para a saúde humana – biológicos, oncológicos, farma/dermocosméticos e especialidades.
Sua sede fica na cidade de Cotia, no centro metropolitano de São Paulo.
Tem cinco plantas de produção e com quatorze áreas produtivas, classificadas por classe terapêutica: São Paulo, Cotia (Sintéticos e Biotecnológicos), Caucaia e Anápolis, todas com equipamentos de alta tecnologia, para produção, controle de qualidade e classificadas por classe terapêutica.
A Blau Farmacêutica produz medicamentos de alta complexidade e hospitalares essenciais, voltados para a saúde humana, é especializada em produtos biotecnológicos e sintéticos para oncologia, nefrologia, hematologia, infectologia, dentre outras.
Possui cinco subsidiárias em países da América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Estratégia de crescimento conta com a plena aceitação de seus produtos nos novos mercados, o que resulta na crescente demanda da sua linha de medicamentos, não só nos países da América Latina, mas também em muitos outros ao redor do mundo, para onde a empresa já exporta seus produtos.
Produtos da Blau (BLAU3)
- BIOLÓGICOS: Medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, ao contrário dos sintéticos, que são produzidos por síntese química. Os biológicos são uma classe diversa e heterogênea de produtos e compreendem as vacinas, os soros hiper imunes, os emoderivados, bio-medicamentos classificados em: a) medicamentos obtidos a partir de fluidos biológicos ou de tecidos de origem animal; b) medicamentos obtidos por procedimentos biotecnológicos; anticorpos monoclonais; e c) medicamentos contendo microrganismos vivos, atenuados ou mortos. Os medicamentos produzidos por biossínteses são indicados para a reposição de proteínas deficientes no organismo, como proteínas, hormônios, anticoagulantes, imunológicos, dentre outros.
- ESPECIALIDADES: A linha de especialidades está composta por produtos que são utilizados no dia a dia do hospital, na maioria dos tratamentos especializados de doenças infecciosas, raras, tratamentos especiais, dentre outros. Engloba antibióticos, relaxantes musculares com aplicações terapêuticas e estéticas, medicamentos injetáveis, anestésicos, entre outros.
- ONCOLÓGICOS: A linha de oncologia está composto por medicamentos de administração oral e injetável de origem diversa, destinados ao tratamento do câncer, que englobam diversas classes terapêuticas e tipos de tratamento.
- OUTROS: Outros produtos, incluindo medicamentos sob prescrição médica, isentos de prescrição (MIP), focados no mercado varejo (retail) e no mercado institucional (non retail), incluindo ainda dermocosméticos, preservativos e afins.
O que são as ações da Blau (BLAU3)?
O crescimento de uma empresa depende de recursos financeiros disponíveis. Dá para conseguir esse dinheiro através de empréstimos e financiamentos? Dá. Mas os juros são caros.
Uma alternativa cada vez mais popular entre as empresas de certo porte é a abertura de capital, isto é, vender suas ações na bolsa, permitindo que elas sejam negociadas no mercado.
A partir da abertura, suas ações passam a ser negociadas.
Os investidores compram tais ações e, assim, compram partes da empresa, fornecendo recursos para os planos de crescimento.
Ao comprar ações, tornam-se sócios.
Se tudo dá certo, a empresa cresce, as ações se valorizam e periodicamente os lucros são distribuídos entre os acionistas em forma de dividendos.
Boa parte dos negócios em ações da Blau (BLAU3), no entanto, se dá pela atuação dos traders ou especuladores.
Eles pensam no curto prazo: compram ações apostando que elas valorizarão dali a algum tempo, sem ênfase nos dividendos ou na sociedade com a companhia.
Histórico das ações da Blau (BLAU3)
- 1987 – Fundação da companhia
- 1991 – Começa a importar drogas de Plasma
- 1995 – Inauguração da primeira fábrica
- 1998 – Começa a importar drogas biotecnológicas
- 2002 – Começo da podução de injetáveis e pó liofilizado. Inauguração da fábrica de drogas biológicas
- 2010 – Começa a ser auditada pela KPMG (Melhoras de Governança Corporativa)
- 2011 – Mudança de marca para Blau Farmacêutica
- 2012 – Começo das operações na Colômbia
- 2013 – Começo das operações no Uruguai
- 2014 – Conclusão da implementação do SAP
- 2016 – Começo da Expansão Latam
- 2017 – Melhoras na Governança Corporativa e Controles Internos
- 2019 – Registo de Companhia Aberta na CVM Categoria A
2. AÇÕES DA BLAU (BLAU3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Blau são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Tudo acontece eletronicamente, virtualmente. Se você ainda lembra ou viu num filme os operadores gritando no pit, saiba que isso é coisa do passado.
As pessoas físicas ficaram em pé de igualdade com as grandes investidoras institucionais. Basta um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores pra negociar ações da Blau (BLAU3).
Porém, o “dinheiro esperto” conta com arsenais financeiros, tecnológicos, informacionais e humanos. São eles que comandam o mercado e se o pequeno investidor ou trader de varejo não estiver ciente disso, pode vir a se dar muito mal, sendo esmagado por todos esses recursos.
A solução para os pequenos traders é aprender a ler a atuação dos big players.
Isso é possível através do volume e do fluxo de ordens.
A ideia é só atuar nos momentos em que as probabilidades estão a nosso favor, considerando e antecipando os passos desses gigantes.
Quais ações a Blau possui?
A Blau (BLAU3) possui apenas ações ordinárias.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia. Claro, estamos falando de milhões de ações. Então, de nada adianta ter apenas mil ações da empresa, pois cada ação constitui apenas um voto.
As ações ordinárias também têm direito a dividendos ou juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Blau (BLAU3)
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira são conhecidas por códigos de negociação. Também podemos nos referir aos códigos de negociação por ticker. Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
O código de negociação das ações ordinárias da Blau é BLAU3.
As ações da Blau (BLAU3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Blau (BLAU3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
Nada impede de que, no futuro, as ações da Blau (BLAU3) passem a ser negociadas também em outras bolsas do mundo.
Isso é bem comum através de programas de recibos ou similares.
Por exemplo, diversas ações brasileiras são negociadas nos Estados Unidos através de ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos podem ser negociados no exterior como se fossem ações, com a mesma agilidade. Enquanto isso, as ações a eles correspondentes ficam sob a custódia de uma entidade financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA BLAU (BLAU3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Blau (BLAU3) são os seguintes. Note que esta composição acionária se dá antes da IPO:
ACIONISTA | QUANT. | % |
Marcelo Rodolfo Hahn | 147.999.999 | 99,99% |
Hahn Participações | 1 | 0,01% |
TOTAL | 148.000.000 | 100,00% |
Note que esses dados dizem respeito à posição antes da Oferta Pública de Ações, após o qual o capital se diluiu entre mais pessoas físicas e jurídicas.. .
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BLAU (BLAU3)?
Podemos lucrar com as ações da Blau (BLAU3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações da Blau (BLAU3)
A ideia aqui é se aproveitar da volatilidade natural das ações na bolsa de valores.
- Compramos para vender quando achamos que vai subir
- Vendemos para recomprar quando achamos que vai cair
Para vender, fazendo a operação conhecida como venda descoberta, precisamos antes alugar os papeis.
Que fique claro que esse tipo de operação pressupõe a possibilidade de prejuízo. Por exemplo, quando compramos e, a seguir, o preço da ação cai. Ou quando vendemos e o preço da ação sobe.
O trade pode ser subdividido considerando a periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão
- Swing trade: operações de poucos dias
- Position trade: operações de poucas semanas
Ganhar dividendos com ações da Blau (BLAU3)
Se, no entanto, compramos ações com intenção de ficar com elas por tempo indeterminado, podemos estar visando uma remuneração através dos dividendos.
Os dividendos, inclusive, podem ser usados para se comprar mais ações que, por sua vez, renderão ainda mais dividendos.
Para essa tática dar certo, devemos considerar que a companhia seja boa pagadora de dividendos e que seu dividend yield seja razoavelmente elevado (a porcentagem que o dividendo representa do valor da ação).
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BLAU (BLAU3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Por mais que uma empresa, por si só, já seja sólida e competitiva num setor relativamente difícil, como o de saúde e afins, precisamos ficar atentos ao fato de que, no longo prazo, as crises setoriais, nacionais e mundiais são inevitáveis.
Nesses cenários, que vêm a acontecer, mais dia, menos dia, fazem com que ativos fortes desvalorizem com intensidade, acompanhando o mercado. Nesses momentos, não são poucos os iniciantes que vão ter preferido ficar de fora.
Por isso, mesmo em se tratando de ações da Blau (BLAU3), recomendamos cautela pra quem está pensando no longo prazo, em investimento propriamente dito.
Prefira:
- Posições em renda variável que não comprometa por demais o seu capital, limitando quanto do seu dinheiro expõem ao risco
- Posições com cenários de encerramento, seja em um horizonte de lucro ou de prejuízo. Saiba a hora de sair das ações.
Para determinar essa estratégia, recomendamos que faça uso de uma metodologia que siga o comportamento dos investidores institucionais. Estes não só sabem se posicionar de acordo com os movimentos naturais da volatilidade (comprando quando todos estão desesperados vendendo e vendendo quando todos estão eufóricos e comprando a preços cada vez mais altos) como também são capazes de desencadear tendências e movimentos importantes.
Essa metodologia que segue o volume dos institucionais é o Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BLAU (BLAU3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BLAU (BLAU3)?
O Raio X Preditivo observa o volume das operações em determinado ativo com conceitos aplicados aos gráficos, graças a ferramentas especializadas nessa intepretação. O volume é a causa do movimento de preço e, observando a causa, podemos nos antecipar aos efeitos, aumentando nossas chances de acerto. Por outro lado, os grandes volumes que controlam os preços dos ativos são ocasionados pelos grandes investidores institucionais. Por isso também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação dos big players que, de outra forma, usam diversas estratégias para ocultar seu comportamento e sua batalha por liquidez a preços vantajosos nos ativos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BLAU (BLAU3)?
Antes de fazer o mais óbvio (abrir conta em uma corretora de valores e transferir o dinheiro), o passo fundamental é investir em sua própria educação.
Sim, é fundamental fazer um curso sobre a bolsa de valores, sobre trade e sobre o comportamento dos ativos no mercado, sobre como ler o volume de negociação e o comportamento e a atuação dos grandes players institucionais.
Só então, depois de começar o seu curso, abra a conta na corretora. Mas não comece a operar na conta de produção (real) ainda. Treine. Treine muito na conta demo (uma conta simulada que toda corretora fornece pra você). É bem verdade que operar na conta real é bem diferente de operar na conta demo: é mais difícil. Mas se você não conseguir lucrar na conta demo, imagine se conseguirá na conta real!
Só então, depois de se instruir, treinar e continuar a sua formação, a recomendação é que você comece a comprar e vender ações da Blau (BLAU3) e de qualquer outra empresa negociada na bolsa de valores.
Nossa recomendação de curso é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BLAU (BLAU3)
Uma empresa como a Blau tem importantes competidores no mercado nacional e internacional, sendo que mesmo os internacionais já têm grande penetração no mercado nacional. Rapidamente pensamos em alguns laboratórios estrangeiros gigantescos. Isso não quer dizer que a Blau não possa crescer nesse ambiente competitivo. Pelo contrário, uma empresa bem fundamentada e com bons produtos, de menor porte, acaba tendo mais flexibilidade e espaço para desenvolvimento. Porém, não devemos nos basear nesses dados um tanto especulativos para tomar nossa decisão de investimento. Nós do Raio X Preditivo acreditamos que a política mais prudente é olhar o comportamento dos investidores institucionais, os big players. Eles, além de estarem mais bem informados, são aqueles participantes que defenderão suas posições, compradas ou vendidas, gerando a tensão necessária para que os movimentos mais importantes, de queda ou de alta, aconteçam em diferentes ativos. Por isso, recomendamos metodologias que auxiliem na leitura do volume. Atualmente, a que melhor faz isso é justamente o Raio X Preditivo.