As ações da Celgpar (GPAR3) vão cair ou vão subir? A resposta para essa pergunta está no entendimento da atuação dos big players. Conheça a empresa e conheça nosso método
As ações da Celgpar (GPAR3) têm baixa liquidez e estão quase que totalmente nas mãos do Governo do Estado de Goiás. Isso não quer dizer que, em algum momento, os poucos papéis que restam disponíveis para negociar na bolsa não possam dar oportunidades de lucros eventuais.
As ações da Celgpar (GPAR3) seriam, então, ações para ficarmos de olho, esperando oportunidades para investir ou fazer trades? Geralmente, ativos de baixa liquidez não são recomendados. Mas um dos objetivos deste artigo não é apenas apresentar a empresa e seus negócios, mas também demonstrar a metodologia de análise de ações que utilizamos, o Raio X Preditivo, que fica de olho no volume de ativos negociados e, portanto, acompanha a atuação dos grandes players institucionais (também conhecidos como big players).
- O que é a Celgpar e suas ações (GPAR3)?
- Ações da Celgpar (GPAR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Celgpar (GPAR3)?
- Formas de ganhar em ações da Celgpar (GPAR3)?
- Investir ou não investir em ações da Celgpar (GPAR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Celgpar (GPAR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Celgpar (GPAR3)?
- Conclusão
A Celgpar tem 77.928.432 de ações ordinárias e, destas, apenas 77.829 (0,10%) estão em livre negociação. É um número bastante reduzido, a empresa tem pouquíssimos negócios diários, mas vale a pena ler o artigo para que você aprenda sobre nossa metodologia de análise, além de, é claro, conhecer um pouco mais sobre essa empresa.
1. O QUE É A CELPAR E SUAS AÇÕES (GPAR3)?
Segundo a página das ações da Celgpar (GPAR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Participação em Outras Sociedades Como Acionista Ou Sócio-cotista E. Ainda. A Explotação Direta Ou Indireta de Serviços de Energia Elétrica.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica
A Companhia Celg de Participações – CelgPar foi criada em dezembro de 2006, pelo Governo do Estado de Goiás, tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades como acionista ou sócio-cotista, controlando desde o momento de sua instituição a então Companhia Energética de Goiás – Celg, que foi fundada em 1956, como Centrais Elétricas de Goiás S.A.
A Celg, por sua vez, detinha o controle de uma subsidiária integral, a Celg Geração e Transmissão S.A. – Celg GT, que foi constituída a partir da segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da Celg.
Em março de 2007 a Celg foi convertida em subsidiária integral da CelgPar e teve alterada sua denominação social, passando a ser chamada de Celg Distribuição S.A. – Celg D.
Em junho de 2007, ocorreu a redução do capital social da Celg D e conseqüente transferência do controle acionário da Celg GT para o domínio da CelgPar.
Essa seqüência de ações permitiu que a Celg pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, que ditava a obrigatoriedade de segregação da atividade de distribuição de energia elétrica das demais atividades exercidas pela empresa, que também englobavam, à época, a geração e transmissão de energia elétrica.
A CelgPar é uma Sociedade de Economia Mista e de capital autorizado cujos acionistas são o Estado de Goiás, que possui 99,70% do capital, além de outros pequenos acionistas, como a Eletrobrás, municípios e investidores privados.
No negócio de geração e transmissão de energia, a subsidiária Celg GT possui 3 pequenas hidroelétricas com capacidade instalada de 18,68 MW, 722,6 Km de linhas em 230 Kv ligadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN e 11 subestações nesta mesma tensão. A CelgPar e sua subsidiária têm em seus quadros 178 empregados.
O que são as ações da Celgpar (GPAR3)?
As ações da Celgpar (GPAR3), como qualquer outra ação negociada na bolsa de valores, são a menor fração do capital social da companhia. Ao comprar uma ação ou mais de uma, estou literalmente comprando um pedaço da companhia.
O objetivo de lançar ações no mercado é captar recursos de investidores. Essas pessoas – físicas ou jurídicas – se tornam acionistas e passam a possuir uma parte da empresa, de seu capital social.
A empresa, desse modo, consegue recursos pra dar continuidade a seu desenvolvimento. Se tudo for como planejado, a companhia crescerá e as ações valorizarão junto com o valor da empresa.
Além disso, se a empresa cresce, ela lucra mais.
Nem todas as pessoas que estão comprando ações querem se tornar sócias. Muitos, conhecidos como traders ou especuladores, estão mais interessados em comprar e vender, buscando lucros mais imediatos.
2. AÇÕES DA CELPAR (GPAR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Celgpar (GPAR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em ambiente totalmente eletrônico, sem interferência humana. Portanto, basta ter um computador, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora pra negociar tais papeis.
Quais ações a Celgpar possui?
A Celgpar possui ações ordinárias:
- Ações ordinárias: têm direito a votar nas assembleias, mas não têm preferência nos proventos, embora os recebam também
Qual são os códigos das ações da Celgpar
Os códigos da Celgpar são os seguintes:
- Ordinárias: GPAR3
As ações da Celgpar (GPAR3) são negociadas em quais bolsas?
Atualmente, as ações da Celgpar (GPAR3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Celgpar (GPAR3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Governo Do Estado de Goiás | 99,90 | 0,00 | 99,90 |
Outros | 0,10 | 0,00 | 0,10 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)?
Podemos ganhar dinheiro com ações de empresas como a Celgpar (GPAR3) de diversas maneiras. As mais conhecidas, no entanto, são as seguintes:
Trade com ações da Celgpar (GPAR3)
O trade consiste na compra e na venda de ações com a expectativa de, respectivamente, alta ou queda do ativo.
Na alta, compramos para vender quando as ações estiverem mais caras. Se caírem de preço, teremos prejuízo.
Na baixa, vendemos, para recomprar quando as ações estiverem mais baratas. Se subirem de preço, teremos prejuízo.
Esta última modalidade é a venda a descoberto. Alugamos as ações, vendemos e esperamos ficarem mais baratas. Depois, recompramos, a um preço menor. Ficamos com a diferença, depois de devolver as ações ao investidor de quem as alugamos e pagamos o aluguel.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia
- Swing trade: operações que duram alguns dias
- Position trade: operações que duram algumas semanas
Cada uma dessas operações vai visar porcentagens de ganho diferentes, com menor ou maior alavancagem, com diferentes condutas de acompanhamento dos gráficos e exigência de participação do trader. Por exemplo, o day trade pede que ele fique de olho nos gráficos o tempo todo em que estiver operando.
Ganhar dividendos com ações da Celgpar (GPAR3)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações é comprar os ativos a perder de vista, como se fossem uma poupança e ir acumulando ao longo do tempo. Geralmente, quem faz isso espera remunerar seus investimentos através do recebimento dos dividendos e frequentemente usa os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, recebe mais dividendos. Com mais dividendos, compra mais ações e assim por diante.
Claro, para isso, as ações devem ser boas pagadoras de dividendos: além de não haver falhas nos exercícios, o dividend yield, que mede a porcentagem que o dividendo representa diante do preço da ação, deve ser suficiente.
Considere os dividendos pagos pela Celgpar nos últimos anos:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Rest Cap Din | 28/05/2020 | 31/07/2020 | 14/08/2020 | 0,91 | 3,47% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CELPAR (GPAR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Quando falamos “investimento” estamos pensando em “longo” ou “longuíssimo” prazo.
E vemos isso de forma cautelosa.
Não dá para afirmar que não é possível enriquecer assim. Afinal, há muitos que ficaram ricos dessa maneira.
Por exemplo, Luís Barsi, o maior investidor pessoa física da bolsa de valores.
A verdade, porém, é que muitos entusiastas novatos que chegam agora à bolsa não têm ideia o que poderão vir a passar:
- Inevitáveis crises que atingem o preço de ações de todas as companhias, sejam elas boas ou não
- Nessa hora, não sabem se ficam comprados, se compram mais ações (porque está em promoção) ou se vendem (para reduzir perdas)
A verdade é que a prática e a experiência nos mostram que os novatos, mesmo experientes sem entendimento do mercado, acabam vendendo no desespero, no fundo, justamente pouco antes de os preços retomarem a alta.
Recomendamos que os pequenos participantes aprendam a fazer trades de curta duração, com o compromisso de apenas uma parte de seu capital, de maneira que consigam tomar suas decisões sem envolver o emocional na jogada.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. https://www.osmelhoresinvestimentos.com.br/bolsa-de-valores/como-pagar-imposto-de-renda-na-bolsa-de-valores/
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia especializada em seguir o volume e o fluxo de ordens ocasionados pelas estratégias dos grandes players do mercado, aqueles com mais condição de promover uma mudança importante em uma tendência ou alimentá-la com ainda mais força.
Ele se diferencia de outras metodologias pois estas habitualmente baseiam suas decisões de compra e venda de ativos simplesmente no preço.
Para o Raio X Preditivo, o preço é apenas um efeito do volume. Enquanto o volume, por sua vez, é a causa dos movimentos de preço. Observando a formação das causas, nos antecipamos aos efeitos e aumentamos as chances de operações vencedoras.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)?
Facilmente, você descobrirá como é simples começar a comprar e vender ações de empresas como as da Celgpar (GPAR3). Alguns minutos baixando um aplicativo no celular ou preenchendo um formulário no site da corretora, transferindo o dinheiro e você já pode começar.
Porém, o que muitos esquecem de avisar é que é necessário se preparar antes, pois, de outro modo, o mais certo é o prejuízo.
É fundamental investir em educação, um curso que prepare para a realidade do mercado. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
Mesmo enquanto estiver se desenvolvendo no curso, o melhor é usar a conta demo pra treinar as novas habilidades. Sem risco de perder, você testa os novos conceitos. E, fica a dica: mesmo considerando que operar na conta real é totalmente diferente de operar na conta demo, uma coisa é certa; se você não lucrar na conta demo, não imagine que irá lucrar na conta real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA CELPAR (GPAR3)
De fato, há muito pouco volume de negociação nas ações da Celgpar, até porque o Estado de Goiás possui quase 100% delas. No entanto, vale a pena conhecer a empresa e acompanhar. Mesmo porque não se sabe o que pode acontecer com as empresas estatais num futuro próximo. O fundamental é que, deste artigo, tenha ficado a importância da observação do volume de negócios para detectar bons pontos de entrada tanto para trades como para investimentos, usando a atuação dos big players como sua aliada. Claro, nada é tão simples: para ter uma completa compreensão disso é fundamental que você tenha contato com os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo.